Centauro: aumentando o poder do “tank destroyer”
Na imagem acima o veículo 8×8 Centauro italiano, o verdadeiro “tank destroyer”. O Centauro, desenvolvido pelo consórcioIveco Fiat – Oto Melara, foi inicialmente concebido com um canhão de 105mm.
O exemplar da foto acima é um protótipo que emprega o mesmo chassi mas com um canhão howitzer de 155mm e outros melhoramentos.
Poggio,
Aparentemente a foto acima é de um canhão autopropulsado de 155 mm (155mm por 39 calibres), montado sobre o chassi de um Centauro/Freccia.
Os mais puristas diriam que é um obuseiro pela elevação do cano da arma, mas é outro debate.
No Military-Today tem uma matéria sobre esta variante do Centauro, que começa assim:
“The Porcupine is a prototype 155-mm self-propelled howitzer. It is also referred as Centauro 155/39 LW. This artillery system is being developed by Iveco and OTO-Melara. The project is funded by Italian Ministry of Defense. The new self-propelled howitzer is intended to operate in medium Italian Army brigades alongside Centauro tank destroyers, Freccia infantry fighting vehicles, and associated combat vehicles based on 8×8 wheeled chassis.”
Respeitosamente,
Ivan, a oldinfantryman.
O link:
http://www.military-today.com/artillery/porcupine.htm
Poggio,
Pelo que havia lido em um site europeu, o Centauro “tank destroyer” de 105 mm e um exemplar do IFV Freccia está na Rússia para testes, sendo que a outra versão do caça tanque de 120 mm estaria indo para aquelas bandas em breve, talvez depois da Eurosatory.
O interesse da Rússia por veículos ocidentais pode ser fonte para uma interessante matéria.
Abç,
Ivan.
Ivan
Obrigado. Já fiz as correções.
Não há lógica em se denominar um obus de 105 ou de 155 mm de canhão.
Xiii… Bosco,
Esta briga é longa e não chega a lugar nenhum.
Tradicionalmente os obuseiros tinham cano menor, com menor velocidade de boca e atiravam com maior angulo de elevação.
Já os canhões tinham o cano mais longo, maior velocidade de boca e atiravam com menor angulo de elvação.
O obuseiro era usado para atirar por sobre os obstáculos, com seu projétil caíndo mais na vertical, enquanto os canhões que tinham o tiro mais tenso buscavam os alvos a maior distância, sendo capaz de (eventual emergência) realizar tiro direto.
Hoje em dia o cano do obuseiro aumentou e a capacidade de elevação do canhão também.
Lembra do obuseiro M-110 de 203 mm e do canhão M-107 de 175 mm?
Pois é.
Trocaram o cano do M-110 por um mais longo no mesmo calibre e este passou a cumprir a mesma missão do M-107.
Mas vc conhece esta história melhor que eu.
Abç,
Ivan.
Ivan,
Mas eu acho que deviam padronizar e deixar essa estória de comprimento do cano e velocidade na boca do tubo de lado e partir para a função primária.
A de um canhão é o tiro direto, tenso, contra um alvo pontual; a de um obuseiro é para tiro curvo, batendo preferencialmente alvos de área.
O que ele vem a fazer de modo eventual não conta.
Hoje há obuseiros que lançam projéteis em trajetória parabólica a mais de 40 km, dentre outros fatores por terem tubos extremamente longos com grande “velocidade inicial”. Mas e daí? Ao meu ver continuam sendo obuseiros.
Nem a capacidade de elevação poderia ser levada em conta tendo em vista os canhões antiaéreos.
Função primária, principal, e só.
Pra complicar ainda há uma tendência em prover canhões de carros de combate com maior capacidade de elevação para poderem ser mais eficazes em guerra urbana e para poderem atirar projéteis guiados em tiros curvos a grandes distâncias. Aí a porca torce o rabo de vez.rsrsrsss
Pra complicar, o que é correto: obus ou obuseiro?
rsrsrsss
Um abraço.
Os termos vem do francês.
Obusier (obuseiro) é uma arma que dispara um obus.
Un obus est un projectile creux, en forme de cylindre terminé par un cône, rempli de matière explosive. C’est une munition tirée par un canon (Um obus é um projetil oco, em forma de cilindro, terminado em um cone, cheio de um material explosivo. É uma munição atirada por um canhão).
Bacchi
Valeu Bacchi!
Obrigado.