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É isso aí, é o caça-tanque (ou tank destroyer) norte americano M-18 Hell Cat, o melhor exemplo da doutrina americana do começo da Segunda Grande Guerra de usar veículos específicos para combater os tanques americanos, deliberadamento privilegiando a mobilidade contra a proteção.
Este tank destroyer pesava totalmente carregado apenas 17 (dezessete) toneladas, pouco menos que um Kurassier dos nossos Fuzileiros, mas sua velocidade chegava a 88 km/h.
Quem poderia nos ensinar bastante sobre este blindado e os caça-tanques em geral é o Mestre Reginaldo Bacchi, que recentemente escreveu um brilhante artigo em duas partes sobre este assunto para uma revista especializada.
M18 Hell Cat!
🙂
[]s!
Dr. Barata,
Até mesmo no Forte vc não deixa barato…
É isso aí, é o caça-tanque (ou tank destroyer) norte americano M-18 Hell Cat, o melhor exemplo da doutrina americana do começo da Segunda Grande Guerra de usar veículos específicos para combater os tanques americanos, deliberadamento privilegiando a mobilidade contra a proteção.
Este tank destroyer pesava totalmente carregado apenas 17 (dezessete) toneladas, pouco menos que um Kurassier dos nossos Fuzileiros, mas sua velocidade chegava a 88 km/h.
Quem poderia nos ensinar bastante sobre este blindado e os caça-tanques em geral é o Mestre Reginaldo Bacchi, que recentemente escreveu um brilhante artigo em duas partes sobre este assunto para uma revista especializada.
Quem quiser conhecer um pouco mais vai uma dica:
http://www.areamilitar.net/DIRECTORIO/ter.aspx?NN=20
Sds,
Ivan, um antigo infante.
Ivan, muito obrigado por suas palavras.
Você escreveu: “… deliberadamento privilegiando a mobilidade contra a proteção …”.
Este carro foi projetado segundo este critério, e como escrevi no meu artigo, foi um fracasso.
Os melhores tank destroyers estadunidense foram os derivados do chassi do Sherman, com canhão de 3 polegadas um deles, e com canhão de 90 mm o outro.
O que os batalhões de tank destroyers queriam era maior poder de fogo e eventualmente mais proteção. Velocidade era o que menos procuravam.
Recomendo ler meu artigo. Eu narro a tragi comedia que envolve este carro, uma verdadeira sucessão de erros.
Bacchi
P.S.: Como projeto de veiculo blindado foi talvez o melhor projeto estadunidense da 2ª GM.
Entre outras coisas introduziu a suspensão a barra de torção, que se tornou quase universal no exercito estadunidense.
Bacchi,
Eu li seu excelente artigo e sei perfeitamente que a doutrina norte americana do início da Segunda Guerra estava equivocada.
Infelizmente desconheço uma versão digital para indicar aos amigos que não tiveram a oportinidade de ler.
Abç,
Ivan.