Passagem de Comando do CIAvEx
Ocorreu no dia 11 de dezembro a passagem de Comando do Centro de Instrução de Aviação do Exército, que iniciou com a tradicional Passagem de Comando Aéreo, na Base de Aviação de Taubaté, e em seguida a cerimônia Militar, nas dependências do CIAvEx, ambas no Comando de Aviação do Exército e foram presididas pelo Gen Ex Esper, Comandante do Comando de Operações Terrestres (COTER).
Assume o CIAvEx o Tenente-Coronel de Cavalaria Alcides Valeriano de Faria Júnior, comandante substituto, no lugar do Coronel de Cavalaria Fábio Benvenutti Castro, Comandante substituído.
As oito horas da manhã, ocorreu a Passagem de Comando Aéreo, tendo o TC Danilo (SubComte. CIAvEx) apresentado a tropa ao TC Alcides, para que e em seguida, o Gen. Esper ordenasse o embarque dos tripulantes em suas aeronaves.
O ForTe foi convidado pelo TC Alcides para tripular a sua aeronave HA-1 Esquilo EB-1013 e a partir dela, registrar toda a cerimônia.
A passagem de Comando Aéreo é uma tradição nas unidades militares aéreas, quando o comandante substituído passa o Comando de sua Unidade ao comandante substituto, que a assume em voo e passa a liderar a sua Esquadrilha.
Nesta cerimônia, com cobertura exclusiva do ForTe, foi realizado o voo de formatura pela Esquadrilha Pégaso, composta por cinco aeronaves HA-1 Esquilo e dois HM-1 Pantera, sendo um deles pertencente ao CIAvEx, e que foi tripulado pelo Cel. Castro e o Gen. Peternelli.
Tendo a aeronave HA-1 Esquilo do COTER ocupado a sua posição no dispositivo, inicia-se a cerimônia de Passagem de Comando Aéreo.
O HM-1 Pantera pilotado pelo Cel. Castro, deixa a liderança da Esquadrilha Pégaso e se desloca para o seu lugar no dispositivo, a direita da aeronave do COTER.
Em seguida, o HA-1 Esquilo pilotado pelo TC Alcides, abandona a última posição da Esquadrilha e se posiciona a esquerda da aeronave do Gen. Esper, ficando as aeronaves dos comandantes, substituto e substituído, hoverando uma de frente para outra .
Ao fim da Passagem de Comando Aéreo, as aeronaves trocam de posição e o novo Comandante assume, pela primeira vez, o comando de sua Unidade, liderando a Esquadrilha Pégaso para uma passagem baixa sobre o CAvEx.
Após o pouso, o Cel. Castro e o TC Alcides, foram recebidos com muita emoção pelas as suas famílias no pátio das aeronaves.
Novamente tropa formada, é encerrada a Passagem de Comando Aéreo com os cumprimentos entre os Comandantes e, um a um o Cel. Castro passa cumprimentando a todos os seus ex-comandados que participaram do voo.
Em seguida, no prédio da Torre de Controle, a família do Cel. Castro inaugurou a foto oficial, que permanecerá exposta na galeria de fotos dos ex-comandantes do CIAvEx e onde o mesmo recebeu o Distintivo de Comando pelas mãos dos Generais Esper, Vilela e Peternelli.
As 10:30Hs da manhã, ocorreu a Formatura Militar de Passagem de Comando, que contou ainda com a presença do Gen Ex Vilela, Comte. CMSE, Gen Bda Araújo Lima, Comte. 12° BIL, do Estado Maior da AvEx, Comandantes das demais OM’s, autoridades Civis e Militares e convidados.
Encerrando a cerimônia militar, foi realizado desfile da tropa em continência ao novo Comandante do Centro de Instrução de Aviação do Exército, TC Alcides.
Os Comandantes subustituto e substituído recepcionaram os convidados no Clube dos Oficiais, onde foi feita uma última surpresa ao Cel. Castro, a exibição de um vídeo, elaborado pelo RP do CIAvEx, com fotos ilustrando parte da sua carreira a frente do CIAvEx.
Vídeo da Passagem de Comando Aéreo
NOTA do EDITOR: Agradecemos ao amigo Castro, um soldado cujas veias correm sangue verde-oliva, por toda a colaboração que nos deu durante o seu Comando e sabendo antecipadamente que o TC Alcides vai dar continuidade ao nosso trabalho junto ao CIAvEx. Desejamos aos Comandantes, substituto e substituído, muito sucesso nesta nova etapa de suas carreiras no nosso Exército Brasileiro.
Excelente trabalho Wiltgen!
Parabéns!
Desejo toda a sorte ao novo comandante do CIAVEX, Tenente-Coronel Alcides