Militares participam de instruções do Sistema Antiaéreo GEPARD
Hardheim (Alemanha) – No período de 4 de março a 17 de maio, 20 militares das diversas Organizações Militares de Artilharia Antiaérea e da Escola de Artilharia de Costa e Antiaérea (EsACosAAe) participam de instruções de operação do Sistema Antiaéreo GEPARD, recentemente adquirido pelo Exército Brasileiro, como parte das ações previstas no Projeto Estratégico do Exército – Defesa Antiaérea (PEE DAAe).
Além da operação da torre antiaérea, os militares serão capacitados a realizar a conduta auto e direção da VBE GEPARD e aprenderão a utilizar o simulador do sistema.
Os conhecimentos adquiridos serão importantes subsídios para permitir a inclusão desse novo meio de defesa antiaérea nas Unidades e nos currículos dos cursos da EsACosAAe.
FONTE: EB
Gostaria de poder ler uma noticia igual a essa pelo menos uma vez por mês.
Espero que novas aquisições ocorram pois o futuro é nebuloso e ainda vamos precisar muito do EB.
Apesar das críticas, tenho para mim que essa foi uma excelente compra de oportunidade pelo EB.
Aliás, ao contrário da Marinha e da FAB, faz tempo que o EB não faz uma caca em matéria de compras militares.
E o Sisfron??? Aquele contrato c/ fortes suspeitas de uso de informações privilegiadas, não conta???
No mais do jeito que gostam de sucata por aqui, logo logo o EB vai fazer um arranjo high/low na sua AAe.
O high é o Gepard, já o low deverá ser o M-42Duster, veículo AAe autopropulsado sobre chassís M-41.
Mauricio R. disse:
28 de março de 2013 às 9:52
Então Maurício, mas o Sisfron não é beeeeem um projeto do EB… é do tipo EC-725… se é que me entende…
Ao meu ver também foi uma boa aquisição, embora no país de origem fazia parceria com o Roland e estava sob o guarda chuva do Hawk e do Patriot e ainda tinha o Stinger para tapar os furos.
O conceito definitivamente agradou aos alemães já que sua nova composição de defesa de baixa altitude ainda é composta por um SPAAG (canhão anti-aéreo auto propulsado) na forma de um Oerlikon 35/1000 e por um sistema de míssil móvel (Stinger e futuramente o LFK-NG, que substitui o Roland).
Acho que o Gepard ainda dá um caldo por um bom tempo.
Como eu tenho dito, pra quem não tem nada, qualquer coisa é alguma coisa. 😉
Que venham dos Gepard.
… Com essa aquisição, o EB conseguiu mobiliar suas 02 Brigadas Blindadas, com artilharia anti-aérea coerente com seus propósitos, podendo assim, substituir os ultrapassados 40mm L60 auto rebocados, da 6ª BiaAAAe da 6ª Brigada de Infantaria Blindada e provavelmente criará uma nova OM (BiaAAAe), para mobiliar a 5ª Brigada de Cavalaria Blindada.
Agora, todas as 02 Brigadas Bilindadas (6ª Bgd Inf Bld e 5ª Bgd de Cav Bld), ambas sob o comando do CMS, serão mobiliadas com AAAe sobre lagartas, condizentes com as suas unidades, todas com viaturas sobre lagartas, dando assim uma maior dinâmica a cobertura AAe das mesmas.
No futuro, poderão ser substituidos pela versão sobre lagartas do PANTISIR-1, enquanto isso o EB poderá desenvolver toda doutrina operacional pertinentes as atividades dessas brigadas.
Parabéns EB, parabéns BRASIL!