Debate sobre Estratégia de Defesa reúne a nata das Forças Armadas em Brasília
(Brasília, DF, 10 de outubro de 2011) — A Capital Federal recebe na próxima semana a nata das Forças Armadas e representantes da Indústria de Defesa para debater as estratégias e perspectivas de transformação para a Defesa Nacional. O encontro acontece entre os dias 17 e 19 de outubro, em Brasília, durante a Conferência Anual de Defesa organizada pela Clarion. A abertura oficial do encontro fica a cargo do Ministério da Defesa.
Na manhã do dia 17, o Contra-Almirante Saboia falará do programa de reaparelhamento da Marinha do Brasil e apresentará um panorama dos principais projetos e do status da sua execução. Os desafios tecnológicos das forças terrestres e o processo de transformação impulsionado pelo Exército serão abordados pelo General-de-Brigada Schneider, da 7ª. Subchefia do Estado Maior do Exército.
Entre os temas que serão debatidos no encontro estão os vetores de transformação da Estratégia Nacional de Defesa, o reaparelhamento das Forças Armadas, sua integração e atuação conjunta, o programa nuclear da Marinha e a Guerra Cibernética, além do planejamento estratégico de longo prazo que contemple as demandas futuras do País e permita à Indústria Nacional de Defesa preparar-se tecnologicamente para atender a tais necessidades.
Sobre este último tema, a Clarion promoverá um painel reunindo o Vice-Almirante Boavista, conselheiro da ABIMDE, o Capitão-de-Mar-e-Guerra Max Pimentel, da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação da Marinha do Brasil, e o General-de-Exército Mayer, Chefe do Departamento de Ciência e Tecnologia do Exército Brasileiro.
Encerrando o primeiro dia da Conferência, os cenários e perspectivas da Segurança Institucional serão apresentados pelo General-de-Exército Elito, Ministro de Estado Chefe do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República, e a discussão sobre a atuação das Forças Armadas em apoio à política externa do país ficará a cargo do Ministro Afonso Carbonar, do Ministério das Relações Exteriores.
No segundo dia do encontro, o assessor especial do Ministério da Defesa, José Genoíno, e o Dep. Federal Carlos Zarattini (PT/SP) avaliam a importância da estreita união entre o Ministério da Defesa e as Forças Armadas, e seu relacionamento com o Congresso Nacional para obter um orçamento estável para a Defesa Nacional.
Em tarde dedicada às perspectivas para as Forças Armadas, o General-de-Divisão Menandro, Vice-Chefe do Estado-Maior do Exército Brasileiro, traçará cenários para o Exército Brasileiro até 2030, e o Capitão-de-Mar-e-Guerra Rafael, da Subchefia de Estratégia do EMA, mostrará os principais reflexos da Estratégia Nacional de Defesa para a Marinha do Brasil.
Encerra a agenda um Seminário Especial sobre Segurança em Grandes Eventos. A sessão contará com o General-de-Brigada Gomes, Comandante da Brigada de Operações Especiais do Exército Brasileiro, do Procurador da República Dr. José Robalinho Cavalcante, do Capitão-de-Mar-e-Guerra Yerson, Oficial de Operações do Comando da Força de Fuzileiros da Esquadra da Marinha, do General-de-Divisão Ferreira, comandante da 1ª. Divisão do Exército, do Tenente-Coronel Paulo, da divisão DQBN do Exército, e do General-de-Brigada Roland, Comandante da Brigada de Artilharia Anti-Aérea do Exército Brasileiro, entre outros.
A Conferência Anual de Defesa é uma iniciativa da Clarion Events, com o patrocínio da Denel do Brasil, Oscar Iskin, General Dynamics, Cristianini CBRN, Northrop Grumman, e ISDS. As informações estão no site www.conferenciadefesa.com.br ou pelo telefone 11-3893-1300 .
AGENDA:
Conferência Anual de Defesa
- De 17 a 19 de outubro de 2011.
- Local: Hotel Royal Tulip Brasília Alvorada – Brasília, DF
- Organização: Clarion Events
- Informações: 11-3893-1300
- Site: www.conferenciadefesa.com.br
SOBRE A CLARION
Por mais de 60 anos, a Clarion Events dedica-se à promoção e organização de feiras de negócios, eventos e congressos. Reúne aproximadamente 700 mil pessoas em mais de 100 eventos realizados ao redor do mundo. O escritório brasileiro da Clarion é responsável pela Conferência Anual de Defesa, pela ConMar, pela CorSecurity e SegBrasil, além das feiras LAAD.
A coisa mais estranha neste seminário, que reúne a “nata” das Forças Armadas é não ver nenhum representante sequer da Força Aérea Brasileira (FAB). Qual seria a razão disso? Estranho demais…