Imagens mostram tiroteio em caçada aérea da polícia a traficante no Rio

80

Prédio e casas são atingidas; Comissão de Direitos Humanos apura conduta. Ação ocorrida em 2012 teve como objetivo prender o traficante Matemático.

 

Saiba mais no site do G1.

0 0 votos
Classificação do artigo
Inscrever-se
Notificar de
guest

80 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Bruno
Bruno
11 anos atrás

Operações como essa deveriam ser cotidianas, assim acaba a malandragem neste país!

Flávio
Flávio
11 anos atrás

Que arma deve ter sido utilizada ?
Se o policial está atirando com o fuzil apoiado no ombro não dá pra ter precisão mesmo, aí realmente, sobra “caroço” pra todo lado.
Uma metralhadora apoiada em algum suporte na porta do helicóptero deve dar mais estabilidade e precisão aos tiros.
Os caras estavam bem adrenalizados sem querer perder o alvo.
A policia tem que ter cuidado por que essas imagens são um prato cheio para os críticos de plantão. O problema é que na hora do sangue quente o cara não consegue segurar o dedo, se bem que só quem tá na linha de frente é que sabe o que os caras passam.

Existe a possibilidade de um sniper fazer um tiro preciso de dentro do helicóptero ?
Aí ia ser um tiro só.

sds.

robert
robert
11 anos atrás

Isso ai é prato cheio pra “direitos humanos”…

Eu apoio 100% essa atitude da Polícia Cívil.

Douglas Rodrigues
Douglas Rodrigues
11 anos atrás

Acredito que possam os policiais terem exagerado nos tiros, ou feito de outra forma (com uma equipe em terra sendo apoiado pelo helicóptero) mas como se o estado não dá meios para realizar uma operação corretamente? Dizem que o blindado que daria suporte em terra “quebrou”… Então os caras com toda a adrenalina e a fissura de terem encontrado o cara, não economizaram nos tiros para tentar abater o criminoso. Mas hei!!! Até a captura do Bin Laden foi criticada pela ação que fizeram… E olha que os militares americanos usaram de todo aparato possível. A imprensa quer ser achar pêlo em ovo nesse caso. O que valeu foi ter acabado com o cara e não ter ferido nenhum civil (não pelo que sabemos ao menos né?) e ponto! Melhor que isso exija do Estado que seja dada atenção na compra de equipamentos de qualidade pra compor o efetivo, com armas mais precisas, veículos modernos e com alta disponibilidade de serviço, para quando ocorrerem caçadas como essa e também em outras situações.

Felipe
Felipe
11 anos atrás

Concordo que a ação foi “meio bagunçada”, mas o resultado foi um traficante morto e mais ninguém. Temos mais é que comemorar a ação e exigir mais treinamento para a policia poder matar ainda mais traficantes.

colombelli
colombelli
11 anos atrás

Os vagabundos dentro do carro ( se eram mesmo) que se lasquem, porém executar tiros em área urbanizada, com armamento pesado e as centenas, é criminoso e irresponsável. Vajam que várias casas são atingidas. A linha de fogo cruza com um edifício e é possivel ver pessoas na rua. Eu tenho 3600 tiros com FAL e lhes digo que não ha como controlar os recochetes no asfalto. Esta prática colocou em risco toda a população.Não se executa disparo em área urbana sem que a área adjacente e posterior do alvo esteja limpa. Por isso volta e meia morre gente por bala perdida no Rio: amadorismo destes policiais que não sabem o ABC do tiro e esquecem que uma bala de fuzil tem a 3000 m 16kfms de energia quando bastam 10 pra matar.

Flávio, há sim, como executar um disparo certeiro. O recomendado é utilizar um calibre maior que o 223 (5.56mmm), para sofre menor influência, podendo ser o .308 windchester ou 7,62×51. e com compensação da deriva pelo movimento. Neste caso, com tiros acompanhando o sentido do movimento do carro, a compensação a ser feita é pequena. mas veja que foram feitos dezenas de disparos. Logo, ou foram dois atiradores em revezamento,ou foi uma HK 21 com alimentação por fita que a polícia do rio opera ja há anos .

Gustavo
Gustavo
11 anos atrás

Aposto que ninguém que tivesse um familiar atingido por uma das “balas perdidas” partidas do helicóptero da Polícia Civil apoiaria tão facilmente a ação… Se não houve nenhum dano colateral, foi por pura sorte, e não por precaução das autoridades policiais… Pela reportagem do Fantástico, tratava-se de uma operação complexa, envolvendo a Polícia Militar, com o Bope e Choque, e a Polícia Civil em apoio aéreo… Com a falha do blindado da PM que lideraria a operação em terra para a prisão dos marginais (que causou o cancelamento do plano de ação da PM), a Polícia Civil, cujo papel era de dar cobertura aérea à missão, não deveria ter agido como agiu, dando uma de “Rambo”, com riscos ao patrimônio e vida da população civil. Foi uma inconsequência que, felizmente, deu certo, com a morte do meliante/terrorista e nenhum dano colateral, o que se deu, repito, por pura sorte.
O pessoal dos “direitos dosmanos” vão com certeza reclamar do abate do marginal, mas isso eles sempre fazem e hoje felizmente são ignorados e ridicularizados tanto pela população quanto pela maioria das autoridades… O problema, como ressaltado na reportagem, foi a inconsequência e falta de profissionalismo na execução da operação, pondo em risco a vida de inocentes.

Jean
Jean
11 anos atrás

Quantas vidas não foram salvas com a execução desse bandido?

Outra pergunta: Será que este bandido iria se entregar se desse de frente com policiais?

O problema é que aqui no Brasil, tudo vira notícia sensacionalista, onde matar bandido não pode porque repercute mal, mas policiais são mortos aos montes por bandidos que dão as ordens para a execução, mas não adianta tentar prendê-los pois estes já estão devidamente protegidos dentro dos presídios, com todas as regalias que conseguem por terem Status de bandido perigoso; onde os agentes penitenciários não cutucam, por medo de represálias com seus familiares.

Até quando esse tipo de notícia terá mais pessoas criticando que defendendo?

Aí vem um monte de gente criticando que atiraram em prédios, carros, pessoas, mas a realidade é que ninguém quer receber o ônus nessa situação. A justiça fala que foi harbitrário; os políticos falam que não deram as ordens para a ação, os comandantes negam que foi autorizado da forma que foi feito o cerco e sobra somente para a ponta da linha, que toma tiro, que coloca a cara pra bater.

Não sou a favor de ficar dando tiro nessa situação, mas existe outra alternativa? Ou você atira, ou melhor nem participar da operação e deixar o bandido fugir!!!

E nessas horas não existe falta de preparo… existe adrenalina falando que se não fizer você morre!!!

Douglas Rodrigues
Douglas Rodrigues
11 anos atrás

Concordo com o Jean e lembro o já falecido Alborghetti aqui de Curitiba: “Bandido bom é bandido morto!”… Até acho que os PM’s deveriam ter dado uns tiros naqueles que corriam com fuzil na mão (rs)… Então para que a ação não fosse da forma que foi (com uma chuva de tiros), falta equipar bem esses policiais para que os tiros sejam certeiros, oras! Também dar treinamento intenso, fazer aulas com pessoal da SWAT ou outras boas escolas da área! Falta investimento do Estado, é FATO!!! Porém a essas horas o Governador/Prefeito e sua “equipe” devem estar pensando em qual cabeça pode rolar para “dar uma resposta à sociedade”! Daqui a pouco todos começam a dizer que a Polícia deve andar apenas com arma não letal (bala de borracha e Tazer’s), e aí a bandidagem trata de fazer a festa!

Vader
11 anos atrás

Véio, depois querem as Forças Armadas fazendo segurança nos eventos…

Capitão, isso aí vai dar m…

Observador
Observador
11 anos atrás

Foi burrice divulgar o vídeo.

É um prato cheio para os vermes defensores dos direitos humanos se refestelarem.

Direitos humanos dos bandidos, bem entendido. Porque quando um bandido mata um policial ou um cidadão honesto, este pessoal não está nem aí.

Queria que este pessoal fosse protestar pelos direitos humanos junto aos traficantes, quando estes fizessem uma vítima inocente.

Bando de hipócritas.

Douglas Rodrigues
Douglas Rodrigues
11 anos atrás
Marine
11 anos atrás

A muito tempo que nao via tamanha falta de profissionalismo e imcompetencia!!

Nao sei nem por onde comecar… Disparos a esmos sem a menor preocupacao com a populacao a qual eles estao encarregados de proteger.

Agentes do estado agindo por pura vontade de cacar um alvo, o video nao demonstra a menor preocupacao com a prisao do suspeito e sim uma vontade em execucao sumaria a qual o estado e seus agentes so deveriam possuir em clara auto-defesa ou apos julgamento.

Ate as referencias, linguajar, e termos sao de amadores e sem qualquer profissionalismo.

Vejam bem, o sujeito provavelmente merece a pena capital, mas isso em sociedades e paises serios so ocorrem apos prisao e julgamento do inviduo de acordo com a constituicao do pais, ou seja a lei suprema da nacao. O fato de que no Brasil alguns acharem isto otimo mostra bem como estao cegos para o que e realmente liberdade.

O estado que pode executar dessa maneira sem julgamento ou ate mesmo apos um, mas de forma tao sumaria e um perigo a liberdade individual de qualquer um de seus cidadaos. Poderiam ter sido qualquer um de nos naquele fogo cruzado desnecessario. Ou alguem ja parou pra pensar o que prevene o estado a agir dessa maneira se algum de nos formos acusados erroneamente?

Criminoso de carreira pode ate merecer morrer, mas isso nao justifica o estado a agir da maneira que quer. Isso e tirania e o mais longe possivel da liberdade conquistada pelo povo desde a Revolucao Francesa e Americana.

Marine
11 anos atrás

Pessoal menos, bem menos…

O brasileiro quer ser tratado como cidadao, com respeito a seus bens e liberdade pelo estado mas estamos aqui batendo palma para uma exibicao de poder absoluto do estado sobre o individuo!

Merece morrer? Muito provavelmente, mas prenda o sujeito com profissionalismo, julgue-o como uma sociedade livre, e depois cumpra a pena capital.

Mas sair disparando metralhadora a esmo enquanto sobrevoando o suspeito no meio da populacao o qual o estado (de acordo com a funcao do estado e o contrato social o qual lhe da legitimidade) esta suposto a proteger foge a qualquer definicao de um estado livre, do cidadao e para o cidadao .

Adoramos reclamar que o brasileiro e ignorante e nao tem cidadania mas estamos aqui batendo palma, sem qualquer nocao do que apoiamos quando batemos tais palmas…

Imagens como essas deveriam existir apenas em conflitos de guerra e nao nas ruas de cidades perpetuadas pelos agentes do estado encarregados de sua protecao.

Existem uma centena de outras maneiras que a acao policial para prender o suspeito poderiam e deveriam ter ocorrido.

Douglas Rodrigues
Douglas Rodrigues
11 anos atrás

Marine,
Defendo sim a ação policial, que apesar do exagero, foi exitosa! Liberdade no Brasil é relativa… Garanto que antes de tal bandido morrer as pessoas viviam presas em suas casas com medo da quadrilha que ali na Coreia mandava e desmandava! Então, cadê a liberdade????
Tudo bem, foi dado muuuuuito tiro, foi uma cena de cinema, poderia ser feita de outra forma a ação, prendendo o bandido… Mas peraí, já tinham prendido tal bandido antes! Mas ele conseguiu fugir da cadeia e voltar pro crime por incompetência do Estado que não consegue deixar o cara dentro da cela! Esse mesmo Estado que você deveria estar criticando assim como eu, pois ele não deu meios suficientes para que o bandido fosse capturado sem essas cenas de guerra ali vistas. Imagina a adrenalina dos caras no helicóptero: quantos colegas não foram mortos pela quadrilha desse tal “Matemático”. Com certeza eles podem ter pensado: “Vamos matar ele, antes que depois ele mande quadrilha vir atrás de nós quando estivermos desarmados ou venha matar meus filhos por vingança…” Entramos num círculo sem fim né???!!! LIBERDADE quero eu e todos que pagam impostos, que trabalham dignamente todo dia para tentar viver dignamente e sem medo de sair pra rua e ser assaltado por caras que querem ajudar a financiar a sua quadrilha!

matheus
matheus
11 anos atrás

Douglas
Uma coisa não justifica a outra. Foi uma operação de um amadorismo gigantesco e o risco de morte de inocentes foi altíssimo. A questão não é: se ele estivesse vivo quantos poderia matar? Mas o porquê de não conseguirem prende-lo de forma efetiva, com planejamento, utilização de todo o aparato estatal para sufoca-lo e evitando qualquer risco de morte de inocentes, pelo menos, por parte dos policiais (já que essa existe para proteger o cidadão).
Sou completamente favorável a pena de morte, mas esta deve se conduzida adequadamente, não como em uma caçada. E outra, no Brasil esse tipo de coisa é terminantemente proibido. Faltou frieza aos policiais, planejamento e uma boa execução. Nós estamos encurralados de todos os lados por essa criminalidade, mas tristemente nossa única opção é continuarmos agindo segundo as leis vigentes e pressionarmos para que algum dia elas mudem. Não podemos cometer os mesmos erros que os criminosos, se não, não existirá mais linha que define quem é ou não.
Ainda bem que não ocorreu o pior, mas não deixem que isso aconteça de novo.

Marine
11 anos atrás

Douglas entendo o seu argumento e simpatizo com a facilidade da emotividade sobre o assunto, principalmente com a falha do estado em garantir a seguranca do cidadao antes e depois da prisao do criminoso, MAS isso nao justifica a acao sumaria de um agente do estado, isso e ilegitimo e nao ha argumento racional contra isso!

Um estado livre, NUNCA, JAMAIS, deve agir de tal forma! Se o bandido fugiu cabe ao estado prende-lo e mante-lo preso, cabe ao estado melhorar seus sistema carcerario, cabe ao estado melhorar seu sistema judiciario, cabe ao estado equipar a policia. O que nao pode ocorrer e usar essa desculpa ( a falta de competencia do estado) para que o estado se torne um Leviata e perca sua legitimidade como ocorre toda vez que age dessa maneira.

Me desculpem amigos, mas nessa vou discordar de voces todo dia da semana, e duas vezes no domingo.

Rafael Bastos
Rafael Bastos
11 anos atrás

Assino em baixo tudo o que o Marine e o matheus escreveram.

É simplesmente inaceitável uma força policial de uma cidade que se prepara para grandes eventos atuar dessa maneira, incompetência pura!

É o que digo a tempos, falta treinamento, preparo e bons equipamentos para policia, por isso não culpo os agentes que atuaram de maneira tão negligente nesta operação, culpo o estado!

E outra, esse ‘vazamento’ me fede a propaganda da secretaria de segurança pública do Estado do Rio de Janeiro, querem mostrar para os leigos que trabalham, colocando bandido na vala com equipamentos modernos ‘dusamericanus’ mas a verdade é outra…

Carlos Peçanha
Carlos Peçanha
11 anos atrás

E queriam divulgar para fazer propaganda positiva?????? Nossa, quanta burrice, atirar assim do alto sem nenhuma chance, só acertaram mesmo pela quantidade incrível de balas, pelo menos uma tinha que acertar o “alvo”, I N A C R E D I T Á V E L !!!!!! Cara, eu sabia que a polícia civil é super mal-preparada, mas esse vídeo bateu o recorde da estupidez. O pior é que isso corre o mundo, que vergonha!!!! Morreu o traficante, menos mal, sou totalmente a favor da pena de morte, mas não pela polícia!!!! Tem que ser através do Judiciário (desde que mudem a Constituição), policial tem que prender, não pode executar, isso é barbárie!!!! Já basta ver os policiais subindo os morros em cima da caçamba das picapes, o que é outra burrice rematada, se expondo totalmente, só no Brasil!!!

Marcelo Andrade
Marcelo Andrade
11 anos atrás

Nunca vi tamanha imbecilidade na minha vida!! Acho impressionante pessoas que comentam aqui neste blog acharem isto normal. Dá pra ver que não entendem nada de balística ou armas de fogo de grosso calibre. Não sei como não atingiram pessoas, crianças, idosos, atirando em uma área tão densamente urbana.

Pastor_Branco
Pastor_Branco
11 anos atrás

Pessoal a situação no RJ tá muito “pesada”, fica dificil combater com esses bandidos sem efeito colateral.
Pode ser tambem que aquela foi a unica chance que os policiais tiveram em meses.

Até porque quando a policia age dessa forma, algo de muito podre eles ficaram sabendo, possivelmente o traficante tava armando alguma excecução de policiais.

Mas que é caotico é.

Marcelo Andrade
Marcelo Andrade
11 anos atrás

Concordo com o Carlos Peçanha, também prefiro vagabundo morto do que 10 pais de família vítimas da violência, mas isto aí foi demais, quem atira assim é bandico, policial tem que ter treinamento e inteligência, senão é “puliça”. Helicóptero é para apoiar equipes em terra, e em último caso dar apoio de fogo, e não atirar em telhado de zinco e amianto e casa de tijolo, dúvido que ninguém foi acertado.

Marcelo Andrade
Marcelo Andrade
11 anos atrás

Não Pastro,

O Traficante deve ter diminuído a “caixinha”, cara, não vi Fantástico, at[e porque não perco meu tempo com esta porcaria, mas esta foi demais. Eu apoio as UPP`s, mas se não combater o consumo, nada adianta. Filho de pobre é maconheiro, de rico é dependente químico, qualé!!!

Pastor_Branco
Pastor_Branco
11 anos atrás

Marcelo diminuido a caixinha ? Não faria sentido nesse caso, matar a galinha dos ovos de ouro.
Pra mim o buraco é mais embaixo.
Eu não tenho essa paciencia toda, maconheiro, dependente quimico, pequeno traficante, usuario, traficante de medio porte, gerente da boca … pra mim … todos sustentam essa barbarie ai que estamos vendo, incluso policia que ajuda o trafico.
Tem que fazer a limpa mesmo, mas sem matar inocentes.
E os que sobreviverem, trabalho forçado nos mesmos moldes da China.

Fallschirmjäger
Fallschirmjäger
11 anos atrás

Por mais que a ação tenha sido um sucesso, esses policiais não deveriam ter agido dessa forma. Disparar a êxodo não é o que se aprende nos vários meses de treinamento antes de se tornar policial de verdade. Olha só quanta bala atingindo a rua, a calçada. Para acertar algum civil não custava nada.
Deveriam ter usado veículos e feito uma perseguição. O helicóptero era só pra dar apoio e monitorar a posição do veiculo com os indivíduos.
Toda a ação deveria ser feita em solo.
O que os “gringos” vão pensar do Brasil? Que aqui se caça traficantezinho como se fosse uma guerra? Nem nos EUA eles agem assim até mesmo quando é um ato terrorista.
Lamentável.

Pastor_Branco
Pastor_Branco
11 anos atrás

Pra quem ainda tem “pena” desses bandidos, peço permissão ao dono do site pro link abaixo:

http://veja.abril.com.br/noticia/brasil/video-mostra-acao-de-estuprador-em-onibus-no-rio

Marine
11 anos atrás

Pastor,

Voce esta perdendo o ponto do debate….

Ninguem aqui esta com “pena” de bandido. O que esta sendo debatido aqui e a legitimidade do estado, por meio de seus agentes, agir dessa maneira.

A criminalidade no Brasil nao sera resolvida com um estado autoritario e as custas da liberdade do cidadao brasileiro, enquanto a constituicao e jogada no lixo.

Que prendam, julguem e executem depois de seguir as leis pelas quais a nacao e a sociedade se baseiam. Sendo assim o estado nao perde a sua legitimidade e nao abusa de seu poder. Fora disso nao ha diferenca entre as acoes da nossa policia ou barbaros religiosos apedrejando em praca publica, ou linchamento .

Vale lembrar que o poder do estado vem da permissao dos governados. O estado existe para o cidadao, e nao o contrario.

Pastor_Branco
Pastor_Branco
11 anos atrás

Marine você tá 100% certo.

É que já estamos 200% de saco cheio disso tudo aqui, o cidadão de bem tá encurralado, parece que tudo ai só ajuda os bandidos.

Ha sim, o povo deveria exigir situações melhores ? sim, claro … mas aqui só querem saber de big brother, futebol e bolsa isso e aquilo.

No final é isso ai mesmo , cada um colhe o que planta.

Piloto de Combate - EB
Piloto de Combate - EB
11 anos atrás

O que podemos ver neste vídeo é uma grande demonstração de amadorismo e imprudência.
O FLIR instalado no helicóptero é uma ferramenta espetacular para apoiar o C² em uma operação desta natureza. E o emprego de um helicóptero de Segurança Pública deveria se limitar a isto, em uma operação como esta.
Mas a tripulação, ao se deixar dominar pela emoção, baixando para uma altura de cerca de 50 a 100 Ft AGL para executar tiros em período noturno, em área urbana, pôs a população, a tripulação, a aeronave e a tripulação em grande risco…
Se a operação deu certo ou não, não é minha intenção comentar… Gostaria de me ater somente aos aspectos de segurança, a meu ver totalmente negligenciados…
Em missões aéreas no EB, consideramos a “Segurança Técnica” e a “Segurança Tática”. Basicamente, a primeira diz respeito à segurança de voo e a segunda à segurança da operação.
A tripulação, provavelmente por julgamento deficiente, pôs toda a segurança de lado. Isto é injustificável…
E ainda tem gente que defende a compra da MiniGun para os helicópteros das polícias do RJ…..

Marc
11 anos atrás

Deve dar uma inveja danada nos pseudo ¨profissionais¨ ver esses “amadores” trabalhando de verdade, sentando o dedo nos trafica que as vezes estão melhor armados e são mais bem pagos, tem comentarista que deu 3000 tiros de fuzil e nunca matou ninguém, isso sim é desperdicio de munição (tiros a esmo), vai morrer treinando hahahaha…; ficam discutindo, “quase” “poderia” “e se”; tudo balela, tiveram peito de assumir o risco e as consequências dos atos e se deram bem, mandaram pro inferno um dos chefões do tráfico, valorosos policiais que não pensaram na dinherama que o vagabundo poderia oferecer, lutam diuturnamente para proteger os “especialistas” e “entendidos” e outros frouxos como o da globo que se borrou no primeiro tiroteio que participou no morro, pediu para sair e esta aí criticando os papa charlie; patético (s).

Antonio Junior
Antonio Junior
11 anos atrás

Concordo com o colombeli, acho muito poder de fogo para uma area como uma favela do RJ, acabo de assistir em um jornal local aqui do rio, chamado RJTV que foram usadas metralhadoras FN Herstal Mag, armas 7.62 mm e muito poder para um lugar tao denso e fechado.Fora o uso exagerado do poder de fogo, a operacao foi completamente dentro dos parametros normais.

Bosco
Bosco
11 anos atrás

Pessoal,
Não dá nem pra comentar uma barbaridade dessas né?!
O dia que usar uma metralhadora a partir de um helicóptero dentro de uma cidade contra um alvo em movimento for “atividade policial” podemos fechar a tampa do caixão e entregar a chave pro capeta.
Eu passo!

Ferrazfa
Ferrazfa
11 anos atrás

Como diria o Gen. Custer: Bandido bom é bandido m…

Rafael Bastos
Rafael Bastos
11 anos atrás

O sistema de segurança pública esta tão crítico no Brasil hoje, que algumas pessoas estão tão inconformadas e revoltadas com tal situação que almejam o retorno dos métodos de justiça da idade média. Execução a torto e a direito sem medir consequências no legítimo estilo maquiavélico “os fins justificam os meios! E daí que um heli e sua tripulação aturam sem medir consequências colocando suas vidas e a vida de centenas de inocente em risco, pelo menos o bandido morreu!” Mais deprimente que ver esta situação é ver que alguém as apoia e aplaude.

Flávio
Flávio
11 anos atrás

colombelli disse:

6 de maio de 2013 às 16:41

Obrigado pela resposta.

Como entusiasta tento aproveitar os espaços do “Forças de defesa” para ouvir a opinião de alguns comentaristas , que a meu ver, são profissionais da área de segurança.
O comentaristas Marine e Piloto de Combate – EB demonstram ter conhecimento de causa para postar opiniões bem fundamentadas.
Apesar de se considerar a missão exitosa pela neutralização do traficante, realmente não houve preocupação com os danos colaterais. As regiões de favela das grandes cidades brasileiras são verdadeiras zonas de guerra.
Se o bandido estivesse em algum bairro nobre da cidade certamente não seria alvejado.
Torço sempre pela policia e na melhoria de seus equipamentos e procedimentos.
sds

Ariel
Ariel
11 anos atrás

as pessoas que criticam os direitos humanos, gostaria que está operação fosse nas proximidades das casas de vcs ai sim eu gostaria de ver a opinião sobre este episodio.
essa operação me lembra muito eu jogando call of duty.

matheus
matheus
11 anos atrás

Nem mesmo exitosa podemos dizer que essa missão foi, pensem bem, no Brasil não há pena morte e essa só é aceita quando a riscos ao policial. Mas se assistirmos o vídeo perceberemos que não havia risco ao agente público (policial). Foi uma missão fracassada que resultou na morte de um criminoso e expos as dificuldades de planejamento e execução das forças de segurança.

Lyw
Lyw
11 anos atrás

Precisou vir aqui um cara que vive em um país cujo Estado de Direito funciona, para poder escrever um discurso lúcido que vai de encontro ao senso comum que está na ponta da lingua da maioria das pessoas que apenas repetem um discurso raso jugando-se muito sábios em suas opiniões.

O que vimos no vídeo em questão foi o resultado da ineficiência do Estado de Direito brasileiro, do que uma força policial faz pra abater um mísero traficante! Não foi o Osama Bin Laden, ou alguém do seu nipe, foi um tal de matemático, que a maioria dos brasileiros até este domingo desconheciam!

Devíamos estar aqui revoltados com a morosidade da nossa justiça e a desgraça do nosso sistema carcerário que é incapaz de cumprir com o seu objetivo!

Mas estamos aqui aplaudindo uma operação maluca e desmedida resultante da inaptidão do Estado Brasileiro em fornecer segurança, justiça e liberdade ao cidadão!

Obrigado Marine!

Douglas Rodrigues
Douglas Rodrigues
11 anos atrás

Pessoal, eu não entendo da área, mas gosto muito da trilogia (ForTe, Poder Aéreo e Poder Naval). Também gostaria tanto de saber ao menos um pouco do que os entendidos dessas áreas sabem. Mas tem comentários que me deixam meio “indignado”. Eu falei que concordei com a ação de matar o bandido, mas não como ela foi feita, pois realmente atirar daquele jeito foi uma demonstração de amadorismo policial, mas justificável pela falta de treinamento e principalmente de equipamentos eficazes, pois vejam: o carro blindado “quebrou!!!” (segunda vez que falo disso) e só o blindado poderia, aí sim com a cobertura do helicóptero, combater os bandidos em solo. Vamos pensar: coloca uns PM´s fazendo barreira com Golzinho pra tentar pegar uns “peixes grandes” armados até os dentes assim (eles carregavam fuzis)… Das duas uma, ou os bandidos massacram os PM´s ou os PM’s deixam passar por medo. Coloca também os policiais fazerem busca na favela: se não for uma ação quase de guerra como fizeram no Alemão e em outros lugares pra tomar os morros, não dá muito certo não!!! Poxa, isso é fato minha gente, juntem fato A com B. Tão errado em fazer como fizeram, estão! Mas agora querer crucificar esses policiais já é demais! E vem cá, se os bandidos derrubassem o helicóptero e matassem todos os policiais, será que a discussão tida até aqui seria a mesma? O normal têm sido bandido matar inocente e policial, agora matam um bandido e a polícia é TOTALMENTE incompetente e despreparada? Há uma pequena distorção de valores não?!

Rodrigo DS
Rodrigo DS
11 anos atrás

Parabéns Marine, Bosco, Piloto de Combate – EB, Fallschirmjäger, Flávio……..Ainda há pessoas sensatas nesse país!!

Como outros já disseram, e fosse em cima das casas dos que defendem uma ação dessas e o efeito colateral fosse em um membro de suas famílias, filho, mulher, pai, mãe, irmão, acredito que ninguém esteja defendendo bandido, mas isso pareceu queima de arquivo…

Rodrigo DS
Rodrigo DS
11 anos atrás

Lyw disse:
6 de maio de 2013 às 22:22

Parabéns pelo comentário Lyw, concordo 100%

Douglas Rodrigues
Douglas Rodrigues
11 anos atrás

Tá errado sim, atirar em casa de cidadão comum… Mas o cidadão comum deve buscar o que é mais seguro para se viver também, eu particularmente ia fugir de locais onde bandidagem anda com fuzil nos braços normalmente. Acredito ainda que essa mesma população que correu risco com os tiros dados do helicóptero, corria o risco de se ver envolto de tiros dados pelos próprios bandidos que defendem suas “bocas”… Pessoal, critiquem o Estado, critiquem os comandos! O Governo e os comandantes estão se lixando para o que o povo (nós) pensamos sobre essa ação… Eles estão preocupados com os seus ganhos e seus cargos, respectivamente. Se isso respingar neles, aí sim eles vão falar algo, se redimindo ou apontando culpados para tirar a suas responsabilidades da reta. Foi o Estado, que permitiu-nos ver cenas como essas, indiretamente talvez, mas foi!

Rodrigo DS
Rodrigo DS
11 anos atrás

Douglas Rodrigues disse:
6 de maio de 2013 às 22:50

“Mas o cidadão comum deve buscar o que é mais seguro para se viver também, eu particularmente ia fugir de locais onde bandidagem anda com fuzil nos braços normalmente.”

Você acha que o cidadão mora num barraco espremido por outros barracos por que quer?

“Acredito ainda que essa mesma população que correu risco com os tiros dados do helicóptero, corria o risco de se ver envolto de tiros dados pelos próprios bandidos que defendem suas “bocas”…”

Mas você está comparando/igualando as atitudes dos policiais com as atitudes de traficantes, o policial é treinado fisicamente e psicologicamente para justamente agir dentro da lei, ele representa o estado, como bem explicou o Marine.

Bosco
Bosco
11 anos atrás

Douglas,
Primeiro chega a população de bem, depois é que chegam os marginais.
Se a população de bem mudar, os marginais os seguem.

Observador
11 anos atrás

Ariel disse:
6 de maio de 2013 às 21:35

Olha amigo, se eu morasse numa favela, vendo a minha família viver sob a mira dos fuzis dos traficantes, andando de cabeça baixa para não apanhar ou coisa pior, eu ia correr o risco com muito gosto.

“Pior que morrer é viver sob as botas de alguém”.

Mas que a operação foi uma lambança, de alto a baixo, isto foi.

O que é pior é saber que os envolvidos candidamente acharam que fizeram uma operação exemplar.

Patético.

Magno
Magno
11 anos atrás

concordo com o que disse o Marc
e não adianta querer “tapar o sol com uma peneira” como dizem, não temos inimigos diretos nas fronteiras, mas pior estamos em guerra internamente. A operação foi horrivel? foi, mas só que esta em combate sabe o que é pressão de verdade, podem ter certeza toda teoria desaba num piscar de olhos mestas situações.

Paulo Cesar
Paulo Cesar
11 anos atrás

Não sei o que me espanta mais:

A operação inteiramente louca da Polícia Civil.

Ou a indiferença absurda de muitos neste fórum ao fato de que poderia ter ocorrido um massacre de civis inocentes.

O Marine fez uma série de comentários sensatos e ponderados, de alguém com experiência em combate e quase ninguém se tocou.

O que é isso?

Thomas Marp
Thomas Marp
11 anos atrás

o engraçado é que vejam como brotou neguinho com fuzil na mão logo que o carro parou…
e tem gente que vem dizer que é vizinhança de bem….
devia ter soltado o pipoco nesses maluco correndo com fuzil também…
um salve a esses bravos guerreiros que retiraram mais um traste das ruas…
sinto tanta inveja deles…
e como eu odeio traficantes…

Jeca Tatu
Jeca Tatu
11 anos atrás

Estes ai devem ter feito todo o treinamento e aprendizagem nos EUA/Com os policiais de lá……..Eles é que são experts nesses tipo de coisas…rs….

Jeca Tatu
Jeca Tatu
11 anos atrás

“Aqueles que não fazem nada estão sempre dispostos a criticar os que fazem algo”

Deixa ver se eu entendi bem!

Pra vcs(alguns aqui) que tentam desqualificar, que criticam a nossa policia ou atitudes como estas mas que hipocritamente defendem estas mesmas exatas posturas e atitudes em outros contextos…

Quer dizer que aquilo ali é incompetência, falta de preparo e zelo pelos civis/população, mas efeito/dano colateral de avião não tripulado não é?! rs…..Quer dizer que avião não tripulado que mata civil a esmo até achar algum terrorista é “necessario, preciso e justificavel” mas isso ai do video não é?! Aliais! Eu poderia por aqui centenas de videos do YT mostrando incidentes piores/mais absurdos cometidos pela policia estadunidenses…..Como diz o ditado…A intolerância irracional de muitos escusa ou justifica a hipocrisia ou dissimulação de alguns…..A hipocrisia é uma homenagem que o vício presta à virtude….A hipocrisia é uma impostura refletida………Os hipócritas são como as tâmaras…O doce está fora…..O mel nas palavras e o duro lá dentro……Na alma…….

“O hipócrita é um paciente na dupla acepção da palavra.Calcula um triunfo e sofre um suplício.A premeditação indefinida de uma ação ruim acompanhada por doses de austeridade.A infâmia interior temperada de excelente reputação.Enganar continuadamente.Não ser jamais quem é.Fazer ilusão.É uma fadiga.Compor a candura com todos os elementos negros que trabalham no cérebro.Querer devorar os que o veneram.Acariciar.Reter-se.Reprimir-se.Estar sempre alerta.Espiar constantemente.Compor o rosto do crime latente.Fazer da disformidade uma beleza.Fabricar uma perfeição com a perversidade.Fazer cócegas com o punhal.Por açúcar no veneno.Velar na franqueza do gesto e na música da voz.Não ter o próprio olhar.Nada mais difícil.Nada mais doloroso.0 odioso da hipocrisia começa obscuramente no hipócrita.Causa náuseas beber perpétuamente a impostura.A meiguice com que a astúcia disfarça a malvadez repugna ao malvado continuamente obrigado a trazer essa mistura na boca.E há momentos de enjôo em que o hipócrita vomita quase o seu pensamento.Engolir essa saliva é coisa horrível.Ajuntai a isto o profundo orgulho.Existem horas estranhas em que o hipócrita se estima.Há um eu desmedido no impostor.0 verme resvala como o dragão e como ele retesa-se e levanta-se.0 hipócrita é um titã-anão.”