Haiti: reorganização de milícia pode virar problema para o Exército Brasileiro

1

(BBC, 11) 1. A milícia de ex-militares que ajudou a derrubar o ex-presidente Jean Bertrand Aristide em 2004 voltou a se mobilizar no Haiti após quase sete anos na inatividade. O grupo já reúne 15 mil membros e mantém o controle de um edifício do governo invadido há mais de 20 dias em Cap Haitien. As principais exigências da milícia são a recriação do Exército – uma promessa do atual presidente Michel Martelly – e o pagamento de pensões a militares reformados.

2. O governo haitiano e a Polícia Nacional tentam resolver o impasse de forma pacífica, segundo o general brasileiro Fernando Rodrigues Goulart, comandante da missão de paz da ONU no Haiti. Ele afirmou à BBC Brasil que as forças internacionais acompanham a negociação à distância, mas podem intervir se necessário. “Estamos preparados para cumprir qualquer tarefa”, disse Goulart. Dos 10.700 militares em missão de paz da ONU no Haiti, 2.132 são brasileiros.

0 0 votos
Classificação do artigo
Inscrever-se
Notificar de
guest

1 Comentário
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
giordani1974
giordani1974
12 anos atrás

Vai lá braZil, mostra que tem peito e meios de se possuir um assento permamente do CS da ONU…ah, o quê? Levar a seleção de novo para jogar no haiti? Ah…tá…