Video: Forças de Defesa iraquianas
[youtube http://www.youtube.com/watch?v=vWBwCluxvmw]
O video de divulgação, publicado em um site dedicado às Forças Especiais iraquianas, apresenta os meios militares do país. Em destaque aparecem os tanque M1A1-Abrams e os 208s Cessna comprados dos Estados Unidos. As imagens também mostram um F-16IQ Fighting Falcon, apesar de a compra dos 18 exemplares do caça só ter previsão de fechamento para 2014 ou 2015, segundo dados da Força Aérea americana.
De acordo com análise do portal Defense Industry Daily, “sob uma perspectiva realista, o Iraque só será capaz de garantir a soberania nacional por volta de 2016 – e alguns analistas acreditam que poderá levar ainda mais tempo”.
FONTE: Naval Open Source Intelligence (tradução e adaptação do Forças Terrestres)
o engraçado e ver que a uns 10 anos atras, esse tipo de formatura só contava com armamentos e equipamentos russos!
…e assim os EUA conseguem mais um cliente do ponto de vista de material bélico.
Uma troca “justa”: Petróleo por armas de ponta.
…e não será tarde para que o Iraque, ainda que devastado pelo fanatismo religioso, ultrapasse o Brasil em equipamentos militares. Em pensar que foram grandes clientes da industria bélica brasileira nos 80´s.
ê lê lê.
Curioso ver cenas dos soldados iraquianos, porque lá na guerra de 2003 o uniforme era o mesmo(acho) da guerra do golfo, e agora está bem mais contemporâneo. Agora um país que era inimigo dos E.U.A. agora é um novo aliado.
mais um país melhor preparado que o nosso.
vai petralhada.
Até o Iraque tem suas forças de defesa mais bem equipadas que o Brasil!!!!isso é uma vergonha!!!
Uma coisa que eu percebi: Não vi nenhum Ak-47 nas forças em ação deste vídeo.
E nós continuamos com o velho “FAL”.
Concordo com o Rodrigo.
O vídeo faz parecer boa a situação do Iraque (novas armas, uniformes, equipamentos, aviões…). Porém o fato é que a miséria naquele país praticamente triplicou (ou até mais) depois da guerra com o EUA. Boa propaganda parecer que há uma defesa contra ameaças externas, já que, assim, esconde o mal que assombra e corroí o país por dentro.
força de defesa? mas se defender de quem? é uma nação ocupada e subjugada pelos eua.
um exército 100% de prateleira, a diferença entre Irã e Iraque é essa, o Iraque na década de 1990 sofreu a mesma pressão que o Irã sofre hoje, porém o Iraque não tinha uma indústria bélica e em 10 anos estava com um exército sucateado, o resultado foi a invasão de 2003. Os aiatolás podem ser meio doidos, mas não são nem um pouco bobos
Matheus disse:
9 de janeiro de 2013 às 11:26
E pensar amigo que este fanatismo religioso era controlado na época do Saddam Hussein.
Exercito Iraquiano patrocinado pelos EUA? Vão ser “bucha de canhão” numa invasão ao Irã…
Uma pergunta ao pessoal do P.A.: que avião aparece aos 1:24 do vídeo? Um AT-6?