EUA instalará em Honduras sua maior base na América Latina
Segundo Bertha Cáceres, dirigente do COPINH, grandes reservas de petróleo podem ser encontradas na região que pode receber a base
Chevige González Marcó,
da Rádio do Sul
Bertha Cáceres, dirigente do COPINH (Conselho Cívico de Organizações Populares e Indígenas de Honduras), denunciou que tropas militares estadunidenses se deslocam livremente pelos rios localizados na região da Mosquitia, no norte do país.
Em entrevista para a Rádio do Sul, Cáceres afirmou que a ingerência dos Estados Unidos em Honduras é descarada e destacou que Washington pretende instalar na “Mosquitia” o que seria sua maior base militar na América Latina. Acrescentou que nesta região poderiam ser encontradas grandes reservas de petróleo.
A dirigente social indicou que o governo estadunidense pretende investir 1,3 bilhão de dólares para colocar suas tropas e utilizar o território hondurenho como plataforma para atacar outros países.
A região da “Mosquitia” está localizada no norte do país, entre o Caribe e a fronteira com a Nicarágua. Tem limites marítimos com Jamaica, Cuba, Belize e a própria Nicarágua. Ali estão quatro etnias indígenas, que se encontram ameaçadas pela presença militar estadunidense.
Contradição
A presença militar estadunidense em Honduras tem sido justificada como parte dos mecanismos conjuntos da luta contra o narcotráfico, entretanto, adverte Cáceres, ocorreu o contrário: a medida em que aumenta o número de efetivos estadunidenses, aumenta também o narcotráfico.
FONTE: www.brasildefato.com.br
Americanos = Proibicionistas = + Guerra as Drogas = + Trafico de Drogas = + Mais Trafico de Armas.
Simples como matematica.
Petróleo, Petróleo, Petróleo… Parece que esse combustível é uma benção e uma maldição ao mesmo tempo.
Países ricos e desarmados são alvos fáceis quando a “fome” por recursos minerais e energéticos fala mais alto.
E quem é mesmo o “João Bobão” do hemisfério sul desarmado e detentor de riquezas imensuráveis??? Pois é…
Se a “base” fosse cubana, não haveriam reclamações…
Se a base fosse cubana as reclamações seriam bilaterais. Se fosse Petista entao…
A base nunca será cubana. Em lugar nenhum.
Senão os soldados cubanos que iriam para a base desertariam em massa e pediriam asilo político pra fugir do regime opressor do Fidel.
Ahahahaha, chupa PeTralhada, rsrsrs
Mas Requena, quem disse que precisa de base cubana.
Basta a KGB deles, como a que atua na Venezuela.