Sucessão na Venezuela: Itamaraty adota cautela e espera solução “doméstica”
A posição do Itamaraty em relação à sucessão na Venezuela é de cautela. Diplomatas brasileiros veem a situação como excepcional e esperam uma saída “tranquila” e “interna” para o impasse.
Por ora, a atitude demonstrada por representantes do Ministério das Relações Exteriores é diversa da anunciada pelo assessor especial da Presidência, Marco Aurélio Garcia, que anteontem defendeu o adiamento da posse de Chávez por até seis meses.
Garcia diz que a Constituição venezuelana prevê o adiamento por 90 dias renováveis por mais 90 em caso de afastamento temporário, como o de Chávez.
Para integrantes do Itamaraty ouvidos pela Folha, o texto constitucional dá margem a diferentes interpretações em relação ao período máximo do afastamento temporário, antes da convocação de novas eleições.
Não que o ministério seja necessariamente a favor de novo pleito no curto prazo, até porque o presidente foi eleito e seu afastamento é temporário.
Internamente, o Brasil espera uma saída negociada e “doméstica”, que não implique ruptura democrática.
Nos bastidores do governo, há muita preocupação com a saúde de Chávez e com os desdobramentos políticos do adiamento de sua posse.
FONTE: Folha de São Paulo, via resenha do EB
Nosso Chapolin está com problemas sérios, pq o Zé Maria está rondando seriamente sua pessoa.
Fico imaginando se realmente acontecer a passagem do Hugo Chávez para o outro lado da vida, como vai ficar a Venezuela.
Evidentemente nao desejo mal a ninguem, mas seria fantastico que o chavismo/bolivariano tomasse um pontapeh no traseiro nas proximas eleicoes e a Venezuela, entao, participasse ativamente do Mercosul, para desespero do sujeito de excelente nivel, “top top Garcia”, que gosta de dar pitacos sobre os outros paises companheiros…
[]s!
Legenda da foto:
“Dois vermes aguardando na fila para encontrar Baal Zebul” 🙂
Acho engraçado é a atitude do Itamaraty.
No caso do Paraguai, quando expulsaram o Ludo, consideraram um golpe, mesmo obedecendo a Constituição.
Naquele momento, ninguém no Itamatary considerou que haviam “diferentes interpretações”.
Agora, no caso da Venezuela, os nossos ilustres diplomatas, mesmo diante dos malabarismos políticos que estão fazendo para não convocar novas eleições, deixando no comando do país o vice, que sequer é escolhido pelo povo, se acha tudo normal.
É este bando sem-caráter que defende os interesses do nosso país.
eu acho que o chapolim morreu, só estao esperando as coisas normalizarem na venefavela.
No brazil, lula se faz de morto para voltar a presidência…
Em cuba, “esteban” se faz de vivo para continuar presidente…
Êh cumpañerada!
Ora, ora, ora!!!
Como vai ficar agora o molusco (Pink), preste a perder um de seus sócios!!! (Cérebro)… Como vão poder unificar parte do continente em seus devaneios de conquista o Mundo, ops, quero dizer América do Sul!!! … e se perpetuarem no poder!!! … Cada um com seu engodo, lá o Bolivarismo, aqui um projeto democrático, com a compra de votos institucionalizada por meio de um programa social de bolsa família.
Já perderam o Paraguai… rsrs
Não contavam que um SER maior realmente existe e é infinitamente BONDOSO E JUSTO!
Observador disse:
10 de janeiro de 2013 às 12:21
Amigo, de todas as áreas do governo brasileiro uma que precisava ser encerrada e refundada após o governo do PT é a diplomacia. O Rio Branco tinha que ser fechado, todos os diplomatas demitidos, e começar-se tudo do zero.
Este blog deveria levar outro nome. Ao invés de “Forças Terrestres” deveria ser algo tipo “Reacionários Unidos” ou “Puxa-sacos do Tio Sam”, algo que realmente o identificasse como panfletim anti-PT que é.
De Força Terrestre aqui não tem nada. É só propaganda ideológica!
Concordo com a opinião do Observador! É triste perceber que a Política Externa Brasileira está subordinada à posição de um Partido Político!
Sds
Observando o comportamento político do Brasil, será que realmente existe uma solução para nós? A cada momento nos afastamos do ideal democrático e estamos demonstrando ao mundo o tipo de relações que apoiamos (Venezuela, Irã, Cuba, Bolívia, China), nenhum destes pode-se dizer que é um exemplo democrático. Para onde estamos caminhando? Será que o caminho que estamos indo nos levará a dissolução do país como conhecemos?
Como sempre a PeTralhada fica em cima do muro,esse itamaraty é uma vergonha mesmo. Rui Barbosa deve estar se “remexendo” no túmulo…
Esses dias comentei a mesma cisa que o Vader escreveu.
Tem que fechar o Itamaraty, demitir TODO MUNDO lá de dentro e começar tudo de novo.
O problema não é o Itamaraty, é a ideologia do Foro de SP que foi enfiada goela abaixo dos nossos diplomatas pelo governo petista.
AM disse:
10 de janeiro de 2013 às 14:19
Sujeito, gente como você, raivosa e antrolhada, verdadeiras viúvas do comunismo, é faz a ruína deste país.
Se não gostou daqui,sugiro que vá comentar em blogs de sindicatos, de ONGs fajutas e de jornalistas chapa-branca, todos mantidos com dinheiro público.
Lá você poderá debater com outros petistas e baba-ovos do Lula, pessoas tão inteligentes quanto você.
É só abrir comentários a todo mundo que começa a aparecer a “fauna”…
A política externa de um país está SEMPRE ligada ao partido que o governa.
Por exemplo atualmente a política EXTERNA americana é ditada pelo partido Democrata.
No Brasil é ditada pelo Partido dos Trabalhadores entidade política vinculada aos três últimos presidentes da República eleitos nesta nação sul-americana.
Morro de rir dos analistas d Globo e da Globo News vociferando ilegalidades e dando passagem a protesto da oposição venezuelana quando deveriam ter uma MÍNIMA COMPOSTURA HISTÓRICA.
Pelo menos quem CO-patrocinou a ruptura HISTÓRICA de dar posse “legal” a um Vice-Presidente (José Sarney) eleito num Colégio Eleitoral Indireto enquanto o presidente realmente eleito(Tancredo Neves) estava já moribundo e/ou morto em formol conforme a versão dos fatos, a Globo deveria olhar para o seu próprio rabo ANTES de opinar BOBAGEM…
giltiger disse:
11 de janeiro de 2013 às 4:04
Como sempre o cidadão reescreve os fatos sob a óptica do absurdo. O que tu colocas no chimas, índio velho???
Cara! Está na constituição da venezuela! Constituição feita sob inspiração do atual governo de “esteban”! Assim como foi com a posse do $arney! A constituição venezuela, a sua carta magna, foi ras-ga-da…
Quando o Paraguay usou sua constituição, foi taxado de golpista. A venezuela rasga sua constituição e taxada de legalista????? Maldito sejam os Maias que trolaram a humanidade!!!
giltiger disse:
11 de janeiro de 2013 às 4:04
O cidadão vem aqui defender a linha diplomática absurda determinada pelo partidinho que está no poder, desenterrando um um episódio de quase trinta anos atrás.
Primeiro: o Brasil daquela época, graças a Deus, era outro: instituições fracas e incipientes, pouca democracia. Países que baseiam a sua liderança em pessoas e não em instituições sofrem com isto, como o Brasil daquela época e a Venezuela de hoje.
Do jeito que você fala, também seria legítimo o GF decretar o calote da dívida externa, num ato absurdo, político e completamente desnecessário (o Brasil tinha o dinheiro), como o fez o mesmo Sarney naquela época?
Segundo: é bem estranho você reclamar do apoio da Globo para a posse do Sarney, afinal de contas, o caudilho maranhense é aliado de cama e mesa do PT. Se ele é tão ruim, porque o GF anda grudado nele?
Terceiro: ao contrário do que você pensa, a posse do Sarney foi legal e natural, pois a constituição da época determinava a posse do vice-presidente.
Estranho é o que acontece na Venezuela, onde fazem malabarismos jurídicos para afirmar que o Chavez não está ausente, para não convocar novas eleições.
E quarto: você é que pensa que a política externa americana é ditada pelo partido democrata. A diplomacia americana é direcionada pelos interesses do país, e é suprapartidária.
O Itamaraty deveria agir assim, e não seguir a cartinha do partidinho. Ao fazê-lo, agem contra os interesses da nação, expondo o nome do Brasil ao ridículo. Defendem qualquer um que se diga comunista e/ou antiamericano, como por exemplo, o assassino condenado Cesare Battisti.
Concordo com o Vader: tinha mesmo é que colocar esta turma toda no olho da rua.