Dilma faz reunião hoje para tratar do reajuste aos militares das Forças Armadas

 

Em meio a pressões por aumento salarial de todos os lados, a presidente Dilma Rousseff convocou uma reunião no Planalto para discutir o assunto. A presidente está preocupada particularmente com a situação dos militares, que se queixam de estar sem aumento há 11 anos. Eles pedem 47%, mas pelas primeiras tratativas não devem levar mais do 20%, que seriam concedidos em parcelas até 2014. Hoje será um dia de manifestações salariais em Brasília realizadas por pelo menos duas outras categorias: médicos e auditores da Receita Federal.

A preocupação do Planalto em relação ao pessoal do Exército, da Marinha e da Aeronáutica é que há mobilização salarial também de polícias militares pelo Brasil todo. Há risco de os dois grupos se unirem para pressionar o governo. Além disso, já há uma “marcha virtual” em andamento, liderada por militares da ativa, que buscam adesões na internet, para que o reajuste seja objeto de discussão no Congresso, em uma de suas comissões, a de Relações Exteriores e Defesa Nacional do Senado.

Até a quarta-feira da semana passada, podiam ser vistas quase 400 mil assinaturas de militares e civis que apoiam o movimento, enviando para a página do Senado, pedido de realização de audiência com autoridades como os ministros da Defesa, Celso Amorim e do Planejamento, Miriam Belchior, para tratar de aumento salarial. Só que, estranhamente, na sexta-feira, a página do Portal da Cidadania do Senado deixou de registrar o número de adesões e, agora, se limita a colocar “+ de 10 mil” apoios.

Os militares ficaram frustrados, ontem, com a mensagem da presidente Dilma Rousseff lida na cerimônia de comemoração da Batalha Naval de Riachuelo. Eles esperavam que ela fizesse algum aceno em relação ao aumento. Dilma limitou-se a pedir que os militares “mantenham a motivação, o profissionalismo e a dedicação”. Mas não passou nem de longe no tema que mais lhes interessava: reajuste. “A presidente falou duas vezes em motivação. Mas como conseguir manter a tropa motivada com graves problemas salariais?”, comentou um oficial, que preferiu não se identificar.

Saiba +

Além das pressões internas nos quartéis sobre seus comandantes, as mulheres dos militares estão convocando para o próximo domingo, aproveitando a realização da Conferência Rio+20, “um grande panelaço e saída para marcha até o Forte Copacabana”.

FONTE: Jornal de Brasília

0 0 votos
Classificação do artigo
Inscrever-se
Notificar de
guest

4 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
danra2
danra2
12 anos atrás

Pois é, né Dilma? Fica dificil de falar que o governo não tem dinheiro quando a gente paga tanto imposto e os deputados e senadores aumentam o salário deles quando querem . . .

Augusto
Augusto
12 anos atrás

danra2, você foi muito feliz em suas palavras.

joubertfreire
joubertfreire
12 anos atrás

O soldo dos militares é uma vergonha, como se diz sem dim dim, não se come,não se veste, enfim não se tem um vida digna, poxa vi esta semana que o manobrista da assembleia legislativa de São Paulo ganha pasmem R$11.000,00 reais por mês , não errei é isso mesmo!! ganha mais que um Coronel do Exercito!!, então está tudo errado Srs. alguma coisa não vai bem nas terras Tupiniquim..todo mundo pode ganhar no governo, menos os MILITARES!!! é os Petralhas nestes 10 anos de Governo masacraram a CASERNA. sou civil, mas que bando de Generais molengas que nós temos…Saudades de um GEISEL…

Universal
Universal
12 anos atrás

Boa noite.
Já foi informado que um ascensorista do senado ganha mais que um piloto de caça. Isto é um absurdo. Inacreditável. Inaceitável. Intolerável.
Depois de tantos anos estudando, recebendo soldo, uniformes, atendimento médico e dentário, morando e se alimentando por conta dos civis, deviam dar uma lição na presidente Dilma, pedir baixa das forças armadas e trabalhar na iniciativa privada.
Ganhariam muito mais respeito e dinheiro. Vejam quanto ganha um piloto de linha aérea ou da Petrobrás, um gestor de empresa de segurança privada, um comandante de navio transoceânico, um prático de porto, etc.
Vamos lá. Capacidade não nos falta. Oportunidades estão brotando como capim. Quem é competente não se entrega ou choraminga. Vai a luta.
Quero ver se o governo segura esta barra.
E concordando com o sr. Danra2: quem aumenta salário são deputados e senadores (não presidente) e com nossos impostos.