LM, Oshkosh e AM General selecionadas para a próxima fase do JLTV

1

Os três grupos selecionados para a próxima fase do renascido programa JLTV (Joint Light Tactical Vehicle), cujo propósito é buscar um utilitário leve de emprego tático que substitua parte dos atuais Humvee, receberam contratos para produção de 22 prototipos em até um ano.

O programa passou por um processo de “simplificação” e parte das exigências foram retiradas, refletindo em um custo de aquisição que não ultrapasse US$ 250 mil por unidade (considerando valores de 2011).

Sendo assim os grupos BAE Systems, Navistar e GTV foram eliminados do programa. A AM General, fabricante do atual Humvee, participou de duas maneiras. Como integrante do consórcio GTV (em conjunto com a Geneal Dynamics Land Systems) e independentemente, sendo classificada no segundo caso com uma proposta que não fazia parte da fase inicial do programa.

Depois da fase EMD (Engineerind and Manufacturing Phase), o Pentágono espera dar início ao LRIP (Low Rate Initial Production) e selecionar apenas uma das três propostas.

Este é um dos maiores programas de veículos sobre rodas do planeta, com a provável compra de 50 mil veículos pelo Exército dos EUA, além de outros 5.000 para os Fuzileiros (US Marines).

A AM General compete com o BRV-O (Blast-Resistant Vehicle – Off Road). O modelo da Lockheed Maritm é uma variante mais simples do seu veículo MRAP  (foto acima) e a Oshkosh concorre com o L-ATV, derivado do MRAP M-ATV.

VEJA MAIS:

0 0 votos
Classificação do artigo
Inscrever-se
Notificar de
guest

1 Comentário
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Bosco Jr
Bosco Jr
12 anos atrás

Independente de quererem um veículo utilitário mais resistente em combate que o Humvee, sempre haverá a necessidade de um veículo utilitário menos “guerreiro” e mais utilitário.
Não seria melhor então reduzir a quantidade de Humvees e aumentar a quantidade de ASVs (M1117) ao invés de introduzir outro veículo?