Nota publicada  por um jornal holandês nesta quinta-feira, 17 de março, diz que o ministro da defesa do país considera a alternativa de retirar do serviço todos os 80 carros de combate do exército. O motivo: corte de gastos.

Duas divisões originariamente foram montadas para proteger a Holanda contra ataques de países comunistas, mas hoje são empregadas em missões de manutenção de paz.

O jornal também revelou que, segundo fontes do Ministério da Defesa, alguns helicópteros de transporte poderão ser desativados, visando economia de recursos.

FONTE: Dutch News 

FOTOS: Ministério da Defesa Holandês

0 0 votos
Classificação do artigo
Inscrever-se
Notificar de
guest

6 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Marine
13 anos atrás

E a Europa cada vez mais eunuca/castrada….

Ivan
Ivan
13 anos atrás

É impressionante como a Europa Ocidental está abrindo mão de sua defesa.

A Alemanha reduziu suas forças blindadas a pouco mais de 10% do que já foi na guerra fria.

A Holanda, que mantinha algo em torno de 15 a 20% do que já foi, pretende acabar com estes meios.

Até parece que pretendem usar a Polônia como tampão protetor de suas fronteiras a leste…

Vader
13 anos atrás

Posso estar enganado, mas não me parece que a úmida e lamacenta Holanda seja um terreno muito favorável para a utilização de blindados.

Aliás, em minha opinião países mínusculos, pacíficos e sem inimigos próximos como Holanda, Dinamarca, Bélgica, Suíça, Portugal, Áustria, etc, deveriam manter uma Força Terrestre mínima, mais para fins de segurança interna, treinamento e segurança das bases aéreas e navais, delegando à UE prover um Exército comum.

Mas esta é apenas minha opinião.

Wagner
Wagner
13 anos atrás

Concordo, a UE poderia patrocinar um exército comum, minimamente equipado. Mesmo que não tenha guerras, no futuro distante, pode haver um problema, então precisarão de um exército com um mínimo de habilidade. É perigoso aposentar tropas de tanques. Aliás é perigoso não ter todos os tipos de tropas, mesmo que em números mínimos.

A Europa, como o Ivan disse, decaiu mesmo. Com certeza não é por falta de tecnologia, acho que é falta de dinheiro, vício na proteção americana, brigas internas politicas intestinais. Ausência de inimigos próximos também é um fator.

A taxa de crescimento econômica européia é mínima, mas ironicamente a Holanda ainda detém uma boa taxa. Se esse corte fosse nos PIGS, concordo, mas acho estranho que a Holanda queira cortar gastos, pois foi justamente ela, Alemanha e não sei mais quem os únicos com economias ainda melhores.

Por coincidência disso que o Ivan falou, esses dias, eu me surpreendi com os numeros de tanques de Leopard 2 do Exército alemão, eu esperava pelos menos uns 600 deles, que nada, tem só duzentos e pouco…

Meinstein e Guderian não iriam gostar…

Luis
Luis
13 anos atrás

Não é Meinstein, e sim Manstein (Erich von Manstein).

Espero que não retirem os MBT e os helicópteros de transporte do serviço ativo. Depois, se precisarem de volta, será difícil conseguí-los.

Franz A. Neeracher
Editor
13 anos atrás

Infelizmente os cortes são inevitáveis…..
Quase todos os países europeus ( e os EUA também) estão com déficites gigantescos….
Os custos dos armamentos não param de crescer; tanto em pesquisas, compras, manutenção, treinamento e etc…
Não creio que veremos mais batalhas de tanques na Europa; além do mais o tanque é um alvo fácil para helicópteros e aviões.
Sendo assim, acho melhor economizar em tanques do que em aviões, helicóteros entre outros…
Outra solução seria economizar em outras áreas, mas seriam medidas impopulares e não teriam chance nos parlamentos….
Como nos EUA; vários municípios já tiveram que demitir metade dos bombeiros, professores e até nas forças de polícias…