72 anos da Operação Fall Weiss
Fall Weiss foi o nome dado ao plano estratégico alemão de Invasão da Polônia.
O Fall Weiss foi planejado por Günther Blumentritt e Erich von Manstein, oficiais membros do staff officers do General Gerd von Rundstedt, com o exército do sul na Silésia. O plano previa um início de hostilidades antes da declaração de guerra. Unidades alemãs deveriam invadir a Polônia de três direções:
- um ataque principal da Alemanha através da fronteira ocidental polonesa;
- uma rota secundária de ataque a partir do norte, da Prússia Oriental;
- um ataque terciário por forças alemãs e eslovacas do território da Eslováquia.
Todos os três ataques deveriam convergir para Varsóvia, enquanto a maior parte do exército polonês deveria ser cercada e destruída ao oeste do Vístula.
A Fall Weiss teve inicio no dia 1° de setembro de 1939 e foi a primeira operação militar da Segunda Guerra Mundial.
A invasão culminaria na dominação completa do país em 6 de outubro do mesmo ano. A operação foi iniciada em resposta a um suposto ataque polonês a uma estação de rádio, o que depois foi comprovado como um ardil dos nazistas para justificar a invasão. Durante a operação, em 17 de setembro, a União Soviética, seguindo uma cláusula secreta do Pacto Molotov-Ribbentrop, também declarou guerra a Polônia e deu início a Invasão Soviética da Polónia na parte leste do país. Em 3 de setembro, em resposta as hostilidades, França e Reino Unido, seguidos por Canadá, Nova Zelândia e Austrália, entre outros, declararam guerra contra a Alemanha Nazi.
FONTE: wiki
Interessante notar que o ORBAT alemao no norte demonstra apenas 4 divisoes causando todo o estrago ja conhecidos por todos.
Sds!
O desespero polonês era tanto que lançaram sua cavalaria sobre as divisões blindadas alemãs ao qual foi um verdadeiro massacre. Os alemães foram devastadores depois de tomarem o estreito de Danzig, a invasão do resto da polônia foi mas fácil, tudo foi um teste para a Wehrmacht que pode testar sua força e corrigir erros o que depois tornou a Blitzkrieg ainda mais letal e eficaz principalmente contra a frança e países baixos.