Artilharia russa e de ex-repúblicas soviéticas exibem sua força
Em fins de setembro, o polígono de tiro das Forças Armadas russas em Kapustin Yar, sediou o exercício “Tsentr-2011” (Centro 2011). O adestramento envolveu forças da Rússia, Quirguistão, Casaquistão, Tajiquistão e Ucrânia. A primeira fase consistiu de reconhecimento do terreno e estabelecimento de linhas defensivas, com sistemas anti-foguetes. A fase seguinte foi a “batalha” propriamente dita. A fase final foi a neutralização das forças inimigas. As tropas atuaram em condições as próximas das que seriam encontradas em uma situação real, incluindo dificuldades de suprimentos e de ordem técnica. Dentre os sistemas de armas utilizados estiveram o “Smerch” e o “Iskander”, ambos em serviço também nas Forças Armdas venezuelanas. Fonte: Ministério da Defesa da Rússia.
A Venezuela opera o sistema Iskander ? Mas não existe um tratado entre os países latinos, ou sulamericanos não lembro, que restringe o alcance dos misseis em até 300kms ?
Sim, o Exército da Venezuela opera o Iskander há algum tempo…Você não lembra de um discurso em que o presidente Hugo Chávez anunciou a compra de foguetes que tem “trecientos quilometros” ? Olhe o video aqui: http://www.youtube.com/watch?v=ekiVPDHZMHE. Em tempo: o Smerch (“maremoto” em russo) é um sistema de saturação de área, como o Astros do EB. Abraço !