Ocorreu no dia 11 de dezembro a passagem de Comando do Centro de Instrução de Aviação do Exército, que iniciou com a tradicional Passagem de Comando Aéreo, na Base de Aviação de Taubaté, e em seguida a cerimônia Militar, nas dependências do CIAvEx, ambas no Comando de Aviação do Exército e foram presididas pelo Gen Ex Esper, Comandante do Comando de Operações Terrestres (COTER).

Assume o CIAvEx o Tenente-Coronel de Cavalaria Alcides Valeriano de Faria Júnior, comandante substituto, no lugar do Coronel de Cavalaria Fábio Benvenutti Castro, Comandante substituído.

As oito horas da manhã, ocorreu a Passagem de Comando Aéreo, tendo o TC Danilo (SubComte. CIAvEx) apresentado a tropa ao TC Alcides, para que e em seguida, o Gen. Esper ordenasse o embarque dos tripulantes em suas aeronaves.

O ForTe foi convidado pelo TC Alcides para tripular a sua aeronave HA-1 Esquilo EB-1013 e a partir dela, registrar toda a cerimônia.

A passagem de Comando Aéreo é uma tradição nas unidades militares aéreas, quando o comandante substituído passa o Comando de sua Unidade ao comandante substituto, que a assume em voo e passa a liderar a sua Esquadrilha.

Nesta cerimônia, com cobertura exclusiva do ForTe, foi realizado o voo de formatura pela Esquadrilha Pégaso, composta por cinco aeronaves HA-1 Esquilo e dois HM-1 Pantera, sendo um deles pertencente ao CIAvEx, e que foi tripulado pelo Cel. Castro e o Gen. Peternelli.

Tendo a aeronave HA-1 Esquilo do COTER ocupado a sua posição no dispositivo, inicia-se a cerimônia de Passagem de Comando Aéreo.

O HM-1 Pantera pilotado pelo Cel. Castro, deixa a liderança da Esquadrilha Pégaso e se desloca para o seu lugar no dispositivo, a direita da aeronave do COTER.

Em seguida, o HA-1 Esquilo pilotado pelo TC Alcides, abandona a última posição da Esquadrilha e se posiciona a esquerda da aeronave do Gen. Esper, ficando as aeronaves dos comandantes, substituto e substituído, hoverando uma de frente para outra .

Ao fim da Passagem de Comando Aéreo, as aeronaves trocam de posição e o novo Comandante assume, pela primeira vez, o comando de sua Unidade, liderando a Esquadrilha Pégaso para uma passagem baixa sobre o CAvEx.

Após o pouso, o Cel. Castro e o TC Alcides, foram recebidos com muita emoção pelas as suas famílias no pátio das aeronaves.

Novamente tropa formada, é encerrada a Passagem de Comando Aéreo com os cumprimentos entre os Comandantes e, um a um o Cel. Castro passa cumprimentando a todos os seus ex-comandados que participaram do voo.

Em seguida, no prédio da Torre de Controle, a família do Cel. Castro inaugurou a foto oficial, que permanecerá exposta na galeria de fotos dos ex-comandantes do CIAvEx e onde  o mesmo recebeu o Distintivo de Comando pelas mãos dos Generais Esper, Vilela e Peternelli.

As 10:30Hs da manhã, ocorreu a Formatura Militar de Passagem de Comando, que contou ainda com a presença do Gen Ex Vilela, Comte. CMSE, Gen Bda Araújo Lima, Comte. 12° BIL, do Estado Maior da AvEx, Comandantes das demais OM’s, autoridades Civis e Militares e convidados.

Encerrando a cerimônia militar, foi realizado desfile da tropa em continência ao novo Comandante do Centro de Instrução de Aviação do Exército, TC Alcides.

Os Comandantes  subustituto e substituído recepcionaram os convidados no Clube dos Oficiais, onde foi feita uma última surpresa ao Cel. Castro, a exibição de um vídeo, elaborado pelo RP do CIAvEx, com fotos ilustrando parte da sua carreira a frente do CIAvEx.

Vídeo da Passagem de Comando Aéreo

NOTA do EDITOR: Agradecemos ao amigo Castro, um soldado cujas veias correm sangue verde-oliva, por toda a colaboração que nos deu durante o seu Comando e sabendo antecipadamente que o TC Alcides vai dar continuidade ao nosso trabalho junto ao CIAvEx. Desejamos aos Comandantes, substituto e substituído, muito sucesso nesta nova etapa de suas carreiras no nosso Exército Brasileiro.

0 0 votos
Classificação do artigo
Inscrever-se
Notificar de
guest

2 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Luiz Padilha
13 anos atrás

Excelente trabalho Wiltgen!
Parabéns!

Guilherme Poggio
Responder para  Luiz Padilha
13 anos atrás

Desejo toda a sorte ao novo comandante do CIAVEX, Tenente-Coronel Alcides