Militares fazem marcha virtual por aumento salarial

6

Por Tânia Monteiro

Brasília – Cansados de esperar por iniciativas dos comandos e do Ministério da Defesa para que consigam reajuste de seus salários, os militares da ativa começaram uma mobilização por um caminho inusitado: eles estão buscando adesões na internet para que o assunto seja objeto de discussão na comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional do Senado. Até o início da noite desta segunda-feira, haviam sido coletadas mais de 206 mil assinaturas de militares e civis em apoio ao movimento. Essas assinaturas embasaram um pedido já enviado para o Senado, solicitando a realização de audiência com autoridades como os ministros da Defesa, Celso Amorim, e do Planejamento, Miriam Belchior, para tratar do aumento salarial.

O movimento já está sendo chamado de “marcha virtual”. O assunto já foi parar no Planalto, mas não está sendo objeto de avaliação pelo palácio, que apenas acompanha as informações. Há informes no Ministério da Defesa sobre o alto índice de endividamento da categoria. Os integrantes do movimento virtual querem chegar a 500 mil assinaturas. O assunto preocupa o governo até porque, paralelo à marcha virtual, as mulheres dos militares estão programando um “panelaço” para ser realizado durante a Rio+20, quando o Brasil receberá cerca de 120 chefes de Estado e de Governo para a conferência mundial do meio ambiente. A convocação das mulheres também está sendo feita pela redes sociais.

No link da página do Senado, onde pedem adesão para que o assunto “reajuste salarial” seja discutido no Congresso, os militares lembram que “não há aumento há mais de onze anos e a classe se vê obrigada a fazer empréstimo consignado para sobreviver e não passar por privações”. Há queixas de todas as regiões do País sobre seus os comandos para que o tema seja levado ao Palácio do Planalto. No Ministério da Defesa, a informação é que o assunto “é objeto de tratativas das áreas técnicas da Defesa com Planejamento”, mas não há a menor previsão de quando o assunto poderia ser levado para esferas superiores ou de quanto poderia ser a proposta de reajuste.

FONTE: Veja

0 0 votos
Classificação do artigo
Inscrever-se
Notificar de
guest

6 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Universal
Universal
12 anos atrás

Boa noite.
Qual o endereço eletrônico para se incluir nesta”marcha”?

Daglian
Daglian
12 anos atrás

Realmente, qual seria o endereço eletrônico para assinarmos?

ReturnOfTheKing
ReturnOfTheKing
12 anos atrás

Eu apoio, está sendo via twitter pelo que vi e facebook não sei ao certo tambem vou procurar qualquer coisa posto neste mesmo topico.

Universal
Universal
12 anos atrás

Boa noite,
Eu não entendo muito disto, mas se conseguirmos uma quantidade grande (200.000?) de assinaturas e forem levadas ao congresso, eles não teriam a obrigação de receber, protocolar e colocar em votação?
Se divulgarem o endereço do abaixo assinado, pode se tornar numa grande ferramenta para conquistar o justo salário que merecem.

Almeida
Almeida
12 anos atrás
Vader
12 anos atrás

Bem senhores, depois que se divulgou que um piloto de Mirage ganha menos que um ascensorista do Senado, vocês acham mesmo que uma petiçãozinha no site do próprio Senado vai dar resultado?

Sugiro acordar do “sonho de uma noite de verão”, até porque o inverno já chegou…