No ‘Complexo do Alemão’, Exército enfrenta traficantes
Um intenso tiroteio entre policiais, homens do Exército e criminosos ocorria no final da tarde desta sexta-feira (26) na favela da Grota, no Complexo do Alemão, na zona norte do Rio de Janeiro. O Exército ocupou todos os acessos à favela com ajuda da Polícia Militar (PM). O tiroteio ocorre não apenas no Complexo do Alemão, mas também na Vila Cruzeiro, morro vizinho.
Ao todo, foram mobilizados 800 homens e cinco blindados do modelo Urutu, o mesmo utilizado pelas Forças Armadas brasileiras no Haiti.
O ministro Nelson Jobim afirmou também que uma equipe de paraquedistas do Exército brasileiro e militares que atuaram no Haiti serão utilizados no combate ao tráfico de drogas no Rio de Janeiro.
Segundo o general Fernando Sardenberg, da Brigada de Infantaria Paraquedista, a tropa que está no Estado é mais operacional do Exército brasileiro.
De acordo com Jobim, os militares do Exército irão cercar as comunidades em que há operações –Alemão e Vila Cruzeiro– enquanto a Marinha e a Aeronáutica darão apoio logístico às ações das polícias militar e civil.
“Nossa intenção é substituir elementos dos órgãos de segurança pública de maneira a propiciar ao estado economia de meios para que outros homens da polícia possam ficar livres para outras ações”, disse Sardenberg.
O Exército também conta com jipes (o número não foi informado), que estão trazendo mantimentos e munições do quartel para reforçar os 44 pontos. Sardenberg informou ainda que os 800 homens são todos do Rio de Janeiro, não são de fora do Estado.
“Covardes”
De acordo com o coronel Álvaro Garcia, chefe de Estado Maior da Polícia Militar, reforçarão as operações três helicópteros blindados da Aeronáutica, aptos a fazer patrulhamento noturno; um deles vindo do Mato Grosso do Sul, talvez ainda seja utilizado hoje.
Garcia informou que nesta sexta-feira 200 homens da Polícia Militar, Bope e Polícia Civil estão participando da operação na Vila Cruzeiro. O comandante da PM acredita que ainda haja cerca de 200 marginais na comunidade e, segundo ele, moradores coniventes com os criminosos.
“Os marginais estão abatidos. São todos covardes, fugiram ontem igual lebres. Eles têm que ver que não devem enfrentar o estado nunca”, disse. Para Garcia, os traficantes estão com a “moral baixa” e muito mal psicologicamente. “A atuação dentro da comunidade é nossa. O Exército vai impedir que marginais fujam”, completou .
A PM está estudando uma incursão no Alemão, já que, segundo ele, os criminosos estão sem condições de fugir.
Ocupação
Policiais militares apreenderam grande quantidade de armas e drogas durante a operação de ontem e da madrugada desta sexta-feira (26) na favela da Vila Cruzeiro, zona norte do Rio de Janeiro. Cerca de 200 traficantes deixaram o local nesta quinta-feira após uma megaoperação da polícia.
Homens do Bope (Batalhão de Operações Especiais da PM) apreenderam três fuzis, duas metralhadoras, um revólver, mais de 1.200 munições, bombas caseiras e duas granadas. Também foi apreendida uma farda cinza sem identificação.
Os policiais do Bope encontraram uma quantidade muito grande de maconha, cocaína e crack (ainda não contabilizados), material para endolação, além do analgésico Sigmaliv, utilizado para aumentar o efeito da cocaína.
Já os policiais do 16º Batalhão (Olaria), apreenderam uma submetralhadora 9 mm, de fabricação italiana, um fuzil .30, um fuzil 762 (FAL), uma granada, 33 bombas caseiras, 15 mil papelotes de cocaína prontos para a venda, 57 kg de maconha, uma balança de precisão, três coletes a prova de bala, seis fardas semelhantes às utilizadas pelo Bope e seis pares de coturno.
Balanço
De acordo com a PM, desde domingo, dia do início dos ataques em série dos criminosos, 96 veículos foram incendiados, entre eles, vários ônibus. Nos seis dias de conflito entre policiais e traficantes até hoje, a PM diz que foram apreendidas dezenas de armas, granadas, drogas e garrafas de gasolina. Pelo menos 217 pessoas foram presas ou detidas, quatro policiais foram feridos e 34 pessoas foram mortas.
Pelas informações passadas pelos hospitais e pela Secretaria Estadual de Saúde, mais seis pessoas morreram ao longo do conflito – quatro na quarta-feira e mais duas hoje.
O Rio de Janeiro vive uma guerra contra o tráfico. Hoje, policiais civis, militares e federais foram alvos de disparos de traficantes na tentativa de entrar no Complexo do Alemão. As operações em morros e favelas visam acabar com a série de ataques, arrastões e incêndios em veículos.
Falar em cena de guerra não é exagero: veículos blindados da Marinha estão sendo usados nas operações. Mesmo assim, os bandidos desafiam as autoridades e continuam impondo tentativas de ataques.
As autoridades fluminenses consideraram os ataques uma resposta à política de ocupação de favelas por UPPs (Unidades de Polícia Pacificadora) e à transferência de presos para presídios federais. A intenção seria colocar medo na população.
A polícia investiga se os ataques estão sendo orquestrados pelas facções criminosas Comando Vermelho e ADA (Amigos dos Amigos). Na quarta-feira, oito presidiários foram transferidos do Rio para o presídio de segurança máxima em Catanduvas (PR). Ontem, líderes que estavam em Catanduvas foram transferidos para Porto Velho (RO).
FONTE: UOL notícias, com informações da Agência Estado
FOTOS: O Globo/UOL
O exercito deixou a fase de logistica e suporte e estão engajados nos tiroteios. A coisa mudou de patamar..Bom, isto se a reportagem está certa..
[]
Me preocupa muito quando um coronel classifica uma acao tatica sabia por parte do oponente de “covarde”. Taticamente falando, os traficantes estao certissimos de correr e evitar um confronto cara-a-cara contra formas superiores. Esse e’ um principio elementar do combate assimetrico em um cenario de conflito de 4a geracao.
Isso pode significar que esse coronel esteja muito mal preparado para lidar com conflitos de natureza assimetrica.
Os “covardes” Vietcong derrotaram os EUA. Os “covardes” Mudjahedin derrotaram a URSS. Os “covardes” do Hezbullah sao uma pedra no sapado de Israel ha 30 anos.
Esse forma de subestimar o inimigo e’ mal sinal sobre o profisisonalismo e sabedoria das nossas forcas publicas.
Acabou de dar na globonews: pqd foi atingido por um tiro e deu entrada no hospital getulio vargas…
Caramba, parece que o bicho vai pegar mesmo.
Espirito de combatente.
“Para alguns foi mais um dia de trabalho difícil: balas voando, pessoas gritando, sangue no chão. Mas para todos nós, foi uma vitória à parte, um prazer consumido aos poucos, aquilo que chamamos de lavar a alma. E nós sabemos que tudo isso não foi somente por nós, por propósitos próprios, por vaidade, ou para mostrarmos quem é que manda no pedaço. Foi pelos cidadãos de bem da nossa cidade. Tudo o que aconteceu lá dentro morrerá conosco, mas acredito que estamos diante do início do fim daquela bagunça”
http://g1.globo.com/rio-de-janeiro/noticia/2010/11/policiais-dormiram-em-bares-abandonados-na-vila-cruzeiro.html
Retirei este texto de um link do g1. é o relato de um agente do CORE. Resolvi postar aqui como forma de homenagem aos bravos e aguerridos combatentes que estão colocando suas vidas em risco “com gosto” e em nome de um bem maior.
Aos comandantes de todos os que estão envolvidos, os parabéns pela coragem de enfrentar estes meliantes. Aos guerreiros que estão colocando sua vida em jogo, o eterno agradecimento da população de bem desse país.
Flavio, de Manaus
P.S. Senhores editores, vi em outro post uma restrição quando a propaganda na trilogia. Não sei se acabei de cometer uma propaganda ao colocar a fonte do texto. Se assim o fiz, desculpem, não foi minha intenção. Gostaria de saber se é permitido colocar estes links sempre que venhamos a postar um comentário que precise de uma referência. Obg
CARO FLAVIO, INDICAR A FONTE DO TEXTO NÃO É PROPAGANDA NENHUMA. SERIA RECOMENDÁVEL QUE TODOS CITASSEM A FONTE DOS SEUS TEXTOS. NÓS FAZEMOS ISTO COM FREQUÊNCIA NA TRILOGIA E ESPERAMOS QUE OS OUTROS FAÇAM O MESMO QUANDO CITAM MATÉRIAS DA TRILOGIA
Helicópteros da FAB blindados vindos de Mato Grosso? Será que os crocodilos voadores vão receber seu batismo de fogo aqui no Brasil?
Me preocupa muito quando um coronel classifica uma acao tatica sabia por parte do oponente de “covarde”.
Caro camberiu, você queria que o coronel fosse na TV chamar a tática do inimigo de “sábia”?
Um dos princípios da guerra assimétrica é o uso de propaganda para ganhar apoio popular. Estão certas as forças legais em caracterizar as imagens do recuo de ontem como prova de que os bandidos estão amedrontados e fugindo.
http://noticias.r7.com/rio-de-janeiro/noticias/militar-do-exercito-e-baleado-no-complexo-do-alemao-20101126.html
“Caro camberiu, você queria que o coronel fosse na TV chamar a tática do inimigo de “sábia”?”
Caro Grifo, eu gostaria que ele se abstivesse de aplicar esse tipo de adjetivo aos oponentes, principalemnte em publica. Os politicos dos EUA (Rumsfeld, Dick Cheney) pagaram um preco altissimo em termos de relacoes publicas e moral das tropas aos se referirem as forcas de resistencia no Iraque desa forma. Comentarios publicos como “Bring it it on” e “The Iraq resistance is on its last throws” feitos pelo governo passado dos EUA acabaram sendo verdadeiros “tiros no pe”. Voce pode ver que os Israelenses, que tem 4 decadas de experiencia nesse tipo de conflito geralmente nao utilizam esse tipo de comentario (principalmente em publico) quando se referindo as acoes dos seus inimigos.
já pensou (sonhou) na hora que o inimigo fugia covardemente para o complexo do alemão, com permissão helicópteros como ka-50 ou mi-28 dos fuzileiros….
desculpem o sonho(desejo)
camberiu ou athaliba seja lá quem for é mais um esquerdóide, comuna que romantiza o crime e deve estar na lista do CV, PCC e…
O Coronel não falou nada demais em um ambiente de combate. Outra os EUA nunca perderam uma batalha para os Vietcongs e sim a guerra em casa com a opinião pública e se não se retirassem teriam feito o que fiseram nas Coréias…
Não adianta por mais que vc queira os EUA ainda são a maior potência militar… 🙂 e essa liberdade de debate nesse ambiente devemos a eles ou o Sr. acha que Stalin e os marxistas nos dariam hahahahahaha
Camberiu,
Parece que vc está do lado da bandidalha!
Brasil Acima de Tudo
“Parece que vc está do lado da bandidalha!”
Interessante afirmacao essa Freire. Quer dizer que estar preocupado com as bravatas do Exercito e’ o que basta para me colocar do lado dos bandidos? Logica curiosa essa.
Camberiu concordo com seu ponto de vista mas não foi o exercito que por rádio dizia: passa em cima da lage que eu estou com uma .50 e na hora do pau fugiu. A bravata do exercito (os mocinhos) deve ser vista como demonstração de apoio aos soldados e reforço à moral da tropa e como arma contra o inimigo.
Na boa, comparar as ações militares do Brasil com as ações presunçosas e incompetentes dos soldados dos EUA…
É um erro.
Deve-se tomar cuidado é com a soberba, achar que a situação está controlada. Esta guerra se arrasta há 30 anos, com vários capítulos, inclusive com a 1ª participação do EB, ainda no governo Itamar, nos anos 90.
Para ter eficácia real, quebrar a bandidagem,esta intensidade de confrontos deveria durar ainda um bom tempo, coisa de meses.
O problema é saber quanto tempo a população vai suportar esta guerra urbana. E o perigo é relaxar e a bandidagem se reorganizar.
Há também o problema do tráfico de armas, a chegada e processamento da droga no meio da selva, fronteiras vulneráveis, ou seja, isto é só o começo.
Os comentários do camberiu tem fundamento, vamos com calma, não se ganhou nada ainda.
Creio que as opiniões postadas aqui devem ser respeitadas, sem deboche ou chacota, mas debatidas com argumentos.
Sds.
Algumas Observacoes:
1 – Uma postura sobria, seria e resguardada por parte das autoridades publicas e’ critico e essencial. Esse cenario de combate urbano e’ provavelmente o tipo de teatro mais complexo e dificil que existe, principalmente quando a sua propria populacao esta encurralada no meio do fogo cruzado. Ter apoio e a simpatia da populacao local e’ absolutamente essencial apra o sucesso dessa empreitada. Bastam uns poucos erros ou excessos por parte das autoridades para perder o apoio dos residentes locais. Uma vez perdido o apoio dos residentes locais, esse comflito estara estrategicamente perdido.
2 – Creio que esta’ obvio que existe um desconexo entre o planejamento de defesa brasileiro e a realidade das ameacas que o estado hoje enfrenta. A prioridade de planejamento hoje parece ser o FX-2, submarinos nucleares, misseis ar-ar, porta-avioes e outros elementos fortemente centrados em cenarios de conflito de 3a geracao. Enquanto isso, as Fas brasileiras se veem cada vez mais envolvidas (querendo ou nao) em cenarios e teatros que sao essecialmente de 4a geracao. Mais cedo ou mais tarde, desse desconexo vai ter que ser resolvido.
3 – Caso esse conflito se arraste, o custo politico e social do confronto sera tremendo. E’ preciso tomar muito cuidado para que esse conflito nao polarize a sociedade brasileira e crie um “conflito de classes”. A populacao mais humilde ja ‘esta pagando um preco altissimo por esse confronto.
peixada, quem lançou a tua “bravata” foi um coronel da PM, e pra mim o exército da mulâmbia que fica queimando carros de pessoas de bem pode ser taxado de covardes sim, sem problema nenhum…
abçs
Vi agora no SBT um soldado do EB com um FAL com mira holografica. O EB fez compras dessas miras?
Essas pessoas não devem ter chances,não devem ser julgadas e sim eliminados.Que as instituições presentes e participantes matem todos estes marginais.
OBS : Conjunto de Favelas do Alemão é ótimo lugar para testar as bombas que a Mectron está desenvolvendo !
Só faltava essa defender os traficantes ele morde e assopra como sempre camberiu, athaliba quem quer que seja rs 🙂
camberiu ou athaliba seja lá quem for é mais um esquerdóide, comuna que romantiza o crime e deve estar na lista do CV, PCC e… O tal do direitos humanos 🙂
O Coronel não falou nada demais em um ambiente de combate. Outra os EUA nunca perderam uma batalha para os Vietcongs e sim a guerra em casa com a opinião pública e se não se retirassem teriam feito o que fiseram nas Coréias…
Não adianta por mais que vc queira os EUA ainda são a maior potência militar… 🙂 e essa liberdade de debate nesse ambiente devemos a eles ou o Sr. acha que Stalin e os marxistas nos dariam hahahahahaha
Esqueçam os direitos humanos,valores sociais e morais,sentimentos baratos,melancolia,drama…..entre outras ignorancias de pessoas como muito ”caráter humanitário” e coloquem o arsenal da FAB para teste nas favelas pelo Brasil,em todas,acabem com todas e tudo !
Brasil
O meliante só posa de machão porque tá com um fuzil na mão, tira isso dele, que ele fica mansinho.
E muitos deles são magricelas, não aguentam 2 minutos de porrada.
No caso dos traficantes, eles são sim covardes, tudo o que fazem é covardia: morte, tráfico de drogas, armas, lavagem de dinheiro…
Tudo isso precisa ser desmantelado.
E sair correndo da polícia pra se esconder num buraco e ficar esperando os militares passarem pra atirar é covardia sim.
Não é lícito comparar conflitos entre soldados de nações diferentes com conflitos com traficantes enfrentando forças militares.
Traficantes não lutam por nada honroso, só lutam pelo ego deles.
E o conflito não está ganho.
sei lá. Me considero de “esquerda”, marxista, e acredito que esta ação militar tem de ser realizada, acho que os Direitos Humanos são merecidos àqueles que seguem as leis do local aonde vivem e considero politica a decisão – sabe-se lá que interesses a moveram – de dar espaço e tempo para a fuga dos traficantes da Vila Cruzeiro. Há generalização demais mesmo…
Realmente não é adequado coronel da PM bravatear. Acho que sim, depois de esmagar as resistencias naquele lugar, prender/matar muitos destes marginais, era o caso sim, de se esculachar mesmo.
ninguem aqui está ao lado de bandido. Mas pensem se daqui a uma semana continuarem os ataques a carros, ônibus, PPCs. E se daqui a duas semanas os ataques continuarem? O temor maior do soldado atual é a maldita ‘guerra assimétrica’, da qual nenhum exército moderno conseguiu sair vitorioso. Nem os EEUU, nem a URSS nem nenhuma potencia europeia tem exemplos de vitórias contra este tipo de inimigo. O perigo, como bem colocou o césar, é a população se desgastar e revoltar contra a violencia, ou aceitar que os traficantes parem os ataques em troca de silêncio. O perigo é nossas FFAA não suportarem o desgaste deste tipo de operação. um, dois dias, uma semana…
pra fechar, bombardear favela? legal. Vai resolver todos os problemas – da classe média…
abraços, e tenhamos paciencia… a semana tá triste…
Não entendi o porque de citar a classe média? o Sr. quer jogar a culpa do crime nela? Insinua que ela deseja o derramamento de sangue de inocentes? Estranha a sua colocação? 🙂
Ivan dependendo da situação eu desejo
Concordo com vc mas citei a provocação do cidadão acima colocando a culpa na classe média só rindo risos! 🙂
Ola amigos!
Apoio essa ação da policia e das forças armadas, e acredito que no calor do combate ou como naquele caso da fuga dos traficantes, com armas na mão, a policia poderia atirar sem exitar. Acho que quase todos pensam assim.
Vejamos então o quão incoerentes somos às vezes. Esses traficantes são brasileiros, que lutam para destruir nossa sociedade e civilização, mas o maior detalhe é que eles são brasileiros. Pois bem, quando os EUA invadem o Afeganistão para lutar contra aqueles que planejaram e arquitetam a morte de milhares de cidadãos de seu país, criticamos e jogamos pedra, e eles nem pertencem à mesma pátria. Aqui todos nós defendendo, em minha opinião de forma correta, um combate duro e se necessário com mortes para o lado dos traficantes brasileiros. Então o quando mais deveríamos respeitar ações mais duras de países que lutam contra pessoas que querem os destruir.
Desculpem a ignorância, mas o que seria guerra assimétrica?
P.S.: sou totalmente a favor do emprego da FAs nesse conflito. Deixaram chegar nesse ponto, agora é aguentar e sentar o pau neles…
Eduardo disse:
Desculpem a ignorância, mas o que seria guerra assimétrica?
E´quando a diferença entre as forças que se opõem é muito grande. Um combate entre os EUA e a URSS durante a guerra fria seria um combate simétrico, pois as forças possuem, grosso modo, forças militares, nível tecnológico, organização, táticas, poder financeiro, etc, muito parecidos.
Em uma guerra assimétrica as forças envolvidas possuem poder bélico, financeiro, táticas, formas de organização, completamente distintas. Temos aí os EUA lutando contra os talebãs no Afeganistão como exemplo.
Boa pergunta
Terminem o serviço….não façam prisioneiros…mandem estes covardes pro lugar que é deles de direito, ou seja, para o inferno, para a vala!!!
E que os cidadãos de bem deste país possam ir e vir em paz e com tranquilidade nos seus afazeres diários.
Abraços.
Parabéns ao JOBIM, conseguiu contratar 21 bilhões de dólares em armamentos para as forças armadas, e agora pela primeira vez, coloca exercito para ajudar a policia a combater esses vagabundos, não vai ser guerra, 800 qds, mais 17 blindados, 6 helicopteros, 200 soldados do BOPE, e 200 policiais civis, fora uns 50 homens da policia federal, ou seja, se eles quiserem combater com os seus cerca de 400 homens, vão ser massacrados, os vagabundos são mal treinados, comparado aos pqds e bope, e policia federal. Torço para que os vagabundos reajam.
Ah, sim, guilherme. Eu usei este conceito de “assimetria” porque é comum ao povo castrense. Claro, nem é tão preciso assim. O fato de os traficantes terem armamento similar ao dos das forças regulares não gera similaridade de forças. Os traficantes não seguem regras explícitas, ordens centralizadas, hierarquia, operam em um campo irregular e no qual eles podem se inserir e destacar facilmente (as favelas)… Assim, dá pra pegar a ideia de assimetria. A assimetria é visível pela capacidade de o Estado mobilizar recursos e pessoal para o conflito. Mas esta assimetria atualmente é o pior dos problemas, pois não há solução a curto prazo para resolver situações de combate desta medida. O uso de helicópteros é uma das opções mais notórias – os soviéticos testaram e definiram a técnica, até los hermanos dos EEUU doarem stingers aos amigos do Rambo (Rambo III… né…)…- neste tipo de enfrentamento. Eu não chutei isto, perguntem ao piffer no voo tatico… Aquelas cenas impossíveis de uns 200 traficantes correndo desesperados… O desespero que UM helicóptero causou naqueles ____.
Mas fora isto, tudo é novo. a experiencia da MINUSTAH é importante para esta nova empreitada – mesmo que seja a serviço dos interesses dessa gente que só pensa na Copa 2014 e seus lucros – das forças policiais e militares aqui no rio.
Ivan, quem compra pó caro não é o porteiro de seu prédio. Quem sustenta a máquina do tráfico não é o filho de sua empregada. Quem permite que traficantes operem naquele bairro proximo de sua casa em troca de apoio politico não é o taxista que te leva ao shopping. Alguém tem de comprar aquele pó todo, aquela maconha toda, crack é ____, 1 real, boy não fuma crack, boy cheira. Este ponto, ninguém questiona. Na faculdade onde eu estudei, quem vc acha que comprava o fumo e o pó dos moleques do colégio?
Agora, sem se recorrer a antropologia e a sociologia pra entender de onde vem esta porcaria toda do tráfico, resta mesmo, dar tiros até matar todos os traficantes… e eles se reproduzem… como baratas… e eu honestamente acho que o confronto é bom no começo… daqui a umas duas semanas… melhor planejarmos alguma coisa…
boa noite, sorte a todos.
(ah, sim, ivan: eu tb rio do jeito sivuca de ser dos amigos mais raivosos… há simetria nisso…)
A mãe diná me contou o futuro,vai ser assim vão matar alguns tráficantes,o Rio vai conseguir 2 semanas de paz,depois os milicas voltam para os quarteis, os traficantes se reorganizam ,ficam na deles e continuam vendendo, esperando a copa e as olimpiadas para lucra mais!Primeiro essa ação pode até matar muitos traficantes, mas o principal elemento nessa cadeia que são os consumidores continuaram existindo e aumentando, logo a procura não vai cesar, a droga vai ficar mais cara, ai vai ter muito mais gente disposta a vender, uma vez um policial do Rio disse que o problema de enfrentar o tráfico é que para cada bandido que eles matam já tem 2 ou 3 muleques para colocar no lugar do que morreu, no morro ser soldado do tráfico é moral para algumas pessoas,é a única saída financeira e o único jeito de ter prestigio na comunidade!
Não querendo ser pessimista já sendo, enquanto existir consumidor vai existir traficante, ou seja daqui a muito pouco tempo tudo vai a ser o que era antes,com uma diferença os traficantes vão pensar duas vezes antes que quererem pregar o terror,vão ficar na deles, só no sapatinho malandragem ,sacou!:) Abraços
Afinal malandro é malandro e mané é mané!Tentaram quebraram a cara, recuar,voltar para casa e ficar caladinho até os alemães sairem!Te juro que eu queria que isso acabasse nessa operação ,mas meu lado racional não deixa, mas parabens aos policiais do Rio e homens de nossa FA, belo trabalho!
Os clanf são gigantescos a altura deles e muito grande os soldados podem ficar de pé dentro deles.
bandido e traficante bom e bandido etraficante morrrrto
senta o aco neles
Finalmente, o Estado virou macho ! Tem que meter FOGO !!
O Ivan está correto 🙂 nada tem raivoso comuna meliante hahahahahaha
Eu acho que a cupula das nossas FA e auxiliares deveriam ser captadas apartir desse blog. pois ja percebi a existencia de verdadeiros peritos em segurança publica e guerras assimetricas apesar de terem feito o curso a distancia (internet e revistas da abril ). comandante da PMRJ apesar de ter uns 30 anos de policia é taxado de despreparado. acredito que tal afirmação deva ter algum respaldo. porfim adapitando um antigo ditado :é melhor poder lêr alguns post do que ser cego.
Gostaria de chamar atenção aos moderadores do blog para analisar a todos os comentários, em vários posts diferentes, do sr. Otavio que são altamente preconceituosos e fogem totalmente do objetivo do blog que é discutir a defesa no nosso país. Uma pessoa ignorante que não percebe que é justamente por causa de uma minoria da classe média, da qual ele disse pertencer, que esses traficantes existem, pois é ela que compra a cocaína e financia a compra de armas de guerra que os marginais tem na mão.
Por favor vamos discutir defesa e não ficar lendo apologia ao ódio contra os pobres, que são brasileiros como todos nós.
Ren
precisa ser chef para saber que o arroz está queimado?
Não fizeram o que tem que ser feito antes porque não quiseram.
UMA LIÇÃO DIFICIL !!!
Uma tragédia anunciada há algum tempo no ERJ. A promiscuidade sócia-política e a corrupção administrativa, sem precedentes, patrocinados pelos atuais dirigentes desta Nação, estão minando os pilares organizacionais da nossa Sociedade. A indisciplina furiosa dos órgãos de comunicação que lutam, entre si, para divulgarem em primeiro lugar o “furo” das notícias, leva o pânico e o medo à população carioca. De qualidade e utilidade duvidosa as matérias de informação servem, além de propagar a intranqüilidade, de logística estratégica para os próprios traficantes, uma vez que, eles também lêem jornais, escutam rádios e vêm televisão. O auxílio que a MG deu através dos FN com a permissão de uso de Veículos Blindados de Transporte de Tropas, descortinou aos olhos vigilantes de parte da sociedade que se preocupa com a modernização bélica das FAs, a gravíssima situação deficitária da maioria dos seus armamentos. Temos a visão deprimente de um dos M-113 dos FN da MG todo perfurado de tiros dos fuzis 7,62 dos traficantes, e percebam vocês, que estas Viaturas Leves Blindadas dos FN ( M-113) estão em melhor estado de conservação e condição operacional do aqueles em uso pela infantaria do EB. Pode ser que eu esteja enganado !!! Mas o fato é que, estes transportes blindados de tropas são, na verdade, um gravíssimo problema que ninguém, nos governos, tem a coragem suficiente para resolve-los, o que não é de hoje. Diversas tentativas ficaram frustradas, como no passado, o Charrua ( MotoPeças S/A ), depois os Guarás da AVIBRÁS, agora os Guaranis que nunca ficam prontos. Hoje centenas desta viaturas blindadas com torretas armadas com militares integrantes da PM/RJ, da Polícia Civil, das FAs, da Polícia Federal, e da Polícia Nacional, patrulhando as ruas do Rio de Janeiro, enquanto tropas mais experientes e melhor treinadas “sobem” a colina atrás dos traficantes, seria estratégia razoável para impedir os fatos vistos, por todos, nas ruas da Cidade do RJ. E estamos diante de um problema de pequena monta, uma rebelião interna de um Estado que força seu povo a conviver com uma política amistosa com bandidos, dividindo espaços com a marginalidade armada. A tolerância de comportamentos ilícitos pela imposição de uma política demagógica, “respeitando” santuários do crime pelo exclusive interesse do voto nos períodos eleitorais é um câncer que a sociedade lerda, inconseqüente e analfabeta tem de carregar nos ombros. O que quero dizer: “– não são inimigos externos com outras intenções corsárias”, mas dolorosas chagas sociais de funestas conseqüências. Quando repetidas vezes falei da necessidade da aceleração dos processos de produção dos Veículos Blindados sob Rodas Guarani, já autorizados, mediante o uso de uma escala máxima de disponível financeiro, para a liberação urgente da produção de um nº maior de unidades blindadas fabricadas para substituir o equipamento obsoleto,…… tive de enfrentar a reação animalesca e boçal de semi-alfabetizados agressivos. Agora estamos diante de uma realidade muito crua e desagradável. A falta de sinceridade e honestidade dos atos dos governantes é uma tremenda tragédia. A falta de aquisição dos fuzis novos 7,62 – IMBEL- 1 A. 2 – com “mira laser especial” pelas nossas FAs/BR, é outra situação que gera muito desapontamento na hora que as tropas precisam de ação. Podemos ver isto a cada instante nos vídeos da mídia que “cobrem” esta insurreição do tráfico. Toda iniciativa que trata da modernização bélica e aparelhamento militar das nossas FAs, por iniciativa das nossas industrias, é sempre derrubada. Veja o exemplo mais recente da viatura leve blindada AV´-VBL Guará da AVIBRÁS, que o EB participou do projeto, e depois de pronto, o EB NÃO comprou na quantidade requerida para formar Unidades Blindadas para atuar junto com o Sistema ASTRO II. Triste episódio é vermos, sempre a nossa industria privada, voltar na criação de mesmos “projetos” – viaturas militares leves blindadas para transportes de tropas, com outras denominações, e o governo alegar outros motivos. Na condição de especialista de orçamento público, afirmo que não são faltas de recursos financeiros que bloqueiam as ações de atualização bélica das FAs do Brasil, mas, SIM, a ausência de competência técnica e, a ocorrência de desleixo governamental por inexistente Política Militar de Estado, que estimule a modernização bélica das nossas FAs. A PM do RJ não consegue renovar sua frota de caveirões, pela aquisição de modelos modernos como o AV-VB 4 RE Guará (EB), o Gila feito para o BOPE – IVEMA LTD 4×4, o Caveirinha no chassi de uma S.10 Blazer, Caveirão II no chassi de caminhão IVECO, ou ainda, na versão BOPE – AV BOPE TP 10 (AVIBRÁS) (UNIMOG). Não há dúvidas que numa situação de baderna urbana promovida pelos traficantes das favelas e morros, como acontece no ERJ, este tipo de viatura 4×4, armada de uma torreta com uma metralhadora de alta velocidade é de importante uso estratégico para as forças de segurança. O exercício político tinha que ter limites para ser respeitado. E o exercício administrativo nas Gestões Públicas deve levar em conta o conjunto das funções e programas de governo, constante na Lei do Orçamento, a serem executadas pelo Dirigente do Estado.Um exemplo como as diferentes funções governamentais não podem ser misturadas, sob hipótese alguma. Todos nós vimos ontem, via televisão, a fuga desordenada de vários marginais e traficantes com fuzis nas mãos, por uma rota intermediária entre a o Morro Vila Cruzeiro e o Morro do Alemão. Não vamos admitir, de maneira alguma, que as forças de segurança, em operação, do RJ desconheciam esta opção de rota de fuga destes traficantes. O que entendo é que, de propósito, estas forças deixaram a porta aberta para esta fuga, até por ordem expressa do governo do ERJ politiqueiro, incompetente e covarde, jogando com as vidas dos moradores da Cidade RJ que pagam seus tributos em dia. A explicação do Comando do PM/RJ de que quaisquer tentativas de fechar este caminho, iria expor eventuais tropas deslocadas para fechar este “buraco”, ao fogo cruzado de dois lados, é simplesmente, ridícula e infantil, principalmente, quando se tratam de tropas que gozam da qualidade de Operações Especiais. Além do mais, esta é uma área, totalmente, descampada e não habitada, o que ensejaria uma ação militar mais pesada, para a paralisação definitiva dos “duzentos e tais”, traficantes em fuga, com o emprego contundente de estratégias e meios bélicos operacionais mais apropriados. Isto seria inclusive um aviso para os que já estavam baseados no outro lado, no Morro do Alemão, além de evitar-se confrontos com mortes, desnecessárias, dos agentes da segurança, se obteria a rendição definitiva dos bandidos do Morro do Alemão.
Foi uma excelente oportunidade perdida, evidência clara que esta operação deflagrada não foi uma operação militar e sim, uma ação política do governo de MMM. Cada um deve desempenhar as atribuições para as quais foi devidamente instruído. A propósito das palavras da ANISTIA INTERNACIONAL, devemos manda-la com urgência interrogar o Ex-Presidente BUCH dos EEUU, pelos crimes cometidos no Iraque, inclusive, o enforcamento covarde do Saddam. Acho que deve ficar, sim, uma lição para todos nós, no sentido de que medidas efetivas de segurança pública, não pode ser contaminadas por pensamentos políticos ambiciosos. Além do que, os cuidados destinados a modernização e atualização bélica das nossas FAs é algo que não deve ser colocado como programa de governo de 2º plano. Se não conseguimos aprender com o nosso passado e valorizar nossa capacidade de criação e nossas experiências na área de equipamentos militares, devemos, imediatamente, “fechar para balanço”, é o mais honesto, inclusive, pela convivência com uma sociedade displicente/ inconseqüente e uma classe política fora do prumo. Como percebemos, é uma lição difícil para ser assimilada para quem tem um mínimo de inteligência. Luiz – O Velho Patriota.
TUDO QUE ESTA SENDO FEITO NO RIO DE JANEIRO E SO PARA QUE A COPA E AS OLIMPIADAS FIQUEM SEGURAS, MAS APÓS ISSO TUDO VOLTA AO QUE ERA E O POVO ESTA FERRADO. TUDO É MENTIRA, ENGANAÇÃO.