Senado norte-americano confirma Hagel para o Pentágono
Indicado por Obama, sua aprovação acentua rixa entre democratas e republicanos
Chuck Hagel foi confirmado ontem, pelo Senado dos EUA, como o próximo secretário de Defesa do país, após uma turbulenta disputa entre parlamentares democratas e republicanos.
A casa confirmou sua indicação por 58 votos a 41, sendo que quatro senadores republicanos se uniram à base de apoio democrata.
Os republicanos se opuseram a Hagel, indicado ao cargo pelo presidente dos EUA, Barack Obama, sobretudo por ele ter sido contra a Guerra do Iraque e por ter criticado a influência do lobby de Israel em Washington.
Os republicanos chegaram a barrar a votação, no último dia 15, adiando saída de Leon Panetta do posto.
“Seu histórico de serviço a este país é impecável. Os senadores republicanos atrasaram por quase duas semanas [sua confirmação] por uma razão: partidarismo”, criticou o líder da maioria democrata no Senado, Harry Reid, antes da votação que coloca Hagel no cargo a partir de hoje.
Já os republicanos advertem que o novo secretário de Defesa assumirá o posto com o maior número de votos contrários de qualquer outro escolhido. A bancada alega que a disputa deixa seu nome politicamente mais fraco.
AMIGOS E RIVAIS
Apesar da oposição sofrida, Hagel, um veterano da guerra do Vietnã, é ex-senador republicano. Foi como colega de Obama quando ambos eram senadores que eles se tornaram próximos. Os dois chegaram a integrar juntos a Comissão de Relações Exteriores da casa.
FONTE: Folha de São Paulo