Vídeo vazado para o ‘Fantástico’: propaganda pela culatra!
1. A Polícia Civil do Rio, autorizada e estimulada pelo Secretário de Segurança Pública, entregou ao programa Fantástico, da TV Globo, no domingo (05), imagens de uma perseguição com helicóptero ao procurado narco-varejista “Matemático”.
2. As imagens com lentes noturnas e miras telescópicas reproduziam as mesmas imagens que estamos acostumados a ver nas guerras no Iraque, Afeganistão, Líbia, etc. Nesses casos as imagens entregues pelos militares norte-americanos tentam afirmar a superioridade de sua tecnologia em armas de guerra. E -claro- reconhecer que só assim se enfrenta o exército inimigo.
3. Afinal, o inimigo conta com armamento sofisticado fornecido pelos aliados, pelo mercado de armas, ou pelo contrabando. Conta com mísseis, fuzis de longo alcance e precisão, granadas de forte impacto…, enfim, constitui um exército na sombra, que mostra seu poder sistematicamente e que pode ser avaliado pelas mortes que impõe a seus adversários e pelos atos terroristas que assumem e se galhardeiam.
4. As imagens entregues pela secretaria de segurança do Rio ao programa Fantástico (que cumpriu com sua função de jornalismo com exclusividade) estão correndo mundo desde domingo à noite, em sites dos principais meios de comunicação, pela internet, por redes sociais, telejornais…
5. E a imagem que fica é que o tráfico de drogas no Rio conta com um armamento tão sofisticado que, para liquidar seus chefes, se tem que usar dos mesmos recursos que são vistos em ações cirúrgicas do exército dos EUA ou de Israel.
6. Se o objetivo da propaganda era mostrar que nossa polícia está equipada com armamentos de primeira linha, conseguiu. Mas, ao mesmo tempo, conseguiu um efeito mais importante ainda: informar (erroneamente), a todos que virem o vídeo, que os traficantes no Rio contam com armas que exigem o uso daquelas técnicas para seu combate.
7. Nas vésperas de grandes eventos internacionais no Rio -Jornada da Juventude com o Papa, Copa do Mundo 2014 e Olimpíadas 2016-, de que forma aquela mensagem implícita no vídeo divulgado passará para todos? Que estamos numa guerra e que nossa polícia tem sofisticados recursos militares para enfrentá-la?
8. Afinal, ali, naquele carro, estava Kadafi? Bin Laden? Não. Naquele carro estava um varejista de droga com fuzil, provavelmente AK-47 russo, contrabandeado, cujo poder de fogo é manual. Estava um delinquente perigoso e sua gangue. Não era o chefe de um exército terrorista sofisticado. Ali não estava o Talibã nem Al Qaeda.
9. Mas ficou parecendo. Um vídeo antagônico ao discurso de pacificação do Rio usado pelas mesmas autoridades que o vazaram à TV.
FONTE: Ex-Blog do Cesar Maia
Para mim, o pior foi parecer que a polícia, mesmo com o que há de melhor, não tem treinamento nem frieza para gerir conflitos.
A operação em si foi um sucesso, não se pode contestar.
O que me chamou atenção nesse e em outros casos,é que os meios de comunicações arrumaram um monte de “especialistas” em segurança pública e operações policiais.
Sabem tudo.
É isso que dá confiar na imprensa brasileira. O país esta se desmoronando em desgraças, corrupção, quebra das leis, desmoralização total e ainda querem colocar nos bancos dos réus esses políciais que fizeram um favor a sociedade. Os danos colaterais existem em qualquer comflito armado em qualquer lugar e época da civilização humana e continuará existindo, e no Brasil não será diferente. Talvez os caras dos direitos humanos queriam que os poiciais jogassem pétalas de rosas e pedissem: por gentileza senhores! Poderiam parar o carro para que possamos prendê-los!!!!!
Peço vênia para simples perguntas:
-Algum civil morreu?
-Houve, à época, alguma reclamação da “comunidade”?
-Quantas famílias não foram, por uma vida inteira, prejudicadas pela ação da quadrilha?
-Quantas vidas não foram ceifadas pela quadrilha?
Grato
pior que prender é ver soltar um elementos desses (sempre ha esta possibilidade) ou então ficar gastando com um traste trocando de prisão, voando de jatinho pra dar depoimento coisa e tal.
Não sei o que me espanta mais:
A operação inteiramente louca da Polícia Civil.
Ou a indiferença absurda de muitos neste fórum ao fato de que poderia ter ocorrido um massacre de civis inocentes.
O Marine fez uma série de comentários sensatos e ponderados, de alguém com experiência em combate e quase ninguém se tocou.
O que é isso?
Porque autoridades brasileiras tem mania de querer agradar a globo ?? Precisava enviar esse video pra eles?
Só podia dar mer… agora aguenta os direitos humanos dos bandidos nos calcanhares!
Meus comentários e minhas opiniões, estão no post com o vídeo da ação. Afirmo aqui porém em poucas palavras, que a ação poderia ter sido melhor efetuada com melhor treinamento e armamento/equipamento específico para ações desse porte, e que não venham me dizer que o bandido não mereceu morrer – como alguns (MP e DH) defendem que ele deveria ter sido preso invés de caçado/morto/trucidado. A conclusão que chego é que a culpa é toda do ESTADO (Governo e suas instituições). Agora estamos aí, vendo uma reportagem que coloca os policiais que participaram da ação como verdadeiros vilões da história.
“O ignorante afirma, o sábio duvida, o sensato reflete.”
Aristóteles
Vivemos em um país de cultura peculiar: Forças Militares e Policiais, que realizam suas atividades constitucionais de defesa do nosso território e nossa população, são julgadas, condenadas e apenadas por uma imprensa sensacionalista e pseudo-imparcial. Isto tudo com o aval dos segmentos sociais ditos intelectuais e especialistas. A população “engole com anzol e tudo.”
Na reportagem, veiculada no Fantástico do último domingo, esta claro que o texto da matéria, bem como, as opiniões dos “especialistas” em segurança, convergem para a negativação da operação realizada pelos Policiais Civis. Demonstrando clara exploração jornalística do elemento “consternação”, presente na psique das pessoas.
Do ponto de vista estratégico, não haveria possibilidade de prisão do criminoso “Matemático” sem confronto feroz, em caso de ação terrestre, pois sua escolta – explicitada no vídeo por vários criminosos bem armados, à pé e motorizados – demonstrou rápida mobilização (veja o vídeo, após o veiculo parar).
Ficou clara a problemática estratégia de ação terrestre, quando um grande contingente da PM foi recebido por fogo pesado dos traficantes, o que resultou na avaria do veículo de transporte e assalto do Bope, que o imobilizou. Tal informação foi fornecida, em nota, pela Polícia Militar do Rio de Janeiro.
Há de se notar, também, que a inteligência da Polícia Federal realizava o monitoramento das atividades de “Matemático” cinco meses antes da sua morte, e que, obviamente, verificava que a abordagem dele não se daria de forma simples. Qualquer pessoa que tem o mínimo de conhecimento estratégico-operacional sabe que o confronto era inexorável.
Por fim, apesar das críticas negativas da má impressa e do senso comum, o resultado foi exitoso, pois resultou na supressão do indivíduo “Matemático”, cujo histórico criminal não prescinde de barbárie e iniqüidade.
Que a discussão da operação policial em tela leve à reflexão sobre a melhoria dos elementos instrumentais, condições de trabalho dos policiais e militares, proventos dignos, respeitabilidade destes servidores perante a população.
Mas infelizmente, a Rede Globo de Televisão presta mais um desserviço à sociedade, ao manipular as informações, ideologicamente de forma negativa, insuflando a opinião pública negativamente em relação às forças policiais.
Uma nação livre realmente livre necessita de conhecimento da verdade, não da manipulação dela.
Felix:
Ex-militar do Exército, atualmente membro do Grupo de Operações Especiais da Policia Civil de São Paulo.
Ricardo Felix disse:
7 de maio de 2013 às 10:31
Assino embaixo! sábias palavras
Salomon Weetabix e Ricardo Félix, parabéns pela análise brilhante e lúcida!
Concordo que apesar de não ferirem inocentes colocaram sim vidas inocentes em risco punir os policiais não concordo melhorar o treinamento sim esta ação dos policiais e o reflexo das leis que nossos governantes nos obrigam a respeitar bandidos com todos os direitos trabalhadores apenas com obrigações os policiais tanto civil,quanto militar já não aguentam tanta injustiça para com os trabalhadores. Há tirem-me uma duvida até agora os DIREITOS HUMANOS só trabalharam para os marginais deduzo que nós trabalhadores não somos consciderados humanos por nossos governantes,então que merda nós somos afinal.
trabalho muito bem feito da policia tem que tratar estes traficantes como terroristas sim, porque eles tambem tiram vidas de pessoas inocentes, não é só porque é no Brasil que tem que ser diferente tem que acabar estes terroristas que no Brasil se da nome de traficantes, assim como os EUA fizeram com vários terroristas. Eu repudio programas que se valem de um ato eróico e bem feito de policias como estes para se promover defendendo bandidos.
Temos que por prioridade e assumir responsabilidades , sou contra violência e uso de armas, acho que todos somos seres humanos.
E pra isso temos que trabalhar e fazer o que for preciso pra alcançar um mundo onde não seja preciso matar ninguém.
Agora um individuo como este é um ser humano? é um cidadão? O que ele faz pra ser considerado parte da sociedade? Tenta de todas as formas tirar vantagem e a destruir.
Eu sou um cidadão que paga impostos e me esforço pra andar na linha tenho ficha limpa.
E parabenizo a policia por isso!
E quanto ao mídia não cabe a ele julgar nada nem se envolver em politicagem que se ponha no seu lugar.
Foi certo? Foi errado? Foi feito ? qual alternativa…
Vou sugerir que o Defensores dos Direitos humanos levem pra sua casa um individuo como este.
Milhares de homens armados com fuzis, vendendo droga, usando de atos de violência para conquistar poder, é claro que é um exército terrorista, não é diferente da Al Qaeda.
Claro que podia ter atingido um civil, sempre têm essa possibilidade, a única forma de não colocar risco sobre os civis numa operação dessas é não fazendo elas.
Se eles não tivessem atirado iriam dizer que os policiais são incompetentes e fracos, que o crima está a solta e a polícia não faz nada, que nem para matar um traficante servem, se atiram dizem que podia ter matado 55 mil civis, que um bala pode atravessar 25 pessoas e mais um monte de merda.
Essa imprensa e governo é só alegria….
esta certo bandido tem que morrer,pq preso eles nao ficam, e quando eles ficam presos comandam o trafico de dentro dos presídios. Parabéns aos policias que participaram desta açao eles tentam manter nos livres de bandido e nao refém deles…