Presidente Dilma volta a criticar controle de mídia

39

Por meio de assessor, eleita diz ao ‘Estado’ que projeto que cria marco regulatório para o setor não deve incluir proposta defendida por Lula.

Brasília – A presidente eleita, Dilma Rousseff, deu mostras mais uma vez de que, se decidir por enviar ao Congresso o projeto que cria o marco regulatório para as telecomunicações e radiodifusão, o fará sem qualquer previsão de controle de mídia. Por intermédio de um integrante da equipe de transição, Dilma reafirmou na tarde desta quarta-feira, 8, ao ‘Estado’ que, para ela, o único controle dos meios de comunicação deve ser feito pelo “controle remoto”.

Cerca de seis horas antes da manifestação de Dilma, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva teve uma reunião com o ministro da Comunicação Social, Franklin Martins. Recebeu do auxiliar um esboço da proposta que cria uma agência de controle do conteúdo de rádios e Tvs.

Essa agência, que substituiria a Agência Nacional do Cinema (Ancine), teria poderes para multar as emissoras que veicularem programação considerada – por ela mesma, por critérios subjetivos – ofensiva, preconceituosa ou inadequada ao horário.

A substituição da Ancine pela Agência Nacional de Comunicação (ANC) objetivaria aproveitar os quadros de carreira já existentes, sem a previsão de criação de novas vagas. Franklin disse que repassou ao presidente um pré-anteprojeto de criação do marco regulatório das telecomunicações e radiodifusão. E previu que a proposta só ficará pronta no Natal: “Não há nada pronto. São partes que vão sendo montadas, que demoram.” Assim que o projeto for concluído, Franklin vai entregá-lo ao presidente. Este o repassará à presidente eleita, a quem caberá decidir se o envia ou não ao Congresso, ou se faz novos estudos antes de submeter a proposta à consulta pública, pela internet.

Entidades que representam as empresas de telecomunicação e radiodifusão criticam a proposta de criação de uma agência destinada a controlar o conteúdo levado ar por rádios e TVs. O diretor-geral da Associação Brasileira de Radiodifusão, Luís Roberto Antonik, lembra que hoje o setor é um dos mais regulamentados entre todas as atividades econômicas do País, com “uma miríade de leis” – a Lei de 1962, que regulamenta a atividade, a Lei Geral das Telecomunicações, o Estatuto da Criança e do Adolescente, que trata de horários de programação, as regras da Anvisa, que autorregulamenta a propaganda e a publicidade, a Anatel e o Ministério das Comunicações.

O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Ophir Cavalcanti, se disse preocupado com a iniciativa do governo. “Já há mecanismos hoje na Constituição determinando que, se houver excessos, a Justiça pode determinar providências, incluindo reparação indenizatória.”Segundo ele, a proposta do governo não vai encontrar ambiente no Congresso. “A liberdade de imprensa é um valor que custou muito caro para ser conquistado pelo povo brasileiro.

FONTE: Estadão On-line

NOTA DO FORTE: Apesar de, à primeira vista, parecer que essa matéria não tem nenhum vínculo com os temas debatidos em nosso Blog, é evidente, que tal notícia, tem tudo a ver com a nossa liberdade de expressão.

Essa declaração da futura Comandante-em-Chefe das Forças Armadas é importantíssima e fazemos votos de que ela, realmente, consiga deter essas vozes obscurantistas, dignas de sistemas ditatoriais, onde o medo da divulgação da verdade, pela imprensa livre, impera na mente daqueles que pretendem ser os tutores de uma sociedade escrava.

Parabéns, Presidente Dilma, por essa sua lúcida declaração!

0 0 votos
Classificação do artigo
Inscrever-se
Notificar de
guest

39 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Vader
Vader
14 anos atrás

“o único controle dos meios de comunicação deve ser feito pelo “controle remoto”.”

I N A C R E D I T Á V E L !!!

Vejamos se ela irá materializar isso em seus 4 anos de governo. Se irá enquadrar os radicais de seu partido e alhures, como por exemplo o Sr. Franklin “Mata-Mata” Martins.

Se ela só parar com as tentativas de amordaçar a imprensa, já terá feito melhor do que seu “mentor” em 8 anos! Já terei que fazer “mea culpa” e declarar publicamente que estava errado a respeito da sujeita.

Veremos. Mas por enquanto, pelo menos da boca pra fora, só tive notícias alvissareiras da cidadã.

No mais, assino embaixo da nota do ForTe. Parabéns ao Ogata pela matéria relevantíssima.

Sds.

Pedro
Pedro
14 anos atrás

Tomara que seja apenas uma cortina de fumaça, e que na hora certa a Presidente esmage a cabeça da serpente que é a maldita imprensa brasileira, meio opressor e de formação de opinião que visa somente manter o povo e o país sobre controle de uma elite podre e corrupta.

O que essa tal “imprensa livre” fez nessa ultima eleição (só lembrem do evento da “bolinha de papel de destruição em massa”, onde a principal rede de tv manipulou imagens para parecer que algo mais foi jogado, quando na verdade, ela produziu um drop-out no video) foi uma tentativa de golpe de estado, ao querer empurar goela abaixo um cadidato da elite corrupta nacional e fora outros momentos de nossa historia, como o golpe de 64, o suicidio de Vargas e etc.

Liberdade de imprensa nada tem a ver com democracia, pois vc dá um poder a um grupo (empresas) de manipulação, e o unico compromisso dessa imprensa é com o lucro, ou seja, não existe compromisso algum com a verdade. Alguem acha que algum jornal iria publicar alguma coisa contra industrias e empresas, onde elas como anunciantes garantem o lucro e sustento da empresa? Se alguem acha que jornal e revista sobrevive de venda em banca e assinatura, que acorde para o mundo real.

Não gosto do Chavez, mas o que ele fez na Venezuela foi o que deveria ser feito aqui, pois cabe bem lembrar (e isso jornalista e jornal algum lembra, como se quissesem alterar a historia) que a imprensa teve um papel ativo na tentativa de golpe sofrida por ele anos atras, com patrocinio de países terceiros como EUA, Espanha e Colombia. Se a Globo de lá tivesse ativa, outros golpes teriam acontecido.

Imprensa nenhuma é livre ou tem compromisso com a verdade, pois em um mundo onde o capital manda, ela faz as suas vontades. Chega ao cumulo e ridiculo continuarem descrevendo ela como “pilar da democracia” pois na imprensa só aparece o que é pago, e quem não paga, não tem voz. Alguem já viu alguma reportagem ou noticia sobre o lobby e pagamento de campanhas politicas? Não né, pois mostraria o que é o tal “congresso”, que é uma casa de negocios simplesmente.

Espero que Dilma tenha coragem de acabar ou botar uma boa coleira nessa praga que é a imprensa.

Bluejacket
Bluejacket
14 anos atrás

Parabéns a Dilma, ela está me suepreendendo a cada dia. Estou vendo que tive uma opinião errada sobre ela.

e Pedro, comentário infeliz o seu. Lembre-se: “Posso não concordar com nenhuma das palavras que você disser, mas defenderei até a morte o direito de você dizê-las.”

Voltaire

Vader
Vader
14 anos atrás

“Essa declaração da futura Comandante-em-Chefe das Forças Armadas é importantíssima e fazemos votos de que ela, realmente, consiga deter essas vozes obscurantistas, dignas de sistemas ditatoriais, onde o medo da divulgação da verdade, pela imprensa livre, impera na mente daqueles que pretendem ser os tutores de uma sociedade escrava.”

Vitor
Vitor
14 anos atrás

Imprensa livre sempre! Com as denuncias feitas na imprensa livre o Brasil segue evoluindo. Imaginem se regulam a imprensa com um bando de chamados “Intelectuais”. Já não basta tantas leis estupidas. Provavelmente muitos programas deixariam de ser exibidos. Se alguem não quiser assistir troque de canal. É tão dificil assim? Os defensores dessa regulação na verdade não gostam de deixar as pessoas livre para escolherem mas querem escolher pelos outros.

Invincible
Invincible
14 anos atrás

Pedro,

Esse foi sem sombra de dúvidas o comentário mais estúpido que eu já li aqui no Forte.

Se você é um alienado que se deixa manipular pela imprensa livre e precisa de um grupo muito maior controlando tudo que é exibido pela imprensa, meu amigo você precisa procurar ajuda.

Você dizer que o que o Chvez fez na VeneFavela é bom?

So posso tirar uma conclusão.

Ou você é vermelhuxo ferrenho (mesmo sem saber o que isso significa) ou não tem a menor noção do que falou.

Imprensa livre é a verdadeira forma de fiscalizar e fazer com que o estado cumpra com suas obrigações. É a forma de informar ao povo que não tem acesso a tudo que acontece no país.
Se um grupo de televisão projete um interessa, o que é absolutamente normal, você pode optar por outro grupo de comunicação.

Mas eu acho que eu sei porque os Vermelhuxos querem controlar a imprensa.
É pre terminar de limpar o cofre do governo sem ninguém poder falar e para aos poucos instalar o seu sonho da América Bolivariana.

Manock
14 anos atrás

Só pra lembrar:
os canais de televisão e rádio são concessões estatais, não pertencem aos senhores feudais da elite política e econômica brasileira, pertencem ao estado. E toda concessão deve cumprir a função social que a origina.

Ou seja: eles não podem fazer o que querem, devem respeitar regras, regras existem na Europa e nos Estados Unidos.

O que se deve fazer é discutir melhor e mais abertamente estas regras com a sociedade e regular o setor, o que não significa controlar o setor!

Manock

Invincible
Invincible
14 anos atrás

Manock,

O Problema é que na essência é assim, mas na prática isso não irá acontecer.

Muita forças estão envolvidas em uma setor com tanto dinheirom, poder e interesse.

Infelizmente essa agência iria servir como mecanismo de ameaça e controle dos meio de comunicação.

Eu acredito inclusive que os meios de comunicação deveriam ser mais livres, inclusive as concessões deveriam deixar de existir. Qualquer um deveria ter o direito aberto de solicitar o acesso a um meio de comunicação. Quanto mais solto melhor.

Se alguém se sentir caluniado que procure a justiça, pois o direito de resposta é garantido.

Outro ponto diz respeito a internet que é um canal livre para idéias e pensamentos, onde qualquer um pode colocar sua ideia e buscar ideias de concepções diferentes.

Grande Abraço!

Manock
14 anos atrás

A questão está em aprovar as regras certas! O que não podemos tolerar é o setor correr solto como está, de forma irresponsável, criando oligarquias regionais por todo o país.

Ou alguém aqui acha que um cidadão comum consegue enfrentar na justiça uma grande rede de televisão?!

Precisamos de regras para regular o setor não para controlá-lo!

Manock

Invincible
Invincible
14 anos atrás

Se na práticas funcionar…

Estão matando gente e traficando e ninguém vai preso.

Os caras roubam e ninguém vai preso.

Alguém acha que a regra vai funcionar?

RenatoL
RenatoL
14 anos atrás

Pedro, vai pra Caracas e fica lá, opinião ridícula essa sua, coisa de ditadorzinho de republiqueta terrorista, vai se tratar…

Fabricio Juliano
Fabricio Juliano
14 anos atrás

É do conhecimento de todos aqui que os grandes meios de mídia, como a globo, veja, folhadesp, sempre se beneficiaram da situação sem se importar com moralidade ou ética alguma. Lembrem da época da ditadura militar.

É louvável a atitude de nossa presidente, espero que ela faça um governo tão impecável que imprensa alguma conseguirá derrubá-la e eu acho que é isso que ela tem em mente. Mas digo que o poder da mídia é o que faz a cabeça da maior parte da população sim, e quando esse mesmo poder atribue crimes dois mais diversos a qualquer figura pública dificilmente isso se resolve por meio judicial (única vez que me lembro que algo foi feito nesse sentido foi no célebre episódio Sarney vs Globo).

A imprensa deve ser livre como todos nós, no mesmo sentido de que não somos totalmente livres para dizermos e fazermos o que bem entender. Caluniar alguém sem ter como provar (exceção da verdade) é crime que deveria ser igualmente aplicado contra a imprensa que sempre fez esse jogo com objetivos políticos dos mais diversos e sempre se escondeu atrás dessa “liberdade de imprensa”.

Lembro do documentário feito pela BBC de Londres a respeito da globo, que chama-se “Muito além do cidadão Kane” disponível hj inclusive no youtube, que na época foi proibido de passar no Brasil. Mostra como a manipulação e alienação dos brasileiros por parte da globo sempre foi feita em nome de interesses primeiro econômicos e depois políticos.

Volto a dizer que a imprensa deve ser livre como todo cidadão brasileiro, e toda liberdade tem limite.

RenatoMLU
RenatoMLU
14 anos atrás

Pedro, vai pra Caracas e fica lá.

Danilo
Danilo
14 anos atrás

Esperamos que se concretize este desejo de nossa presidente.

Saudações,

Wilhelm
Wilhelm
14 anos atrás

Nosso colega Pedro teria sido um ótimo comissário da NKVD.

angelo/RS
angelo/RS
14 anos atrás

Parabéns Presidente Dilma. Não poderíamos esperar outra coisa da mandatária da nação. Infeliz daqueles que ainda acreditam que “iluminados” de quaisquer grupos ou correntes ideológicas tenham a sapiência e autoridade moral de julgar o que devemos ou não assistir. Se a imprensa capitalista é odiosa, imaginem como deve ser a imprensa norte-coreana, iraniana ou cubana. Prefiro nunca ler Veja e Carta Capital ou assistir Globo e Bandeirantes por escolha própria, mas não por determinação de outros. Que nossa Comandante continue com essa visão.

Moises Semita
Moises Semita
14 anos atrás

Sempre admirei a Presidente Dilma e só não votei nela por ser candidata do caudilho, mas graças a Deus ela está demonstrando muita lucidez em suas declarações.

-Ela promete e torço por seu governo que vai pegar um rabo de foguete com a divida interna e o aparelhamento do estado herança de lulla e sua base aliada Sarney, Fernando Collor de Mello, Renan callheiros, Paullo malluf, Jader barballho, Severino callvacante, Zé Dirceu, Zé Jesuino, Gedell vieira llima e…

Moises Semita
Moises Semita
14 anos atrás

Caro Pedro

-hahahahahahaha sem palavras…

Saudações

defourt
defourt
14 anos atrás

A senhora Dilma surpreendeu a todos que diziam que ela seria uma marionete.

É a segunda ótima notícia a respeito de seu governo.

E ainda entrar aqui e ver o “Lorde” Vader dizendo que já pensa em mea culpa não tem preço.

Começou o fim do filme (do mundo)?

Sim porque o “lorde” Vader só se converte no final da trilogia. O PT se converte antes…
🙂

Calma! Calma! 🙂
Só brincadeirinha! 🙂

defourt
defourt
14 anos atrás

“Prefiro nunca ler Veja e Carta Capital ou assistir Globo e Bandeirantes por escolha própria, mas não por determinação de outros. Que nossa Comandante continue com essa visão.”

Nossa Angelo! Eu sou do teu planeta também e nem sabia. Saudações da aliança rebelde!
🙂

Abraços a todos!

angelo/RS
angelo/RS
14 anos atrás

defourt disse:
9 de dezembro de 2010 às 12:33

É…acho que somos muitos nesta Aliança Rebelde…rsrsrs

Marco Antônio
Marco Antônio
14 anos atrás

Parabéns ao editor pela nota! Faço minhas as palavras citadas abaixo. Estas vozes obscurantistas já atuaram no nosso país e o resultado foi trágico e nos faz sofrer como povo até hoje. Nada substitui a cultura da liberdade. Nada justifica o cerceamento da liberdade de um povo.

“(…)fazemos votos de que ela, realmente, consiga deter essas vozes obscurantistas, dignas de sistemas ditatoriais, onde o medo da divulgação da verdade, pela imprensa livre, impera na mente daqueles que pretendem ser os tutores de uma sociedade escrava.”

Da mesma forma, concordo com as manifestações do Mannock. É uma vergonha o abuso desta liberdade de imprensa.
Uma concessão do Estado deveria atender à sua função social (conceito constitucional). O paradigma que temos que enfrentar como nação é a sutileza deste conceito (função social). Este conceito relativiza direitos que tradicionalmente eram tidos como absolutos (propriedade, etc….). Mas isto não pode justificar o desrespeito a estes direitos relativizados.

Concluindo: A propriedade particular, a liberdade de expressão e a liberdade de imprensa estão sacramentados na nossa CF. São a base da democracia e o terror dos governantes covardes e nefastos. Da mesma forma como é possível desapropriar um bem (com justa indenização, ampla defesa, devido processo legal, etc…) deveria ser possível regular a liberdade de imprensa, COM MUITO CUIDADO e pela mão do JUDICIÁRIO, que é o poder menos político.

Barca
Barca
14 anos atrás

Ricardo Ogata boa matéria,a liberdade de Imprensa é fundamental em qualquer Democrácia,temos que sempre ser vigilantes,mas o Governo não quer limitar a liberdade de imprensa,o que há é uma proposta da forma como as informações serão utilizadas nas novas mídias,esse sim é o verdadeiro debate,muito pouco colocado.
Por incrível que parece a maior ameaça hoje a circulação e livre divulgação de informações vem dos grandes grupos do nosso país,pois querem de alguma forma taxarem as suas reportagens,cobrando,um exemplo há propostas nas quais se forem aprovadas os blogs que utilizarem informações de X ou Y empresa de conteúdo terá que pagar,o centro da questão é o controle das formas de distribuição,visto as várias novas mídias que existem hoje e que vão passar a existir,cabe lembrar que já está em funcionamento o Protocolo IPV6,que aumenta expoencialmente o número de IPS,e vai levar a uma nova era,aonde dispositivos moveis ganharam cada vez mais consumidores.
Tudo isso é um tema muito complexo e pouco explorado por parte da mídia,há hoje uma guerra silenciosa em Brasilia entre as mídias tradicionais e as novas,e suas respectivas empresas.

OBS:Espero não ser taxado de Vermelhuxo ou qualquer coisa do gênero por alguns só por apresentar uma visão diferente,e por não falar mal do governo,quero deixar claro que não sou PT,mas apenas quero mostrar um outro ponto de vista.

Isso daria uma ótima reportagem Ricardo,vou postar aqui um link sobre a Confecom .

“Proposta da Secom é regulamentar o que já existe”

http://www.direitoacomunicacao.org.br/content.php?option=com_content&task=view&id=5923

_________________

Prezado Barca,

Sua proposta é relevante, contudo, como estamos envolvidos em vários projetos nos nossos três Blogs, estamos sem tempo para redigir um assunto tão sério.

Entretanto, como acreditamos que você está bem informado, com relação a esse assunto, seria interessante se você pudesse confeccionar uma matéria relativa a essa sua proposta, que seria postada em nosso Blog

Se você puder fazer essa gentileza, redija a matéria e envie para meu e-mail (ogata@aereo.jor.br), para que possamos fazer algumas sugestões, principalmente, com relação ao formato utilizado no Blog e, quando estiver pronto, publicaremos.

Se você puder se registrar no Blog, poderemos lhe dar acesso como autor para você mesmo postar essa matéria relevante, fazendo da mesma forma como tem feito nossos importantes colaboradores.

Cordiais saudações,

Ricardo Ogata
Editor – Trilogia de Defesa

Eduardo RA
Eduardo RA
14 anos atrás

É impressionante como esse pessoal não desiste!
É a mesma coisa com o desarmamento. Fizeram plebiscito, a maioria foi contra, mas os caras não desistem.
Depois querem chamar isso de democracia.

Vader
Vader
14 anos atrás

defourt disse:
9 de dezembro de 2010 às 12:30

Você me julga mau caro defourt… não sou estúpido nem tenho compromisso com o erro.

SE isso tudo que ela fala se concretizar, e é um grande SE, ela de fato ganhará meu respeito, muito mais do que o respeito (nenhum) que eu tenho pelo mentor dela, o Imperador (de Banânia).

Sds.

Marine
Marine
14 anos atrás

Minha nossa senhora! O que aconteceu com o Brasil nos ultimos 15 anos?! E ainda tem comentarista/gente que aparece pra defender o controle da midia!!

Um dos alicerces da liberdade e democracia e uma midia livre, assim como o direito de livre expressao e ainda assim existe gente que e contra isso no Brasil?!

Nos aqui fora ficamos de boca aberta com certas correntes ideologicas existentes no Brasil hoje…

Freire
Freire
14 anos atrás

Liberdade de expressão é liderdade de vida,de ir e vir,não cabe mais em nosso Brasil uma chancela dessa.

Brasil.

Galileu
Galileu
14 anos atrás

Censura sempre vai existir, cabe diminui-la.

Quanto a esse Franklin martins ahahahhah, quem vale menos ele ou a dupla dinâmica celso/garcia??? páreo duro ahahahah

Mikhail Bakunin
14 anos atrás

Para delícia do Pedro et caterva, leia o Naenara e veja como uma só opnião é sempre melhor:

http://175.45.176.14/en/

Mikhail Bakunin
14 anos atrás
Biel
Biel
14 anos atrás

Parabens a presidente Dilma !

Agora as leis e regras atuais impostas a mídia devem continuar , senão o Brasil vira “a casa da mãe joana” igual a Holanda.

defourt
defourt
14 anos atrás

Não Vader! Não é assim!
Não é pra me levar a mal.

Veja, a única área em que eu “brigo” contigo é no tocante a certos termos, principalmente direcionado às pessoas, apenas isto. Ás vezes tu ficas muito pesado!

O resto, de minha parte, é encenação e algumas pitadas de humor.

É claro que muitas vezes concordo com você!
Às vezes não. Parece obvio isso. Mas no atual universo em que vivemos não é assim que as pessoas vêem. Não é assim que a grande maioria vive.

Eu sei que eu exploro um pouco esse universo de “star wars” justamente porque o teu apelido permite brincarmos com a ideia.

E é isso tudo, este caldo, que torna certas afirmações e defesas pitorescas.

Porque o “papel” que tu desempenhas e a forma acaba sendo gostosamente parecido com a do personagem do filme.

E quando tu falas verdadeiramente de forma apaixonada aí que tu ficas mais ainda parecido com o Darth Vader.

Exceto quando tu és o próprio Darth Vader. (perdoe-me por dizer-lhe isto – não serei entendido por agora)

Eu bem sei que tu tens os teus argumentos, tuas defesas, de forma convicta.

Nesta, por exemplo (sobre a liberdade de imprensa) estamos “lutando” lado a lado, defendendo os mesmos valores que acreditamos.

E aí o que ocorreu foi que eu brinquei com a ideia, de novo neste post. Mas não havia o sentimento terrorista nem esta carga de malícia toda da forma como tu leste.

Então, repito, não é para me levar a mal!
Até porque eu já sei como termina o filme… 🙂
🙂

–x–

“E mesmo quando eu estou brigando eu sou pela Paz.”

Abraços!
da aliança galática
🙂

General
General
14 anos atrás

“Essa agência, que substituiria a Agência Nacional do Cinema (Ancine), teria poderes para multar as emissoras que veicularem programação considerada – por ela mesma, por critérios subjetivos – ofensiva, preconceituosa ou inadequada ao horário.”

Um dos motivos de eu gostar do PT ,é que esse partido(tá bom,não preciso que me lembrem que o PT é corrupto e hipócrita,tá?) está fazendo e andando pra Rede Nojo(globo);não cede as pressões e vontades dessa corja televisiva e governa com mais democracia.Tomara que o projeto seja aprovado para expungir esse monopólio da família Marinho,que é baseado no preconceito e repugnância aos pobres.Depois dizem que o PT é ditadura.É rir para não chorar!

Flavio
Flavio
14 anos atrás

Marine disse:
9 de dezembro de 2010 às 13:59

Marine, acompanho a muito tempo o blog e sempre vejo seus comentários com muito respeito e admiração, Mas….

Mea culpa. Não é só no Brasil que existem pessoas que querem controlar a imprensa não. Vide USA – Suécia – França x Wikileaks.

Sou muito pouco a favor do governo Lula, mas uma coisa ele disse certo: “O problema não é quem divulgou, é quem escreveu. Se não tinha o que escrever, que não escrevesse besteira ”

Não tou aqui defendendo A ou B, mas é que do modo como vc escreveu, entendi que “ai fora” tudo é perfeito quando se trata de imprensa livre. Mas, pelo menos na situação atual, não tou vendo muita liberdade não.

desculpe se entendi errado

Saudações

Vader
Vader
14 anos atrás

Mikhail Bakunin disse:
9 de dezembro de 2010 às 16:19

Bakunin, se Cuba fosse bom não começava… 🙂
___________

Defourt: abraços imperiais… 🙂

Vader
Vader
14 anos atrás

Flavio disse:
9 de dezembro de 2010 às 19:17

Prezado Flávio, desculpe-me a intromissão, mas 2 coisas:

1. O Lula perdeu uma (mais uma) ótima oportunidade de calar a p. da boca dele. Aliás, como diria Romário, o Lula calado é um poeta…

2. É um pouquinho diferente você querer impedir a imprensa de falar mal do governo ou de noticiar corrupção, etc e tal (a pedra que aperta o calo do PT desde o mensalão), e vc querer impedir a divulgação de segredos de Estado que estão comprometendo a segurança nacional não apenas dos EUA, mas de boa parte do mundo.

Essa ação do wikileaks é TERRORISMO INFORMÁTICO, aliás como ficou provado hoje pelo ataque hacker à Visa e Mastercard, que se recusaram a manter doações ao dito site.

Na verdade o que esse wikileaks está a fazer é perverter a liberdade de expressão para transformá-la em libertinagem de expressão, fazendo exatamente o jogo daqueles que querem restringir tal liberdade, pois se existe uma coisa que é certa no mundo é que o Tio Samuel Wilson não irá deixar isso aí barato por muito tempo.

E o dia em que os Estados Unidos da América deixarem de prezar a liberdade de imprensa plena, ampla e irrestrita, meu amigo, se prepare, pois será o fim do mundo como o conhecemos. Para eles mas primeiramente para nós (a corda sempre estoura do lado mais fraco).

É uma pena que isso esteja acontecendo.

Saudações.

Wilson Giordani de Souza
Wilson Giordani de Souza
14 anos atrás

Entre outras, existem duas medidas principais que podem ajudar a ampliar a liberdade de expressão no Brasil (no meu ponto de vista de leigo):

1) facilitar a concessão de licenças de rádio e televisão, impedindo que alguns grupos atuem praticamente sozinhos em algumas regiões – concorrência, diversidade de opiniões;

2) regulamentar o direito de resposta – pelo que eu já li, com a queda da Lei de Imprensa, a concessão do direito de resposta ficou muito “subjetiva”, embora esteja garantida.

Outro ponto importante para o qual devemos ficar atentos é o projeto de lei do senador Azeredo para a internet.

Algumas idéias contidas nele podem inviabilizar espaços como os blogs da Trilogia.

Eduardo RA
Eduardo RA
14 anos atrás

Caro Wilson,
querer regulamentar o que já está regulamentado soa como ridículo. O Barsil não é comoi é porque faltam leis, mas sim porque as mesmas não são aplicadas como deveriam. Junte-se a isso um sistema judiciário viciado. Não sou do ramo, mas acho uma absurdo a tal da “lei que não pegou”.
Se o sujeito falasse ou escrevesse alguma coisa e fosse responsabilizado por isso, punido quando estivesse errado e cumprisse algum tipo de pena, todo mundo pensava antes de abrir a boca.
Acho justo que os prejudicados reclamem por providências, só que o foco é errado. Não vejo o gorverno (de qualquer bandeira) interessadop em mudar o caos jurídico do país, porque eles também são beneficiados.
Ou você acha que num país que se dê ao respeito o presidente ía ser “multado” sei lá quantos vezes por infringir a lei. No mínimo um juiz que garantisse as calças que veste daria um pito público, mandando calar a boca. Talvez até coisa pior.

Marine
Marine
14 anos atrás

Flavio,

Se voce teve a impressao de que quis dizer que “aqui fora” e tudo perfeito entao eu nao tenha sido mais especifico.

Nao posso falar da Suecia, Franca ou ate Grecia mas realmente nos EUA a liberdade de imprensa e o primeiro e mais importante Amendo da Constituicao, sendo que ja existe a mais de 200 anos. Nao estou aqui pra debater o governo americano mas realmente voce ficara dificil de encontrar um americano, quer seja o rotulo que voce coloque nele, que defendera a restricao a imprensa como alguns leitores a cima.

Entao na verdade minha critica nao e com o governo do Brasil em si, mas sim com a mentalidade de qualquer que defenda colocar uma mordaca na midia.

Sds!