Operação Avalanche: Preleção do comandante do BOPE
Preleção do comandante do BOPE, momentos antes da invasão ao complexo do alemão, observe a motivação da tropa muito bem conduzida pelo seu comandante, não há mêdo nos policiais, há uma vontade enorme de dar uma resposta aos traficantes por tudo que fizeram, moral elevado e muita vontade de trabalhar é o que os srs. verão exclusivo e inédito.
caveiraa!!!
Por: caveiraalex
Participou:Leonardo Malha
Este país ainda tem HOMENS que possuem valores.
Ainda bem…
e de que que adiantou se os traficantes fugiram todos?
só mudaram de endereço, e vão continuar no Rio.
Quanta puxação de saco por parte dos editores da matéria.
Não vi nada além do óbvio. Apreensão!
O “Super-Homem-Exterminador-Justiceiro-Capitão-do-BOPE” era o mais apreensivo de todos e não disse nada de interessante. Nada tático, nada organizado.
Pelo menos não foi nesta preleção que a tática de invasão foi planejada, discutida ou revista.
Se queriam conquistar o território, tiveram sucesso, mas se queriam capturar os meliantes, a operação foi um fracasso.
Até em trote de vestibular os calouros saúdam seu curso urrando frases prontas. Isso não significa nada!
Menos peleguismo e mais senso crítico, por favor.
Manock
Pelos comentários acima, vocês já estiveram em combate, já ouvirma junto às suas tropas um preleção antes de entrarem em ação, mesmo que seja num treinamento…
O blog simplesmente fez um trabalho jornalístico a respeito do BOPE antes d’eles entrarem em ação, apenas isso!
E para enriquecer a sabedoria de vocês, numa conquista de posições e/ou terreno inimigo, NEM SEMPRE é possível capturar TODOS ou pelo menos a maioria deles.
A operação vai continuar pelos motivos aqui citados e porque terreno conquistado é terreno para ser vigiado e guardado.
E é isso que está acontecendo.
robert disse:
1 de dezembro de 2010 às 12:22
Manock disse:
1 de dezembro de 2010 às 12:48
E o melhor era não terem feito nada, né não?????
É pra mata msm, quando nã fazem nada criticam, quando fazem criticam mais ainda!!!!
Parabens a todo o efetivo, policiais civis e militares, as FA, vcs horaram a farda que estão vestindo!!!
Marcos Andrey,
meu texto não critica a operação, critica a matéria postada no Forte. Por favor, leia com mais atenção.
Mancok
“A Guerra do Rio”
Roberto Caiafa
Desde que comecei a entender, por partes, o tal “mundo em que vivemos” e diria que isso começou a ocorrer ali pelos meus 10 anos de idade, em plena Guerra das Malvinas (1982), me rebelei contra diversas fórmulas perversas, rótulos do complexo de vira-latas brasileiro, coisas do tipo “político é tudo ladrão mesmo”, “enquanto houver crime, policial corrupto não volta pra casa de bolso vazio”, “o Brasil não é um país sério”, “A novela é ruim mas me diverte, mesmo sendo mentirinha”, etc. Sempre foi uma luta desigual entre o patriota verde amarelo e os “ailenados da esmagadora maioria”.
Mesmo assim, eu resisti. Ser brasileiro, para mim, sempre o foi e será, algo muito especial que agradeço todos os dias da minha vida, e só o sei sê-lo, se for desta forma que se relato abaixo:
“Servi ao Exército, e fui voluntário. QM 07-011, Infante Esclarecedor. Jurei a Bandeira, ato essencial da formação do patriota, do brasileiro, do soldado. Nessa ordem. Mesmo não sendo compreendido por muitos, mantive minha fé no valor da classe militar após a minha baixa. Trabalhei, estudei, e vim a tornar-me, anos depois, num jornalista especializado em Defesa. Justamente com os militares e todo o universo que cerca esta atividade. Sou um estudioso do tema a quase trinta anos, dos 38 que já contabilizo neste plano da existência humana. OK
Montanha! Pelos meus um ano, quatro meses, 24 dias e 16 horas de serviço como soldado no Exército Brasileiro, aprendi que o bom combate é aquele vencido pelo CÈREBRO frente as armas. Pela magnitude INDISCUTÌVEL da vitória alcançada, Montanha! Para os que não conhecem, ou desprezam o patriotismo brasileiro fardado, apenas posso cantar, a plenos pulmões “Se ergues da Justiça a Clava Forte, Verás que o Filho Teu NÂO FOGE a LUTA”.
A Polícia Militar do Rio de Janeiro, A Polícia Civil do Rio de Janeiro, O Corpo de Bombeiros Militar do Rio de Janeiro, a Polícia Federal no Rio de Janeiro, ao Corpo de Fuzileiros Navais da Marinha de Guerra do Brasil, ao Exército Brasileiro, a Força Aérea Brasileira, aos médicos, socorristas, enfermeiros, cozinheiros, mecânicos, enfim, a todos os envolvidos na Guerra do Rio, desejo meus sinceros votos de felicitações, reconhecimento e respeito.
Onde muitos nos envergonham, especialmente quando se trata de política nacional, outros nos trazem um orgulho intenso, inédito, muito bom de sentir. Ver a BANDEIRA do BRASIL aberta, tremulando, com altivez, ao lado da bandeira do Estado do Rio de Janeiro, no alto do ponto máximo das forças adversas da Guerrilha Urbana, foi algo sensacional, indescritível.
Sangue correu, e sangue correrá. Mas o Guerrilheiro Urbano perdeu, e vai continuar perdendo. Foram, estão sendo e vão continuar a serem massacrados, derrotados e caçados. Não se aterroriza o soldado, como se fez com a população. Dê os meios para o combate ocorrer, dê as armas, logística e elementos de superioridade (como blindados) e o resultado é este que se vê. VITÒRIA.
http://www.defesanet.com.br/10_12/101201_08_adn_fronte_interno_rio.html
“Manock disse:
1 de dezembro de 2010 às 12:48”
O texto publicado abaixo do vídeo nada mais é que a descrição anexada no próprio youtube.
Você é muito otimista em acreditar que uma operação com 2600 homens no cerco de uma área de 3 quilometros quadrados, densamente construída, com galerias subterrâneas até então deconhecidas, fosse obter êxito em prender ou matar todos os 600 meliantes.
Metade dos 600 meliantes nem ficha criminal devem possuir, ou seja, é só se afastar das drogas e das armas que viram cidadões comuns em segundos …
Sem mencionar a facilidade em se infiltrar em uma população de 100000 pessoas e 60000 casas …
Analise friamente…
Não estamos falando de um simples bairro, mas de um complexo com 16 favelas …
Abraço.
Como tem gente recalcada nesse blog!!! Aquilo que chama de apreensão eu chamo vibração!!!
FORÇA E HONRA!!! Pra cima deles BOPE!!!
“Saltar, Lutar, Vencer!!!
Bom, agora deixem os assunto
caras trabalharem, peço aos editores que voltemos aos assuntos das Forças, este é passado.
Fuzila,
Otima analise!
Para propositos de comparacao, a Invasao de Fallujah, apesar de ser uma cidade maior e mais populosa do que a regiao citada por voce, teve a presenca de mais de 10.000 homens e meios dos mais variados desde aereos e blindados ate unidades “Tier 1”.
Operacoes urbanas em areas tao densas e sem qualuqer planejamento habitacional sao extremamente dificeis e complexas.
Os homens do Rio envolvidos estao de parabens numa operacao em que nao sofreram baixas algumas!
Semper Fidelis!
Repito ao que se negam a compreender a lingua portuguesa:
em momento algum critiquei a operação. Critiquei o tom peleguista da matéria!
qualquer coisa usem o tradutor do google.
Manock
Alguns comentários postados aqui como uma crítica , essas pessoas que fizerem esse infeliz comentário cirticando o BOPE ñ tem nenhum conhecimento de causa e muito menos a integra da missão ! Aff ninguem merece , já reparei uma coisa aqui alguns só entram com seus comentarios pela a simples vontade de criticar !!!!
“Você é muito otimista em acreditar que uma operação com 2600 homens no cerco de uma área de 3 quilometros quadrados, densamente construída, com galerias subterrâneas até então deconhecidas, fosse obter êxito em prender ou matar todos os 600 meliantes.
Metade dos 600 meliantes nem ficha criminal devem possuir, ou seja, é só se afastar das drogas e das armas que viram cidadões comuns em segundos …
Sem mencionar a facilidade em se infiltrar em uma população de 100000 pessoas e 60000 casas …
Analise friamente…
Não estamos falando de um simples bairro, mas de um complexo com 16 favelas … ”
O Fuzila, eu tb concordo com esse texto acima , está corretíssimo !!!
Só nos resta aplaudir em pé!
[]’s e vamos em frente.
Fuzila.
Assino em baixo…
O Fuzila matou a questão…
E o fato do Marine(um cara com experiência real de combate) parabenizar os militares/policiais envolvidos na operação, me tira qualquer dúvida.
Foi uma operação muito bem sucedida.
Quem fala o contrário não entende nada de nada, e é metido a especialista.
caro Manock, não precisa traduzir, leia vc o que escreveu:
“Se queriam conquistar o território, tiveram sucesso, mas se queriam capturar os meliantes, a operação foi um fracasso.”
foi ao blog isso??
EDITADO PELO BLOG:
Motivação racista não será tolerada!
Concordo com o Marine e com o Leandro RQ, até o US Army já se ferrou feio em áreas desamente populosas, vejam o Link:
http://www.youtube.com/watch?v=BWAhVbayGv4&feature=related
Quantas horas até um deputado Petista chamar o comandante do BOPE de fascista e pedir sua demissão?
Quase no final do video (1:59), aparece a frase “Missão dada, é missão cumprida”. É um lema do BOPE usado no filme Tropa de Elite, ou uma frase do filme agora usado pelo BOPE? Alguem sabe?
A Farc é quem vende a cocaina para o PCC e CV então enquanto não combater as FARC isso tudo ai é desperdicio!!!
Uma matéria sobre os CLANFs utilizados na operação:
http://ultimosegundo.ig.com.br/brasil/rj/por+dentro+blindado+e+quente+sujo+e+muito+barulhento/n1237844455372.html
E cá entre nós, essa imprensa me mata de vergonha!
Foi muito emocionante ver os M-113 DO CFN adentrando pelas favelas no primeiro dia,pra tds os brasileiros e principalmente pro povo carioca essa imagem significou naquele instante a retomada da ordem pelo poder pública,há tão esquecida.
Falta muito ainda,mas o caminho já foi trilhado.
Parabêns a tds sem distinções.
Sempre seremos responsabilizados por aquilo que não fizemos; embora façamos muito. Certo é que a operação nas favelas do Rio de Janeiro não foi perfeita, mas foi a operação possível e o resultado já está aparecendo, vamos colocar o foco, pelo menos agora, somente naquilo que funcionou, no que deu certo, vamos dar incentivo pros caras, compará-los com calouros é muita __________; pra turma do BOPE,do CORE, do EB, da Marinha do Brasil e todos os demais envolvidos, meus sinceros parabéns, valeu vocês foram demais.
____________________________
EDITADO
Prezado Fernando D. Cabral,
Por gentileza, palavras de baixo calão não são permitidas no Blog.
Atenciosamente,
Administração ForTe
Incrivel a capacidade de alguns aqui em procurar chifre na cabeça de cavalo em tudo que veem… arrego
O BOPE é a melhor (pois a prática leva a perfeição) polícia especializada de combate urbano do mundo, reconhecida internacionalmente, isso é fato incontestável e não foi filme nenhum que nos levou a essa conclusão. Agora o triste é, assim como todos que dão a cara pra bater, estarem sujeitos a ordens de verdadeiros covardes e frouxos (políticos) que agem conforme conveniência política sempre, sem exceção. O que ocorreu no Lixo de Janeiro foi, pra variar, novamente isso, colocaram algumas unidades do exército no famoso “pra inglês ver” para dar uma satisfação a população, imprensa nacional internacional etc só que ironicamente seria esta mesma imprensa que condenaria veementemente qualquer “massacre”, prova disso foi o que foi relatado em um jornal sobre um tapa na cara, veja bem, um TAPA NA CARA que um policial deu em um terrorista pego, sobre que absurdo esse “abuso” da polícia etc etc e o MP em cima e DH, OAB e tudo mais que defende a criminalidade (sempre com interesses obscuros). O que então aconteceu, a ordem “de cima” foi negociar e então mandaram o maconheiro do afro regge e ninguém sabe o que se negociou só sabemos que de fato a maioria dos terroristas fugiram, e o BOPE e as forças armadas sedentas para dar um ponto final na história de maneira objetiva e rápida como qualquer tropa de elite. Demoraram a subir quando subiram a escória ja tinha se misturado com o povo e fugido. Se o comando dessa operação fosse de fato militar e não daqueles que compõem a mesma política que criou e adapta cada dia mais os códigos e leis de incentivo ao crime podem crer, A HISTÓRIA SERIA BEM DIFERENTE…
luiz otavio,
vc tocou no ponto chave, luiz otavio:
a ‘partícula’ “se” na frase que usei, significa que tiveram sucesso caso o objetivo tenha sido o território (o que parecia ser) mas, e digo, mas SE queriam capturar os meliantes falharam!
Quantos foram presos?
Momento algum afirmo no meu post que o objetivo foi capturar os meliantes, portanto, não critico a operação, pois acho que a captura era o último dos objetivos! Apenas critico a matéria, que de tão “emotiva” perdeu a capacidade de criticar com bom senso.
Manock
Manock
Foram 130 presos. CAVEIRA neles.
A operação, pelo o que se propunha (retomada do complexo) foi um sucesso. Agora, não é por causa de alguns policiais corruptos, que facilitaram a fuga do primeiro escalão do narcotráfico da favela pelo esgoto, que vamos sair generalizando e condenando a operação como um todo, pois ela foi sim, um duro golpe no crime (des) organizado que se valia da omissão do estado para se fixar nesses locais. Faca na caveira!
Meus caros…
A guerra ainda não acabou. Parabéns aos homens do BOPE.
Caros,
A operação em si foi louvável, nunca visto antes uma parceria desta monta entre forças municipais, estaduais e federais.
O que ficou foi o sentimento de um ponto cego justamente no planejamento da operação quanto ás rotas de fuga. Não bastasse vermos uma coluna de quase 300 traficantes em fuga quando poderiamos ter resolvido metade dos problemas da cidade do Rio ao vaporizá-los… estes fugiram!
Demoraram muito para invadir o complexo, não sei porque, dando mais de 12 horas para os bandidos mais perigosos fugirem. Não avaliaram as próprias obras do PAC que estão em construção, inclusive, galerias pluviais as quais suas desembocaduras deveriam estar vigiadas.
Outro ponto que gostaria da opinião de vocês: as armas apreendidas “apresentadas”…. muitas enferrujadas e nítidamente velhas, muito semelhantes às já apresentadas em diversas outras operações… nem mesmo um drogado atiriaria com equipamentos que pudessem explodir em sua cara… pra mim já tem armas que estão quase dando “autógrafos” de tanto que aparecem em cada operação que é feita.
Outro ponto: o helicóptero do BOP dando rasantes no início da invasão.. se soubessem que haviam bandidos fortemente armados esperando na subida da favela fariam aqueles rasantes de portas abertas?
Volto a dizer que a operação em si foi fantástica do ponto de vista de mobilização e recuperação de auto-estima tanto de parte da polícia como da população mas se formos avaliar criteriosamente cada detalhe de tudo que foi realizado, veremos muitos pontos de dúvidas ou pirotécnicos.
Abraços,
Nautilus, parece que o 1º escalão debando antes disso ainda…parece q o complexo do alemão não estava cercado qndo invadiram a vila cruzeiro(ou pelo menos, muito menos cercado, pois o grosso das tropas estava na Vila Cruzeiro e ainda não tinha chegado o EB), então os cabeças: FB, Pezão e outros fugiram logo no começo segundo oq q imprensa tem divulgado…
Deixaram o segundo escalão organizando a retirada de armas, drogas e dinheiro da favela…estes sim parece q fugiram pelo esgoto com cobertura de tiros vindos da favela…oq sobrou na favela nao devia ter ficha criminal, daí foi só esconder o fuzil e ficar em casa torcendo pra nenhum morador dedurar..
Parece tmb q quem fugiu deu preferencia pra levar a cocaína por ser mais valiosa q a maconha…apreenderam 33t de maconha e 237kg de coca…
Manock.
Não adivinhe as coisas. Essas palavras que vc chama de “puxação de saco” estão na descrição do video no youtube.E o video não é de autoria de nenhum editor do Forte.
Se o objetivo deles era controlar a vila cruzeiro e o complexo do alemão, a operação foi um sucesso.
Agora, se o objetivo deles era de acabar de vez com traficos e assaltos e fazer uma limpa lá, eles não conseguiram.
Pelo simples fato de traficante e bandido não fazer outra coisa a não ser roubar e traficar. Ou alguém aqui acha que aquele povão que fugiu pra outros lugares vão começar a fazer concurso público por ai ou mandar curriculum ??
Eles vão continuar fazendo a ÚNICA coisa que eles sabem.
E se for difícil de traficar por causa dessa operação, preparem-se pra ondas de assaltos que vão acontecer no Rio, muito mais do que o normal.
O BOPE não faz prisioneiros…..
Abraços!
Sobre ficar apreensivo diante de uma situação como a que estavam prestes a enfrentar todos aqueles que paticiparam da incursão no Complexo do Alemão, penso que é muito natural ter tal sentimento; só não ficaria apreensivo diante daquele quadro o Super-Homem, o Homem Aranha, bem como o Capitão América; mas como eles não compareceram, a tarefa teve que ser realizada pelos nossos Super-Heróis, que ficam sim apreensivos, haja vista serem eles, nossos super-heróis, simples seres humanos, que têm contas a pagar, esposa, sogra, filho, além daquele outro montão de problemas que só os simples mortais têm, mas mesmo assim, com todas as limitações que nos são próprias, inclusive a de ficar apreensivo diante de situações capazes de acabar com todos os projetos e sonhos de uma vida,foram lá, venceram a apreensão e cumpriram a missão. Meus parabéns aos homens, mulheres e todos aqueles que estiveram envolvidos na incursão, verdadeiros super heróis, direta ou indiretamente, afinal, fizeram mesmo uma tarefa hercúlea sim, e venceram seus limites, exatamente como faz um super-herói – de verdade.
Fernando Cabral,
So pra descontrair:
Mas espera la! Na se esqueca que o Homem-Aranha tem aquele chefe chato, uma tia velha pra sustentar e o aluguel de Nova York a preco altissimo por metro quadrado… O Capitao America tem que ficar aturando o metido do Homem de Ferro ficar se gabando daquela fortuna toda e o Super Homem coitado, esse tem que ficar cheio de cuidado, toques leves e carinho quando a noite com a patroa com medo de esmagar a Louis Lane…
Poxa! quer mais preocupacao do que isso?!
😉
Sds!
ae galera sobre a operação do alemão vejam esse video da jornal da globo para entender a capacidade de informação da midia nacional http://video.globo.com/Videos/Player/Noticias/0,,GIM1384893-7823-ARMAS+APREENDIDAS+NO+RIO+TEM+PODER+DE+FOGO+PARA+SUPERAR+BLINDADOS,00.html
Fuzila disse:
1 de dezembro de 2010 às 13:23
Perfeito!
Marine disse:
1 de dezembro de 2010 às 23:23
hahahahahahaha
Alguem se lembro disso aqui ?
Spartans, what is your profession?
AHOOOOOOH AHOOOOOOOH
http://www.youtube.com/watch?v=lIr8u0j08gU
Posso ser apenas distraído, mas não vejo ninguém falando da “Operação Rio”, que Itamar Franco lançou contra o tráfico de drogas no Rio, quando era presidente. Foi comandada, se não me engano, pelo General Sena. Usaram até desembarque de tropas de helicópteros (um caiu? nem sei mais…).
Perfeito o comentário do Marine mostrando as dificuldades de um ambiente urbano comparando o complexo do Alemão com Faluja.
Se as forças militares dos EUA envolvidas naquele episódio eram mais fortes que os miliatres e policiais do Rio, também a resistência lá era mais forte que aqui.
Só queria destacar que as ROE foram completamente distintas nos dois casos.
Tivemos aqui uma operação militar para enfrentar um problema de segurança pública. Lá era uma ação militar dentro de um conflito militar.