Estrangeiros já compraram US$ 60 bilhões em terras no Brasil
Leandro Mazzini
O último relatório do Banco Central sobre investimentos no país, nas mãos da presidente Dilma Rousseff, informa que estrangeiros já compraram US$ 60 bilhões em terras no Brasil.
A maioria deles é de empresários da China e Oriente Médio. As propriedades adquiridas concentram-se nas regiões Centro-Oeste e Norte.
A Agência Brasileira de Inteligência tem informes de que agora os chineses, para driblar eventual desconfiança sobre seus interesses, têm usado argentinos como ‘laranjas’.
FONTE: UOL
Falavam mal dos americanos, mas a realidade mostra que são os comunistas que estão tomando conta do Brasil.
“Falavam mal dos americanos, mas a realidade mostra que são os comunistas que estão tomando conta do Brasil.”
O problema do PT nunca foi quem compra, e sim a quem pagam quando compram. Agora que estão pagando para a quadrilha, então tudo bem!!!
O negócio da politicada brasileira, seja quem for, é “quanto sobra para mim”?
Marcos, lembre-se que foi na era fhc, na farra das privatizações que desrregulou o solo nacional para que se abrisse esta exploração as empresas internacionais.
E quanto a China, bem digamos que aprendeu bem a lição econômica e militar.
Caro:
Não houve farra das privatizações. Empresas foram vendidas simplesmente porque estavam falidas e o GF não tinha dinheiro para investir. Pena que não venderam o restante.
Pena que não venderam tudo.
hamadjr disse:
Marcos, lembre-se que foi na era fhc, na farra das privatizações que desrregulou o solo nacional para que se abrisse esta exploração as empresas internacionais.
Caro hamadjr, regulamentação do solo não tem relação com privatização. São assuntos totalmente distintos.
Se há possibilidade de compra de terras por parte dos estrangeiros, é porque a constituição de 1988 permite. Se há interesse em mudar isso, que o Congresso se mobilize.
Chineses?
E o que esses caras querem aqui?
Pode saber que coisa boa não é.
hamadjr disse:
21 de janeiro de 2013 às 10:15
Impressionante como não se consegue ir adiante nesse tema no país.
O Noço Guia na campanha de 2001 prometeu extensivamente que faria auditoria nessas privatizações. Por quê não fez?
Não que não tenham ocorrido desvios afinal, estamos no Brasil mas é relativamente fácil. Está tudo no Banco Central, basta auditar. Por que não o fizeram então?
Foi época da lei de responsabildiade fiscal, onde a maior parte do dinheiro da privatização foi gasto para equalizar dívidas dos municípios senão, a lei não seria possível. O Noço Guia provavelmente faria um papelão, e se aproveitou do desmemoriado eleitorado para jogar mais essa promessa para o lixo da história, assim como seu governo e a continuidade dele estão fazendo com a lei de responsabilidade fiscal.
Pouco se fala de quanto as siderúrgias estatais, pagavam de imposto antes e depois da privatização por exemplo.
Agora, aí estamos ainda com estradas intransitáveis, crise nos aeroportos, apagões etc devidamente capitalizados pelo partido de Noço Guia à 10, 12 anos atrás que subliminarmente prometia a solução. 10 anos se passaram e pouco se fez.
O mesmo na área de defesa …
Mas é como se diz, cada povo tem o governo que merece …..
Correto Poggio, este foi um debate durante o processo da nova constituinte, mas que não estava afastado da tese do estado minimo, pois esta era a razão para que o estado obtivesse a sua excelência.
Quanto ao destino dos recursos obtido da venda das empresa estatais era também para diminuir o deficit primário, as despesa com dívida pública.
O que o governo do PT chamava de privatização dos tucanos hoje é chamado por outro nome PPP, o nosso problema não é de modelo é má gestão ao fisiologismo hereditário.
Vai ver que Raul tem razão, …nós não vamos pagar nada, afinal ser quintal deve ter suas maravilhas
Antonio M disse:
21 de janeiro de 2013 às 17:14
“O Noço Guia na campanha de 2001 prometeu extensivamente que faria auditoria nessas privatizações. Por quê não fez?”
Simples meu caro: porque ele vendeu pros seus eleitores uma FARSA! O que evidentemente lhe torna um FARSANTE! Um mentiroso.
Porque se ele fizesse as tais auditorias iria constatar que elas foram tremendamente benéficas para o país. E aí não iria mais poder botar a culpa das mazelas do país na “zelite di quatrucentus anus”, “nu guvernu du FHC” e “nusamericanu”.
E aí alguns, hmm, como direi? … desavisados como o Sr. Hamadjr acima não teriam mais quem culpar gratuitamente, e teriam que começar a pensar (coisa cansativa essa…) em quem depositar seu voto.
Sds.
hamadjr disse:
21 de janeiro de 2013 às 18:09
Uai num entendi camarada. No seu primeiro comentário você disse que a culpa era “du guvernu du FHC”.
Aí o Poggio lhe corrigiu, lembrando-lhe que a regulamentação do solo vem da Constituição de 1988, quando FHC era, salvo melhor juízo, mero deputado (ou senador? – tanto faz).
Aí você tenta sair pela tangente e diz que a culpa ainda assim é do FHC, mesmo que FHC fosse apenas um dos 500 (?)parlamentares daquela época, porque afinal, era “a idéia do Estado Mínimo” (???)
Aí eu terei que lembrar o amiguinho que em 1988 o mundo ainda era polarizado, e a União Soviética ainda existia. Não havia sequer uma teoria neoliberal formulada de Estado Mínimo, mas apenas no máximo o esboço Reagan-Tatcher, muito bem sucedido até então, por sinal.
O que havia em 1988, na Constituição que os PeTralhas se recusaram a assinar (vai ver que é por isso que a odeiam?) é que o Brasil era, como sempre foi e sempre será, CAPITALISTA.
E aí, enfim, eu sou-lhe obrigado a perguntar de novo: o FHC continua culpado, apesar de só entrar no poder dali a meia década?
É impressionante. Isso é o que se chama “malabarismo mental” (pra não dizer outra coisa que comumente é associada a “mental”…).
Nada como culpar “os de sempre”. Tão fácil… Mesmo que no processo se tolha a lógica, se mate a cronologia e se reescreva a história.
Aliás, esquerdista que é esquerdista adora rever a História conforme seu gosto. Afinal, são os fatos que devem se ajustar à ideologia, e não o contrário né? 😉
Bem, sinto muito: não enquanto eu estiver por aqui.
Pelindo com calinho, falendo devagalinho, com coisinha pequenilinha, passando vaselininha made in Chininha, aí pode, né!?
Agora, se for via Tomahawk, sem vaselina, aos trancos e barrancos, aí vai contra a soberania nacional.
Nao tem ninguem no mundo mais capitalista que o Lula, o filhinho da ditadura. Sindicalista só para fechar negocios. E mais, foi aqui nos EUA onde ele aprendeu a brincar disso. A marionete do Golbery.
Só que o Brasil se esqueceu.
Senhores
Os chineses estão comprando terras por uma simples questão estratégica: eles precisam de fontes garantidas de suprimento de alimentos. Por isto a escolha das regiões agrícolas mais promissoras.
Se observarem a seqüência do comércio da soja do Brasil com a China pode-se ver que inicialmente a China importava do Brasil produtos industrializados (óleo de soja, farelo), a seguir passou a importar soja in natura, depois passou a importar via empresas chinesas comprando diretamente dos produtores locais, agora já está participando da produção e comprando terras; finalmente estará produzindo a soja no Brasil sob total controle chinês. É a verticalização do processo de obtenção da soja e o controle gradativo da fonte produtora.
É uma lição de visão estratégica e de planejamento.
Sds
Quanto aos chineses, é como sempre digo: quando a mandíbula do Dragão se fechar, o mundo lembrará com saudades das garras da Águia…
O Brasil é a casa da mãe Joana mesmo. Aqui todo o mundo se mete, todo mundo só quer se dar bem, todo mundo quer mandar, todo mundo quer meter o dedo… ou seja, aqui tudo pode. Estou começando a achar que seria melhor vender logo esse me…a e acabar logo com essa roubalheira.
Afff….
Concordo, com Marcos, E.Farias, Vader, Control, Joseboscojr, Antônio M e Guilherme Poggio.
Chegará o tempo que estes comunas irão sentir saudades das “GARRAS da ÁGUIA”.
Um dia entenderão que o Universo é CAPITALISTA, todos querem crescer e ser ricos, ou estou errado? Que me apontem alguém que deseja viver na pobreza, não crescer, enriquecer e prosperar, seja, um indivíduo, seja uma Nação.
De forma bem tosca, à diferença entre os Estados comunistas e os Estados capitalistas é que nos primeiros só o Estado e sua corte terão oportunidade de enriquecimento enquanto no CAPITALISMO todos as têm.
… Esses comunas nunca irão dar o braço a torcer que o PT e sua quadrilha estão acabando com nosso País, foram 10 anos de colheita farta do trabalho de governos anteriores e nada de plantio novo, basta ver as condições precárias que nossa infra-estrutura está. Quando a colheita acabar, viveremos apagões em todas as àreas, pois os investimentos são pífeis.
Esses Ptralhas, ficam fazendo média com MST, e todos os tipos de MSAlgumaCOISA, governando para algumas minorias, falando em social, social e social o tempo todo, comprando as eleições com vale coxinha pra cá, vale coxinha pra lá!
Essas terras poderiam ter sido compradas por brasileiros, e não por estrangeiros! Com investimentos na nossa agricultura, mais empregos, mais divisas nas exportações de alimentos, afinal a tendência do Brasil é ser o Celeiro do Mundo, enfim… O mais irônico é que são compradas por estrangeiros de um país COMUNISTA!
Mas, se brasileiros as comprassem logo seriam rotulados de latifundiários sem escrúpulos e o MST iria invadir com o aval dos Ptralhas!!!