Coreia do Sul diz que revidará caso Norte ataque
O Exército da Coreia do Sul disse que vai atacar a Coreia do Norte e mirar suas principais lideranças, se o governo norte-coreano lançar um ataque, como ameaçou fazer em resposta ao que diz ser exercícios militares “hostis” entre forças norte-americanas e sul-coreanas.
Um dos principais generais da Coreia do Norte, em uma rara aparição na televisão estatal na terça-feira, disse que o governo havia tornado sem efeito seu acordo de armistício com Washington e ameaçou uma ação militar contra os EUA e a Coreia do Sul se os treinos continuassem. Os exercícios militares começaram em 1o de março.
As tensões têm crescido em toda a península coreana desde que o Norte, sob a liderança do jovem Kim Jong-un, que assumiu o cargo há pouco mais de um ano depois da morte de seu pai, lançou um foguete de longo alcance em dezembro passado.
Após isto, o país realizou um terceiro teste nuclear em 12 de fevereiro, provocando a perspectiva de mais sanções da ONU, que devem ser anunciadas formalmente na quinta-feira depois de Estados Unidos e China, único grande aliado diplomático do Norte, fecharem um acordo para punir Pyongyang.
Ao mesmo tempo, a Coreia do Norte intensificou suas ameaças militares contra a Coreia do Sul e os Estados Unidos, provocando uma concisa advertência de Seul, na quarta-feira, de que não iria ficar de braços cruzados, caso seu território fosse atacado.
“Temos todos os preparativos prontos para um castigo forte e decisivo, não só contra a fonte da agressão e as suas forças de apoio, mas também o elemento de comando”, afirmou o major-general do Exército sul-coreano, Kim Yong-hyun, em uma entrevista coletiva em uma das mais clara ameaças que Seul fez.
A retórica belicosa da Coreia do Norte raramente vai além disso, apesar de em 2010 ter afundado um navio da Marinha sul-coreana, matando 46 marinheiros, além de bombardear uma ilha sul-coreana, matando civis, no mesmo ano.
A nova presidente da Coreia do Sul, Park Geun-hye, comprometeu-se a se envolver com o Norte se este abandonar seus planos nucleares, mas agora enfrenta a perspectiva de um desafio hostil no início de seu mandato de 5 anos.
(Reportagem adicional de Michelle Nichols, na ONU, e Sui-Lee Wee, em Pequim)
FONTE: O Estado de S. Paulo
coreia do sul sem o apoio do tio sam não derrota coreia do norte
Isto é o que chamo de “não noticia”!
Informa o obvio.
Bacchi
Esses mortos de fome norte-coreanos não duram uma semana de combate contra um exército moderno como o sul-coreano. Vai ser um maldito e sangrento massacre.
É duro, mas já passou da hora desse regime acabar. E agora até a China concorda com isso.
O Sul não derrota o Norte em q mundo ??
A Coréia do Norte não tem recursos para manter a sua população livre da fome e de outras necessidades básicas… imagina para manter uma campanha militar de larga escala !?!?!
Uma guerra não é feita somente de polvora e sangue…
Olha q eu nem citei o abismo tecnológico existente entre Norte e Sul…
Acho muito engraçado a atitude de certas pessoas aqui ao comentar notícias sobre Cuba, Coreia do Norte, Venezuela e etc, nota se uma certa hostilidade sem sentido, como se esses países fossem o “mal” do mundo, somente por que não se renderam ao padrão Norte-americano ou mesmo o padrão Eurocêntrico, todos acham muito bonito o Império Britânico, responsável pela Guerra do Ópio, feita para obrigar os Chineses a consumir narcóticos, pelo extermínio de povos nativos da Oceania, pela fome na Índia e na Irlanda e centenas de campanhas criminosas ao redor do mundo, isso é lindo né? e os Estados… Read more »
ja passou da hora da coreia do sul e seus amigos invadir a coreia do norte o tão esperando eles consegui uma arma atômica pra agir .
Caro Vader, não conheço o senhor, mas acho que deveria medir melhor suas palavras, pois demonstra uma certa insensibilidade com as milhões de pessoas que hoje passam fome no mundo, ainda mais quando tal situação é utilizada como termo “pejorativo” a uma determinada nação, creio que ninguém goste de passar por tal situação, e os coreanos não estariam assim se não fosse pelas sanções e outras mediocridades impostas pela ONU ao país, o que deve acabar é o regime norte-americano, pois quem não serve a eles só acaba ficando com essa saída, ficar isolado, cheio de sanções, e etc.
Agora é esperar a Coréia da Morte fazer a burrada.
Nada de novo, de novo…
Escuto essa conversa desde que me conheço por gente, ameça do norte e retaliação do sul…
Isso é de cansar, e infelizmente nada nunca acontece, não que eu ame guerras ou as deseje, elas devem ser evitadas a todo custo, mas não me conformo em ver o mundo permitindo um desgoverno que trata da pior maneira possível o seu povo.
guilherme disse: 6 de março de 2013 às 15:04 Penso que o amigo deva ler um pouco mais sobre a região. A CN sem o apoio chines não sobrevive a uma semana de guerra. É uma cuba atômica. E sem esse papinho ideoPaTa de que a CN é oprimida pelos USAmericanus malvados. Vai ver se a casta política dominante está passando necessidades. Eles tudo do bom e do melhor do mundo Ocidental! Se bobear, tem até mulatas cariocas por lá! Por um acaso tu achas que os irmãos castro e os seus passaram necessidades depois de tomarem o Poder? Quem… Read more »
Bravoone:
FInalmente uma opinião sensata.
Muitos criticam a “ditadura” em alguns países, mas quando falam na que tivemos aqui…
Não acredito (nem nunca acreditei), nessa história de “mocinhos” e “bandidos”.
Você pode ser defensor do capitalismo ou do socialismo. Optar por um dos dois não significa ser bonzinho ou malvado. Essa guerra fria já acabou faz tempo.
Bravoone disse: 6 de março de 2013 às 17:37 “como se esses países fossem o “mal” do mundo” Um país que detona uma arma nuclear atrás da outra, e ameaça atacar nuclearmente outro se a ONU impuser sanções econômicas, é essencialmente MAU. E não tem pílula que doure isso. Aliás, a própria China já perdeu a paciência com o regime norte-coreano. A CN é hoje a PIOR TIRANIA DO GLOBO, e se Deus quiser irá desaparecer em breve. “os cubanos malvados não tem uma criança passando fome em suas ruas” Ahahaha, ah tá bom… Cara, vai ver o consumo de… Read more »
Olha aqui que belezinha de país o sr. defende, sr. “bravouan”:
http://g1.globo.com/mundo/noticia/2013/03/coreia-do-norte-ameaca-eua-com-ataque-nuclear-preventivo73.html
Caros E devemos considerar, que na hipótese(horrível diga-se de passagem – mas infelizmente possível) de um confronto – o povo norte coreano, uma vez livre do aparato de repressão, irá com certeza apoiar os irmãos do sul, e se revoltar, ajudando a acabar com o regime infernal do norte! defender o regime do norte é coisa de insanos – ser anti-americano é uma coisa(que eu não concordo, mas respeito) – mas defender que a população do norte seja mantida escrava pelos “amados líderes” é coisa de loucos – como disse o Vader, sempre resta a hipotese de mudar para lá.… Read more »
Lord Vader sendo cruel como sempre hahahahaha
Off topic:
“Pyongyang ameaça os EUA com ‘ataque nuclear preventivo” (EFE)
O Ping-Pong não estaria fazendo toda essa bravata não tivesse a China por trás. Para o Mundo, a China “democrática” condena as ações da Coréia do Norte. Lá por trás, no Mundo real, a China Comunista não só apoia como incentiva essas bobagens do Ping-Pong. Ping-Pong não passa de outro Zé Mané, porque na hora que a coisa esquentar, é o dele que estará na reta.
“Vader disse:
7 de março de 2013 às 9:41
Se oriente meu amigo, o povo lá limpa o traseiro com folha de bananeira, porque até papel higiênico falta!”
Trabalhei com um cubano, na Souza Cruz… uma vez por ano, ele voltava a cuba com as malas cheias…
Ele levava escovas e pastas de dentes, sabonetes, como disse o Vader, uma mala socada de rolos de papel higiênico
A Veja fez um comparativo há alguns anos atrás entre a Coreia do Norte e a Coreia do Sul. Algumas coisas mudaram, para pior no norte e para melhor no sul. Mas ainda é válido para perceber a disparidade entre as duas metades de uma nação. http://veja.abril.com.br/quem/coreia-norte-coreia-sul.shtml Com território mais ou menos equivalente, o norte é mais montanhoso e frio, enquanto o sul tem relevo mais suave, sendo que há planícies no leste de toda a península coreana, com as duas capitais, Pyongyang e Seoul, nestas planícies e na região central da Coreia, próximas da fronteira. São quase 24 (vinte… Read more »
Como não poderia faltar, o mapa. 🙂
http://4.bp.blogspot.com/-3IqGqIEzLwE/TVoZ7A5PIyI/AAAAAAAAaYg/CSSnNyJ_Nms/s400/coreia+mapa+penindula.jpg
Palmas para Vader……..
Pois é, caro Almirante Ivan, o pior é que esses produtos são fabricados na Coréia, por empresas coreanas. Enquanto isso, por aqui… nada! A única tentativa de se fabricar automóvel genuinamente nacional parou lá na Gurgel.
Isso é bravata pra conseguir algumas migalhas a mais … antes da CN tentar algo vai pedir permissão à China, pois é esta quem lhe dá mais sustento..
Mas os chineses não tem qualquer interesse em um ataque preventivo, uma porque a retaliação seria nuclear também e bem em suas fronteiras, portanto também seria atingida; e sem a CN fazendo o “cordão de isolamento” fronteiriço, as tropas americanas poderiam estacionar diretamente em suas fronteiras, abrindo um flanco perigoso.
E a coisa tá feia mesmo: agora a Coréia considerou cancelado o armistício de 1953:
http://veja.abril.com.br/noticia/internacional/coreia-do-norte-diz-que-armisticio-com-seul-perdeu-validade
Correção: Coréia “Vermelha”
Salve Vader!
Parabéns pela intervenção.
Fico apenas preocupado com a proliferação de agentes esquerdistas tentando subverter todos os lugares por onde passam.
É uma luta difícil essa contra o maldito Gramscismo.