Chegaram os novos S300 venezuelanos
O jornal venezuelano Notitarde noticiou recentemente que um novo carregamento de armas chegou ao Puerto Cabello no último dia 3 de abril. Acredita-se que neste carregamento estavam sistemas de mísseis de defesa aérea de longo alcance tipo S300 produzidos na Rússia. Estes sistemas são capazes de derrubar aeronaves voando a 200 quilometros até uma altitude de 30.000 metros.
Esta é a segunda vez que um carregamento de armas chega ao terminal venezuelano esta semana e a oitava do ano. Um outro carregamento deve chegar em breve trazendo possivelmente um novo lote deste mesmo sistema.
FONTE: Notitarde
NOTA DO EDITOR: foto meramente ilustrativa
VEJA TAMBÉM:
Off-topic: neste domingo um helicóptero russo MI-8 caiu no Peru matando 13 pessoas. http://www.larepublica.pe/07-04-2013/loreto-no-hay-sobrevivientes-del-helicoptero-que-cayo-con-13-personas-bordo
Se antes com os Su-30MKV não viamos problema, agora sim temos um desequilíbrio claro! Aeronave alguma no acervo da FAB tem condições de enfrentar este sistema. Mas os Su-30MKV tem plena capacidade para evadir das nossas defesas AAe atuais e futuras, como canhões, Igla-S e Pantsir.
Almeida,
Não é bem assim não.
Se não for bem planejado, arranjado em camadas, com uma defesa antiaérea bastante densa, o sistema S-300 é bem vulnerável aos nossos F-5 e aos A-1 se estiverem armados com mísseis MAR-1 e bombas guiadas por GPS.
Sistemas de defesa antiaérea sempre serão de “defesa” e sempre estarão em desvantagem frente a sistemas eminentemente ofensivos, mesmo sendo o S-300.
Mestre Bosco, Vc tem razão, como sempre… …mas, sempre tem um mas, há controvérsia no sempre. Quando há tempo para combater, os sistemas ofensivos vão derrotar os sistemas defensivos. Mas a condição é ter tempo e meios (armas e munições) adequados em quantidade suficiente. Russos e chineses tem demonstrado que sistemas defensivos podem ser usados de forma ofensiva na medida em que cobrem e protegem uma ação de ataque de superfície, principalmente se esta tiver um objetivo limitado. Uma IADS – Integrated Air Defence System – precisa resistir pelo tempo necessário para se alcançar um objetivo determinado, que pode ser… Read more »