‘É graças aos soldados’
“…É graças aos soldados, e não aos sacerdotes, que podemos ter a religião que desejamos. É graças aos soldados, e não aos jornalistas, que temos liberdade de imprensa. É graças aos soldados, e não aos poetas, que podemos falar em público. É graças aos soldados, e não aos professores, que existe liberdade de ensino. É graças aos soldados, e não aos advogados, que existe o direito a um julgamento justo. É graças aos soldados, e não aos políticos, que podemos votar…”
BARACK OBAMA no MEMORIAL DAY (Dia do Veterano)
Belas palavras.
Alguem poderia dizer que é graças aos soldados e escravos que temos o sul do Brasil ainda brasileiro, por causa da Guerra do Paraguai, mas eu não ouço isso, pelo contrário, adotou-se uma posição estranha de condenar os proprios brasileiros pela guerra ( que foi o Paraguai que começou) e esqueceu-se dos esforços de nossos proprios soldados.
Quero ver um politico aqui falar palavras semelhantes…
Wagner,
Facil responder sua observacao. No Brasil hoje reina uma corrente de pensamento a qual o que determina se um conflito foi justo ou nao, e simplismente quem foi o mais forte – sendo esse sempre taxado de agressor e injusto. Ou seja, nessa mentalidade o fraco e sempre o oprimido nao obstante a real logica da razao do conflito.
“To them, the derivation of the ‘good’ is based on a simple, yet peculiar standard: the powerful and competent are wicked, while the feeble and impotent are innocent – regardless of the context. ”
Semper Fidelis!
“A Nação que confia mais nos seus direitos do que em seus soldados, engana a si mesma e cava sua ruína.”
… … … … … … … … (Rui Barbosa)
A frase não é de Obama. Ele apenas a citou no Memorial Day. A frase é de Charles M. Province.