Rússia oferece licença para fabricação de munição aos EAU
A Rússia oferecerá aos Emirados Árabes Unidos (EAU) a produção sob licença de munição para os blindados de transporte de tropas BMP-3, vendidos ao país, informou Oleg Chizhevsky, da empresa Pribor na segunda-feira.
“Cerca de 700 BMP-3 foram entregues aos EAU e naturalmente existe uma demanda forte para munição empregada por estes veículos e nós estamos prontos para satisfazer o cliente da melhor maneira possível”, disse Chizhevsky durante a IDEX-2013 exibição internacional que ocorre em Abu Dhabi entre os dias 17 e 22. Ele não foi específico sobre qual munição estaria em discussão.
O BMP-3 é armado com um canhão principal de 100mm, capaz de disparar mísseis anti-tanque 9M117, assim como um canhão secundário 2A72 de 30mm cannon, segundo o fabricante Kurganmashzavod.
Os fabricantes de armas russas estão prontos para fornecer uma larga diversidade de munições de alta qualidade para os seus parceiros externos, disse ele, acrescentando que a Pribor fornece para 30 países sendo que outros 15 possuem licenças de fabricação.
Sergei Rusakov, diretor geral da Tekhnologii mashinostroyeniya [Machine-Manufacturing Technologies] avisa, geralmente um acordo final como esse leva muitos anos para ser concluído.
A Rússia e os EAU assinaram um contrato no valor de US $70 milhões em 2011 para a modernização de 135 veíiculos BMP-3.
FONTE: RIA Novosti (tradução e adaptação do blog das Forças Terrestres a partir do original em inglês)
FOTO: Arab Defense Update
NOA DO EDITOR: a frase de Rusakov serve de alerta para os brasileiros?
está na hora de começarmos a pensar em substituição gradual de nossos M113, que apesar de estarem passando por modernização, não são mais adequados para os dias atuais.