China aumentará em 11% gastos militares em 2013
No dia da abertura da sessão anual do Congresso Nacional do Povo, o Legislativo chinês, o governo chinês anunciou que os gastos militares do país crescerão 10,7% em 2013, atingindo 740,6 bilhões de yuan (cerca de US$ 119 bilhões). Os gastos com segurança interna também subirão 8,7%.
“Precisamos acelerar a modernização da defesa nacional e das Forças Armadas, bem como fortalecer a capacidade militar e de defesa da China”, disse o primeiro-ministro Wen Jiabao, segundo trechos divulgados para a imprensa antes do discurso de abertura do encontro.
Segundo Wen, que se despede do posto de premiê durante a reunião anual, é preciso assegurar “a soberania, a segurança e a integridade territorial” da China. O discurso se dá em meio a uma disputa entre Pequim e Tóquio pelo arquipélago de Diaoyu (Senkaku, para os japoneses). A região possui reservas de gás natural e também é reivindicada por Taiwan.
A China tem um segundo maior orçamento militar do mundo, perdendo apenas para os EUA -que gastou quase seis vezes mais que Pequim em defesa em 2012, segundo a Bloomberg.
Nas projeções econômicas, Wen disse que a expectativa de crescimento do país para 2013 é de 7,5%. O deficit, contudo, deve alcançar cerca de US$ 193 bilhões, ou 2% do PIB.
Novo governo
A reunião anual servirá para ratificar os nomes definidos pelo Partido Comunista para os principais cargos do governo. O congresso nomeará Xi Jinping presidente do país, um cargo simbólico. Desde novembro, ele é secretário-geral do partido e chefe da Comissão Central Militar, postos bem mais importantes.
Entre as promessas feitas por Xi para o seu mandato estão o combate à corrupção e à desigualdade social, a melhora da qualidade de vida da população e o aumento da proteção ao meio ambiente.
Wen Jiabao será substituído por Li Keqiang, como premiê. Analistas dizem que Li gostaria de uma drástica reorganização no governo, com a criação de ministérios voltados para a regulação financeira e a proteção ambiental.
Com quase 3.000 membros, o congresso é dominado por membros do PC. A previsão é que o congresso dure até o dia 17 de março.
FONTE: Folha de S. Paulo via Resenha do Exército
Enquanto isso os EUA na iminência de cortar até 80% do orçamento.
Tem muito amante de ditadura de esquerda aqui que vai sentir saudades de ser “subjugado” pelos norte americanos…
E ainda assim vai ficar looonge do gasto americano em “defesa”.
Lembrando o Ron Paul, que gastar U$1 bilhão com a embaixada do Iraque por ano não é defesa, é desperdício.