Tribunal do Camboja julga líderes do Khmer Vermelho por genocídio
PHNOM PENH, Camboja – Já idosos e debilitados, os quatro principais líderes sobreviventes do brutal regime comunista do Khmer Vermelho do Camboja foram pela primeira vez a julgamento, nesta segunda-feira, em um tribunal apoiado pela ONU. Nuon Chea, de 84 anos, que era o principal ideólogo do grupo; o ex-chefe de Estado Khieu Samphan, de 79; o ex-ministro das Relações Exteriores Ieng Sary, de 85; e sua esposa, Ieng Thirith, de 79 anos, que serviu como ministra para Assuntos Sociais, faziam parte da cúpula de Pol Pot, líder do Khmer, que morreu em 1998.
Três décadas depois de comandarem o regime que deixou cerca de 1,7 milhão de mortos entre 1975 e 1979, os réus enfrentam acusação de genocídio, crimes contra a humanidade, crimes de guerra, perseguição religiosa, homicídio e tortura. Lado a lado e sem algemas, os quatro acusados não demonstraram qualquer reação na abertura do julgamento, que é transmitido pela TV nacional.
A segurança foi reforçada no tribunal, com dezenas de policiais na guarda e cerca de 500 espectadores. A maioria dos que assistem ao julgamento da galeria foi vítima do regime. Parentes de vítimas também acompanham do lado de fora.
Embora as sessões desta semana sejam estritamente processuais, com o testemunho e apresentação de provas previstos para começarem em agosto ou setembro, a audiência desta segunda marca a primeira aparição conjunta dos réus no tribunal, 32 anos após o Khmer Vermelho ter sido expulso do poder em 1979, com a ajuda de uma invasão vietnamita.
Com Pol Pot morto, esta pode ser a chance do país para condenar os acusados de manter “campos da morte” e promover a escravidão de milhões de cambojanos, embora todos os quatro se digam inocentes.
Saiba mais sobre o Khmer Vermelho
RIO – O tribunal de crimes de guerra do Camboja, que tem apoio da ONU, começou a julgar nesta segunda-feira quatro líderes do Khmer Vermelho. Saiba mais sobre o regime repressor instalado nos anos 1970 no país:
Chegada ao poder
Apesar de ter iniciado uma rebelião contra o governo ainda nos anos 1960, o Khmer Vermelho chegou ao poder no Camboja apenas em 1975. Na época, a organização comunista se aproveitou da derrubada do rei Sihanouk – deposto em um golpe chefiado por seu antigo primeiro-ministro – para formar uma frente nacional no exílio.
O Khmer Vermelho chegou a recolocar Sihanouk na chefia de Estado, mas pouco depois, com a renuncia do rei, seu líder máximo, Pol Pot, assumiu o poder.
Terror
Logo um regime de terror é instaurado no Camboja. Milhares de pessoas são presas, a população urbana é deslocada para fazendas coletivas de trabalhos forçados e a indústria nacional é praticamente eliminada.
Estima-se que, entre 1975 a 1979, o Khmer Vermelho tenha matado cerca de 2 milhões de pessoas – 20% da população do país, nesse período chamado Kampuchea Democrática.
Em 1975, com a chegada ao poder do Khmer, o governo encarregou Kaing Guek Eav, conhecido como Duch, de estabelecer um centro de interrogatório da polícia política do regime. Pouco depois, ele assumiu a prisão de Tuol Sleng (S-21), onde entre 14.000 e 16.000 pessoas, incluindo ministros, diplomatas, estrangeiros e milhares de crianças, foram torturadas e mortas.
Fim do regime
A aproximação com a China e a adoção de uma política agressiva em relação ao Vietnã levam o Camboja a ser invadido. Em 1978, as tropas vietnamitas, apoiadas pela URSS, instalam no poder dissidentes cambojanos.
Então, o regime do Khmer Vermelho já perdia o controle da máquina de repressão e, com a chegada cada vez mais intensa de presos a Tuol Sleng, Duch ordenava a aceleração das execuções, abrindo mãos dos interrogatórios.
O repressor, um dos últimos a fugir da invasão estrangeira, se refugiou nas selvas da Tailândia em 1979 e se misturou aos deslocados. Ele deixou o centro de tortura sem tempo de destruir milhares de documentos e fotos das vítimas.
Tribunal
Com a prisão, em 1999, do líder das forças remanescentes do Khmer Vermelho, a pressão aumenta para que os crimes do regime dos anos 1970 sejam julgados. O então primeiro-ministro, Hun Sen, que chegara ao poder por um golpe de Estado e que tinha muitos dirigentes do regime repressor em seu governo, cede aos pedidos um ano depois, e, com apoio da ONU, um tribunal especial para os crimes contra a Humanidade do Khmer Vermelho é instalado.
O primeiro réu condenado pelo tribunal foi Kaing Guek Eav, chefe de um centro de detenção onde mais de 14 mil pessoas morreram.
Pol Pot
O ditador Pol Pot reapareceu em 1997. O próprio Khmer Vermelho, na época um pequeno grupo guerrilheiro com poucos milhares de integrantes, o capturou e o condenou à prisão perpétua.
O maior responsável pela organização comunista e líder do regime nos anos 1970 morreu em 1998, em prisão domiciliar, supostamente de um ataque cardíaco.
FONTE: O Globo/ Agências Internacionais
O Khmer Vermelho é mais um belo exemplo de como a utopia comuno/socialista funciona e leva paz, felicidade e prosperidade ao povo que se sujeita a ela.
Ah sim, fora do tópico mas bem a propósito:
http://vaderbrasil.blogspot.com/2011/06/exercito-norte-coreano-passa-fome-diz.html
LEMBRANDO
que foi o exército COMUNISTA do Vietnâ quem finalmente invadiu o Camboja para destruir a ditaura do Khmer, enquanto que as galantes potências ocidentais não fizeram absolutamente nada para impedir o massacre.
O khmer, usando o nome do ” socialismo”, fez uma ditadura brutal e ninguém fez nada para impedir, até que os vietnamitas finalmente conseguiram reunir forças para invadir e vencer esses lunaticos.
Então, Parabéns aos COMUNISTAS do Vietnâ que pararam esse massacre.
Não vi nenhuma potencia capitalista fazer PORRA nenhuma…
E lembrando que o Vietna foi apoiado pela URSS na época.
Mas essas coisas, ninguem conta…
nãããoo
certas verdades incomodam… o “status quo” atual…
Curioso que eu não vi os lideres norte-americanos serem julgados pelo GENOCIDIO de DOIS MILHÕES de vietnamitas…
Que mundo engraçado esse…
O movimento comunista no Camboja foi criado por vietnamitas. Desde o começo houve o dedo (ou a mão, o braço e até o corpo inteiro) de comunistas vietnamitas nos movimentos de insurgência no Camboja.
O Kmer Vermelho teve AMPLO e MACIÇO apoio do Vietnã do Norte, que lhes fornecia armas e abrigo seguro do seu lado da fronteira, sendo este apoio preponderante para a vitória do Kmer.
Ou seja, quem criou o MONSTRO foram eles.
Derrubar o Kmer Vermelho era o MÍNIMO que o Vietnã podia fazer.
É claro, não podemos esquecer da responsabilidade dos comunistas franceses (aqueles mesmos que apoiam o Battisti), que nas suas masturbações mentais sobre como o mundo comunista seria perfeito, doutrinaram os psicopatas Pol Pot e cia.
Como se vê, os comunistas franceses sempre gostaram da companhia de assassinos de outras nacionalidades.
…
Sem querer tirar a responsabilidade dos americanos nas suas guerrras (em especial o estúpido e desnecessário genocídio atômico em Hiroshima e Nagasaki), eles ao menos tem um diferencial sobre os comunistas: ao contrário destes, não assassinaram milhões do próprio povo.
Sempre é bom lembrar que os maiores genocidas da história da humanidade eram comunistas: Mao Tsé Tung com 77 milhões e Josef Stalin, com 43 milhões. Sem contar com o próprio Pol Pot, que proporcionalmente eliminou mais gente (2 milhões, UM TERÇO da população do Camboja) que qualquer outro déspota assassino.
Parabéns Observador! Mas é difícil para os comunistas/socialistas enxergarem o óbvio.
Observador
Eles estavam apenas fazendo controle de natalidade……..PÓS-NATAL…………
Assassino é assassino não importa a desculpa…..Politica,Religião,Etnica,Economica…..
Caro LuppusFurius:
Não meu amigo, apenas estavam tentando vencer uma aposta entre eles.
A aposta de quem conseguia fazer a maior pilha de crânios humanos…
AHAHAHAHAHAH!!!!!!!
Boa, Muito Boa……..
Valeu Observador ….
Que o governo americano já matou muita gente movido por interesses particulares, isso todo mundo sabe. Mas os governos comunistas ao longo do século XX e XXI mataram e ainda matam milhões de pessoas, isso os esquerdistas negam ou dizem que não é o “verdadeiro comunismo”. Diversas tentativas e nenhum sucesso?
Defender a URSS é o mesmo que defender o III Reich. Pode-se ser russófilo sem ser comunista assim como ser germanófilo sem ser nazista.
Eu sempre dou uma de Bismarck, na base do 6 x 1, mas, vamos lá !
( numeros nao estao respectivamente)
1) “o contrário destes, não assassinaram milhões do próprio povo.” ( sobre os norte americanos)
ERRADO: Assassinaram seus indígenas, que são mais legitimamente norte-americanos que aqueles que vieram da Europa. NORTE AMERICANO MATOU SIM GENTE DE SER PROPRIO POVO.
2) “”Ou seja, quem criou o MONSTRO foram eles”” .
“”De modo oposto, alguns historiadores citaram a intervenção dos EUA e sua campanha de bombardeios (1965—1973) como um fator significativo que levou ao aumento do apoio do Khmer Vermelho entre os camponeses cambojanos. Os historiadores Ben Kiernan e Taylor Owen utilizaram uma combinação de sofisticado mapeamento por satélite, dados recentes não-catalogados sobre a extensão dos bombardeios e depoimentos de camponeses para afirmar que houve uma correlação entre os vilarejos atingidos pelos bombardeios dos EUA e o recrutamento de camponeses pelo Khmer Vermelho.[13]
Em seu estudo de 1996 sobre a ascensão de Pol Pot ao poder, Kiernan afirma que a intervenção estrangeira “foi provavelmente o fator mais significativo na ascensão de Pol Pot”. [14]- FONTE: WIKIPEDIA.””
Mais uma :
“””A vitória do Vietnam, com o apoio da União Soviética, teve reflexos significativos na região; a República Popular da China lançou uma invasão punitiva ao norte do Vietnam e se retirou (com ambos os lados alegando vitória). A China, os EUA e os países da ANSA patrocinaram a criação e as operações militares de um governo-em-exílio cambojano conhecido como o Governo de Coalizão da Kampuchea Democrática, que incluía, além do Khmer Vermelho, a republicana FNLPK e a monarquista ANS.[24]”””
Roto falando do rasgado…
3) “””Josef Stalin, com 43 milhões.”””
Eu nao vou defender Stalin, mas, esses numeros JAMAIS foram confirmados e são contestados por inumeros historiadores, nem todos eles de esquerda. Se não, vejamos : ( Fonte Wikipedia)
“””* Número de mortos
o Executados: 800 mil
o Fome e privações (gulags): 1,7 milhões
o Reassentamentos forçados: 389 mil
+ Total: aproximadamente três milhões
Entretanto os debates continuam. Alguns historiadores acreditam que relatórios soviéticos não são confiáveis e que, de maneira geral, apresentam dados incompletos, visto que algumas categorias de vitimas carecem de registros – como as vitimas das deportações ou a população alemã transferida ao fim da Segunda Guerra.
Alguns historiadores acreditam que o número de vítimas da repressão estalinista não ultrapasse os quatro milhões; outros, porém, acreditam que esse número seja consideravelmente maior. O escritor russo Vadim Erlikman, por exemplo, fez as seguintes estimativas:
* Número de mortos
o Executados: 1,5 milhão
o Fome e privações (gulags): 5 milhões
o Deportados: 1,7 milhão
o Prisioneiros civis:1 milhão
+ Total: aproximadamente 9 milhões
Os estudos continuam e alguns pesquisadores, como Robert Conquest acreditam em cerca de vinte milhões de vítimas. Entre outros cálculos, afirma-se que Stálin foi responsável pela morte de mais de 25 milhões de pessoas:[6]
*
o Executados: 8 milhões
o Fome e privações (gulags): 14 milhões
o Deportados: 2 milhões
o Prisioneiros civis: 1 milhão
* Total aproximado: 25 milhões de pessoas “”””
Então, repito não estou defendendo Stalin, mas apenas defendendo a VERDADEIRA HISTÓRIA, não a história dos capitalista pró-norte americanos.
Seria injusto eu dizer que os norte americanos mataram 10 milhoes de norte- vietnamitas, não foi isso, foram dois milhões. É a mesma coisa.
4) “”Defender a URSS é o mesmo que defender o III Reich.””
Isso é mera OPINIÃO iDEOLOGICA. Não existe comparação possivel entre a URSS e seus crimes a a Alemanha Nazista.
Alias, cuidado com isso, defender nazismo é crime, defender a URSS NÃO É CRIME em lugar algum.
A URSS, principalmente sob Stalin e kruchev, cometeu erros terriveis, mas lutou ao lado dos proprios norte americanos para vencer o nazismo e libertar a Europa.
Porque será ???
Porque TODO mundo sabe que não tem como comparar. Alem disso, que quase deixou de existir justamente para vencer a Alemanha Nazista foi a URSS.
” aah foram crueis nessa libertação” . Foram. As B 17 americana foram igualmente crueis.
Alias, paises fascistinhas do leste europeu moderno tentaram fazer a UE reconhecer a URSS como tão cruel quanto a Alemanha Nazista, e o PEDIDO FOI NEGADO.
Se altas autoridades da Europa negam tal semelhança, então, QUESTÃO ENCERRADA.
Eu defendo a URSS ? defendo sim, o legado dela, de salvar a Russia e suas republicas irmas da extinção total que os nazistas de Himmler queriam, já lhe dá qualquer justificativa para sua existência .
Alem disso, depois da quantidade de mortes e descrescimo populacional, abortos, crise econômica, guerra na Chechenia, crise em TUDO, com certeza eu acho que a URSS deveria ter ficado de pé em 1990.
É fácil ver o numeros de mortos vitimas de repressão. Os norte americanos fazem questao de dizer isso. O que NÃO SE DIZ é a desgraça que se abateu sobre a Rússia desde a queda do regime.
E os mortos, os crimes, as mafias, e tudo mais, da Russia, antes que Putin chegasse ??
Se não fosse o regime soviético ( a despeito dos erros terriveis de Stalin), a Russia estaria nos niveis do Czarismo da primeira guerra e teria sido extinta em 42… A civilização eslava teria praticamente desaparecido.
Justifico os desmandos de Stalin ? Não. Justifico a existência da URSS ? Sim. Sem o regime, NINGUÉM teria sobrevivido…
Muitos defendem os EUA porque dizem se nao fosse eles, por exemplo, os nazistas poderiam ter tomado ao menos a europa ocidental e extinto os judeus.
É o mesmo raciocínio.
Não vou falar sobre Mao, porque ele era um idiota tanto quanto Truman ou Pol Pot, Stalin ou Hitler, mas igualmente duvido que tenham sido 77 milhoes…
No meu ver os norte americanos causaram tanta dor quanto a URSS, mas não vejo alguem dizendo que é crime defender os EUA…
Ou seja
Isso tudo é questão de ideologia. Quem segue os norte americanos ( e não adianta dizer que não seguem pq toda vez que vem uma critica aparecem 10 para defende-los!) vai só falar da URSS , que, como eu, raros no Brasil que segue Moscou, defende a URSS.
E de minha parte, acho que os EUA foram tão crueis quanto os nazistas, a diferença é que preferem fazer pelo ar, com B 17, B 29, F 16…
QUERER DEFENDER OS EUA É O MESMO QUE DEFENDER A ALEMANHA NAZISTA.
Nossa como esse post da sono….
Ainda bem que pra cada alienado do Brasil existem 10 sensatos! Bem deve haver uma excelente razao que leve a essa proporcao… Talvez seja porque os dez estao certos e os gatos pingados alienados errados. 😉 Hahahaha
Tem gente que ate hoje perde a vida inteira olhando para o mundo como “bonzinhos” vs. “malvados” e nao consegue entender que pura e simplismente nacoes farao o que estiver no melhor dos seus interesses – se esses interesses forem comuns com outras nacoes amigas otimo, se nao “so sad, too bad”.
A diferenca e que umas nacoes pelo menos ainda procuram levar isso em consideracao enquanto outras estao se lixando para as consequencias de suas acoes.
Ou seja no final do dia, nao existe bonzinho mas apenas dos males o menor. E entre viver em um mundo liderado pelo Ocidente capitalista, o corrupto comunismo vermelho que todos conhecemos ou ate mesmo o tao falado utopico “real comunismo de papel” (Que nunca existiu), fico mais do que satisfeito de comer hamburger, usar jeans, tomar coca-cola e assitir filme de Hollywood…
Com todos os males ainda e muito melhor do que nao poder falar mal do governo com pena de prisao, ganhar miseria de salario e dirigir Lada ou Gee…
Certo e o velho ditado: “Ainda nao vi a onda migratoria deixando o Ocidente e fugindo para paises comunistas e pseudo-comunistas. Todos que procuram por uma vida melhor e principalmente aqueles que ja viveram sobre a mao de ferro desses paises desesperadamente buscam o Ocidente ou standar de vida deles!”
Sds!
Marine disse:
28 de junho de 2011 às 12:31
“Ainda bem que pra cada alienado do Brasil existem 10 sensatos!”
Marine, parece que nos ultimos anos a razão tem se invertido cara… infelizmente… são em alguns nichos como a trilogia onde ainda há esperança… que hoje são minoria.
Mas no restante, principalmente educação, e educação na base, tá dificil… digo isso pq trabalho numa instituição de ensino…
Deem uma olha nesse link…. e olhem a denuncia de uma mãe, felizmente bem atenta. O governo já tirou a página, mas o pessoal tem tudo registrado, vale a pena ler.
Sds.
Bom ao que não cirão clicar no link, segue o depoimento.
Mensagem enviada por Ana Paula Zatz Correia, em 02.09.2008
“Ontem, meu filho de 10 anos, voltou da escola (colégio particular, de classemédia) e me mostrou um site apresentado a ele pelo professor:
http://www.plenarinho.gov.br/
Observei o ‘.gov.br’ e fui vasculhar um pouco mais a fundo o tal site.
Entre vários tópicos sobre ‘cidadania’, ‘ecologia’, ‘ECA’, ‘em defesa dosdireitos humanos’ e outros, descubro, um link para uma reportagem especial, o comunismo pelo mundo:
http://www.plenarinho.gov.br/noticias/reportagem-especial/comunismo-pelo-mundo
Prestem atenção ao início dessa reportagem:
‘Já pensou em viver num país onde todos tenham tudo de forma igual?
Esse é o objetivo do comunismo, um sistema de organização política eeconômica que surgiu como oposição ao capitalismo.’
Não é lindo?
Não é o sonho de todo o ser humano? Todos terão tudo de forma igual!!!
E continua:
‘O comunismo acredita que nenhum homem deve servir a outro homem. Por isso, eles pregam o fim do estado. A sociedade funcionaria baseada na solidariedade e na igualdade, sem divisão entre ricos ou pobres. As pessoas seriam mais conscientes e não precisariam de alguém para dizer o que fazer.
Para chegar a essa condição, o comunismo deve passar primeiro por um estágio chamado socialismo, em que existe uma ditadura que irá organizar a distribuição dos bens, deixando todos nas mesmas condições. Depois, a ditadura deve se desfazer e como vimos a sociedade funcionaria sozinha.’
Olhem que coisa maravilhosa para uma criança de 10 anos!!!
1. Não ter que servir a outrem (mentira que incita o acreditar através do estímulo à anarquia)
2. Solidariedade
3. Um País sem ‘pobres’!! (Vejam Cuba, Rússia, Coréia do Norte)
4. E já justificam, previamente, a necessidade de uma ditadura para organizar e distribuir os bens, antes da implantação do comunismo.
Em breve, quando for implantada a tal ditadura (absolutamente necessária para posteriormente podermos gozar de todas as maravilhas prometidas), as crianças já estarão psicologicamente preparadas!!!!
Genial! E tudo entremeado com brincadeiras, bonequinhos etc.
Esses senhores, a quem outorgamos mandato para nos representar, a quem representam?
Quem é o responsável pela implantação e conteúdo de tal site?
E se eu quiser assumir a educação de meus filhos em casa, ensinando o que a escola deveria estar fazendo, não posso!!!”
Sds.
Faltou o link – >
http://www.escolasempartido.org/?id=38,1,article,2,245,sid,1,ch
Conta a lenda que em um país comunista, no auge da guerra fria, um certo ‘Cachorro’ muito comportado da fazenda foi ao posto de migração, que era controlado pelos ‘Porcos’, pedindo visto de saída para o ‘ocidente decadente e democrático’.
Houve então um rápido diálogo entre o ‘Porco’ chefe do posto e o respeitador ‘Cachorro’, como se segue:
P – Vc tem algo a dizer de sua moradia?
C – Não posso reclamar de nada…
P – Sua alimentação está garantida pelo Estado?
C – Não posso reclamar de nada…
P – Vc tem trabalho garantido?
C – Não posso reclamar de nada…
P – Não entendo Sr.Cachorro. Por que então pretende se mudar para uma democracia decadente?
C – Porque lá eu posso reclarmar.
Ivan,
Hahahaha otima!
Luiz Paulo,
E por ai mesmo mas o interessante e que esse papo das supostas vantagens do comunismo ja morreu no resto do mundo 20 anos! Ninguem de mente sa no mundo ainda tem duvida de que o comunismo nao funciona!
Esse debate ainda so existe na America Latina (que sempre foi um atraso de pensamento e instituicoes politicas) e nas cabecas dos progressistas, anarquistas, socialistas e comunistas revoltados da Europa e primeiro mundo que nao se contentam que a utopia pregada por eles jamais dara certo!
O ser humano sempre e naturalmente desejara ter algo a mais e havendo a possibilidade de abusar da posicao para usufruir de mais – sempre o fara! Foi assim com a lideranca sovietica e continua sendo com o que sobrou. Ou seja, igual mesmo sao so os trouxas que foram usados pelos que pregam esse sistema para que eles mesmos controlem tais trouxas.
O resto do mundo nao aloprado ja enterrou e deu benca ao comunismo a muuuuuito tempo! Os mau perdedores e que ficam ai choramingando pelos cantos e reclamando do Sata do norte, lobo mal capitalista….
Mas e como diz o ditado, nao vejo ninguem correndo pra viver na Coreia do Norte ou Cuba, nao vimos ninguem fugindo da Alemanha Ocidental para a Oriental ou Sul-Coreano para o Norte…
[“Defender a URSS é o mesmo que defender o III Reich.”
Isso é mera OPINIÃO iDEOLOGICA. Não existe comparação possivel entre a URSS e seus crimes a a Alemanha Nazista.]
Existe sim, devido ao Tratado de Não-agressão entre Ribbentrop e Molotov, o III Reich invadiu a Polônia em 1/9/1939 e a URSS a invadiu também 2 dias depois, dividindo o país ao meio. Já ouviu falar no massacre de Katyn? Enquanto Hitler tocava o terror na Europa ocidental, a URSS não fêz nada e ainda tocou o terror na Polônia. Só depois que os alemães criaram o front oriental é que os soviéticos reagiram. E tiveram a ajuda do inverno em Moscou em 1941 e Stalingrado em 1942/1943. A diferença é que o III Reich só teve um líder, a URSS teve vários. O único que prestou foi o último.
[Alias, cuidado com isso, defender nazismo é crime, defender a URSS NÃO É CRIME em lugar algum.]
Defender o comunismo é crime na Romênia (na Polônia, não tenho certeza). E ser crime ou não ser crime é relativo. Basta fazer uma lei. Ser homossexual é crime em vários países e já foi considerado crime na própria Alemanha. Em outros é considerado crime a homofobia. O comunismo não foi considerado crime porque a URSS ajudou a derrotar a máquina de guerra alemã. Houve um caso de um general alemão que perguntou a um oficial americano: “Por que não juntamos nossas tropas e varremos o que sobrou da URSS do mapa?”
O americano recusou. Depois ainda teve todas as interveções durante a guerra fria, como na Hungria em 1956, Praga em 1968 e a invasão soviética do Afeganistão. Diga-se de passagem que os soviéticos deixaram o Afeganistão em estado BEM PIOR do que os americanos deixaram o Vietnã. E em muitos lugares da Europa e Ásia, você dizer que apóia/apoiava a URSS fará com que você seja mal-visto e mal-quisto.
[A URSS, principalmente sob Stalin e Kruchev, cometeu erros terriveis, mas lutou ao lado dos proprios norte americanos para vencer o nazismo e libertar a Europa.
Porque será ???]
Porque os aliados ocidentais dependiam da URSS para ajudar a parar a máquina de guerra nazista. Os EUA forneceram equipamentos e matéria prima para a URSS reequipar suas FFAA. A URSS pagou por isso? A Grã-Bretanha sim, ano passado terminou de pagar. o front ocidental foi, em sua maior parte, dentro do território soviético.
[” aah foram crueis nessa libertação” . Foram. As B 17 americana foram igualmente crueis.]
A tomada de Berlim e o estupro coletivo de mais de 2.000.000 de mulheres entre 1944 e 1948(!) que o digam.
[Alias, paises fascistinhas do leste europeu moderno tentaram fazer a UE reconhecer a URSS como tão cruel quanto a Alemanha Nazista, e o PEDIDO FOI NEGADO.
Se altas autoridades da Europa negam tal semelhança, então, QUESTÃO ENCERRADA.]
Quais são os países ‘fascistinhas’ do leste europeu? Todos aqueles que sofreram na mão dos soviéticos? Os países da Europa ocidental não sofreram com o comunismo. A Europa depende muito do petróleo e gás russo, por isso não fala certas verdades para eles.
[Eu defendo a URSS ? defendo sim, o legado dela, de salvar a Russia e suas republicas irmas da extinção total que os nazistas de Himmler queriam, já lhe dá qualquer justificativa para sua existência .]
Qual legado? O quê, além de equipamento militar (em parte obsoleto) e naves espaciais (criadas por um gênio que quase morreu num Gulag) a Rússia produz de bom hoje (além de Vodka – pra quem gosta, e belas mulheres – tão ou mais bonitas que as americanas)?
Dois famosos ditados:
1) Na URSS tudo é descartável, principalmente as pessoas;
2) Aquele que não tem saudade da URSS não tem coração. Aquele que quer a URSS de volta não tem cérebro. (consta que foi dito pelo próprio V. Putin)
O III Reich queria o fim da URSS, o fim do comunismo, que para eles era um sistema que igualava os fortes ao nível dos fracos. O império russo existia desde o 1º milênio. E a Rússia e seu povo continuaram existindo. Espero que um dia eles deixei esse terrível passado para trás e consigam achar seu caminho, como a Alemanha conseguiu (faltaria cremar aquela múmia horrenda do Lênin).
Da mesma forma que se eu for no Iraque dizer que adoro os americanos, podem me matar na hora…
Depende de onde vc está.
Quanto aos crimes americanos, preciso começar ??
Discursos muuito bonitos, mas nao mudam nada do que eu escrevi.
é sempre tudo uma questão de ponto de vista…
E não adianta xingar: não existiriam mais eslavos sem a URSS.
E eles na Russia., se sobrevivessem, seriam escravos dos norte americanos, dos nazistas, japoneses ou de seja la quem for, não fosse o podem militar soviético.
O legado da URSS está em toda parte. Sem o sistema soviético, os russos seriam 10 milhoes de miseraveis vivendo no norte da siberia. E a Europa seria nazista.
Não adianta citar os erros da URSS, não chegam aos meritos.
A URSS era e é a Russia e vice versa, foi o povo soviético-russo ( e demais) quem construiu a antes segunda super potencia mundial, um dos maiores e mais poderosos impérios da história.
De errado , deu. O sistema econômico socialista não funciona. Mas negar os méritos é orientação ideologica pró-norte americana e vestígio da guerra fria.
“”””Qual legado? O quê, além de equipamento militar (em parte obsoleto) e naves espaciais (criadas por um gênio que quase morreu num Gulag) a Rússia produz de bom hoje (além de Vodka – pra quem gosta, e belas mulheres – tão ou mais bonitas que as americanas)?””””
ISSO É PRECONCEITO E IGNORÃNCIA, COM RELAÇÃO NÃO AO REGIME SOVIÉTICO, MAS COM O POVO RUSSO E SUAS REPUBLICAS IRMÂS.
VAI NA RUSSIA E VEJA QUEM ELES SÃO E O QUE ELES TEM.
Eu me recuso a continuar a discutir com gente como vc.
GALANTE
Finalmente confessou que não gosta da esquerda ??
Por isso vc permite criticas constantes a esquerda, não é mesmo ???
Por isso vc permite frases como ” Todo esquerdista é isso ou aquilo” , e vc nao se incomoda nem um pouco em cortar isso. O preconceito contra a esquerda é permitido, então.
Então tá né…
O EDITOR NAO DEVIA TOMAR PARTE NESSAS DISCUSSÕES.
Estou decepcionado…
Zzzzzzzz……
Um detalhe : eu não sou de esquerda e portanto, não cabe a mim defender o comunismo. Seja la isso o que for. Mas defendo os meritos e o trabalho do povo russo.
O que eu acho errado é malhar as pessoas, as nações, com base num unico ponto de vista, generalizando todos, sem ver o outro lado da moeda.
Mesmo sendo contra os EUA, eu sei reconhecer os meritos deles. Acho-os crueis, mas fizeram tambem coisas boas. Na medicina, nas ciências, na tecnologia. Tal como muitos paises, inclusive a propria URSS.
Mas dizer que a URSS só foi coisa ruim, isso não tem cabimento.
Quem generaliza as pessoas esquerdistas como “todas são umas (**&)***””, isso está errado. Isso não pode estar certo.
Não são os anti-comunistas que fazem questao de salientar que as pessoas SAO DIFERENTES ??
Então como podem dizer que a esquerda, por exemplo, se resumo a todos sendo amantes e apoiadores de Pol Pot, por exemplo ?
Que direito alguem tem de chegar e dizer essas coisas ??
Eu tentei explicar aqui uma vez que aquilo que se define como esquerda é um universo extremamente variado. Regimes como o soviético até a decada de 30, antes do Stalin, e regimes como o de Hugo Chavez( exemplo mais recente), são completamente diferentes.
da mesma forma que eu sei que dentro da Direita, embora eu seja contra a Direita, eu sei que tem muitos intelectuais e gente respeitavel. Eu discordo delas, com relação a como chegar num mundo melhor, mas não generalizo. ( alias tem gente aqui no blog que eu sei que é de Direita mas eu respeito muito e gosto de trocar ideias)
Mesmo quando falo ” imprensa direitista”, sei que tem gente na Imprensa voltada a Direita que não concorda com certas maneiras de se noticiar as coisas.
Um ultimo detalhe : quando vc mede o legado de um regime politico ? A partir de quando ele caiu ? Já se passaram 20 anos, quanto tempo os governos do leste europeu, em sua maioria fascistas e irresponsaveis, vao continuar a culpar o comunismo ??
Detalhe : Mas foi interessante, agora sei pq a MB está sonhando com a inimiga China: Odio a esquerda. Na verdade é odio ao PT, mas como eles não podem falar abertamente…
Quando quiserem, nesse blog, xingar o PT, sugiro que façam-no claramente. Eu nao sou petista e nao votei no PT. mas não é por isso que as pessoas tem que classificar os outros todos como ” bando de apoiadores de Pol Pot” .
E que alguns parem de retirar os meritos do povo russo. Alem disso, ja se passaram 20 anos de capitalismo e nesse tempo, a Russia não fez quase nada perto da URSS, mesmo esta em 20 anos.
Eu mesmo acredito que mais um pouco a Russia deslanchará, mas só culpar a Mumia de Lenin pela corrupção de um funcionario publico ( exemplo) na Russia atual é absurdo.
Que o povo russo seja respeitado. Que alguns parem de olhar para eles com os olhos da Guerra Fria.
E que essas lamentaveis generalizações terminem.
( ps: tem gente que devia procurar os foruns esquerdistas para ir lá e brigar com eles. Não tem esquerdista declarado aqui, só um russofilo… ).
Sds aos que merecem…
(suspiro)
Não posso me conter em falar sobre a comparação entre os massacres comunistas e o genocídio dos povos indígenas nos EUA, quando falei que estes não massacraram milhões do seu próprio povo. Não que o massacre não tenha sido feio. Realmente o foi.
Porém, as diferenças são gritantes.
Primeiro, o massacre indígena foi feito no contexto do colonialismo vigente nos séculos XV à XIX, e não no contexto da Guerra Fria Capitalismo X Comunismo.
Os colonos europeus queriam terras, enquanto os comunistas queriam simplesmente destruir quem pensasse diferente, pois alguém assim só podia ser considerado ameaça ao “status quo”.
Segundo, os europeus não consideravam os índios como seus concidadãos. E não eram mesmo. Era outra cultura, outra língua, outro modo de ver a vida.
Ao revés, os comunistas denunciavam, prendiam, torturavam, matavam, ou exilavam pessoas que comiam a mesma comida, vestiam as mesmas roupas e falavam a mesma língua.
Pouco importava se era o seu vizinho de porta, colega de trabalho, amigo, parente ou mesmo amante.
A máquina de moer carne humana que o comunismo criou só é comparável à máquina da inquisição: ambos os sistemas tinham a petulância de querer mudar a crença das pessoas, o seu modo de pensar e ver a vida.
Em tempo:
Para mim chega desta discussão. Já cansou.
Bem fez o Marine em pegar no sono.
Volto a dizer: Defender a URSS é o mesmo que defender o III Reich. Pode-se ser russófilo SEM SER COMUNISTA assim como ser germanófilo sem ser nazista.
A Alemanha não surgiu em 1933 assim como o Império Russo não surgiu em 1917. Um dia, alguns russos e russófilos entenderão isso e colocarão uma pedra sobre este passado medonho.
Finalizando,
Jesus multiplicou os pães, não estatizou as padarias, nem exterminou quem não gostava dele ou não seguia a palavra de Deus!
Chega de falar sobre politica e ficar com politicagem…
Já foi levantada a bola de se analisar o quadro do Camboja durante os movimentos revolucionarios e contra-revolucionarios, além do processo de pacificação e cessar-fogo posto pela ONU(independente da forma em que os rios chegaram ao oceano). Retirando as questões de politicagem e sensos acerca de questões politicas dos diferentes lados que estavam em disputa pelo poder no Camboja, lembrar que eram pelo menos 4 a grosso modo(“Khmer Vermelho”, “monarquistas”, “nacionalistas” e “grupos extrangeiros”). Lembrar que a ONU teve muito trabalho na pacificação pelos extensos campos minados, febre amarela/malaria, cenario politico e altissima quantidade de refugiados, sendo gerada então uma das maiores campanhas de realocar comunidades inteiras pra as diferentes areas controladas pelos diferentes grupos politico-socio-economicos do Camboja.
Uma leitura que dá uma ideia do era o Camboja e uma visão de como ocorreu parte do cessar-fogo é a biografia de Sergio Vieira de Melo – O Homem que Queria Mudar o Mundo – (aquele Brasileiro da ONU que morreu no Iraque e hoje em dia tem seu nome no centro de formação de tropa de paz do MD)
Como eu tentei levantar como seria uma operação de desativação de minas em um ambiente de selva/densa vegetação?
Como controlar doenças altamente infecto-contagiosas numa tropa de paz em um lugar de poucas ou quase nenhuma condições sanitarias?
Como fazer o controle da circulação de não-combatentes entre regiões dominadas por diferentes facções?
Uma pouco mais historica do quadro do Camboja, analisar o combate de guerrilha em selva, poderiamos aprender algo pra o contexto amazonico?
Queria ver se alguem se propoem a sair da politicagem e ideologias baratas de botequim enquanto os “comunistas” tomam coca-cola e os “capitalistas” tomam vodka.