Irã apresenta atualizações de mísseis e outras armas

3

[youtube http://www.youtube.com/watch?v=WkkX3JL76b0]

 

O Irã apresentou atualizações para seis armas nesta terça-feira (21), incluindo um míssil de curto alcance mais preciso e um motor naval mais potente, informou a mídia iraniana, no que parece ser a mais recente resposta da República Islâmica à pressão internacional sobre seu programa nuclear.

O equipamento foi apresentado em uma cerimônia que marcou o Dia da Indústria de Defesa, com a participação do presidente Mahmoud Ahmadinejad e do ministro da Defesa, Ahmad Vahidi.

Israel afirma que está considerando ataques aéreos em instalações nucleares iranianas se o Irã não apaziguar os temores ocidentais de que está desenvolvendo meios para produzir armas atômicas, algo que a República Islâmica nega.

O Irã diz que pode atingir Israel e bases norte-americanas na região caso venha a ser atacado.

O país também ameaçou bloquear o Estreito de Ormuz, o gargalo do Golfo Pérsico através do qual passam 40% das exportações mundiais de petróleo marítimo. Tal medida poderia incitar uma resposta militar dos Estados Unidos.

Ahmadinejad disse nesta terça-feira que os avanços militares do Irã são apenas para fins defensivos e não devem ser vistos como uma ameaça, mas disse que iriam dissuadir potências mundiais de impor suas vontades sobre o Irã.

“Os avanços defensivos têm o objetivo de defender a integridade humana, e não têm a intenção de serem ofensivos para com os outros”, disse o presidente, segundo a agência de notícias Mehr.

“Eu não tenho dúvida de que nossas capacidades defensivas podem resistir ao assédio moral e pôr fim a seus planos.”

Entre as atualizações havia uma quarta geração dos mísseis Fateh-110, que possui um alcance de cerca de 300 quilômetros.

Em julho, o Irã disse que teve sucesso em testes com mísseis de médio alcance, capazes de atingir Israel, e testou dezenas de mísseis destinados a bases aéreas simuladas.

O país também apresentou um motor marítimo mais poderoso de 5.000 cavalos, o Bonyan-4, disse Vahidi, segundo a agência Fars. A versão anterior tinha 1.000 cavalos de potência, disse a agência Isna.

FONTE: G1

VÍDEO: Naval Open Source Inteligence

0 0 votos
Classificação do artigo
Inscrever-se
Notificar de
guest

3 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Edu Nicácio
12 anos atrás

Não sei o quanto de tudo que o Irã alardeia na mídia é engodo, mas tenho que tirar meu chapeu para os persas.

Nada como uma vizinhança “doida” para estimular o desenvolvimento tecnológico e militar de um país.

Giordani
Giordani
12 anos atrás

Com esse vídeo um certo “ceguinho” deve ter delirado…

Isso me lembra o Iraque antes da data limite imposta pelos EUA, digo, ONU…era desfile de aviões, tanques, SAMs…até uma ovelha a guarda revolucionária comeu na frente das cameras…e foram patrolados!

erabreu
erabreu
12 anos atrás

A “explosão” do míssil pareceu FAKE.
Queria que algum especialista analisasse com recursos técnicos, mas parece que explode do nada.