CLANFs e M-113 voltam à Vila Cruzeiro
Às 9h50 desta sexta-feira, duas retroescavadeiras do Bope (Batalhão de Operações Especiais) conhecidas como Robocop, um guindaste, três carros Clanfi (lagarto-anfíbio) e três tanques M133 saíram do 16º Batalhão da Polícia Militar em Olaria, no Rio de Janeiro, em direção à Vila Cruzeiro, onde houve uma operação da polícia ontem.
De acordo com um fuzileiro naval que conversou com a Folha, os veículos foram fazer a limpeza da região, pois, segundo ele, os traficantes fugiram da favela, mas deixam muita coisa para trás, como drogas. Seis cães farejadores estão indo junto com os policiais.
Ontem, durante operação da polícia, imagens da GloboNews mostraram traficantes da Vila Cruzeiro fugindo pela parte alta da favela em direção a uma comunidade vizinha, no Complexo do Alemão.
Os veículos especializados também devem ser usados para a retirada de carros que foram queimados e ainda estão nas ruas da região, assim como outros obstáculos.
Por volta das 9h, dois outros tanques da Marinha e um veículo blindado (conhecido como Caveirão) do Bope seguiram em direção à Vila Cruzeiro com o mesmo objetivo. Eles seguiram por uma via conhecida como subida da Pedreira, que dá acesso aos fundos da favela.
Na Vila Cruzeiro, que ontem viveu uma operação da polícia, o clima é de tranquilidade. O comércio está aberto e policiamento é forte nas ruas. Alguns veículos queimados continuam no local.
Os moradores elogiam a atuação da polícia. “Já deviam ter feito isso há muito tempo”, disse um deles, que não quis se identificar.
Cerca de 200 homens da Polícia Civil entraram na Vila Cruzeiro, na Penha (zona norte do Rio), por volta das 15h10 desta quinta-feira, após deixarem a favela do Jacarezinho. Parte dos policiais estava em quatro veículos blindados da Polícia Militar, conhecidos como Caveirão.
COMPLEXO DO ALEMÃO
Os outros tanques da Marinha que ajudam o trabalho da polícia no Rio permanecem no 16º Batalhão da Polícia Militar, em Olaria, que fica próximo ao Complexo do Alemão, para onde traficantes da Vila Cruzeiro fugiram ontem. Por volta das 7h30, pelo menos cinco carros da Polícia Federal e agentes da Polícia Civil ocupam algumas entradas do Complexo do Alemão, na estrada do Itararé.
A movimentação de pessoas na região é aparentemente normal. Durante a saída dos veículos em direção à Vila Cruzeiro, curiosos tiravam fotos e se aglomeravam no local.
FONTE: Folha online
NOTA DO BLOG: clanfi? M133? lagarto-anfíbio? Colegas da mídia não especializada por favor não cometam tantos erros em poucas linhas. Sobrou até para a área de biologia.
Fico aqui pensando no que estariam dizendo os intelectuais, a mídia, os defensores dos direitos humanos e afins se ao inves de ficar apenas filmando a fuga dos bandidos, tivesse alí um heli da PM ou PC lavando com chumbo aquela corja de marginais.
Tenho certeza que ia aparecer uns INFELIZES defendendo os direitos dos “pobrezinhos”. INFELIZ esse que muito provavelmente assiste as reportagens da sua poltrona confortável nas zonas SUL ou OESTE, puxando um backzinho. Senão o próprio, seu filhinho play boy. Sustentando essa marginalidade.
Isso que revolta. A mídia que está alí não somente para informar. Mas tá alí esperando ávida por uma falha das forças do Estado só para cair em cima matando a pau. Se vivéssemos em um país de verdade, teriam jogado é uma bomba de napalm encima de toda aquela bandidagem e sobrariam só as cinzas. Será que iria aparecer algum familiar cara-de-pau dizendo que algum daqueles rapazes que estavam ali correndo era trabalhador, estudante? Tava alí pq então? Imaginou que brincavam de pique-esconde?
Poderia acontecer pior como ja aconteceu, a mae de um deles entrar na justiça pedidno indenização do estado pq o filho que trabalhava pro trafico foi morto pela policia e ele que sustentava a casa , a justiça deu ganho de causa pra mae do traficante.
sette disse:
26 de novembro de 2010 às 11:19
O que? Você tá falando sério? Desconheço esse fato!
Na verdade, desconheço os fatos de como as coisas acontecem por aqui.
Abraços.
A radio band news fm do rio, recebeu ligação de morador do alemão e colocou o audio , declarando que existem 300 traficantes armados de fuzis no lugar de nome GROTA.
ontem a PM dizia esperar 600 traficantes no complexo da Penha, como o Complexo do Alemão é maior que o complexo da Penha
é possivel que existam agora no alemão 1200 traficantes armados de fuzis esperando a PM…
na boa subir o morro com 1200 pessoas dando tiro de fuzil em vc é muito osso…
de ultima hora
NAO SAO 300 JA SAO 700
CHEGOU DENUNCIA NO JORNAL DA RECORD
E A FUGA DE ONTEM PELA MATA FOI APENAS OS BANDIDOS PÉ DE CHINELO SEGUNDO ELES
OS CHEFES ESTAO NOS MORROS VIZINHOS
na rocinha já tão reforçando a resistencia, com muiioto treinamento diario dos traficas e muitos de outras áreas foram pra lá
rio meu rio querido que fizeram contigo?
eu amiga minha disse que trafica entrou no radio da PM e disse que o caveirão do ar vai ser derrubado pq existem muitas 0.50 nas lages do complexo do alemão
“OTARIOS O MALUKO TA NA LAGE COM UMA PONTO 50
”
fonte Record
Segundo O Globo, o exército vai de Brigada Paraquedista. Acredito que são os mais preparados. Se existem realmente mais de 500 bandidos armados, o bicho vai pegar…
O “gigante adormecido” começa a colher o que os boçais plantaram…isso que está acontecendo é só a ponta do iceberg, vem muito mais coisa por aí, mas talvez seja melhor assim, antes acordar agora enquanto há possibilidade de reação do que depois…
***
W@sh disse:
26 de novembro de 2010 às 10:16
Tchê,
Ontem um boçal de fala macia apareceu na globonews dizendo que o Estado terá de contratar psicologos para as “comunidades” e hoje aquele eterno papinho, que o meliante deve ser recuperado na prisão…começou…
Bom Gente, sabe o que precisava para aquela cena de ontem e para hj? um MI35… mandava jumbo naquela corja de vagabundo ontem e hj só ia fuzilando as “.50” que segundo eles estão na lage.
O Estado brasileiro tem que definir o que vai fazer no Rio de Janeiro: se vai querer resolver o problema ou se vai fazer ações isoladas e acordo de “paz” com o tráfico novamente.
Quer resolver o Problema?
1 – Mata todas as lideranças do tráfico que estão identificadas e presas;
2 – Como os movimentos desarticulados temporariamente, invade morro a morro no Rio e faz mais uma “limpa”;
3 – Após a “pacificação” entra a ação social do governo nas favelas, pois se o governo não marcar o território, o narco-tráfico volta a mandar no terreno;
4 – Faz uma limpa na Polícia Militar carioca que tem uma boa parcela que esta envolvida com o tráfico de drogas;
5 – Muda a lei sobre trafico/usuario de drogas: até 1 grama é usuário, mais é tráfico;
mas tudo começa acabando com os lideres…caso contrário…vai ser mais um paliativo que não vai dar resultado…
Concordo plenamente Fábio. Quem no mundo inteiro acha que Frenandinho Beira-Mar, FB, Elias Maluco, Mythor e seus asseclas tem recuperação?
Esse povinho só tá vivo pra “comer” dinheiro do Estado.
youssef.rs esta foi a primeira coisa que eu imaginei quando vi esta cena ,Mi-35.
Moradores da Penha aplaudem chegada do Exército à área de conflito
http://g1.globo.com/rio-de-janeiro/noticia/2010/11/moradores-da-penha-aplaudem-chegada-do-exercito-area-de-conflito.html
Emocionante a credibilidade que nosso exercito possui.
Brasil!
Perfurações no M-113 veja o vídeo…
Saudações
http://tvuol.uol.com.br/#view/id=no-rio-4-carros-e-1-onibus-sao-incendiados-na-madrugada-04021A3470D0996307/mediaId=8634844/date=2010-11-26&&list/type=tags/tags=209284/edFilter=all/
Exército inicia cerco ao Complexo do Alemão com 800 homens…
http://noticias.uol.com.br/cotidiano/2010/11/26/exercito-inicia-cerco-ao-complexo-do-alemao-com-800-homens.jhtm
http://g1.globo.com/rio-de-janeiro/noticia/2010/11/exercito-chega-ao-alemao.html
Rio: Brigada de Paraquedistas do Exército chega à Vila Cruzeiro
http://noticias.terra.com.br/brasil/noticias/0,,OI4813202-EI17320,00-Rio+Brigada+de+Paraquedistas+do+Exercito+chega+a+Vila+Cruzeiro.html
“5 – Muda a lei sobre trafico/usuario de drogas: até 1 grama é usuário, mais é tráfico;”
nas nossas prisões? faculdades do crime? estaríamos formando mais traficantes. generalizar tudo não resolve e é hipocrisia dizer que o viciado (doente) sustenta tudo isso, tem muita gente solta do alto escalão levando aí e prender “noínhas” não resolverá, são apenas a ponta do barbante, igual matar “aviõezinhos”.
“5 – Muda a lei sobre trafico/usuario de drogas: até 1 grama é usuário, mais é tráfico;”
Em Cingapura são 3 gramas para cocaína e 15 gramas para maconha. Acima disso é tráfico e pega pena de morte. Nunca se ouviu falar de CV, ADA e PCC por lá…
Tanques M113!?!?!
Que rigor…
é hipocrisia dizer que o viciado (doente) sustenta tudo isso, tem muita gente solta do alto escalão levando aí e prender “noínhas” não resolverá, são apenas a ponta do barbante, igual matar “aviõezinhos”.
Caro luiz otavio, não é hipocrisia dizer que o viciado sustenta tudo isso, é um fato.
E como qualquer policial poderia te explicar, sem prender o “aviãozinho” ninguém nunca chega no “aviaozão”. É o usuário que entrega o pequeno traficante, e é o pequeno traficante que entrega o grande traficante. Antes o sujeito já chegava na delegacia cantando os nomes, agora ninguém abre a boca porque sabe que é só assinar o TC e ser liberado…
Ja ta na hora de autorizarem o uso das metraalhadoras organicas,se não é perda de tempo!!
Começou…
http://g1.globo.com/rio-de-janeiro/noticia/2010/11/exercito-troca-tiros-com-traficantes-no-alemao.html
E olha que o Exército não entrou no Complexo do Alemão. Estão só nas vias de entrada.
Agora é hora de mostrar força. Tem que preparar a estratégia correta e atacar esses vagabundos.
lagarto-anfíbio?
lagarto-anfíbio????????????
Lagarto anfibio é o fim!
sobre a informaçao de q um grande numero bandidos escaparam para outras comunidades .. e de fato boato e mentira …. o BOPE alem de assegurar a area da vila cruzero . tb fez cerco e varreduras no local… outra informaçao e de praticamente todos as favelas q cercam o complexo do alemao . estao ocupadas por membros do ”choque ” Core . e outros batalhoes da PM .. essa medida foi tomada justamente pra se evitar esse fato .. a fuga dos criminosos
http://g1.globo.com/rio-de-janeiro/noticia/2010/11/exercito-troca-tiros-com-traficantes-no-alemao.html
Troca de tiros contra exercito
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Lagarto-anfibio
Se a FAB ajudar com um UH-1H, vão chama-lo de sapão do ar
o pior é a abobrinha que o apresentador da Record mandou… “o poder do exercito é realmente surpreendente”
me poupe, eu vi um policial usando uma Bren (usada na Segunda Guerra Mundial)
A SWAT NOS EUA USA OS M113 SE FOSSE LÁ AS 3 FORÇAS NÃO SERIA PRECISO A POLÍCIA POR SI SÓ DARIA JEITO, ESSES M113 SÓ SERVEM PRA ASSUTAR TRAFICANTES E ULTRAPASSAR BARREIRAS PARA UMA GUERRA SÓ SERVEM DE ALVO E OS CLANS SEM COMENTÁRIOS
UM ÚNICO MI 35 DA FAB ARMADO ATÉ OS DENTES JÁ TERIA RESOLVIDO ISSO ONTEM, AQUELES BUNDÕES JA ESTARIAM SÓ O PÓ OU SE RENDIDO, AS .50 SÃO BRINCADEIRA DE CRIANÇA DIANTE DAQUELE TANQUE VOADOR, ESTÃO SEDIADOS NO CMA EM RO É SÓ TRAZER UM DAQUELES PARA COLOCAR UM BASTA NISSO TUDO O TERROR PSICOLÓGICO QUE AQUELE MOSTRO COLOCARIA NAQUELES IDIOTAS PRA SE RENDEREM, JÁ QUE A POLÍCIA NÃO PODE ENFRENTAR POIS OS HELIS DELES NÃO É BLINDADO COMO HYUE QUE ELES TEM E SÓ UM E ESTAVA EM MANUTENÇÃO E SÓ HOJE VIMOS ELE SOBREVOANDO A FAVELA EM MEIO A TIROTEIOS SE O EB POSSÍSE O HAVOC MI 28 SERIA A MESMA COISA
É MINDUA O COMENTÁRIO DO REPÓTER MOSTRA A FALTA DE INTERESSSE E INFORMAÇÃO DA SOCIEDADE BRASILEIRA A RESPEITO DE EQUIPAMENTOS BÉLICOS E DEFESA NO BRASIL, MAS EM RELAÇÃO AO INIMIGO QUE ESTÁ SE ENFRENTANDO O COMENTÁRIO É VÁLIDO FOI GRAÇAS OS M113 QUE OPERAÇÃO DE ONTEM NÃO TEVE OUTRA TROCA DE TIROS MATANDO MAIS POLICIAIS E CIVIS
PARA OS MAU INFORMADOS E LEIGOS ESSES EQUIPAMENTOS SÃO UM TREMENDO EXPETÁCULO SÃO TUDO ARMAS DE PRIMEIRO MUNDO DIGNOS DE FORÇAS DA OTAN
EU ESPERO QUE ESSAS PORCARIAS QUE FORAM TRANSFERIDAS PARA RO NÃO TENHAM CONTATOS COM NENHUM TRAFICANTE DA REGIÃO, POIS SE NÃO O ESFORÇO VAI TER SIDO EM VÃO ,E COMEÇAR OUTRO ATAQUE DESSES AQUI, SOU DO AM E ESPERO QUE O CMA NÃO PRECISE ENTRAR EM ALERTA ENTRE ELES O CIGS SE NÃO A BALA VAI COMER AQUI COMO ESTÁ NO RIO
E Que As Nossas Leis Em Relação Ao Tráfico Mude Drasticamente Depois Desses Acontecimentos E Que Mais Verbas Sejam Destinadas As Forças Para Atuarem Efizcamente Nas Nossas Fronteiras Impedindo A Entrada De Armas E Drogas, Isso É Tão Óbvio Que É Preciso Investri Nas Forças Para Atuarem Nas Nossas Fronteiras,Mais Pelotões De Fronteiras,Agora O Exército A Força Que Menos Recebe Verbas É A Que Está Mais Sendo Solicitada É Palhaçada É Só Nessas Horas Que As Forças São Valoriazadas Quando O Calo Aperta
Aqui tem uma série de vídeos sobre a confusao no rio:
http://tvuol.uol.com.br/#view/id=22-mil-homens-participam-da-acao-contra-o-trafico-04029B346EC0B16307/mediaId=8660747/date=2010-11-26&&list/type=tags/tags=209284/edFilter=all/
Caro Mindua. Em um primeiro momento tambem pensei que fosse a bren. Ai é que para meu desapontamento descobri que é algo mais velho, la de 1900 e pouco, é a metralhadora Madsen
http://pt.wikipedia.org/wiki/Madsen_%28metralhadora%29
UMA LIÇÃO DIFICIL !!!
Uma tragédia anunciada há algum tempo no ERJ. A promiscuidade sócia-política e a corrupção administrativa, sem precedentes, patrocinados pelos atuais dirigentes desta Nação, estão minando os pilares organizacionais da nossa Sociedade. A indisciplina furiosa dos órgãos de comunicação que lutam, entre si, para divulgarem em primeiro lugar o “furo” das notícias, leva o pânico e o medo à população carioca. De qualidade e utilidade duvidosa as matérias de informação servem, além de propagar a intranqüilidade, de logística estratégica para os próprios traficantes, uma vez que, eles também lêem jornais, escutam rádios e vêm televisão. O auxílio que a MG deu através dos FN com a permissão de uso de Veículos Blindados de Transporte de Tropas, descortinou aos olhos vigilantes de parte da sociedade que se preocupa com a modernização bélica das FAs, a gravíssima situação deficitária da maioria dos seus armamentos. Temos a visão deprimente de um dos M-113 dos FN da MG todo perfurado de tiros dos fuzis 7,62 dos traficantes, e percebam vocês, que estas Viaturas Leves Blindadas dos FN ( M-113) estão em melhor estado de conservação e condição operacional do aqueles em uso pela infantaria do EB. Pode ser que eu esteja enganado !!! Mas o fato é que, estes transportes blindados de tropas são, na verdade, um gravíssimo problema que ninguém, nos governos, tem a coragem suficiente para resolve-los, o que não é de hoje. Diversas tentativas ficaram frustradas, como no passado, o Charrua ( MotoPeças S/A ), depois os Guarás da AVIBRÁS, agora os Guaranis que nunca ficam prontos. Hoje centenas desta viaturas blindadas com torretas armadas com militares integrantes da PM/RJ, da Polícia Civil, das FAs, da Polícia Federal, e da Polícia Nacional, patrulhando as ruas do Rio de Janeiro, enquanto tropas mais experientes e melhor treinadas “sobem” a colina atrás dos traficantes, seria estratégia razoável para impedir os fatos vistos, por todos, nas ruas da Cidade do RJ. E estamos diante de um problema de pequena monta, uma rebelião interna de um Estado que força seu povo a conviver com uma política amistosa com bandidos, dividindo espaços com a marginalidade armada. A tolerância de comportamentos ilícitos pela imposição de uma política demagógica, “respeitando” santuários do crime pelo exclusive interesse do voto nos períodos eleitorais é um câncer que a sociedade lerda, inconseqüente e analfabeta tem de carregar nos ombros. O que quero dizer: “– não são inimigos externos com outras intenções corsárias”, mas dolorosas chagas sociais de funestas conseqüências. Quando repetidas vezes falei da necessidade da aceleração dos processos de produção dos Veículos Blindados sob Rodas Guarani, já autorizados, mediante o uso de uma escala máxima de disponível financeiro, para a liberação urgente da produção de um nº maior de unidades blindadas fabricadas para substituir o equipamento obsoleto,…… tive de enfrentar a reação animalesca e boçal de semi-alfabetizados agressivos. Agora estamos diante de uma realidade muito crua e desagradável. A falta de sinceridade e honestidade dos atos dos governantes é uma tremenda tragédia. A falta de aquisição dos fuzis novos 7,62 – IMBEL- 1 A. 2 – com “mira laser especial” pelas nossas FAs/BR, é outra situação que gera muito desapontamento na hora que as tropas precisam de ação. Podemos ver isto a cada instante nos vídeos da mídia que “cobrem” esta insurreição do tráfico. Toda iniciativa que trata da modernização bélica e aparelhamento militar das nossas FAs, por iniciativa das nossas industrias, é sempre derrubada. Veja o exemplo mais recente da viatura leve blindada AV´-VBL Guará da AVIBRÁS, que o EB participou do projeto, e depois de pronto, o EB NÃO comprou na quantidade requerida para formar Unidades Blindadas para atuar junto com o Sistema ASTRO II. Triste episódio é vermos, sempre a nossa industria privada, voltar na criação de mesmos “projetos” – viaturas militares leves blindadas para transportes de tropas, com outras denominações, e o governo alegar outros motivos. Na condição de especialista de orçamento público, afirmo que não são faltas de recursos financeiros que bloqueiam as ações de atualização bélica das FAs do Brasil, mas, SIM, a ausência de competência técnica e, a ocorrência de desleixo governamental por inexistente Política Militar de Estado, que estimule a modernização bélica das nossas FAs. A PM do RJ não consegue renovar sua frota de caveirões, pela aquisição de modelos modernos como o AV-VB 4 RE Guará (EB), o Gila feito para o BOPE – IVEMA LTD 4×4, o Caveirinha no chassi de uma S.10 Blazer, Caveirão II no chassi de caminhão IVECO, ou ainda, na versão BOPE – AV BOPE TP 10 (AVIBRÁS) (UNIMOG). Não há dúvidas que numa situação de baderna urbana promovida pelos traficantes das favelas e morros, como acontece no ERJ, este tipo de viatura 4×4, armada de uma torreta com uma metralhadora de alta velocidade é de importante uso estratégico para as forças de segurança. O exercício político tinha que ter limites para ser respeitado. E o exercício administrativo nas Gestões Públicas deve levar em conta o conjunto das funções e programas de governo, constante na Lei do Orçamento, a serem executadas pelo Dirigente do Estado.Um exemplo como as diferentes funções governamentais não podem ser misturadas, sob hipótese alguma. Todos nós vimos ontem, via televisão, a fuga desordenada de vários marginais e traficantes com fuzis nas mãos, por uma rota intermediária entre a o Morro Vila Cruzeiro e o Morro do Alemão. Não vamos admitir, de maneira alguma, que as forças de segurança, em operação, do RJ desconheciam esta opção de rota de fuga destes traficantes. O que entendo é que, de propósito, estas forças deixaram a porta aberta para esta fuga, até por ordem expressa do governo do ERJ politiqueiro, incompetente e covarde, jogando com as vidas dos moradores da Cidade RJ que pagam seus tributos em dia. A explicação do Comando do PM/RJ de que quaisquer tentativas de fechar este caminho, iria expor eventuais tropas deslocadas para fechar este “buraco”, ao fogo cruzado de dois lados, é simplesmente, ridícula e infantil, principalmente, quando se tratam de tropas que gozam da qualidade de Operações Especiais. Além do mais, esta é uma área, totalmente, descampada e não habitada, o que ensejaria uma ação militar mais pesada, para a paralisação definitiva dos “duzentos e tais”, traficantes em fuga, com o emprego contundente de estratégias e meios bélicos operacionais mais apropriados. Isto seria inclusive um aviso para os que já estavam baseados no outro lado, no Morro do Alemão, além de evitar-se confrontos com mortes, desnecessárias, dos agentes da segurança, se obteria a rendição definitiva dos bandidos do Morro do Alemão.
Foi uma excelente oportunidade perdida, evidência clara que esta operação deflagrada não foi uma operação militar e sim, uma ação política do governo de MMM. Num futuro bem próximo, quando estes políticos não estiverem comandando mais nada aqui do RJ, aí então, a sociedade pode pagar um preço muito alto por esta bobeira !!! Cada um deve desempenhar as atribuições para as quais foi devidamente instruído. A propósito das palavras da ANISTIA INTERNACIONAL, devemos manda-la com urgência interrogar o Ex-Presidente BUCH dos EEUU, pelos crimes cometidos no Iraque, inclusive, o enforcamento covarde do Saddam. Acho que deve ficar, sim, uma lição para todos nós, no sentido de que medidas efetivas de segurança pública, não pode ser contaminadas por pensamentos políticos ambiciosos. Além do que, os cuidados destinados a modernização e atualização bélica das nossas FAs é algo que não deve ser colocado como programa de governo de 2º plano. Se não conseguimos aprender com o nosso passado e valorizar nossa capacidade de criação e nossas experiências na área de equipamentos militares, devemos, imediatamente, “fechar para balanço”, é o mais honesto, inclusive, pela convivência com uma sociedade displicente/ inconseqüente e uma classe política fora do prumo. Como percebemos, é uma lição difícil para ser assimilada para quem tem um mínimo de inteligência. Luiz – O Velho Patriota.
Show dos M-113, dos Clanf’s e dos Piranhas!
TUDO QUE ESTA SENDO FEITO NO RIO DE JANEIRO E SO PARA QUE A COPA E AS OLIMPIADAS FIQUEM SEGURAS, MAS APÓS ISSO TUDO VOLTA AO QUE ERA E O POVO ESTA FERRADO. TUDO É MENTIRA, ENGANAÇÃO.