Ministro da Defesa assiste disparo real de Leopard 1A5

9

Assista, neste Exército Notícias, a visita de uma comitiva do Ministério da Defesa e do Comando do Exército a Santa Maria, considerado um dos pólos tecnológicos da Força Terrestre. Na ocasião, foram disparados tiros reais do carro de combate Leopard 1A5, durante um exercício em andamento coordenado pela 3ª Divisão de Exército.

0 0 votos
Classificação do artigo
Inscrever-se
Notificar de
guest

9 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
aldoghisolfi
aldoghisolfi
12 anos atrás

Deus do Céu… quem ouve ‘ele’ falando até pensa que a coisa é séria. Dissuasão? Poder de dissuasão? Nós? Mas se nem a Bolíva e o Paraguai nos levaram a sério?!… Pintaram e bordaram em cima de matéria do interesse direto da defesa e incolumidade nacionais?!… PIADA!

Daglian
Daglian
12 anos atrás

“Obviamente aqui nas nossas vizinhanças só temos países amigos.” Tem certeza Sr. Ministro? Você realmente, como ministro da defesa pretende ficar na confiança? E se um destes países discordar de sua opinião?

Parei de ver o vídeo aí. Mostra que não há intenção alguma em continuarmos qualquer desenvolvimento tecnológico/de defesa neste país.

glaison
glaison
12 anos atrás

“Que o potencial adversário veja nossas capacidades e pensem duas vezes…” KKKKKK
Alguém mostre a ele esse vídeo. Gostaria que ele se visse falando. Ele iria rir de si mesmo, por ter falado essa bobagem.
Meus amigos, eu tento, eu geralmente faço piada de coisas inadequadas, mas essa aí eu não achei graça. Desculpe ministro, eu não ri…
Que o potencial adversário pense duas vezes? Em que? Se ataca agora, ou toma um café antes…

Gostei daquele simulador. É mais divertido do que jogar Battlefild. Sim, esse é o mais próximo que cheguei de uma arma operacional.

Vader
12 anos atrás

Achei bastante legal o programa de simuladores. Mas que apertada a área da torre para o municiador não? Se o cabra for meio “comprido” que nem o do vídeo, tá lascado: vai bater o pote toda hora e as costas irão ficar “arregadas” rapidinho.

No geral gostei. Mostra que o EB fez a opção correta pelo Leopard 1A5. Não é o estado da arte, mas ao menos veio em boa quantidade. E a quantidade é uma qualidade intrínseca. Além de ter um preço viável, tanto de aquisição como de manutenção, o que isso sim (custo de manutenção) contribui com a prontidão, essencial para uma força blindada.

Hoje podemos dizer que, excetuado o Chile (com quem por sorte não fazemos fronteira), temos a maior, melhor e mais moderna força de CCs entre nossos vizinhos.

O que, evidentemente, não é mais nada que nossa obrigação.

tpivatto
tpivatto
12 anos atrás

“[…] temos a maior, melhor e mais moderna força de CCs entre nossos vizinhos […]”.

VADER: não sei, não. Estás esquecendo, p. ex., que o Exército Argentino produziu e ainda possui uma quantidade razoável do TAM?
Acho que o fato que ainda faz com que a balança do poderio bélico penda para o nosso lado, no particular, consiste nas antigas VBR Cascavel e Urutu, que tbm foram produzidas em quantidade relevante e das quais ainda estão operacionais um número considerável.
Bem que o BACCHI poderia dar a opinião de “expert” sobre a questão (qual país sul-americano possui a maior, melhor e mais moderna força de carros de combate blindados).
Sauds.

Vader
12 anos atrás

tpivatto disse:
7 de novembro de 2012 às 5:55

tpivatto, me referia especificamente a carros de combate (CCs), não a blindados (Cascavel, Urutu, M-113, etc).

Mas mesmo aqui tenho que discordar do amigo. Os números de VBTP M-113 de Brasil e Argentina são similares, mas os nossos estão (uma parte) sofrendo modernização. E no tocante a VTRs estamos muito adiante deles. E com o Guarani, se tudo der certo, ficaremos mais além ainda.

No tópico CCs, consta que a Argentina tem 252 TAM. O Brasil tem 250 Leopard 1A5 e 128 Leopard 1A1 (além dos 91 M-60 e 112 M-41 que serão desativados).

O Leopard 1 é um Main Battle Tank em sentido próprio, com até 42,2 toneladas, contra 30,5 do TAM (equipado). O TAM é um carro mediano, não um MBT.

Por fim, a blindagem do TAM é muito menos espessa que a do Leo 1.

E o que é mais importante: nossos Leo 1 estão, se não novos, modernizados. O TAM já vai pra sua terceira modernização.

Enfim, creio que não devemos tomar a Argentina como parâmetro.

rsbacchi
rsbacchi
12 anos atrás

tpivatto, como já foi dada uma opinião, não vejo necessidade de pronunciar-me a respeito.

Obrigado

Bacchi

Mauricio R.
Mauricio R.
12 anos atrás

OFF TOPIC…

…mas nem tanto, afinal a Turquia está na moda, pela tela da Rede Globo!!!

Novo “brinquedinho” turco:

http://snafu-solomon.blogspot.com.br/2012/11/altay-main-battle-tank-vid.html

Inicialmente me pareceu um SPH e não um MBT.

Mauricio R.
Mauricio R.
12 anos atrás

OFF TOPIC…

…mas nem tanto, afinal é sobre o único MBT, realmente moderno no mercado.

(http://snafu-solomon.blogspot.com.br/2012/11/cv90120perfect-for-82nds-airborne-main.html)

O Solomon tem uma baita queda, pelos produtos da BAE.