O Exército americano encerrou oficialmente hoje (15) a guerra no Iraque, com o arriamento de sua bandeira militar em uma cerimônia em Bagdá.

Em discurso às tropas, o secretário de Defesa norte-americano, Leon Panetta, disse que palavras não podem fazer justiça aos sacrifícios feitos durante quase nove anos de campanha militar no país. Ele avaliou que o custo foi alto tanto para os Estados Unidos quanto para o Iraque, mas que a guerra deu origem a um país livre e soberano.

Os 4 mil soldados que ainda permanecem no Iraque devem sair nos próximos dias, mas alguns instrutores e trabalhadores terceirizados vão continuar no país.

Ontem (14), em um discurso para os soldados que retornaram aos Estados Unidos, o presidente Barack Obama disse que o momento era histórico e saudou a coragem e o profissionalismo dos militares.

Quase 4,5 mil americanos, além de dezenas de milhares de iraquianos, foram mortos durante o conflito, desde o seu início em 2003.

FONTE: Agência Brasil

0 0 votos
Classificação do artigo
Inscrever-se
Notificar de
guest

1 Comentário
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
ricmoriah
ricmoriah
13 anos atrás

Como os romanos saindo da bretanha…

Agora é voltar para casa e pensar em uma nova guerra para espantar a crise. Afinal, o império não pode ficar na defensiva…foi assim que Roma caiu.