PM invade quartel do Corpo de Bombeiros para reprimir manifestantes em protesto por salários
RIO – O Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope) invadiu pouco antes das 7h deste sábado o QG do Corpo de Bombeiros, que estava há cerca de 13 horas ocupado por militares da corporação em protesto por melhores salários.
Os PMs explodiram o portão dos fundos do quartel, na rua do Senado, deram tiros de efeito moral e jogaram bombas de gás lacrimogênio que atingiram os manifestantes e jornalistas dentro quartel e na rua. Pessoas saíram sangrando e a situação ficou muito tensa no local.
Houve barulho de tiros de fuzil que, segundo os bombeiros, foram dados para o alto. Três dos líderes do movimento foram presos e encaminhados para o Batalhão de Choque. Alguns bombeiros saíram feridos do quartel com marcas de tiros de balas de efeito moral.
Segundo os manifestantes que ocuparam o QG do Corpo de Bombeiros, cinco crianças saíram feridas devido ao gás lacrimogênio e estão sendo medicadas no Hospital Souza Aguiar. Uma das crianças pediu aos policiais que parassem de jogar o “gás maldito”. Ainda segundo eles, há feridos dentro do quartel.
Mas o secretário Municipal de Saúde, Hans Dohmann, afirmou que somente uma criança, que inalou fumaça, foi atendida no Hospital Souza Aguiar. Ainda de acordo com o secretário, por volta das 6h30 da manhã, um grupo de mulheres com cerca de cinco crianças chegou a procurar a emergência do hospital, mas as crianças não estavam feridas, apenas nervosas, e foram embora. De acordo com o secretário, até agora não houve nenhum outro registro de atendimento relacionado a este caso na rede municipal de saúde.
Os manifestantes se queixaram da violência usada pela PM para dissolver a manifestação na manhã deste sábado e informaram que 12 manifestantes foram presos e estão sendo levados para o Batalhão de Choque. O protesto deve seguir daqui a pouco para uma nova manifestação na porta da Alerj.
No momento, policiais do Bope, do Batalhão de Choque e da cavalaria estão no local. As ruas no entorno do QG estão bloqueadas e a Praça da República está cercada por PMs. Manifestantes que protestavam junto à grade em frente ao QG dos Bombeiros, dentro do Passeio Público, estão sendo dispersados por policiais da cavalaria da PM.
No momento seis micro-ônibus com bombeiros presos estão saindo de dentro do quartel para o Batalhão de Choque.
O governador Sérgio Cabral reúne-se com equipe de seu Governo nesta manhã, no Palácio Guanabara (prédio anexo), onde, em seguida, por volta das 8h30, deve acontecer uma entrevista coletiva.
FONTE: O Globo / FOTO: Marcelo Carnaval
Eu posso estar sendo ignorante mas, de que outra forma se dispersa uma multidão que reluta em deixar um lugar? E que tipo de pais levam uma criança para um protesto?
SERGIO CABRAL: PRA QUE ISSO ??
VAI TRABALHAR POR R$ 950 AO MES ARRISCANDO SUA VIDA, VAI !!!
os bombeiros estão certissimos, e não venham com essa palhaçada de ” disciplina militar”, isso é a desculpa que lideres inconsequentes, despreparados, que so estão interessados em manter seus privilegios e salarios, ficam falando para a sociedade.
Manda o Bope pegar traficante e não atacar bombeiros que SALVAM VIDAS, quase ao contrario de sua politica de não negociar.
E se tivesse morrido alguem ?
E se uma criança tivesse morrido ?? E DAÍ ??
ARROGÂNCIA é uma coisa desprezível.
Mas, governador, o Universo é justo: Faça o Mal, e vc receberá o mal ( eleitoral). É inevitavel…
Quanto vc ganha ?? R$ 30.000,00 no minimo ???
Quanto que esses heróis do dia a dia ganham ??
De minha parte boa sorte aos bombeiros, tomara que os advogados detonem o Estado.
Poderiam muito bem ter só tomado as medidas legais contra os lideres do movimento e não ficar brincando de País da Disciplina Militar.
Agora vc vai sofer um graaaaande desgaste politico. A sociedade gosta dos bombeiros, isso em qualquer país.
Eleitoralmente, vc está com um grande problema…
Tomara que vc perca as eleições. To torcendo para isso…
E os caras que inventaram de fazer essa baderna deveriam ter pesado as consequencias de seus atos tambem, e jamais deveriam ter trazido crianças para lá…
Impedir o serviço dos outros tambem teria custado vidas… isso foi uma contradição…
Ninguém mais nesse país se importa quando tem vidas em jogo ???
E nisso ainda tem o desgaste entre a PM e os BM.
Na próxima ocorrência que um PM pedir ajuda para um BM como vai ser o atendimento?
Não gosto desse negócio de greve. Quando faz o concurso já sabia o salário que vai ganhar.
Mas também não concordo em mandar o Bope contra os bombeiros.
Realmente é uma situação complicada. Com 400 bombeiros presos, quem está fazendo a escala de trabalho deles?
Mas não são esse no atual governo que sempre defenderam e incentivaram marchas, greves, protestos, invasões etc. ?!?!?!?!?
E qdo acontece com eles traram do mesmo modo que os seus criticados tratavam?!?!?
Um povo analfabeto e deprepreparado dá nisso mesmo. Os governos vendem que somos o país do futuro, que a economia é sólida, que a crise mundial é marolinha por aqui, bolsas-esmola para uns, bolsas-ditadura para outros, copa do mundo e olimpíadas e se elegem com milhões de votos, deixando toda a infraestrutura, reformas fiscal, tributárias, previdenciária para o o limbo das idéias e da discussão /ação política !!!!!
Esse mesmo que agora nem falam mais em serviço militar obrigatório, voto obrigatório que abominavam qdo oposição e agora nem plebiscito fazem para saber/acatar opinião pública, como tanto defendiam que outros governos fizessem.
E agora seu Cabral?!? Vai chamar de novo o LuLLa para seu palanque e assim resolver tudo, como diziam que estava tudo em andamento e d. Dilma iria apenas dar continuidade ?!??!!?
Que várzea…
E aí Sérgio Cabral? Passeata de baitôla fardado pode? Vale tudo, desde que não critique seu governico?
Como diria Alborghetti: “êêêê Rio de Janeiro do meu sac…” 🙂