A presidente Dilma Rousseff decidiu manter o atual ministro da Defesa, Nelson Jobim, no mesmo cargo durante seu futuro governo, segundo informação do jornal Folha de S.Paulo divulgada nesta segunda-feira.

O convite teria sido feito na última sexta-feira e tem relação com a operação realizada em conjunto entre os governos federal e o do Rio de Janeiro no combate ao tráfico no Rio de Janeiro. Para a presidente eleita, a participação exitosa do ministro também justificaria sua permanência no comando da pasta.

Durante a reunião, ficou acertada a retirada da área da avação civil do Ministério da Defesa. Um dos desenhos em análise pela equipe de transição coloca toda a área numa secretaria ligada diretamente à Presidência da República. Alternativamente, portos e aeroportos poderiam estar sob os cuidados de um novo ministério. Na visão da nova presidente, a criação de uma secretaria específica poderia evitar um colapso no sistema áereo durante a Copa de 2014.

Na semana passada, o já definido Ministro da Casa Civil, o deputado Antonio Palocci (PT/SP), havia sondado Jobim para permanecer à frente da Defesa. Durante um encontro ocorrido a pedido de Dilma na última quarta-feira, Palocci, que também coordena a equipe de transição, ouviu do ministro que “quem tem de demonstrar interesse em ele permanecer ou não no cargo é o novo governo”, e não ele. Na ocasião, Jobim teria pedido esclarecimentos sobre as condições de permanência.

FONTE: Diário de Pernambuco / Agências

0 0 votos
Classificação do artigo
Inscrever-se
Notificar de
guest

78 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Leandro RQ
Leandro RQ
14 anos atrás

Nesse momento o “Sarko” deve estar estourado um caríssimo champagne francês para comemorar a permanência de seu vassalo no comando do Ministério da Defesa do Brasil.

Continuaremos a comprar armas dos franceses, pagando um preço superfaturado, por produtos de qualidade técnica inferior.

Tudo em nome da nossa suposta “independência” diante dos norte americanos.

A grande palhaçada continua…

Antonio M
Antonio M
14 anos atrás

Jobim, Palocci, Dilma e daqui a pouco Berzoni, José Dirceu…

Aliás, é a volta dos que NUNCA se foram …..

Celso Daniel não volta mais porém, será que seus irmãos, exilados políticos, podem voltar?

http://ultimosegundo.ig.com.br/politica/exilado+irmao+de+celso+pede+justica+e+quer+sombra+condenado/n1237829562299.html

ren
ren
14 anos atrás

tá bom ou tá ruim????
para os franceses tá bom demaaiiiiiiisssssssssss.

Humberto
Humberto
14 anos atrás

Particularmente gostaria de uma nova pessoa no mínimo para vir com novas ideias. Mas ..

Deu na FSP

Dilma acerta permanência de Jobim
Ministro da Defesa do governo Lula e filiado ao PMDB continuará no cargo na gestão da presidente petista

Em encontro na sexta-feira, Dilma e Jobim acertaram a retirada da área de aviação civil do comando da pasta

KENNEDY ALENCAR
VALDO CRUZ
DE BRASÍLIA

O ministro da Defesa, Nelson Jobim, continuará no posto no governo de Dilma Rousseff. A Folha apurou que Jobim recebeu e aceitou o convite da presidente eleita em reunião na sexta-feira. Dilma e Jobim acertaram, nesse encontro, a retirada da área de aviação civil do Ministério da Defesa.
O objetivo de Dilma é remodelar o setor, abrindo o capital à iniciativa privada e acelerando a construção de aeroportos para a Copa-2014 e a Olimpíada-2016.
Como a Folha revelou ontem, será criada uma secretaria especial, provavelmente com status de ministério, para cuidar desses assuntos. Responderão à nova pasta a Infraero, estatal que administra aeroportos, e a Anac, agência reguladora do setor.
O presidente Lula sugeriu a Dilma a manutenção de Jobim, que conduz uma reforma da política de defesa. Para Lula, o passado de guerrilheira de Dilma precisava ser levado em conta. O presidente avalia que uma substituição nessa área poderia gerar atritos com as Forças Armadas -e que Jobim tem perfil conservador e agrada aos militares.
Tanto Lula como Dilma acham, também, que Jobim tem atuado bem nas tratativas com as Forças Armadas para dar apoio ao governo do Rio de Janeiro no combate ao crime organizado.

MAIS NOVIDADES
Dilma e seus assessores retomam hoje as negociações sobre o primeiro escalão com os partidos aliados -ontem a presidente eleita descansou em Brasília, sem agenda.
Já foram anunciados os quatro principais nomes da área econômica -Guido Mantega (Fazenda), Alexandre Tombini (BC), Miriam Belchior (Planejamento) e Luciano Coutinho (BNDES).
Antonio Palocci e Gilberto Carvalho aceitaram convite para o núcleo político -provavelmente na Casa Civil e na Secretaria Geral, respectivamente. Outro nome confirmado é José Eduardo Cardozo, quase certo na Justiça.
Alexandre Padilha, das Relações Institucionais, é outro ministro que deverá continuar em seu posto. Lula pediu a Dilma que mantenha Fernando Haddad na Educação. A presidente eleita pretende atendê-lo.
No atual desenho do ministério de Dilma, o atual ministro do Planejamento, Paulo Bernardo, comandará as Comunicações. André Barbosa, assessor especial da Casa Civil para assuntos de radiodifusão, deverá ser o secretário-executivo da pasta.
Fernando Pimentel, ex-prefeito de Belo Horizonte, também é nome certo no governo. Está cotado para a pasta da Previdência ou para a do Desenvolvimento, Indústria e Comércio.

@wagner
@wagner
14 anos atrás

naaaaaaaaaaaaaaaaaaaoooooooooooo !!!!!!!!!!!!!!!!!!

sergio
sergio
14 anos atrás

É uma pena para o Brasil! Que lástima! Na minha opinião, Lula forçou Dilma a manter este Serrista,que não apoiou na campanha da presidente por um único motivo: Defender o interesse comum na compra dos Rafales superfaturados, para a garantia de suas poupudas “comissões”.. Nada explica a mantença deste senhor e a inexorável compra do Rafale. Isto é terrível!!!

Luiz Paulo
Luiz Paulo
14 anos atrás

Blz, acho que agora eles terminam o projeto de fomento das ‘massas’ a favor, junto com os nichos marxista da Universidades e pronto. 2014 vão continuar. Releitura de Chaves, rsrsrs.

O camarada ai ta feliz da vida, e como os amigos disseram, o dia em que se confirmar o Jobim no MD novamente, vira feriado na França!

Sds.

Samuel Henrique
Samuel Henrique
14 anos atrás

Tamo fudi……..!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Agora foi tudo pra casa do Ca…………………….!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Desculpem….não me aguentei!!!!!!

evandro
evandro
14 anos atrás

Não Gostei. Acho que deveria ser um militar o Ministro da Defesa.

Rogerio Cirino
14 anos atrás

Discordo de vcs!!

Todos estao olhando ou querendo exergar apenas um fato nao positivo.

Hoje o MD existe como Ministerio devido a atuação de Jobin, antes dele so vierão vaquinhas de presepio.
Tb dizer que o Rafale é pior que que o Gripen NG (que nao está operacional) e o F18 (que não repassam tecnologia), nao dá né!

Reginaldo Bacchi
Reginaldo Bacchi
14 anos atrás

Excelente! Já li duas coisas boas do governo Dilma: a saida da aviação civil do Ministério de Defesa (aliás, ouvi do ministro Jobim no simpósio de defesa organizado pela CIESP, que era um absurdo a aviação civil estar no MinDef) e agora a continuação de Jobim como Ministro da Defesa.

Eu não o considero o homem ideal, mas os anteriores foram tão ruins (aliás, alguns nem chegaram a ser ruins – foram mortos vivos.) que ele se tornou imprescindivel.

Infelizmente, a inexistencia de uma cultura de defesa no ambiente civil torna muito dificil (aliás, quase impossivel) uma escolha adequada.

Em paises como o Reino Unido (conhecido no Brasil como Inglaterra), como a França, como os Estados Unidos existe esta cultura, que vem de civis que foram militares, que trabalharam na industria de armamento ou que simplesmente acompanharam com atenção, aio longo de sua vida, os acontecimentos e desnvolvimentos nesta área.

Bacchi

João Gabriel
João Gabriel
14 anos atrás

Ah neiiiiiiiimmmmmmmm

Será que vamo de jaca a la française mesmo?!
É melhor eu começar a me acostumar com essa idéia….

Bruno
Bruno
14 anos atrás

Concordo com o Cirino.
Como ministro ele podia ter feito mais do que fez, mas foi o melhor MD que já tivemos.Foi na administração dele que compramos ( e compraremos ) caças,navios,submarinos,tanques,uma familía de blindados,helicópteros,mísseis nacionais,parcerias com as maiores potencias mundiais e outros.Quanto a dizer que o ministro vai receber ‘comissão’ pela venda do caça, alguém tem provas?Fica todo mundo dizendo que o Rafale é caro, mas que o Brasil devia ter participado do projeto F-35.O custo de desenvolvimento desse caça já estourou o orçamento várias vezes, e seu preço será um absurdo.Na minha opnião, a melhor escolha seria o Gripen, mas isso não significa que o Rafale seja uma ótima aeronave.Tem gente que defende o SH, mas é um fato conhecido que a transferência de tecnologia proposta por eles não é o que o país quer.F-4 e F-5 abateram o Rafale.Sim.Mas no Poder Aéreo tem um vídeo mostrando um Rafale abatendo um SH num Dogfight.E aí?Isso faz dos F-4 e F-5 melhores que o SH?
Independentemente de quem fosse o Ministro, o pessoal estaria reclamando.Incrível.

Ricardo - BH
Ricardo - BH
14 anos atrás

Particularmente acho que o Jobim está fazendo um bom trabalho, que é a “montagem” do Ministério da Defesa, que não existia antes dele.
O lado positivo disso é que não há quebra de continuidade. Ou seja, os princípios que estão norteando a montagem do MD não serão alterados, o que acelera esse processo.
O lado negativo é que o “ranso” que ele tem com os americanos vai continuar. E aí o país só tem a perder.
Mesmo com sua manutenção à frente do MD ele perde um pouco de peso na escolha do vencedor do FX-2, por dois motivos:
a) com a saída do Lula ele perde o apoio de seu mais fiel interlocutor pró França (Dilma ainda não demonstrou sua preferência);
b) com a entrada em cena do Palocci, num cargo mais próximo à Dilma do que Jobim, a coisa fica equilibrada, pois, até onde se sabe, o Palocci não é um entusiasta do Rafale.
Se a Dilma avocar para si a escolha do novo caça, mesmo com a permanência do Jobim, as chances do Rafale diminuem.

marujo
marujo
14 anos atrás

Ser amigo e eleitor do Serra (fraco gosto, para mim não dá) não desqualifica o ministro Jobim. A Dilma está certa em querer mantê-lo, pois ele foi ó único ocupante do cargo que não foi apeado e tem comando real sobre os militares. Seus méritos incluem também a END e a reforma da estrutura militar brasileira, em curso. O estranho no Jobim é sua defesa apaixonada pelo Rafale (não critico o avião, não tenho condições) e sua participação na venda do aparelho para outros países, isto, sim, uma postura ética questionável.

Solskhaer
Solskhaer
14 anos atrás

Nãooo!!!!
Prefiro o Beltrame!!

marujo
marujo
14 anos atrás

Na gestão Lula/Jobim muito se falou no reaparelhamento das Forças Armadas, em função do protagonismo internacional do Brasil e do pré-sal. Muito pouco – submarinos, helicóteros franceses e russos, navios ingleses velhos – se fez. Tenho receio de que toda a discussão que houve tenha sido só um modo de ganhar tempo e não fazer nada. E tenho receio também que o novo governo, com sua inteção já revelada de não fazer novos investimentos, abandone por completo a área militar, não se lembrando dela nem com compras de oportunidade. Ah!, o Chile já está comprando o HMS Largs Bay, que segundo consta interessa também à MB.

Antonio M
Antonio M
14 anos atrás

Não temos a cultura de pensar em termos de defesa nacional mas, “em compensação” essa cultura de pensar “o que está aí é ruim porém, os anterirores foram piores” é tão arraigada que fazem de Nelson Jobim, um fraudador de constituição (além de nossa saúde, educação e saúde públicos), algo bom o suficiente para ocupar o cargo onde está ! Fez de Sarney melhor que Figueiredo, que Fez Collor melhor do Sarney e LuLLa melhor do que todos, como ele mesmo disse !!

E que façam direito isso de tirar a aviação civil da esfera da defesa. Lembram o que ocorreu no 11 de setembro de 2001 ? Será que um controle mais integrado não teria detectado os aviões fora de rota a tempo de uma reação melhor por parte de defesa aérea dos EUA?

Qdo se pensou no Cindacta no Brasil, a integração do controle aéreo visava diminuir custos de implantação e operação, e sempre se mostrou efetivo. Quando faltaram verbas e investimentos para ampliação e modernização, aconteceram desgraças como o voô da TAM. Do que jeito que foi concebido nosso controle não pode ser desmembrado e isso foi amplamente debatido à epoca do referido desastre da TAM / Legacy.

Cuidado com as comemorações antecipadas, sem ver detalhadamento como está o planejamento. Pode dar em outra grande m…..

Reginaldo Bacchi
Reginaldo Bacchi
14 anos atrás

Rogerio Cirino disse em 29 de novembro de 2010 às 10:03: “… e o F18 (que não repassam tecnologia), nao dá né! …”.

Cirino, muitíssimo obrigado por me dar chance de falar sobre transferência de tecnologia!

Antes de trabalhar na ENGESA (14 anos) trabalhei na indústria automobilística no setor de Engenharia de Produtos: VEMAG, Chrysler e Ford.

Muito bem, durante todos estes anos eu ouvi falar em licença. Ou seja, a fabricante de veículo (conhecida como montadora) não detinha os direitos de fabricação de componentes fabricados por terceiros, tais como caixa de cambio, embreagem, carburadores, geradores (alternadores) e muitos outros.

Referindo-me a experiência com a VEMAG que era uma fabrica 100% brasileira, tivemos em cada caso de entrar contato com os fabricantes individuais, ou para obter licença de fabricação, ou convence-los a abrir fabrica no Brasil para produção local. Tudo feito numa base estritamente comercial.

Ou seja, o fato de termos licença da Auto Union para fabricar o DKW no Brasil não nos abria automaticamente o fornecimento de licença de fabricação de componentes de fabricas especificas, que forneciam a Auto Union.

Muito bem, hoje, não sei por que, não se fala mais de licença. Fala-se de uma mitológica “transferência de tecnologia” que o governo do Brasil até hoje não definiu o que é. Começamos por aí: um absurdo esta falta de definição!

Muito bem, vamos um pouco mais longe: quando se diz, como afirma o governo brasileiro, que o atual governo francês garante a transferência de tecnologia, eu fico com uma tremenda duvida.

O governo francês vai obrigar as dezenas de firmas particulares que fabricam componentes para o Rafale, a fazer “transferência de tecnologia”?

Eu não acredito que numa democracia como a França isto possa ser feito. É claro que o governo francês tem um poder persuasivo muito forte, em relação as indústrias de componentes. Mas é um poder por baixo do pano – não é oficial – nem (pelo que eu saiba) legalmente justificável.

Muito bem, eu lanço esta duvida.

Gostaria de comentários.

Bacchi

Rodrigo
Rodrigo
14 anos atrás

Putz..

Eu não gosto do Jobim e nem da Dillma, mas agora ela ganhou um ponto comigo ao tirar a aviação civil do MD.

Como sempre tem o masssssssss…

Vamos ao mundo real..

Grande m…. que a ANAC e a Infraero saiam da pasta do MD, se toda a estrutura de ATC, legislação, prevenção de acidentes, concessão e validação de licenças, continuar nas mãos da FAB!

Vai mudar muito pouco, mesmo!

É um passo para a bem-vinda desmilitarização, mas será um trabalho para décadas!

Não existe gente capacitada e nem infra-estrutura para tocar o barco sem a FAB, que está subordinada ao MD!

Rafael
Rafael
14 anos atrás

VAMOS TER CALMA

Nada esta certo ainda…

vcs falam como se o Jobim na Defesa fosse sinonimo de Rafale escolhido

se fosse assim, o Governo já teria assinado o contrato em 7 de setembro de 2009

com os provaveis cortes de orçamento, acho muito mais facil dar GRIPEN NG do q Rafale

a galera ta sofrendo por antecipação

Marco antonio Lins
14 anos atrás

No momento não existe outro, não tem decepcionado
em uma pasta dificil como esta!

Artur Paulo
Artur Paulo
14 anos atrás

Ué cadê aquele discurso todo de rei morto rei posto, na verdade só vai mudar o palhaço mor mas os demais ficarão. é uma pena que um político continua a exterminar com nossas FA’s.

Antonio M
Antonio M
14 anos atrás

Controle aéreo é coisa muito séria.

Como será feito? Como está sendo feito ou dentro do PAC, o factóide de planejamento para crescimento da economia? Tão factóide que já criaram o PAC2 para planejar o planejamento anterior ?!?!?!? rsrsrsrsrsrs !!!!

Antonio M
Antonio M
14 anos atrás

Antonio M disse:
29 de novembro de 2010 às 11:09

desculpem, postado artigo errdao.

Srs. editores, pode apagar por favor ….

MatheusTS
MatheusTS
14 anos atrás

Não sei porque estão reclamando assim vai saber se o novo MD iria cancelar os progrmas de submarinos nuclares, caças, investimento em empresas como a mectron, continuar apoiando o ITA os engenheros da MB com o reator nuclear e demais coisas que ele conseguiu o outro podia ser melhor mais eu duvido só de ver os candidatos que parecem aqueles que só estão ai pra senta na cadeira e ganha dinheiro. Ja o NJ nem ganhava dinheiro pra ser MD, tem pouca coisa que vocês conhecem dele…..

Zavva
Zavva
14 anos atrás

Não tenho certeza se o Jobim ficará no MD até o final do mandato da Dilma.

Zirium
Zirium
14 anos atrás

Parabéns à Presidente!

De certo, é o melhor a ser feito pensando no instituto da continuidade.
Antes dele houve outros que mais pareceram que a pasta estava vazia…
Portanto, os que não acham que é a melhor escolha que se candidatem à vaga.

Quem tem boca fala o que quer mas na hora do vamos ver….

nassif
nassif
14 anos atrás

Esta na Servia com uma passada na Suiça ???
Me deus nos projetas da corja do Dirceu e Genuino pois pelo jeito vão sair da toca …

Nick
Nick
14 anos atrás

Se ele garantir o aumento REAL do % PIB aplicado à sua pasta, eu apoiaria o Jobin, à despeito do lobby francês, e do discurso antiamericao. Poderia ser 0,1% em 2011 0,1% em 2012, até chegar à 2,03% do PIB em 2018.

[]’s

peter pown
peter pown
14 anos atrás

Quer dizer que os comandantes do Exército, Marinha e Força Aérea são uns incompetentes e, quiçá, corruptos para aceitarem este senhor que vive a querer “entubá-los” com o piores equipamentos e nem sequer esboçarem um reclamação, ficam quietinhos. Nessa eu não creio!

Rodrigo
Rodrigo
14 anos atrás

peter pown disse:
29 de novembro de 2010 às 11:43

Você pode colocar um cone no MD, que os comandantes militares por disciplina e hierarquia não irão reclamar.

Os poucos que falam contra o Governo são sumariamente exonerados e com razão! O dever dos militares é acatar decisões do Governo civil mesmo que ruins, desde que elas sejam legais.

Samuel Barros Pysklyvicz "Jaguar"
14 anos atrás

Não sei se choro, largo de mão ou entro e desespero com essa noticia.

Freire
Freire
14 anos atrás

Bacchi.

Comentário Lúcido.

Brasil.

ZE
ZE
14 anos atrás

Galante, você tem recebido os meus E-mails ????

Não tenho mais recebido a confirmação automática de recebimento.

Bem,

Eu já tentei postar aqui (Poder Aéreo) uma notícia traduzida (por mim) acerca do Rafale, mas o Echelon não deixou.

Mandei a reportagem traduzida para você no sábado de manhã, mas até agora ela não foi publicada

Dê uma olhada na sua caixa postal.

OBS: desconsidere a mensagem escrita no Poder Aéreo.

[ ]s

RL
RL
14 anos atrás

Brasileiro sofre por “Osmose”.

Calma. Deixem ele trabalhar com a Dilma agora.
Vamos ver se com ela ele tenha tanta autonomia ou não frente ao que tem que fazer.
Se não estiver bom. Troca ué.

E isso serve pra Dilma TB.

Fernando Gasparini
Fernando Gasparini
14 anos atrás

afffff é cada uma…..
O cara é tao mal ministro,mais tão mal ministro que mesmo sendo um serrista declarado o cara foi reconhecido pelo gran mestre do PT e sua pupila.
ofender a honra e chamar de incompetente o ministro da def pq ele nao concorda com a sua preferencia de aviaozinho ideal…. ahhhh por favor né pessoal em vez de ficarem ai caindo em loby de saab e dassault pensem e olhen pelo seu pais.Todos sabemos que o povo do PT é bem partidariooooo bem mais oq deveriam ser, e se mesmo assim ele foi reconhecido por essas pessoas e ainda aceito pelos 3 comandantes das forças desse pais( e nao me venham falar que militar aceita tudo por causa da hierarquia pq ate governos eleito eles ja derrubaram) quem sou eu para duvidar de sua competencia.

pacau
14 anos atrás

Além das “denuncias” de preferencia e lobby pro Rafale, gostaria realmente de saber quais foram os tão graves erros do MD, fui milico de CPOR, e no meu tempo até a ração era em conta-gotas, uma outra coisa que o pessoal não fala até a quantidade de “ESA” no Brasil aumentou…

“A principal formula para o fracasso é querer agradar a todos”, sempre existirão os insatisfeito.

Ricardo - BH
Ricardo - BH
14 anos atrás

Bacchi, você tem razão.
Esta situação da “licença de fabricação” afeta os 3 concorrentes, por igual.
Ao meu ver, uma forma mais segura de se garantir isso é fazer um anexo ao contrato de fornecimento, com a assinatura de todos, ou quase a totalidade, dos fornecedores das “montadoras” dos caças, se comprometendo a transferir sua tecnologia.
Isso os governos francês, americano ou sueco podem tentar fazer. Mas como você ressaltou, eles não podem obrigar os fonecedores assinarem, se eles não quiserem.
Para se garantir a transferência total de tecnologia, deveria ser feita uma negociação com cada um dos vários fornecedores (turbina, radar, instrumentos, capacetes HMD, mísseis, etc.), o que seria trabalhoso e demorado.
Eu acho, não tenho certeza, o governo se daria por satisfeito se for transferido a tecnologia de projeto e montagem da “carcaça” do caça. isso representaria, em peso, cerca de 40% de nacionalização do avião.
Será que a FAB ficaria satisfeita em atingir este percentual? Ela consideraria isso a “transferência de tecnologia”?
Para que os fornecedores desses aviões viessem a se instalar no Brasil, seria necessário, antes de tudo, uma economia de escala de produção que lhe garanta o retorno do investimento que será feito, de incentivos do governo, de linhas de crédito favoráveis, etc.
De sã consciência, nenhum fornecedor internacional (de turbinas, por exemplo) viria se instalar no Brasil para produzir somente 36 unidades.
Moro em Belo Horizonte e vivenciei quando a Fiat veio se instalar em Betim. Ela trouxe consigo todos os seus principais fornecedores de autopeças. Mas ela tinha o potencial de um amplo mercado consumidor, e forte incentivo do governo do estado (inclusive participação acionária no projeto).
Como que o governo pode garantir ao fabricante de turbinas a produção de, digamos, 200 unidades/ano? Só se o caça escolhido for um sucesso de venda no Brasil e no mundo.
E este quesito, querendo ou não, já exclui a opção pelo Rafale.
Se a Boeing garantir, de fato, um produção inicial de 400 caças, este número, por si só, já é um incentivo para seus fornecedores virem junto com ela. Temos que lembrar, porém, que mesmo se um fornecedor quiser atender às encomendas brasileiras, o governo americano pode bloquear isso e indenizar o fornecedor. A Hilary Clinton tem afirmado que já tem um compromisso do congresso que isso não acontecerá. Dá pra confiar?
Quanto ao Gripen, é uma boa promessa, mas não uma realidade. Os seus fornecedores teriam de acreditar muito no sucesso desse projeto, para instalarem
fábricas no Brasil, sem a garantia de uma quantidade econômica de produção.
Enfim, o processo não termina com a indicação do caça escolhido. Teremos muito chão pela frente depois disso.

Rodrigo
Rodrigo
14 anos atrás

pacau disse:
29 de novembro de 2010 às 12:47

O EB continua com meio expediente.

kaleu
kaleu
14 anos atrás

FU..EU …

vamos ter que engolir a JAKA cara, sem ToT, com deficiências tecnológicas … pagar seu desenvolvimento, que será feito por empresas francesas, claro, não teremos recursos para treinar adequadamente … teremos um equipamento defasado … cujo 1o vôo foi a 24 anos e nem HMD integrado tem … enfim … o Brasil perde uma oportunidade sem precedentes de nos tornarmos de fato FABRICANTES e co-desenvolvedores de aeronaves supersônicas de alta performance para sermos financiadores dos franceses e depois MONTARMOS caças sob-licença da Dassault … lamentável !

Cordiais Saudações
kaleu

Wagner Ulisses
Wagner Ulisses
14 anos atrás

Jobim fez um bom trabalho, acima de tudo defendeu a nossa soberania como nunca, e também com trocas de ministros corremos o risco com os projetos.
Em minha opinião o Jobim busca independência com os produtos.

grifo
grifo
14 anos atrás

Lamentável se a notícia se confirmar e for prolongada a gestão desastrosa do atual ministro.

Pelo menos os aeroportos estarão a salvo. Pena que não dará para dizer o mesmo das Forças Armadas.

Robson Br
Robson Br
14 anos atrás

Fernando Gasparini disse:
29 de novembro de 2010 às 12:42

concordo contigo !!!!!
A coisa é meio estranha mesmo. Tem que ser do jeito de alguns, senão, não serve!!!

Quanto às licensas, a coisa não é como fabricar carros.

Também não é nessa direção que a FAB quer e solicita.

Agora, se for assim: O Brasil estará ferrado se for de Gripen NG, pois terá muitas licenças para pedir……
rsrsrsrsr

Leandro RQ
Leandro RQ
14 anos atrás

Já que tem gente defendendo o Jobim, famos jogar “farofa” no ventilador.

A Odebrecht ajudou E MUITO a campanha da candidata governista. Foram dezenas de milhões de reais. Oficialmente e “por debaixo dos panos”.

A Odebrecht é a empreiteira escolhida pelos franceses da DCNS para construir o estaleiro, base naval e até ajudar na construção do submarino nuclear da MB. Um contrato bilionário feito sem licitação.

Jobim é adorado pelos vendedores de armas franceses. E foi ele que fechou esse acordo com a DCNS. Que por sua vez colocou a Odebrecht na jogada.

Precisa explicar alguma coisa ou já deu pra perceber o que tem por trás dessa hitsória?

A compra do Rafale é só a ponta do Iceberg…

Paulo Costa
Paulo Costa
14 anos atrás

Varios ministros vão continuar no governo,isto significa continuidade as vezes necessaria,eu aprecio o serviço do Jobim,muita coisa mudou com ele,e ele tem interesse de continuar na pasta. O seu colega R Gates tambem vem de uma administração anterior.

Zirium
Zirium
14 anos atrás

Prezado Leandro RQ,

Nao sei qual seu ofício mas se eventualmente existisse a Leandro RQ Construtora, você não gostaria de star no lugar da Odebrecht?

Ora amigo, a estrutura do que se planeja construir não é para amadores, é preciso conhecimento e Know-how, proporcionalmente ao tamanho da asneira proferida por você com insinuações que levam a um segundo plano.

O que tem por trás da história?

Tens como provar o que disse?

Alexandre
Alexandre
14 anos atrás

É isso aí!

Falaram que ia ser um governo de continuação. Mas fico incrédulo como levam esse mote ao pé da letra. É uma pena. A esquerda como sempre destruirá tudo aquilo em que coloca as mãos.

Daniel Rosa
Daniel Rosa
14 anos atrás

evandro disse:
29 de novembro de 2010 às 10:02

Cara…INFELIZMENTE os militares se moldaram a ser meros “paus mandados”! Aceitam o que lhes impoem e não batem o pé! Tem cara muito mais preocupado com carreira e promoção do que por a cara a tapa pra provar que esta certo!
Teoricamente o Ministro da Defesa deveria ser um militar! Ai já começaria a briga de egos! O povo o Exercito ia querer de qualquer jeito, por ser a força “mais antiga”! Mais antigo não significa mais competente! Que seja civil! Mas que tenha formações que lhe permitam exercer o cargo. Se for militar, tire suas divisas, e que ele antes de mais nada busque formações que lhe permitam desenvolver seu trabalho…
Desvincule-o da força para a qual prestou seus serviços… será um ministro da defesa, com formação militar, e outras mais…