12º Grupo de Artilharia de Campanha – Exercício no Terreno do CFS
Presentemente, os alunos do Curso de Formação de Soldados do 12º Grupo de Artilharia de Campanha estão realizando um exercício na região de Campinas (SP), com foco nas ações de Garantia da Lei e da Ordem. O denominado “Grupo Barão de Jundiahy” conta com o apoio do Centro de Instrução de Operaçãoes de Garantia da Lei e da Ordem (28º BIL).
FONTE: EB
Foi nisso que o EB transformou o 28º BIB?????????? GLO???????????? fala sério……….. a região de Campinas possui excelentes rodovias ( considero as melhores do Brasil), geografia plana, enorme infraestrutura instalada, e mesmo assim não possui nenhuma unidade de maior porte do EB.
Mestre Vader, isso num é uma incógnita????????
Abraços.
Grande Vassili:
Olha só broe, considero positiva a iniciativa de se montar uma Bda GLO no EB. A parte dura da guerra do futuro não se dará nas florestas e desertos, mas preponderantemente nas cidades.
A 11a GLO é uma força de pronto emprego, coisa que a 11a Blindada jamais foi. Em certos aspectos a 11a pode ser hoje considerada a mais poderosa e moderna grande-unidade do EB.
Também sinto saudades dos M-113, e das .50. Mas apesar do sistema viário ajudar, o M-113 é uma arma para o campo aberto, e não para a estrada. Nesse sentido, eles estão melhor localizados no Sul, que não é tão bem servido de boas rodovias como SP.
Note-se que o 28o Batalhão fica exatamente nos fundos de um aeroporto (SDAM), coisa bastante útil para deslocamento de tropas por helicópteros.
De maneira que, diante da pasmaceira geral em que está o EB, acho que a 11a GLO em Campinas é uma boa idéia.
Abraço.
GLO é o primeiro passo para transformar o exército em policia!
T’esconjuro!!!
Bacchi
rsbacchi disse:
24 de outubro de 2011 às 9:46
Bacchi, segundo entendo a proposta não é de formação de uma polícia, até porque para isso existe a Polícia do Exército (pra não falar na Polícia Militar, Força Auxiliar do EB), mas sim de um núcleo de combate urbano, o que também inclui ações de choque não letal, mas não se resume a elas.
Sds.
Vader, você não me entendeu.
Eu não quis dizer que o exercito pretende se transformar em policia, e por isto criou o GLO.
Eu sei muito bem que o exército tem a Policia do exercito para exercer trabalho de policia exclusivamente dentro do mesmo.
O que eu quiz dizer é que muita gente considera as funções do exército como desnecessaria, e consideram que o mesmo deveria se tornar simplesmente uma força policial.
O que eu quis dizer é que a GLO pode servir de apoio para esta facção e que o EB está dando a cara para bater.
Manutenção de Lei e Ordem é função de policia, não de exército.
Espero ter deixado claro meu pensamento.
Bacchi