Brasil versus BRICs
Enquanto o Brasil não resolver seus problemas estruturais, vai ser difícil ao País conseguir recursos adicionais para investir em Defesa
1. Investimento em relação ao PIB. Brasil em último.
2. Exportações em relação ao PIB. Brasil em último.
3. Dívida Pública em relação ao PIB. Só a Índia é pior que o Brasil.
4. Pagamento de juros em relação ao PIB. Só a Índia é pior que o Brasil.
5. Receita Tributária em relação ao PIB. Aqui, ninguém passa o Brasil.
6. Se quiser ler a matéria toda, são 18 páginas. Sebastian Briozzo e Joydeep Mukherji. Standard & Poor’s. Conheça.
VEJA TAMBÉM:
“…Enquanto o Brasil não resolver seus problemas estruturais …”
A quantos anos ouvimos isso e quantos anos ainda, quantas décadas ainda ouviremos isso sem que autoridades, governos façam o que deve ser feito?
O que tem que ser feito, a maioria já sabe;
Modificar a previdência do setor publico, que é altamente deficitária, um funcionário publico se aposenta com salário integral o que pode ultrapassar facilmente R$ 10.000,00 em varias carreiras publicas enquanto um trabalhador da iniciativa privada se aposenta com no máximo R$ 3.416,54, mesmo que tenha passado a vida toda colaborando com bem mais do que isto.
Realizar uma reforma tributária que torne o sistema mais racional (ou menos irracional), e como toda reforma haverá perdas e ganhos, a União esta disposta a ceder alguma coisa ou prefere ficar com a enorme fatia que hoje abocanha e repassa a estados e municípios, de modo que governadores e prefeitos se mantenham dependentes da esfera federal.
Realizar um choque de gestão em alguns setores do poder publico, aumentando a sua eficiência administrativa, derrubando monopólios. Continuaremos a pagar o que pagamos pelo litro da gasolina ou a Petrobras terá competição de verdade para mostrar a sua verdadeira eficiência(?).
Melhoria da infra-estrutura por meio de investimentos públicos e privados. (O que é mais útil para o Brasil, um trem bala ou uma malha de trem convencional para escoamento da produção de grãos?). Investimentos em infra-estrutura por sua vez pressupõe dinheiro privado.
A INFRAERO vai ser privatizada? Se for será uma empresa eficiente ou apenas um apêndice de cargos de “consultores” da agencia que a irá regular, como é a relação das teles com a ANATEL? Os portos serão eficientes ou serão controlados por interesses sindicais?
Algum governo se habilita a isto? O brasileiro médio entende que isto é necessário? O eleitor brasileiro entende que obrigar a Petrobras a concorrer dentro de praticas de mercado não é “entregar a empresa ao imperialismo americano” como muitos ideólogos irão dizer? Os sindicatos de funcionários públicos irão fazer greves de semanas, meses (como fazem em universidades publicas) e terão seu ponto descontado?
Falta uma noção de “verdade” ao Brasileiro.
O governo FHC “derrubou a inflação”, isto é verdadeiro, mas dentro de uma perspectiva global, a década de 90 foi marcada pela redução da inflação em países subdesenvolvidos e em desenvolvimento. Nos anos 80 eram dezenas de países com inflação mensal na casa de 2 dígitos, na virada do século contava-se nos dedos de uma mão aqueles cuja inflação era superior a 10%.
O governo Lula “Tornou o Brasil mais justo socialmente e acelerou nosso crescimento”. Isto é verdadeiro, mas dentro de uma perspectiva ampla, o Brasil não mudou com Lula, começou a mudar com a abertura econômica do governo Collor, depois com o plano real no governo Itamar, seguido pela lei de responsabilidade fiscal do governo FHC e a continuidade responsável destas políticas pelo governo Lula. No governo Lula o Brasil cresceu, mas outros países em desenvolvimento cresceram muito mais, a conjuntura global era favorável até 2008.
Com exceção da carga tributaria um pouco alta, os numeros apresentados comprovam aquilo que eu sempre falo sobre a Russia: Estão se recuperando.
Onde está a ” Russia lascada” aí ??
Tão vendo os numeros ?? Agora o que aos anti-russos vão dizer ??
Acho que só resta dizer ” vc é muito feio, tá !!” ah ah ah !!
Os numeros apenas comprovam que a Rússia tem futuro. Claro que ainda existem problemas cronicos, mas, se considerarmos a catástrofe da decada de 90( queda de -19% no PIB em 91… em 92 entao…acho que deu ainda mais), estão muito bem.
Lembrando que as reservas russas são a terceira do mundo…
Quanto ao Brasil… ihh…
Até o México?!?!?! 🙁
Todo aquele que habita a terra brasilis sabe o que tem de ser feito, mas o problema, é que não temos líderes…as pessoas precisam ser lideradas, comandadas, o Povo é gado…mas não hão em nossas fileiras heróis…e quando hão, eles logo se corrompem, pois todo o “homem tem seu preço”…
Sempre me disseram que deus é brasileiro…começo a acreditar…