No dia 24 de junho, o Exército recebeu um novo lote de viaturas blindadas modelo Leopard 1A5BR, que desembarcou no Porto Novo do Rio Grande.

Foram recebidas 38 Viaturas Blindadas de Combate – Carro de Combate (VBC-CC), que foram transportadas para o Parque Regional de Manutenção/3, em Santa Maria (RS).

Esses blindados pertencem ao quinto lote, estando previstos mais dois. Os carros de combate fazem parte do Projeto Leopard, cujo contrato de compra e apoio foi estabelecido pelo Governo Brasileiro, por intermédio do Ministério da Defesa, com o Governo da República Federal da Alemanha, destinado ao reaparelhamento e modernização das Unidades Blindadas do Exército.

O próximo lote está previsto para outubro e o último para janeiro de 2012.

No total, foram adquiridas 220 VBC-CC Leopard 1A5, sete Viaturas Blindadas Especializadas Socorro (VBE Soc), quatro Viaturas Blindadas Especializadas Lança-Pontes (VBE L Pnt), quatro Viaturas Blindadas de Combate de Engenharia (VBC Eng) e quatro Viaturas Blindadas Escola de Motorista.

Atualmente, o Exército possui 106 unidades do Blindado Leopard 1A5 operando nas Organizações Militares brasileiras.

FONTE e FOTOS: EB

0 0 votos
Classificação do artigo
Inscrever-se
Notificar de
guest

8 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
LuppusFurius
LuppusFurius
13 anos atrás

Lindo, para um País que já possuíu a ENGESA!!!!

Wagner
Wagner
13 anos atrás

Todos os nosso Leopards estão operando satisfatoriamente ??

Alguem sabe da situação real deles ??

Mauricio R.
Mauricio R.
13 anos atrás

Olha só, o EB chique no último, compraram até veículos de engenharia de combate!!!
No mais eis que finalmente aconteceu, após anos e anos de Engesa e Bernardini empatando a vida do EB c/ seus projetos de professor Pardal, o óbvio ululante!!!
Mais MBT’s Leopard adquiridos pelo EB!!!

rsbacchi
rsbacchi
13 anos atrás

Que criminosos que eles foram, não é Mauricio?

Graças a Deus estamos livres deles, não é Mauricio?

Bacchi

giordani1974
giordani1974
13 anos atrás

E o EB que se contente, pois é o melhor que terá pelos próximos 30-40 anos!!!
Sei que o Leopard é um excelente carro de combate, mas ele é capaz de prover uma eficiente ferramenta de guerra para as necessidades locais? Qual o melhor tanque em operação na AS?

Vader
13 anos atrás

giordani1974 disse:
4 de julho de 2011 às 9:53

“Qual o melhor tanque em operação na AS?”

O Chile tem 118 Leopard 2A4, sem dúvida o melhor MBT ao sul do Rio Grande.

Quanto a nós, essa compra de ocasião foi fantástica, pelo preço, quantidade e condições do material adquirido.

Minha nossa pessoal, poder desmobilizar os M-41 e, quem sabe, alguns M-60, já é um tremendo avanço para o EB. Estes CCs foram todos repotencializados e consta estarem em bom estado de conservação. Ainda são armas bastante capazes para nosso cenário.

Claro que eu preferiria o Leo 2, mas estes 1A5 suprem razoavelmente bem nossas necessidades atuais, considerando-se que nossos vizinhos do cone sul (área de emprego prioritária) não constituem ameaças sérias.

Sds.

Ivan
Ivan
13 anos atrás

O MBT Leopard 1 A5 é suficiente para o EB, diante do cenário atual.
Mas é apenas isso, suficiente.

Com há a intenção de retirar os M-60, acredito que a quantidade é pequena. Apenas 220 unidades vai deixar cada RCC com uma companhia a menos.

A crônica falta de dinheiro e total desrespeito aos orçamentos em nome de um fantasioso superavit primário, faz com que as forças armadas reduzam cada vez mais as especificações mínimas das unidade e equipamentos.

No meu entendimento seria interessante fazer com os Leopard o mesmo que foi feito com o M-41 Walker Bulldog, que por aqui virou M-41 Caxias.

Como o Leopard 1 A5 é ainda um bom MBT (Main Battle Tank) e tem peso adequado a nossa malha rodoviária, pode ser melhorado com sobre-blindagem composta ou ativa, revisão contínua dos sistemas de controle de tiro, novos e mais poderosos motores (do mesmo fabricante) e sistemas de comunicação padronizado com o restante do EB e, preferencialmente, com as outras forças armadas.

Os mais antigos Leopard 1, que serão retirados, poderiam servir de base para novas viaturas de combate para engenharia, ou outras versões especializadas, como uma VBCI (Veículo Blindado de Combate de Infantaria), como projetado pela belga Sabiex para os Emirados Árabes Unidos.

Krauss-Maffei-Wegmann (KMW) já está no Brasil para uma empreitada desta, na cidade de Santa Maria, no Rio Grande do Sul.

A questão mais grave é a descontinuidade de investimento, ou mesmo a falta total de investimento.

Entretanto uma outra questão é grave, possivelmente consequencia da anterior. Todos os possiveis fornecedores de blindados no Brasil, mesmo com CNPJ brasileiro, são de capital estrangeiro.

O Guarani é Italo-Brasileiro.
Know how italiano e dinheiro brasileiro.
Será fabricado pela Iveco, uma empresa de CNPJ nacional e capital italiano.
No final o conhecimento e o lucro vai para o outro…

Mas fazer o que?
Nem mesmo uma fábrica de automóveis de capital nacional o Brasil possui.

É bom lembrar que enquanto a Coreia do Sul estava ainda arrasada com a guerra fraticida, sem indústria nenhuma e com o povo faminto, o Brasil caminhava para o processo de industrialização.

Hoje nossos governantes posam nas fotos de inauguração de fábricas “nacionais” da Hyundai e os brasileiros se apresentam para comprar veículos I30, IX35, Sonata, Tucson, Santa Fe e Azera.

Depois ainda nos perguntamos porque não fabricamos “tanques de guerra”…

Em breve nem mesmo chapas de aço fabricaremos…

Sds,
Ivan, o antigo.

Vader
13 anos atrás

Ivan disse:
4 de julho de 2011 às 12:47

Ivan, posso estar enganado, mas algo me diz que num futuro a médio/longo prazo o EB pode ir de Leopard 2, para aposentar os restantes M-60 e Leopard 1A1.

Quanto ao Guarani, o projeto não é do EB?

Abraço.