Beltrame precisou do Jobim e o Jobim falhou
O presidente Lula quer transformar o Ministro serrista Nelson Jobim no Marechal Lott da Dilma.
Se o ínclito Marechal Lott fosse Ministro da Defesa do presidente Lula, o corajoso Secretário Beltrame teria entrado no Alemão mais cedo.
Três anos atrás, quando primeiro fez uma operação maciça no Alemão, Beltrame percebeu a fragilidade do Caveirão.
O Caveirão nada mais é que um carro blindado adaptado.
O Caveirão não entra numa favela estreita e nem enfrenta as barricadas de concreto com que os traficantes fecham as ruas da favela.
Há três anos pede os blindados do Exército.
E o Exército, nada.
E o Jobim, nada.
O argumento para a inação era preservar a ordem constitucional: o soldado não pode ser policial e o policial não pode dirigir um blindado do Exército.
A Constituição também proíbe o Estado de comprar blindado.
O que fez Beltrame ?
Aproximou-se da Marinha e passou a fazer intercâmbio técnico.
E a Marinha modernizou os carros de combate da polícia do Rio.
A operação para entrar na Vila Cruzeiro e no Alemão só não foi feita antes porque Beltrame não tinha como subir o morro com os blindados.
Até que a Marinha, tão subordinada ao serrista Jobim quanto o Exército, aceitou oferecer os blindados diante da decisão do presidente Lula de invocar a preservação da ordem pública e deixar os anfíbios da Marinha subirem a Vila Cruzeiro.
Subitamente, o Exército correu para oferecer ajuda, depois que a Marinha já tinha entrado no morro.
Pergunta-se:
– o Jobim manda no Exército ?
– a Marinha desobedeceu o Jobim ?
– o Exército manda no Jobim ?
– o Jobim quer ser o Marechal Lott ?
Fonte: Conversa Afiada
Mais sobre Jobim no Blog do Poder Aéreo: Convencida por Lula, presidente eleita se reúne com Jobim na próxima semana
XXXXXiiiiiiiiiiiii, Paulo Henrique Amorim, este é Petralha!Para!
Brasil.
Perguntem ao Diogo Mainardi, rssssss
Freire…iria dizer a mesma coisa, apesar de não concordar com o nosso MD em muitos aspectos!
Abraços.
Teria nosso ilustre Ministro “amarelado” duas vezes?(uma antes e um depois?)
Vem os radicais e desqualificam o jornalista pela sua opção politica.
O que ele escreveu é perfeitamente factivel, e muito provavelmente é a verdade .
Porém, pra certos mentecaptos só quem é contra o governo sabe pensar.
Eu concordo com o texto e digo mais , agora nesse momento nos estamos vendo um combate sério ao crime organizado .
Em 2006, nos ataques do PCC não vimos nada disso. favelas foram invadidas naquela época ? advogados de marginais foram presos ? mulheres de bandidos na caddeia ??
NÃO.
O que se viu foi a morte de dezenas de pessoas , muitas vezes inocentes, e o fim inexplicável dos ataques , quase que certamente decorrente de um acordo PÚTRIDO entre o governo do PSDB e o PCC !!!
Governo esse que tem um DENARC que chantegeou o megatraficante Abadia para não prendê-lo, e não houve NINGUEM punido por isso !! Precisou a Policia Federal prender o abadia, pq a policia civil de SP é tão ou mais pútrida que o governo tucano daquele estado !!!
PT e PSDB são corruptos. O que me deixa revoltado são pessoas que acham que um ou outro é santo. E que o opositor ao seu santo é o diabo.
Que história mais sem pé nem cabeça.
“Carros de combate” da polícia do Rio?
Os blindados na operação são da Marinha? São. Poderiam ser do Exército? Sim, mas o Exército não tem nenhuma unidade blindada no Rio.
Já passou do tempo de ficar criando essas polemicazinhas entre o MD, governo e os Comandantes das Forças, não?
Hahahaha, era isso que eu queria ver. Os caras batem no Jobim o tempo todo. Aí um “Petralha” ou “blogleiro sujo”(como preferirem) resolve criticar o ministro e eis que ele tem defensores. Vale a pena descobrir a fonte das informações, mas não precisamos desqualificar a discussão com esses xingamentos.
Acho esse texto do Paulo Henrique Amorim bem pobre de informações e argumentos. Mas passa por duas questões importantes: a necessidade de cooperação das forças e principalmente das diversas esferas do governo; e a necessidade de melhor aparelhamento da polícia e limitações constitucionais deste (como a questão dos blindados e dos Vants).
Trata-se de tramite constitucional, que o Jobim, da aula. Tinha que esperar a aprovação do poder de polìcia para as FA’s, que foi promulgado recentemente, abrangendo até 150 Km. das fronteiras e a invocação da GLO – Garantia da Lei e da Ordem, proclamada pelo Presidente. Sem esses artefatos juridicos os “Terroristas” teriam respaldo constitucional para o “Escape” e com a invocação da GLO, até a justiça, ganha contornos legais, inclusive indo pra cima dos “Porta-de-Cadeia”. Mas antes de tudo as ações do Beltrame limpando inicialmente a PM e combatendo as milícias, formeceu credibilidade, restando ainda muitas “maçãs podres” nos Papa Charle. Mais difícil de “pega”.
Agora vão querer medir o tamanho das Geni***** da MB e do EB!!!
PACIENCIA!
PFF disse:
27 de novembro de 2010 às 21:57
Concordo plenamente, onde eu assino?
De há muito, Paulo Henrique Amorim não é mais jornalista, e sim comentarista. E como tal, tendencioso, sectário e raivoso.
Já o Mainardi, é partidário do AIPAC-BR.
Discordo do autor da matéria.
Primeiramente, Acho que, salvo em casos extremos, não se deve usar blindados e militares em operações contra esse tipo de criminosos. O que acontece no Rio e no país como um todo é que a polícia é, além de mal treinada, mal equipada.
Antes do secretário de segurança pedir ajuda do Exército, ele deveria investir mais na policia militar. Devia investir em inteligência, treinamento, equipamentos, etc. Apesar de um discurso muito bonito, nada disso está sendo feito aqui no Rio, e quando digo Rio, falo do Estado como um todo, não apenas da capital.
Digo isso porque o governo estadual parece pensar que o estado se resume a capital do estado, esquecendo de outras cidades, principalmente as da região metropolitana. Os marginais que são expulsos de favelas onde são instaladas as UPP’s encontram refugio seguro em cidades como São Gonçalo e Niterói e não se vê o governo estadual fazer nada a respeito.
Outra coisa: Penso que haverá uma banalização do uso das Forças Armadas se elas forem usadas toda vez que a criminalidade agir com um pouco mais de força. Os governantes vão ter (ou já têm) o seguinte pensamento: “ Pra quê investir em policia se nós podemos chamar o Exército quando a coisa ficar preta?”
Repito que o uso das FA’s só deve ser feito em casos extremos.
Abs.
Putz, tinha que ser o conversinha fiada, a razão pela qual a MB entrou primeiro é a mesma pela qual nem a Força Nacional de Segurança foi acionada, não foi uma ação planejada, mas uma reação rápida que o estado precisava dar, ao contrário do aspirante a padre pedófilo que no governo de SP preferiu negociar com o PCC, o governo do RJ fez uma coisa correta, pediu a ajuda federal e não ficou de quais quais com bandido.
Não vou com a cara do Cabral nem do Lula, nem do Jobim, mas a Cesar o que é de Cesar, eles são culpados por terem se colocado em uma posição onde RE-AGIRAM, quando deveriam já faz tempo ter AGIDO COMO AGIRAM AGORA.
MENOS MAL, ruim seria PERSISTIR NOS ERROS.
Parabéns, a todos os envolvidos.
Podem me criticar a vontade, mas o Jobim foi a maior desgraça das forças armadas do Brasil ,pois pela primeira vez se “POLITICOU” as forças o que não foi feito nem no regime militar.
Só que faltava, num momento tão delicado, vem uma matéria dessa, de um jornalista inconsequente, que tem unico objetivo o cunho politico e provavelmente a briga pela pasta do MD.
De certa forma, a coisa procede.
A coisa do Marechal Lott é piada, mas claro que se o Jobim fosse um oficial voluntarioso e independente das pressões politicas que foi o Marechal- não nutro maiores simpatias pelo Lott, mas ao menos não era estúpido nem covarde – as FFAA já teriam entrado de sola neste nosso conflito faz tempo.
Mas o Jobim não é isto tudo, e essa coisa que o PHA pos não é “petralhismo”, é, antes, a constatação de que a morosidade das decisões politicas das FFAA atravanca o processo todo. Poxa, quase cinco anos pra se regulamentar a ampliação das atribuições das FFAA? a troco de que? Esta morosidade tem culpados, atende interesses, cria problemas. Gerou vantagens a muitos…
Bem, tem varias perguntas que não serão respondidas agora, no calor dos acontecimentos. Agora, que é estranho a adesão atrasada do EB às ações desta semana, sim, é. E no fim, o Beltrame vai acabar como chefe da SENASP… ou coisa maior…
sorte a todos, bom dia!
Liberdade+irresponsabilidade= desastre
É isso que a imprensa tem demonstrado , que não sabe utilizar os poderes que tem com responsabilidade e o resultado disso nós já sabemos.
Sinceramente. eu não sei como este e outros jornalistas chegaram a onde estão com tanta incompetência.
Perfeito!!!
jakson almeida disse:
27 de novembro de 2010 às 23:32
Podem me criticar a vontade, mas o Jobim foi a maior desgraça das forças armadas do Brasil, pois pela primeira vez se “POLITICOU” as forças o que não foi feito nem no regime militar.
No 1° comentário sobre este assunto Freire disse em
27 de novembro de 2010 às 21:27
“… XXXXXiiiiiiiiiiiii, Paulo Henrique Amorim, este é Petralha!Para! …”.
Eu não entendi!
O que o Paulo Henrique Amorin tem com isto?
Porque ele é mencionado?
Alguem explique, por favor.
Bacchi
Esse ministro é tão ruim, mas tão ruim, tão ruim, que consegue desagradar até à esquerda do próprio PT.
Que ninguém pense que esse pobre-diabo raivoso desse PHA fala em nome próprio. Ele fala em nome de quem lhe paga o salário.
A verdade é o seguinte: Jobim é tão picareta que consegue desagradar a gregos e troianos.
O que se nota nas operações no Rio,são varias deficiencias…A começar pela inadequação do Caveirão para as operações,aliás até o M-113 se revelou pouco adequado e blindado para tais operações…E olha que a versão dos FNs é o ACAV,um pouco mais blindado que o M-113 normal…Outra coisa,a falta de apoio aéreo eficaz,se talvez houvesse um apoio aéreo,a fuga dos meliantes para o Alemão poderia ter sido frustrada,pois o que se nota nos vídeos foi que a retirada foi desordenada e desesperada…Um apoio aéreo ali naquele momento era imprescindível,poderia ter esmagado a retirada desses cretinos…Bom mas o importante é que apesar das dificuldades,nota-se que as tropas estão com o moral elevado,vontade de combater e bastante unidas e motivadas,acho que isso já é o suficiente para driblar as dificuldadese falta de recursos…Quem sabe agora,com esses acontecimentos,as forças de segurança do Rio passem a serem equipadas com meios de combate mais eficazes,como blindados de combate e helicópteros mais adequados,pois acho que o inimigo declarado agora é interno e não externo,deveríamos reestruturar as FAs para enfase em combate interno,claro não deixando de treinar para um possível e futuro inimigo externo…
Abraços!
O ministério da defesa age como todas as instituições nacionais, na maior lentidão possível, é isso que tem de mudar
Vamos deixar de hipocrisa, o que este país precisa é de leis severas, pénas que ponham vagabundo pra trabalhar quebrar pedra no sol quente, que assim ele não tem tempo de comandar o crime de dentro da cadeia.
A certeza de punição, de ficar 50, 70 ou 100 anos na cadeia (se viver isso tudo), poder ser condenado a trabalho forçado (de acordo com o crime que cometeu) , se hj o maximo são 30 anos, aumentem coloca o maximo para 500 ou 1000 anos, seria o mesmo que prisão perpetua, a certeza de morrrer na cadeia, sem direito a nada (mas se for fazer isso o tal “direitozumano” vão protestar, pois eles são bons em proteger marginal, e quem sofre com o crime que se lasque).
Esta todo mundo falando de blindado que o exercito deveria fazer isso aquilo, quando quem deveria trabalhar é o legislativo criando leis de verdade, o judiciario fazendo valer a justiça e o executivo impondo a lei e a ordem.
Podem ter certeza se não mudarém as leis e impor pénas severas a criminoso, o rio de janeiro daqui uns meses só a polícia e as forças armas virarem as costas volta tudo como era antes, e as tais upps não vão resolver nada, pois não tem punição não tem cadeia não tem leis que puném marginal como deveria.
E o pior está maldição está tomando conta do brasil, o mal do tráfico de drogas armas está tomando conta de todas as cidades neste país, vamos mudar as leis.
bacchi, o Conversa Afiada é o blog/programa do Paulo Henrique Amorim. E se quem é de esquerda acha ele vendido, e quem é de direita acha ele petralha… coitado dele…
(temos uma sensação de que vai dar m… nesta ocupação do Alemão????)
Antiguidade é Posto!
kwhvelasco, muito obrigado por sua explicação.
Abraços
Bacchi
Já que “soldado não pode ser policial”, então, que diabos:
a) O Exército está fazendo nas favelas do Haiti?
b) Para quê foi criada a Brigada de Garantia de Lei e Ordem?
Ministro Jobim: seriam estas, então, aplicações INCONSTITUCIONAIS das Forças Armadas? Explique-se!!!
João Gabriel disse em 28 de novembro de 2010 às 9:36: “… E olha que a versão dos FNs é o ACAV,um pouco mais blindado que o M-113 normal …”.
Pelo que sei o M113 ACAV não é mais blindado do que o M113 normal.
O ACAV foi criado para atender um requisito do exército do Vietnam do Sul. O seu pessoal tinha a tendência de empregar o M113 com a tripulação embarcada.
O pessoal técnico exército dos Estados Unidos estudou e projetou kits oficiais para adequar o M113 aos requisitos dos vietnamitas.
O primeiro kit, designado com Kit A, consistia de metralhadora .50” para o comandante, com escudo frontal e lateral (a proteção traseira era dada pela tampa da escotilha).
Em adição à .50”, foram introduzidas duas metralhadoras M60 de 7,62mm, externas em pivot, também com escudo frontal.
O segundo kit, designado como Kit B, consistia somente da .50” com os escudos, e era destinada aos M113 com morteiro.
Foram construídos 476 kits e todos foram instalados até 15 Julho 1962.
Os ACAVs foram também utilizados pelo 11º Regimento de Cavalaria Blindado (valor brigada) do exercito dos Estados Unidos, no Vietnam. A sua tripulação normal era de 5 ou 6 soldados: motorista, comandante, 2 ou 3 metralhadores e um granadeiro com um lançador de granadas 40 mm automático modelo XM175.
Como proteção contra minas foi introduzida uma placa de aço abaixo do assoalho do veículo, na sua frente, até a posição da 2ª roda.
Não houve nenhuma alteração na blindagem frontal, lateral, traseira e superior.
Bacchi
alquem sabe se essa operação bombastica, digna de tropa de elite 3, olha se daqui a pouco nao vai ter camelor vendendo como tropa 3 em, mais acho que nao vai dar em nada!
quem morar no rio sabe que isso tudo e so para tv mostra e vender jornal!
a realidade do rio e que passa no tropa 2!
essa e a verdade!
viva a marinha, viva os fuzileoros navais.
Tem muita verdade nisso. Mesmo depois que os blindados da marinha já tinham conquistado mentes e corações dos brasileiros, o exército ainda insistia em dizer que só aceitaria participar se assumisse o comando da operação. O exercito fazendo politicagem e a marinha conquistando respeito nacional.
Só para constar, o estado esfarrapado com que os soldados do exercito se apresentam. Enquanto os fuzileiros, todos rigorosamente fardados, os PQP cada um com um modelo de colete diferente.
Exército só aceita participar se assumir comando da ação
Sex, 26 de Novembro de 2010 12:32
Caso contrário, ação de militares do Exército ficará restrita à logística e à comunicação Submissão do Exército ao comando da PM do Rio seria considerada quebra de hierarquia e teria entraves legais
Apesar da entrada da Marinha contra a violência no Rio, o Exército alega restrições legais e impõe uma condição para participar: assumir o comando da operação.
Caso contrário, a sua colaboração com a ofensiva contra criminosos, se ocorrer, deverá ficar restrita à logística e à comunicação, descartando uma atuação direta. Isso exclui usar efetivo para subir os morros ou cercar uma determinada área.
A Folha apurou que os generais dizem que não há hipótese de o Exército ser comandado pela Polícia Militar, porque isso seria uma inversão de hierarquia, ferindo a lei 97 de 26 de junho de 1999 (sobre uso militar para garantia da lei e da ordem) e podendo causar dificuldades futuras na Justiça.
Caso um militar em tiroteio com bandidos atingisse um civil, por exemplo, ele não poderia alegar em juízo que cumpria ordens do governador ou do comandante da PM. O Exército só atende ordens do Ministério da Defesa e da Presidência.
AUTORIZAÇÃO
Não ficou claro, nem mesmo para a Marinha, o motivo de o governador Sérgio Cabral ter pedido e a Defesa ter autorizado a integração apenas da Marinha no confronto com os criminosos.
A justificativa oficial é que a Força Naval dispõe dos tipos de veículo adequados à operação, por serem menores e de mais fácil tráfego em ruas estreitas e tortuosas como as dos morros.
Em nota, a Marinha disse que se trata de veículos militares envolvidos apenas no transporte de policiais.
Para o secretário de Segurança do Rio, José Mariano Beltrame, os blindados foram fundamentais para que a polícia pudesse ocupar a favela da Vila Cruzeiro.
“Os blindados permitiram que as tropas atravessassem a linha de fogo. Com esse equipamento, a tomada do território foi feita até com uma certa facilidade. Mais uma vez está provado que o Estado unido, organizado, entra em qualquer lugar.”
O comandante do Exército, general Enzo Martins Peri, determinou duas providências: estado de alerta, para o caso de convocação do Ministério da Defesa, e reforço da segurança das unidades do Exército no Estado.
Ele estava ontem no Rio, mas para a formatura de novos oficiais pelo IME (Instituto Militar de Engenharia).
Hoje, haverá uma nova coincidência: o deslocamento de tropas no Rio, mas por causa do Campeonato Mundial Militar de Tiro, que reúne representantes de cerca de 40 países e é uma preparação para os Jogos Mundiais Militares de 2011 no Rio.
As delegações estrangeiras vão se deparar com um cenário de guerra, pois os estandes das provas de tiro estão distribuídos por vários pontos da cidade. A maior concentração em Deodoro, na zona norte.
Fonte:Folha de S. Paulo – ELIANE CANTANHÊDE
Ministro da defesa não tem que ser civil … Tem que ser militar.
Enfim, se o Jobim fosse tão bom assim, por exemplo, não ficaria fazendo lobby por avião A ou B. Deixaria a Força aérea decidir por sua própria competência.
Esse é só um exemplo. No mais, Jobim é uma praga.
Por min demitia esse infelis que nem militar pode ser considerado(caramba acho que ele nem é!!)jogasse ele e as tralhas dele na ruaa!!! onde é lugar de vagabundo!!,ministro da defesa tem que ser energico e ter pulso firme,ele nem nem uma coisa nem outra!!
Um serrista no governo Lulla?
Puxa vida, mas ele não é do PTMDB?
Marinha e a marinha ..rainha dos Mares e agora dos morros do Rio de Janeiro.
Este Ministro da Defeja só quer comprar avioes da França pois teve ter alguma coisa boa com uma boa
comissão depositada da Suiça em conta secreta ..
Vimos isto a pouco tempo feito pela França.
Com relação ao ministro Jobim, ele mais acertou que errou. Essa alegação do Exército é simplesmente ridícula. Qualquer estudante de primeiro ano de direito sabe que se alguém atira em você, você pode legalmente usando do meios necessários repelir a injusta agressão (meio necessário pode ser uma pistola, um fuzil ou um canhão), então essa alegação não se sustenta. O que aconteceu foi que todos viram o imenso apóio de toda sociedade à Marinha e a Polícia, aí todo mundo quis sair na foto. Parabéns à Marinha, a mais profissional das Forças. Por isso que a Marinha tá recebendo seus equipamentos, mostrou seu profissionalismo.
Grande abraço a todos.
Mais uma vez a marinha dando aula para o exército.
Generais, deixem a política para os políticos, sejam mais profissionais, sejam mais almirantes.
Bem. Verdade seja dita: o Beltrame criticou duramente o EB pela ausência de apoio nos primeiros dias de mobilização, no dia “D-1”. Qdo. a MB já havia cedido blindados dos FN’s.
Qdo. a operação começou a tomar proporções inimagináveis e começaram a mobilizar milhares de homens das unidades táticas de todas as forças estaduais e federais, aí sim, o EB pareceu ter refletido melhor e verificado que sua ausência não seria boa pra sua imagem.
Agora, já se fala em manter tropas do EB no Alemão como força de ocupação até a instalação de uma (gigantesca) UPP naquele complexo, eis que essa operação deflagrada hoje estava programada sim, já se lia nos jornais locais há uns 6 meses, que a polícia (Beltrame) esperava empregar um efetivo de 1000 homens para invasão daquele complexo, o que requeria, pensava-se à época, mais tempo, eis que se planejava empregar apenas efetivos do estado…
Mas o planejamento foi precipitado pelos ataques da bandidagem que, idiotamente, para nossa sorte, deram um tiro no pé, e não contavam com essa reação, vinda de todos os lados, (TARDIA, MAS LOUVÁVEL ENFIM) do Estado.
Acredito que unidades paraqueditas ou a BLO irão permanecer no Alemão por uns 6 meses até a implantação dessa UPP da PMERJ, que, repito, deverá ser imensa.
A Casa Grande invadida mostra a força de seu chicote.
Era inevitável que isso acontecesse muito embora os acontecimentos das últimas semanas nem de perto se comparem aos 49 policiais mortos em SP pelo PCC e a consequente vingança da polícia com 500 civis, em um mês, mortos sendo que alguns deles sem qualquer envolvimento com a criminalidade.
Talvez se organize uma ocupação definitiva tendo em vista a realização da Copa e Olimpíadas no Rio. Mas a verdade é que não há $$ ainda para um plano que dê certo.
Nestas favelas existiam tribunais, enfim, serviços em geral para a população local.
Agora quem vai pagar a conta…
Só depois do Pré-sal!
Que noticia ruim, quer dizer… fofoquinha de esquina, e triste ler coisas assim!!!
Lamentavel, tanto a se dizer e eles escolem falar isso!
Não sei, o PHA é muito caótico, está me parecendo mais chute do que realmente informação.
Se a Marinha e o EB estão ambos sob o MD porque acusar o EB ou o próprio ministério de omissão? Em última instância uma das forças que está sob o MD atendeu o pedido, isso é que importa.
O comandante do Leste em entrevista na TV, não falou em nenhum momento em apoio, ou seguir a extratégia da PM carioca, nem citou a policia, ou seja: pelo jeito tá muito dificil digerir esse assunto na caserna. Pena, pois todos tem a perder com a disputa de beleza.
Caros,
Fico espantado com a irresponsabilidade de alguns jornalistas. A solução para o problema de segurança pública no RJ não passa pela posse de mais ou menos blindados por parte da polícia. Muito menos pela transformação prática de nossas Forças Armadas em simulacros de capitães-do-mato.
Forças Armadas servem para defesa e, somente de modo absolutamente excepcional e limitado, para o auxílio das forças de segurança dos Estados.
O problema está na incompetência e na corrupção das instituições policiais do Rio de Janeiro. Colocar as FFAA para exercer a função que as polícias não podem ou não querem fazer nada vai resolver. Pelo contrário, vai estimular a corrupção das FFAA e diminuir ainda mais a capacidade do Estado de combater o crime.
Combate ao crime se faz com polícia honesta, bem paga, eficiente e bem aparelhada. O resto é enganação de políticos e jornalistas inescrupulosos que pretendem continuar a fingir que enfrentam o problema.
Faz muito bem o Ministério da Defesa em não se transformar em refém da politicalha carioca, que carece de qualquer intenção real de resolver o problema da segurança pública de modo consistente.
Essa matéria que estamos lendo está totalmente equivocada.
Pois, o Ministro da Defesa não pode de “ofício” determinar a liberação de Veículos Blindados das Forças Armadas para operações em conjunto com as Polícias.
Para que a liberação de Veículos Blindados ocorra, em uma operação de grande porte como foi essa, é necessário a comunicação ao Presidente da República, bem como seu aval, pois o que estará em jogo é a vida de milhares de pessoas. As Forças Armadas não servem para combater a Maginalidade, mas sim para a proteção do Território Nacional.
Qualquer pessoa que tenha assistido ao filme Tropa de Elite 2, sabe perfeitamente que o problema, no Rio de Janeiro, é 100% Político (quando o Governador quer acabar com a criminalidade, o Presidente da República não quer pois será medida impopular o uso das Forças Armadas, e quando os Políticos e Governador querem acabar com o tráfico são os Policiais quem não querem tendo em vista que a corrupção é lucrativa, por fim, tem a voz do povo).
Como se nota, o problema é Político, e não atinge ao Ministério da Defesa, ou se atinge é último se se atingido.
Se tem alguém que não tem culpada nessa história é o Ministro Nelson Jobim.
E a hitória de que ele é “Serrista” é pura conversa fiada, pois ele foi um dos Ministros mais leais que o Presidente Lula teve em seu Ministério. No Governo Dilma, o Jobim poderá ser mais um dos Ministros que farão a deferença em favor da Presidente prestando auxilio em decisões de extrema importância.
abçs……………Senhores……..
Jobim é pelegao!!!
JClaudio disse:
28 de novembro de 2010 às 17:26
Concordo na questão da auto-defesa, mas o que pode dar “bode” é questionarem o que unidades do EB fazem naquele espaço, arriscando serem alvejados.
Acredito que você mais do que ninguém saiba que advogado bom reverte qualquer situação.
Eu acho válida a posição do EB, em evitar um problema a não ser que seja convocado.
Pode ser que o Gal. não soube se expressar ou o repórter não entendeu bem a declaração.
O que precisa ser discutido com seriedade é o porque a MB tão rapidamente entrou em ação, deixando a FAB e o EB entrando bem depois.
Não é estranho ?
Se o pessoal do EB tivesse sido mobilizado antes, acredito eu que mais vagabundos teriam sido pegos de surpresa e eles estavam no RJ mesmo!
Taubaté não é longe do RJ, os helicópteros poderiam ter sido deslocados rapidamente, para dar o apoio.
Não sei se no RJ existem helicópteros da FAB.
caetano da silva: leis severas nós temos, e como! O que precisa acontecer é retirar a força e o poder de convencimento de organizações deslocadas do/no contexto como a CNBB, Pastoral dos Direitos Humanos, pastoral disso e daquilo, ONGs, OAB, certa facção da mídia, que só têm como finalidade tumultuar, quilombolas, excluídos, MST, minorias oprimidas que nada têm a ver com Segurança, Defesa, FFAA. Temos de ter a presença constante do MP, das comissões específicas da Câmara e do Senado.
Gostaria mais que fosse o Temer como estava sendo tratado, pois os militares veem ele com bons olhos mais antes o Jobim do que o antigo de quem eu nem me lembro mais o nome
E esse nogócio de ser preciso transferir tropas e material de uma região a outra do país mostra a imensa falta de efetivo e armas suficientes para suprir a falta de contigente de uma região a outra em uma GUERRA isso é uma falha tremenda o que levaria a muitas baixas e perda e ainda estamos enviando tropas para o Líbano e possivelmente Sudão e depois do comentário do Jobim de que não podíamos enviar apenas um navio para o Líbano é preocupante