O maior exército do mundo pertence a um … partido
O Exército de Libertação Popular da China (ELPC), a maior força militar do mundo com aproximadamente três milhões de militares, não pertence a uma nação, mas sim a um partido.
O ELPC, que agrega as forças navais, terrestres, aéreas e estratégicas, é o braço armado do Partido Comunista da China (PCC). O comando do ELPC é feito por uma comissão do PCC e o Ministério da Defesa da China não possui nenhuma autoridade sobre as Forças Armadas.
Caramba, isso é que é ordem unida. Tudo padronizado, até os rostos… 🙂
Gafanhoto é tudo igual!
Uma grande virtude do People’s Liberation Army – PLA, ou Exército de Libertação Popular é a disciplina.
Mesmo quando suas armas eram extremamente defasadas em relação a OTAN ou União Soviética, sua disciplina era exemplar, segundo comentários que sempre encontrei em publicações e internet.
Com armas cada vez mais modernas, mantido o gigantismo dos seus números, é uma instituição poderosa, que impõe respeito (ou mais que isso) a toda a Ásia.
Sds,
Ivan.
Alguém lembra da ‘ordem unida’ que Sun Tzu demonstrou a Ho-lü, rei de Wu? Vou copiar e colar este trecho de ‘Arte da Guerra’: “Em certa ocasião, Ho-lü, rei de Wu, concedeu uma audiência a Sun Tzu. Naqueles dias, Wu estava na minência de envolver-se numa guerra sangrenta, de alto risco, com o vizinho Estado de Tchu. A visita do servo ilustre, que desejava ingressar nas fileiras do exército real, deixara o soberano entusiasmado. – Sun Tzu, li inteiramente os treze capítulos da sua Arte da Guerra. Será que poderia realizar uma pequena experiência de controle do movimento de tropas?… Read more »
Se a gente analisar pelo tamanho do país e de sua população, dá pra afirmar que três milhões de soldados parece ser pouco para a grandeza da China…