Último Lynx AH Mk9A deixa fábrica de Yeovil
Em uma cerimônia ocorrida nesta segunda-feira nas instalações da Agusta Westland em Yeovil, o último helicóptero Lynx Mk9A para Exército Britânico foi completado.
Esta ultima aeronave de um total de 22 helicópteros faz parte dos acordos firmados em novembro de 2008 e março de 2010. O primeiro deles, avaliado em 50 milhões de libras, englobava a modernização e atualização de 12 células de Lynx AH Mk.9.
Dentre as mudanças, foram substituídos os motores antigos pelo novo CTS800-4N (o mesmo que equipa do AW159 Lynx Wildcat), modificada a caixa de transmissão, parte da estrutura da fuselagem e equipamentos do cockpit compatíveis com os novos motores. O primeiro voo do Mk.9A ocorreu em 16 de setembro de 2009 e três meses depois o Exército recebia sua primeira aeronave.
O segundo contrato, avaliado em 42 milhões de libras esterlinas, previa trabalhos semelhantes em outros dez helicópteros Mk.9. Desta forma, todos os 22 Mk.9 do Exército seriam elevados à condição de Mk.9A.
As mudanças melhoraram o desempenho do modelo em climas quentes e de alta altitude, como aquele encontrado no Afeganistão. O primeiro dos Lynx AH Mk.9As foi enviado à Ásia Central em abril de 2010.
FONTE: Defensetalk
TRADUÇÃO E ADAPAÇÃO: Forças Terrestres
VEJA TAMBÉM: