Guarani 8×8 segue em frente
Dando continuidade ao Projeto Estratégico Guarani, o Exército decidiu desenvolver a Viatura Blindada de Reconhecimento Média de Rodas (VBR-MR), integrante da Nova Família de Blindados Médios de Rodas, tendo como base uma plataforma 8×8.O projeto conta com o apoio da Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP) do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, e o desenvolvimento da versão VBR-MR 8×8 oferece uma flexibilidade notavelmente maior para a implementação de sistemas de armas e de funcionalidades previstas nos Requisitos Operacionais Básicos (ROB) e Requisitos Técnicos Básicos (RTB) desse tipo de viatura.
FONTE: EB
NOTA DO EDITOR: Você encontra mais informações sobre as capacidades e empregos do Guarani na reportagem da 5ª edição da revista impressa Forças de Defesa.
Isso e pra quem dizia que não haveria uma versão 8X8, parece que o EB vai ter as 2 versões de Chassis, tanto 6X6 quanto 8X8, como e o caso do VAB que inicialmente foi desenvolvido 4X4 e depois uma versão 6X6 que foram utilizados pelo exercito Frances e hoje se tem mais de 4 mil unidades em operação, eu sinceramente não vejo o Guarani como um sucesso de exportação como foi o Urutu primeiro que a concorrência e acirrada os chineses tem uma grande variedade de veículos além da Russia, turquia que também tem uma variedade pra exportação, Mesmo… Read more »
É muito cômico isso, o governo brasileiro bancando desenvolvimento de equipamentos para empresas estrangeiras.
Marcos disse:
19 de setembro de 2012 às 12:40
É muito cômico isso, o governo brasileiro bancando desenvolvimento de equipamentos para empresas estrangeiras.
Marcos, o projeto pertence ao EB, a Iveco apenas industrializa. Ela não possui direito algum sobre a propriedade intelectual do produto. Portanto o EB não está bancando o desenvolvimento de equipamentos para empresas estrangeiras, tal empresa estrangeira que está obtendo a licença de fabricar um projeto de posse do Exército Brasileiro, para o próprio exército brasileiro. Se a mesma for exportar o produto pagará Royalties ao EB, e o fabricará em plantas fabris em solos brasilis.
Qual seria a diferenca de uma versao 6×6 e 8×8 ??
Seria apenas capacidade de carga ???
Lyw disse:
19 de setembro de 2012 às 13:26
Exatamente isso o projeto e de propriedade intelectual do EB, não se tinha outra escolha, a maioria das empresas automotoras no Brasil e estrangeira seja Ford, GM, Volkswagen e Fiat, se não me engano apenas a Agrale e a Puma se ainda existir e Nacional.
A diferença básica é que a versão 8×8 é mais cara e para um Exército como o nosso que não é rico…
O problema é que se existisse uma empresa nacional com capacidade para fazê-lo, esta seria abandonada a sua própria sorte. Somente depois de sua quase falência, venda à outra empresa, desnacionalizada, esquartejada, desmantelada, expurgada, ai então o governo brasileiro iniciaria as negociações. Exemplos disso não faltam.
As compras de material bélico, ar, terra ou mar, são as únicas que permitem à um país exigir contra-partidas, quer comercial ou de transferência de tecnologia, e normalmente isso se faz com empresas nacionais e não de empresas estrangeiras instaladas no país.
Sim , lógico, a estratégia do governo brasileiro é igual àquela do Chapolin Colorado: “Não contavam com minha astúcia!”
Este Guarani 8×8 aparentemente é um ‘abrasileiramento’ do Iveco SuperAV, uma versão mais leve do IFV 8×8 italiano Freccia, que por sua vez tem sua origem no ‘Caça-Tanque’ 8×8 italiano Centauro, que equipa o Esercito Italiano (400 unidades) e o Ejército de Tierra espanhol (88 unidades).
Um pequeno trecho do Military Today sobre o SuperAV:
“It is anticipated that the SuperAV will be developed into a family of armored vehicles. Currently Brazilian MoD and Iveco jointly developed a VBTP-MR, also known as the Urutu III, 6×6 armored personnel carrier, based on the SuperAV.”
http://www.military-today.com/apc/iveco_superav.htm
Abç,
Ivan.
Os dados sobre o Freccia:
http://www.military-today.com/apc/vbm_freccia.htm
Os dados sobre o ‘tank destroyer’ Centauro:
http://www.military-today.com/artillery/centauro_b1.htm
Obrigado pela resposta Galante.
Uitinã escreveu em 19 de setembro de 2012 às 11:17 “… Isso e pra quem dizia que não haveria uma versão 8X8, parece que o EB vai ter as 2 versões de Chassis, tanto 6X6 quanto 8X8, como e o caso do VAB que inicialmente foi desenvolvido 4X4 e depois uma versão 6X6 que foram utilizados pelo exercito Frances e hoje se tem mais de 4 mil unidades em operação, …”. O exército francês e a Gendarmerie só usaram a versão 4X4 num totral de 3.894 veiculos. Os 6X6 foram usados por: Marrocos >>> 394; Qatar >>> 162; Emirados Arabes… Read more »
Ivan escreveu em 19 de setembro de 2012 às 16:03 “… Este Guarani 8×8 aparentemente é um ‘abrasileiramento’ do Iveco SuperAV, uma versão mais leve do IFV 8×8 italiano Freccia, que por sua vez tem sua origem no ‘Caça-Tanque’ 8×8 italiano Centauro, que equipa o Esercito Italiano (400 unidades) e o Ejército de Tierra espanhol (88 unidades). …”. Não seria mais logico alongar o 6X6 e colocar mais duas rodas? Qual o motivo de “abrasileirar” o SuperAv, que me foi dito pelo pessoal de projetos da IVECO em Sete Lagoas não ser um projeto tão moderno como o Guarani? Qual… Read more »
“Qual é o motivo deste comentário tão exdruxulo?” “Trata-se de uma conspiração?” Sr. Reginaldo, Peço desculpas por meu comentário ter lhe parecido “exdruxulo” e asseguro que não há nada parecido com “conspiração”, até por que sou apenas um entusiasta pelo assunto e trabalho em área completamente diversa. Entretanto quero lembrar que comecei a escrever com a palavra ‘aparentemente’, que indica tratar-se apenas do que parece ser, diante da semelhança entre os vários veículos blindados criados pela IVECO e do pequeno trecho que transcrevi acima do Military Today. Informo ainda, pois certamente não ficou claro, que sou um grande admirador dos… Read more »
Achei a imagem dele intimidadora.
Impressionante como um 8×8 é mais “invocado” que um 6×6. 🙂
Caro Ivan, concordo que tenha havido influência em termos de conceito destes veículos citados, o que é completamente normal, inclusive o SuperAV, no entanto assim como disse o amigo Bacchi, a quem considero muito, não faz sentido o “abrasileiramento” de um projeto inferior e com pouca ou nenhuma comunalidade de componentes.
Bacchi
Exatamente a versão 6X6 foi feita exatamente com atenção a exportação, sendo 10% mais cara que a versão 4×4, pra funções que exigiria um veiculo 6×6 o exercito Francês possui outras viaturas mais adequadas como o VBCI.
Vamos deixar bem claro a questão de veículos blindados no exército francês. Em 1965 foi começado o programa de um VBTP sobre lagartas como parceiro do CCM AMX-30 nas divisões blindadas. Este veiculo foi o AMX-10P (Peso em ordem de combate de 14,5 toneladas), cuja introdução nas unidades blindadas começou em 1973. Sua produção terminou em 1994 com um total de 1.810 veiculos fabricados. O AMX-10P foi considerado obsoleto diante do que os outros países estavam introduzindo na época, e em 2000 foi encomendado seu substituto, ou seja, o VBTP que seria parceiro do CC Leclerc nas brigadas blindadas. Este… Read more »
Enquanto veículo de reconhecimento, penso que o mais apropriado seria algo parecido c/ o “Rooikat” sul-africano, infelizmente o nome remete a uma certa tranqueira francesa, ao contrário de se extender o já casco volumoso de um APC.
“Ela não possui direito algum sobre a propriedade intelectual do produto.”
A tecnologia empregada e os “know why” e “know how”, são de propriedade da IVECO.
Que eu saiba o Guarani é inteiramente projetado pelo EB, o envolvimento da IVECO foi posterior, na fase de industrialização. PORTANTO o PROJETO do Guarani não sofreu qualquer influência direta dos produtos da IVECO na Itália. TALVEZ na fase industrial algo disponível para a IVECO pode ter sido compatibilizado com o projeto do Guarani. O que ACHO difícil pois o Guaraní é um projeto mais moderno e de concepção BASTANTE diferenciada internamente da família do Centauro italiano. O mesmo para o novo projeto do 8X8 que é da família Guarani e portanto baseia-se nos mesmos conceitos construtivos e arquitetura de… Read more »
Maurição,
Abre o seu coração pro seu amigo virtual.
Me diz o nome dessa francesinha que te magoou na adolescência que eu vou mandar dar um cacete nela. rsrsrs
giltiger, em todas as reuniões que eu, Helio Higuchi e Paulo Bastos tivemos com o pessoal do EB e da IVECO para escrevermos nossos artigos sobre o Guarani que foram publicados na Tecnologia & Defesa, nos foi dito que o projeto estava sendo feito pela IVECO com a cooperação do EB.
Você nega este fato.
Que informações você tem para isto?
Não adianta escrever: TALVEZ, ACHO, ACREDITO!
Forneça fatos!!!
Bacchi
Tá eu sei que a versão 6×6 é equipada com dois tipos de torretas a Remax.50 e o Canhão de 30mm!
Correto e qual seria as possibilidades pra versão 8×8?
Talvez um canhão 90mm?
A IVECO concebeu, projetou e construiu veículos 8 X 8, de acordo c/ requisitos e necessidades de motomecanização dos exércitos da OTAN, como o Centauro, o Freccia, o Super AV além dos Puma em 6 X 6 e 4 X 4.
Enquanto isso, o que foi que o Ctex fez???
Precisa ser mto nacionalista e desesperadamente ufanista, além de bastante tolo, p/ acreditar que o Ctex tenha a mesma capacidade técnico-industrial desta.
Super AV 8 X 8, reviseted:
(http://snafu-solomon.blogspot.com.br/2012/09/bae-pulled-fast-one-marine-personnel.html)
Tá aí um cara que, talvez pelos motivos errados, é fã do Guaraní.
Que comentário exquisito!!!
Bacchi
Estou me referindo ao comentário do SNAFU!
Bacchi
P.S.: Para os que não sabem, SNAFU quer dizer: Situation Normally All Fucked Up!