Nota do Editor: Notem as marcas na lateral do M113
FOTO: Daniel Xavier

0 0 votos
Classificação do artigo
Inscrever-se
Notificar de
guest

112 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Antonio
Antonio
14 anos atrás

Estou enxergando direito a foto? Os tiros transfixaram o veículo que nem faca quente na manteiga?

Cinquini
Cinquini
14 anos atrás

Nao, os disparos apenas “marcaram” a blindagem.

Juliano
Juliano
14 anos atrás

Mas parecem tiros que vieram de dentro pra fora!
Ou a blindagem de aluminio deixa esses vestigios?
Algum especialista por favor, o que ouve?

DrEngAir
DrEngAir
14 anos atrás

também só vejo marcas.

souzat19
souzat19
14 anos atrás

Tambem me parece que os tiros estão saindoe não entrando.

Bluejaket
Bluejaket
14 anos atrás

A impressão de que os os disparos vieram de dentro para fora acontece justamente pelo fato de os tiros não terem atravessaso a blindagem, se isso tivesse acontecido não teriamos essa “bordas” que dão essa impressão.

DrEngAir
DrEngAir
14 anos atrás

Ficam igual as crateras na Lua.
hauhuahua
Didático.

Cinquini
Cinquini
14 anos atrás

Eu estou tentando encontrar uma ilustração, ou quem sabe desenhar (tomara que eu encontre a ilustração) para fazer um post sobre o impacto de projeteis em blindagem. Mas ali a blindagem segurou com folga 😉

Daian
Daian
14 anos atrás

Senhores,
Não confundam realidade com ficção. Uma blindagem real não é igual aos dos filmes “hollywoodianos” onde um disfaro produz apenas uma faisca ao atingir a blindagem.
É claro que o tiro de uma arma de considerável calibre produz um dano devido à alta energia aplicada no ponto de impacto, mas impossíveis de causar dano aos tripulantes, ao próprio veículo ou sequer transfixar o veículo.

João Augusto
João Augusto
14 anos atrás

E como eles reparam isso? Pq ouvi falar que alumínio não é soldável… duralumínio é?

andeso
andeso
14 anos atrás

Aqueles danos na blindagem já não estavam lá e o jornalista simplesmente o considerou como tendo sido feito neste combate?

MatheusTS
MatheusTS
14 anos atrás

Nesta imagem de um M113 oi atingido por um MISSEL e da pra ver que a blindagem é bem grossa mesmo sendo de aluminio (que todo aqui devem pensar que aquelas latas de cerveja e refrigerante são feitas de puro aluminio mais não são) Aluminio é um material muito resistente e leve as latas utilizam papel aluminio um pouco mais grosso.

http://img.photobucket.com/albums/v652/adenoma/varios/Destroyed_bradley.jpg

mesmo assim a blindagem não intortou mais sim rachou…

Cinquini
Cinquini
14 anos atrás

andeso,
Você pode ter certeza que são desses combates, o “jornalista” e o combatente não estão mentindo não 😉

andeso
andeso
14 anos atrás

Cinquini
Olhando a fotografia não havia entendido que o combatente havia dito para o jornalista que os danos haviam ocorrido no combate.

Cinquini
Cinquini
14 anos atrás

andeso, a brincadeira que fiz quando disse “jornalista” é que esse jornalista é esse blogueiro que vos fala e que é amigo pessoal do combatente da PM que aparece na foto.

De fato eu usei a licensa poética e apenas coloquei informação no título e nas tags, entao eu vou falar aqui, sim, essas fotos são referentes ao conflito no RJ.

Abração

Marine
14 anos atrás

Cinquini,

Estou vendo que vamos ter que varar a noite hoje corrigindo enganos e educando o blog hein…

Semper Fidelis!

João Paulo Caruso
João Paulo Caruso
14 anos atrás

Como é de alumínio a blintagem tem que ser grossa mesmo. E mesmo assim não aquentaria uma .50bmg nas laterais.

Será que os progéteis eram perfurantes ou convencionais. A diferença é bem grande.

Artur Paulo
Artur Paulo
14 anos atrás

Apesar de terem em mãos todos o armamento essas ratazanas, ainda bem, não sabem e não tem uma organização e treinamento para atirarem de forma correta. Muitas vezes se foram apreendidos lanças tipo AT4 e até granadas de bocal. Outras situações eles simplesmente jogam granadas de mão defensivas ou ofensivas contra viaturas da polícia sem saberem ao certo a sua diferença e muito menos sem retirarem o famoso “pino da granada”. Ressalto ainda bem. Mas quanto à estrutura do 113 após o impacto é por que a deformação após do projétil em alumínio se forma dessa maneira mesmo a assim como comentou o Daian os “plincs’ e faíscas só em filme. Só após ouvir um “besouro” passando pela cabeça que a vida se torna real.

Daniel Xavier
Daniel Xavier
14 anos atrás

Boa noite senhores, em primeiro lugar, fico honrado em ter fotos de minha autoria publicadas nesse glorioso site.
Segundo; eu estava lá e vi quando alguns dos disparos pegaram nos blindados, inclusive em algumas situaçoes eu estive abrigado neles, entao podem acreditar no colega, são disparos diretos e fresquinhos..rs…Sobre a blindagem, pelo que puder perceber, mais pela porta traseira, é que ele e composto por duas blindagens de materiais diferentes, essa primeira um materiam mais mole, absorvendo grande parte do impacto e evitando estilhacoes e outra extremamente rigidas na qual me pareceu que é a que realmente segura, se eu tiver oportunidade farei mais fotos, principalmente dess aporta traseira, pois ela é dividida nesses materiais com pelo menos 2 dedos de espaço entre as duas chapas…
Abraços e fiquem com Deus…

Musashi
Musashi
14 anos atrás

Pois é, provou a capacidade do M113. Esta ai para aqueles que diziam que 7,62mm atravessava que nem manteiga o M113.

Cinquini
Cinquini
14 anos atrás

Xavier,

Nós que temos que agradecer a sua colaboração, que mesmo em combate, não esqueceu da gente e fez umas fotos!

Força ai guerreiro! O Brasil todo está torcendo por vcs!

SABRE
SABRE
14 anos atrás

andeso concerteza esses diros são de agora, pois em qual outra cituação esses blindados teriam levado tiros? No Haiti estão os piranhas, e os blindados utilizados em missoes de paz da ONU são pintados de branco,e José Augusto, creio que esse ai não vai pro martelinho de ouro não, concerteza vai virar o xódo da companhia,quando alguém for visitar a comapnhia de fuzileiros o soldados vai falar aqui temos um blindado que foi utulizado em situação real,inclusive podemos ver aqui marcas feitas por tiros de projetil 7,62mm ,mas graças a blindageiton tabajara blábláblá!Abraços

Uitinã
Uitinã
14 anos atrás

Os m-113 podem resistir a disparos de calibre.30 7.62 segura com facilidade com a blindagem de alumínio que so foi utilizada nesse blindado por que na época que foi desenvolvido o alumínio era muito abundante e não tinham o que fazer com ele, mesma coisa com o urânio empobrecido os m-113 poderiam ser reforçados sua blindagem com placas de kevlar e cerâmica balística o que não e impossível.

A-1
A-1
14 anos atrás

Cara ta na hora dos nossos M-35 entrarem em ação, ate o presente momento era o único helicóptero com capacidade de ter exterminado aqueles covardes correndo pelo morro… a sorte deles que era o globocop… porque se fossem os M-35 hoje o morro do Alemão não precisava estar cercado… abraço a todos…

ABULDOG74
ABULDOG74
14 anos atrás

Para A-1:
Não esqueça no direitos humanos(que é o direito de ir e vir do bandido!), sou carioca e sei o que falo; já apareceu até ONG querendo negociar a “libertação” dos bandidos!!
Se aparece algum helicóptero dando tiro em bandidos em fuga(mesmo com armas de grosso calibre nas mãos), eles iam ter um motivo pra acabar com todo esse esforço de livrar o Rio de Janeiro do julgo do tráfico.
SEM LUTA NÃO HÁ VITÓRIA.
ADSUMUS.

Fabio Maciel Rocha
Fabio Maciel Rocha
14 anos atrás

Eu já tinha avisado !!!

Tinha avisado aos leitores aqui deste maravilhoso blog, mas fui muito criticado.

Para refrescar a memória dos leitores, eu fui muito criticado por um bando de “especialistas em armas, helicópteros, veículos blindados, táticas policiais, operações especiais, segurança”, quando eu postei a respeitos dos helicópteros blindados que a PM e PC do Rio de Janeiro pretendiam comprar, da proibição que o Exército Brasileiro fez contra a compra de metralhados Minimi 5,56x45mm, fuzis sniper .50, metralhadoras 7,62x51mm, veículos blindados de transporte de tropas otimizados para operações urbanas ao invés dos atuais carros de transporte de valores (popularmente chamados de carros-forte) que foram “adaptados” para operações policiais e transportes de tropas policiais.

Ouvi tudo que é besteiras (para ser educado e não utilizar a palavra mais adequada) destes “especialistas de internet e revistinha da Abril”, mas o tempo foi a melhor resposta para estes leigos que deviam ler mais e falar menos.

A muito o policial de rua no Rio e os verdadeiros especialistas previam que algo grande vindo dos traficantes estava para acontecer, e por este motivo pediam estes equipamentos, pois sabiam que só com estes meios, poderiam agir de forma mais adequada e assim minimizando baixas policiais e civis, e ponto um basta mais rápido aos atos dos narco-terroristas.

Como vocês podem ver pelas imagens postadas aqui no site e pelo que vemos na televisão, quem proibiu a obtenção destes meios pelas nossas forças policiais, esta fazendo amplo uso deste material.

E falando em emprego de material, meus parabéns a Marinha do Brasil, que foi a força federal mais ágil a vir em socorro da sociedade, e disponibilizando seus melhores homens e meios materiais e bélicos. E tudo isso sem a guerrinha de beleza de quem manda em quem, que outra força federal fez.
Agora vocês entendem um pouco mais o porque eu prego o fim das policias militares e a unificação das policiais estaduais em uma polícia única com um ramo em uniforme e outro disfarçado destinado a investigações. Mas agilidade, maior coordenação de força e meios e menos guerrinha de belezas e frescuras.

Espero que com tudo isso que esta acontecendo, o Ministro Jobim da defesa, mude as normas criadas por estes generais do exército e que autorize as polícias a comprarem todos os equipamentos que eles querem de forma imediata. E bem que o ministro poderia aproveitar e mandar estes senhores ultrapassados para a reserva, pois pouco fazem para ajudar a segurança pública do Brasil.

Só para calar de vez a boca daqueles “especialistas” que se prestaram a escrever aquele monte de bobagens, vou responder aqui algumas das mediocridades escritas por eles:

“… para que metralhadora em helicópteros? Logo vão quer um Super Tucano para a polícia”
Resposta:
Quando vejo a filmagem das dezenas de bandidos fugindo pelo mato, fico imaginando o que os helicópteros das polícias poderiam fazer caso estes já dispusessem das metralhadoras 5,56x45mm e 7,62x51mm.

Outro “especialista” escreveu:
“… para que fuzil sniper .50? Tá louco? “
Bem, as forças armadas estão utilizando até metralhadoras .50, e com sucesso e emprego muito racional, e que não causou nenhuma baixa entre civis.
Também tenho certeza que caso as polícias já tivessem estes fuzis sniper .50, já teriam neutralizado muitos atiradores do tráfico que atiram barricados.

E lembrando dos blindados que a muito tempo a PM solicita, caso já os tivessem, não dependeriam dos veículos da Marinha e Exército para ajudar, até porque, não são os mais apropriados para estas tarefas urbanas.

Para encerrar, sobre aquele que disse que logo a PM ia querer um Super Tucano, não chega a tanto, mas vai dizer que não seria bonito de ver um Super Tucano da FAB largando napalm naquele bando de bandidos correndo pelo campo e pelas matas? E para o avião voltar levinho para a base, ele poderia aproveitar e descarregar as metralhadoras .50 naquela bandidagem.

Um obrigado a todos, em especial aos amigos que sempre fizeram manifestações lúcidas aos temas aqui postados.

Fabio Maciel Rocha
Instrutor de Armamento e Tiro credenciado pela Polícia Federal e Exército
Policial a 13 anos e com 4 medalhas, sendo uma por bravura
Militar da reserva Exército Brasileiro
61 cursos policiais, militares e de segurança no Brasil e exterior.

DrEngAir
DrEngAir
14 anos atrás

Musashi disse:
27 de novembro de 2010 às 0:33

Verdade!
Agora vão falar que tem que saber atirar pra varar M-113, que se fosse blábláblá…..
Bala neles!!
[]’s e vamos em frente.

will
will
14 anos atrás

so pra ajudar a galera , o M113 que falaram que tinha sido parado por tiro informação falsa, os problemas hidraulicos e mecanicos fizeram ele retornar a base para uma manutenção elogo voltou para o front ok não foram tiros! eu sirvo na ilha das flores da onde ele saiu e posso afirmar certamente

Guto
Guto
14 anos atrás

Fabio Maciel Rocha disse:
27 de novembro de 2010 às 8:30

Fábio perfeito. Principalmente a definição de narco-terroristas.

Lembra da notícia do Black Hawk ? Os mesmos que ficavam fazendo chacota de que ia destelhar os barracos são os que hoje perguntam porque a PM não tinha colocado policiais no alto do morro.

will
will
14 anos atrás

quanto o porque de não ultilizar armamentos como o mi35 ou o astros que os amigos do blog estão pedindo rsrs ,

A lei e contituição so liberam o uso de armamento com o calibre até 12 , 5 mm e cadencia de até 1000 t/ m ou seja nada alem disso , ou seja alei é burra e protege a bandidagem e outra as forças armadas so podem atirar , se atirarem nela primeiro

Cjay
Cjay
14 anos atrás

Num primeiro momento o aumento do poder de fogo da Polícia resolve, até porque está tendo o confronto. É fogo contra fogo. Mas os especialistas sabem: quem perde, inova sempre! É só ver a história dos conflitos! Não se espantem se nos próximos conflitos vermos M113 abatidos, Clanf queimados. Não duvidem disso. Não duvidem se “traficantes” conseguirem RPGs, AT4, Claymore e por ai vai! O PROBLEMA é maior: não fica só no conflito! De onde vem o DINHEIRO pra tanta arma, pra tanta resitência???? Dos filhinhos de papai “cheiradores” das noites cariocas! Da Polícia mal remunerada e pouco entusiasmada com a realidade! Da corrupção, não só da Polícia, da corrupção do sistema todo, começando lá em cima! Dos colarinhos brancos que adoram um lucro a qualquer título, mesmo que financiando o tráfico ou armas (e estes não moram nos morros). Segurança precisa ser discutida com mais profundidade, mais seriedade, com investimentos nos homens (policiais), com políticas públicas, com a presença do Estado (UPPs e tudo o mais). Vamos deixar de hipocrisia!

will
will
14 anos atrás

boa Fabio Maciel Rocha não é nem por questão de v c ter tudo que tem , que respeito muito , gostei mesmo foi de vc falar sobre esses especialista s que tem comida quentinha em casa e roupinha passadinha pra ir para o trabalho e ficarem lendo wikipedia e pré julgando sem saber da realidade

bruno-CFN
bruno-CFN
14 anos atrás

Fabio Maciel Rocha …perfeito seu comentario … garanto q 90% do pessoal q posta , n conhece a realidade(policial) do RJ ….pra quem acha q utilizaçao de blindados e exagero de uma olha no tipo de armamento presente la no ”complexo” .. segundo a propria inteligencia da PM ..http://2.bp.blogspot.com/_ha9ppP_8P7w/SH4R2-9GnTI/AAAAAAAAAZ4/OVgHgcRUWcU/s400/metralhadoras.jpg
http://www.gunpics.net/german/mg34/mg34_right1.JPG
http://blig.ig.com.br/fotosevideosdanet/files/2009/02/minas.jpg
outra coisa , foram 2 tipos de blindado solicitado pela policia um ”pesado” 6×6 ,na epoca o modelo escolhido foi URUTU , so q foi barrado pelo exercito e um leve 4×4.. hoje o modelo e o ”tigre” q e um veiculo russo … ele esta sob avaliaçao

bruno-CFN
bruno-CFN
14 anos atrás

outra coisa .. pela lei .. traficantes como os q vimos nas filmagens , sao de fato , cidadaos brasileiros … alguem aki acha realmente q um policial ira ”abrir fogo” contra traficantes em fuga ao vivo n tv ?? .. menos , ok ?… pela lei , o policial so tem direito a efetuar disparos letais em caso de legitima defesa ..

Guto
Guto
14 anos atrás

bruno-CFN disse:
27 de novembro de 2010 às 10:01
Claro. Pq você acha que o bope disse que foi um deserviço ? Se não tivesse cobertura ao vivo com certeza pelo menos uns 30 ali tombavam

CAL
CAL
14 anos atrás

Como é que o RJ não tem um blindado decente?
Por que não pedem emprestados alguns Abrans ou Leopard de Santa Maria, aí sim estes traficantes veriam o que é bom para tosse!

Guilherme Poggio
Responder para  CAL
14 anos atrás

CAL disse:

Por que não pedem emprestados alguns Abrans ou Leopard de Santa Maria, aí sim estes traficantes veriam o que é bom para tosse!

M1 em Santa Marina? Não seria o M60?

ALDO GHISOLFI
ALDO GHISOLFI
14 anos atrás

Não vejo é vontade MESMO! das autoridades quererem fazer a guerra para tyerminar com abandidagem. O Estado Democrático de Direito prevê diversas situações de ESTADO DE EXCEÇÃO que, se declarado e decretado, aumentaria muitíssimo mais a eficiência das tropas na rua, inclusive retirando dos presos as visitas íntimas e a reservada com os seus advogados, tão bandidos como eles. Lastimavel, também, a ignorância dos repórteres (em especial GLOBO e RECORD), a subordinação deles à estereótipos absurdos e sacanas, como perguntar se os direitos humanos estão sendo observados. Certamente são orientados por alguma associação pastoral disso ou dquilo. Vontade de vomitar…

Pedro Mota
Pedro Mota
14 anos atrás

Pois é… mais um capítulo da guerra no Rio. Acho que realmente Deus é Brasileiro, demorou, mas agiu, com a escolha do Brasil para Copa do Mundo e o Rio como sede das olímpiadas. Se não fosse estas duas grandes confraternizações mundiais, nunca se chegaria a tanto. Tomara que isso dê certo, toda a opinião pública local e nacional está á favor dessas operações. E que se espalhem por todo o Brasil brevemente. Estamos em guerra contra o CRAK. ABRAÇÃO.

Pedro Mota
Pedro Mota
14 anos atrás

“crack” …

The_mal_voltou
The_mal_voltou
14 anos atrás

o Fabio maciel sintetizou tudo muito bem, não há mais o que dizer.

Moises
Moises
14 anos atrás

Corta o aço neles!! Bandido bom é bandido morto!! 🙂

-Agora os comunas enlouquecem risos…

wjw
wjw
14 anos atrás

as imagens que a imprensa mostra da troca de tiro não vejo um sniper, não entendo muito mas os policiais que ficam trocando tiro ta vendo alguma coisa tinha que posicionar sniper com os policia que estão trocando tiro com os vagabundo é hora de ver se os sniper estão bons mesmos não ficar so treinando

alguem me fale porque os sniper não fica junto com os policiais que estão trocando é uma boa oporunidadede pegar eles.

wjw
wjw
14 anos atrás

Cjay disse:
27 de novembro de 2010 às 9:15
Num primeiro momento o aumento do poder de fogo da Polícia resolve, até porque está tendo o confronto. É fogo contra fogo. Mas os especialistas sabem: quem perde, inova sempre! É só ver a história dos conflitos! Não se espantem se nos próximos conflitos vermos M113 abatidos, Clanf queimados. Não duvidem disso. Não duvidem se “traficantes” conseguirem RPGs, AT4, Claymore e por ai vai! O PROBLEMA é maior: não fica só no conflito! De onde vem o DINHEIRO pra tanta arma, pra tanta resitência???? Dos filhinhos de papai “cheiradores” das noites cariocas! Da Polícia mal remunerada e pouco entusiasmada com a realidade! Da corrupção, não só da Polícia, da corrupção do sistema todo, começando lá em cima! Dos colarinhos brancos que adoram um lucro a qualquer título, mesmo que financiando o tráfico ou armas (e estes não moram nos morros). Segurança precisa ser discutida com mais profundidade, mais seriedade, com investimentos nos homens (policiais), com políticas públicas, com a presença do Estado (UPPs e tudo o mais). Vamos deixar de hipocrisia!

perfeito comentario cara se eles não forem aniquilados vão voltar com rpg pra pegar os blindados. eles são que nem vermes estão cada vez mas resistente ao antidoto eu queria ser um sniper ia derrubar uns 30 por dia

Paulo
Paulo
14 anos atrás

Caro Fabio Maciel Rocha

Um ponto importante que você tocou foi da unificação das Polícias Civil e Militar. Não justifica ter duas, com duas estruturas, dois planejamentos, dois objetivos, dois comandos, dois orçamentos, etc…. Sem falar na briguinha entre ambas.

Abraços

MatheusTS
MatheusTS
14 anos atrás

Eu ja vi 1 Mp da Bope e um da PF cpm M24 não sei se o da PF estava com uma PSG-1 masi eistem sim snypers ai e eles são de longa distancia não andam muito juntos com os outros PMs.

wjw
wjw
14 anos atrás

um do bope e um da pf só ? eu tambem vi um do bop mas tem que ter no minimo uns trinta. ta faltando sniper é hora dos sniper pegar os vagabundos terroristas. os policia fica dando tiro so pra marcar presença chega de gastar bala enche de sniper essa merda

Fabio Maciel Rocha
Fabio Maciel Rocha
14 anos atrás

Guto, é isso que eu me refiro, e só botei parte do meu Curriculum Vitae para “os especialistas” que treinaram duro no carpete da sala do apartamento da vovó, e que apanhavam de pantufa da mamãe quando não comiam toda a batata frita, pensassem duas vezes antes de escrever bobagens.

E só para lembrar, eu fui um dos que defendeu a aquisição de tipo helicóptero, mostrei até quais polícias do mundo o utilizavam.

Cambio e obrigado

Marine
14 anos atrás

Pronto agora tens uns achando que vamos criar snipers como se fosse bolo de fuba, e so botar fermento no curso e pronto! Brota-se 30 snipers novinhos da forma sem problema algum….

Menos pessoal, beeem menos….

wjw,

Voce deve ser um sniper excelente no Call of Duty pra falar as coisas que fala…
“eu queria ser um sniper ia derrubar uns 30 por dia.”

E cada um…

Marine
14 anos atrás

O cara nunca matou uma galinha pra fazer a canjiquinha na casa da vovo e vem aqui se gabar que “se fosse sniper ia derrubar 30 por dia.”

Hahahahahaha e piada mesmo ne?!

Bem, essa pelo menos valeu minha risada do fim-de-semana…

wjw
wjw
14 anos atrás

Porque vc acha que não pode colocar 30 sniper ?