Marinha apoia Governo do Estado do Rio de Janeiro
Em face dos recentes problemas de Segurança Pública ocorridos no Estado do Rio de Janeiro, a Marinha do Brasil (MB) está prestando, a partir desta data (25 de novembro), apoio logístico ao Governo do Estado do Rio de Janeiro, conforme solicitado ao Ministro da Defesa. Trata-se de cessão temporária de uso de material logístico e transporte, em apoio às Operações Policiais no Rio de Janeiro, em atendimento aos requisitos operacionais da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro (PMERJ).
Serão empregadas viaturas blindadas e suas respectivas guarnições para operá-las. Os efetivos da MB serão limitados às tripulações que conduzirão as viaturas.
Foram disponibilizados, inicialmente, para prestar apoio logístico de transporte ao Batalhão de Operações Especiais (BOPE) da PMERJ, os seguintes meios do Corpo de Fuzileiros Navais da Marinha do Brasil: Viaturas Blindadas sobre Lagartas M-113, Viaturas Blindadas sobre rodas PIRANHA e Carros Lagarta Anfíbios (CLAnf).
MARINHA DO BRASIL
FORÇA DE FUZILEIROS DA ESQUADRA
FOTO DE BAIXO: Vinicius Modolo Teixeira
NOTA DO BLOG: abaixo, nota divulgada no site do Ministério da Defesa na quarta-feira, 24 de novembro, a esse respeito:
Defesa autoriza Marinha a transportar policiais no Rio de Janeiro
Brasília, 24/11/2010 – O ministro da Defesa, Nelson Jobim, autorizou na tarde desta quarta-feira (24/11) que o Comando da Marinha forneça apoio logístico ao governo do Rio de Janeiro, em ações de combate à onda de criminalidade que atinge aquele Estado. O pedido foi feito pelo governador do Estado, Sérgio Cabral. O pedido não envolve mobilização de tropas da Força, mas apenas meios de transporte e a guarnição necessária à operação e manutenção dos veículos. Detalhes da operação serão tratados oportunamente entre o governo do Rio e o Comando da Marinha.
Assessoria de Comunicação Social
Ministério da Defesa
Eu queria saber o motivo das polícias ainda não terem em sua frota pelo menos meia dúzia desses blindados, caveirão está ultrapassado.Vamos atualizar as coisas.
Quem sabe depois desse aperto as Forças Armadas não doem alguns , muda a pintura e pronto.
Lógico, as FAs comprem outros novos em substituição.
Obrigado por postarem minhas fotos Galera!!!
Não posto mais por falta de tempo, mas to sempre atento ao Blog!!!!
Valeu Galante!
Abraço a todos!
Muito bom, para ser excelente só falta os FN ai com tudo massacrar estes Bandidos FDP,que estragam o Rio de Janeiro, sou Paulista mas adoro o Rio!
Brasil Acima de Tudo.
É o cumolo!!!!!!,a marinha ter que resouver os problemas da policia carioca!!!!!!,o Rio de Janeiro,esta em estado de citio!!!! e ja esta na hora de ver a força nacional de segurança em ação(coisa que eu numca vi),agóra ja era,é preciso militares de verdade para acabar com a graça da bandidagem!!
BRASIL!
Alguem falou ai que naõ são as fa que tem que combater o trafico se as fa não intervir o rio vai ser dominado a verdade é que as forças policiais do rio de janeiro não dão conta. Muita corrupção na policia bandido bom é bandido morto se eu fosse um general eu mandaria atirar so na cabeça. quem mais matar bandido com tiro na cabeça ganha uma medalha do “pacificador” Deram muita moleza pra esses crapulas, Agora é hora de cortar o mal pela cabeça.
Olha a que ponto chegamos! É o cúmulo permitirmos isto, a bandidagem tomando conta da cidade. Tá na hora de colocar o exército lá e deixar um bom tempo até fazer a `limpa`
Eu não vi nenhum Piranha sendo utilizado (creio q a maioria esteja no haiti)…Vi pelo menos alguns M113 e 2 CLAnf
Seria de grande valia se a FAB mandasse uns 2 Mi-35 SABRE para apoiar as forças policiais, usando apenas os canhões. Como os americanosd usam os helicópteros COBRA contra os insugentes no Iraque.
Uma dúvida..
Pelas fotos, os M113 estão com as .50.
Se a idéia básica é utilizar os blindados para se movimentar, para que a mesma? Não dá para acreditar que vão dar uma rajada com as .50..OU vão?
[]
o certo mesmo era usar todo o estoque de bombas de todos os quartéis do brasil e jogar todas no Rio.
Pronto. Acabava a desordem e serviu de exemplo.
É só olhar ali no outro tópico e ver que em todas as partes do rio os traficantes tão atacando. A cidade já era.
Sou carioca e acompanho de perto o tráfico de drogas no Rio acho q a força nacional naum serve para o tipo de combate demandado por aqui, eles estiveram durante um tempo entrincheirados em uma das entradas do complexo do alemão e não consiguiram nem subir, só gastaram nosso recurso e tempo, aqui é a bope, core ou forças armadas (pqdt’s) só quem já enfrentou sabe como se faz.
evandro
Eu penso igual , ahusushausahuh
Ta rolando no twitter uma história que um blindado levou 8 tiros e saiu de operação.
Deu no rádio aqui no RJ, um M-113 teria passado por cima de um carro para adentrar a favela.
Logo após o veículo foi alvejado por vários disparos de fuzis pesados, calibre 7,62 e teria sido imobilizado.
Assistam no globo news ai ao vivo agora.
Eu não vou ficar repetindo o tradicional “olha o cumulo onde chegamos” já não adianta chorar o leite derramado.
A MB esta apoiando o povo brasileiro , e acima de tudo auxiliando na luta em defesa do povo brasileiro, oq me incomoda é ver que o presidente Mulla esta se omitindo e deixando o governo do estado do Rio de Janeiro lutar sozinho.
Mais uma vez parabéns a Marinha do Brasil
Para conhecimento:
Secretário de Segurança do Rio critica Exército
http://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/836060-secretario-de-seguranca-do-rio-critica-exercito.shtml
secretário de Segurança do Rio, José Mariano Beltrame, criticou a postura do Exército diante dos ataques de criminosos na cidade.
Em entrevista nesta quinta-feira à Rádio CBN, ele elogiou a Marinha que forneceu carros, equipamentos e blindados para ações da Polícia Militar.
Questionado se o Exército forneceu alguma ajuda, Beltrame respondeu: “nada. E nem sei se está de prontidão [nos quartéis]. E nem sei do que adianta estar de prontidão. Essa é uma decisão do Exército. Não posso me meter nesta seara”, afirmou.
“As condições que nós conseguimos, quem efetivamente ajudou a PM e vai fazer com que a PM alguma coisa à sociedade, essa Arma, foi a Marinha”, acrescentou.
Deivid disse:
25 de novembro de 2010 às 13:28
Quem sabe se os fuzileiros estivessem no quartel polindo as suas viaturas seria melhor né??
Se os FN estivessem, com as suas tropas, invadindo favela… isso sim seria um absurdo.
Eles estão “apenas” estão “servindo de chofer” para as forças policiais…
Na minha visão, esse tipo de cooperação é um otimo sinal. Existe cooperação entre as coorporações civis e militares, sem um se meter na função do outro…
Não precisa do Sabre, não.
Basta o GF deixar de ser cag.. e permitir que a PM e a PC instale a minimi nos helis.
Ai sim seria interessante ver vagabundo dar tiro pro alto.
Seriam varridos do mapa.
Engraçado o Exército Brasileiro no Haiti esta preparado para por ordem e lutar contra gangues e aqui no Brasil não esta!!!
O velho m113 já não esta muito ultrapassado e por isso oferece risco para os seus conduzidos? Ele aguenta fuzilaria de 762?
Humberto segundo eu vi nos sites de noticia as metralhadoras dos blindados não seram usadas por serem muito potentes ,poder atravesar paredes ,os efeitos na população inocente poderia ser muito grande ,os veículos seram usados apenas para transportar os policias em segurança para dentro das areas ocupadas pelos criminosos .
“…Mulla está se omitindo…”. Vocês acham que o NJ liberou sem consultar o presidente? “…todo o estoque de bombas de todos os quartéis do Brasil e jogar todas no Rio…”. Acham que o problema é só no Rio? Você precisa dar uma valtinha pelo Brasil,
principalmente em cidades de fronteiras. O que você acha do recente sequestro e decapitação de duas adolescente em Salvador BH esta semana? Repetindo uma frase batida: não há plantação de coca no Rio de Janeiro. Não há fábrica de FAL, M16 etc,. Não se enganem, esse problema é do Brasil. São anos e anos de leis frouxas, peninha de bandido, algumas ONGs não tão bem intencionadas assim, policiais não valorizados, “soluções” salvadoras eleitoreiras, etc, etc, etc… Passados poucos meses, já esquecemos como foi em São Paulo. Qual será a próxima capital? Será preciso acontecer em Brasília? Lembre-se, lá também será um problema brasileiro. Não há razão, às vezes, para se referi ao Rio de Janeiro de maneira pejorativa. E tem outra coisa, não tem pra ninguém, se o BOPE quiser subir e fazer uma limpa, a única coisa que impede isso são alguns políticos e ONGs (algumas) que ainda “viajam na maionese” em seus escritórios refrigerados e projetos assépticos em folhas A4. Vamos acordar Brasil, Colombia acordou! Será que vamos imitar o México agora?
Do que adianta os piranha não vão usar os seus canhões de 25mm e os m-113 e os clanf suas .50.
Isso não adianta nada, essa força de repressão funciona como um dipirona pra dor de cabeça, a dor passa mais logo ela volta, o negocio é mandar as forças armadas matar todos que tiverem usando armas, sem direito a nada, manda mata e foda-se os direitos humanos pq traficante vagabundo nao é gente.
1. Governo federal atua quando solicitado pelo governo estadual. E neste caso a Marinha (com autorização do governo federal) esta ajudando o Rio.
2. Canhões e bombas nas favelas vão apenas matar gente inocente, pois um tiro de .50 e ou canhão atravessa as paredes dos barracos com facilidade.
3. A operação tem que ser essa de ocupação, ir asfixiando a bandidagem e tomando seus territórios.
4. Não basta só isso, é necessário ir atrás de quem financia e movimento o dinheiro do tráfico e que não mora em favela.
5. Deve aumentar o rigor da lei contra quem é viciado, pois é essa cara que sustenta o tráfico. Para mim viciado tem que ir preso também, nada de liberar ou descriminalizar qualquer tipo de droga.
claudio alfonso tu queres acabar com as artes no Brasil?Se todo viciado for preso,quem vai compor musica ou fazer novela e filme nesse país? 🙂
Perco a amizade ,mas não perco a piada!
Viciado MORRE DE OVERDOSE !
Quem financia o tráfico é aquele pessoal que usa eventualmente, socialmente, na balata ou numa orgiazinha . . . .
Só que esse pessoal tem dinheiro, tem influencia social, política e econômica, eles NUNCA vão permitir a CRIMINALIZACÃO DO USO DAS DROGAS, por que se “deixarem” veremos empresários, “artisitas” e políticos presos ou seus parentes próximos.
Quem sabe, um dia teremos alguém com CORAGEM suficiente para propor esse projeto de lei ?
Droga,o mal dos séculos!!
bando de ignorantes o proprio exercito e a policia corrupta vendem armas p esses traficantes, e vcs apoiam esses corruptos a entrar na favela com tanques de guerra e metralhadoras ponto 50 atirando p todo lado,não tem como usar uma arma dessa sem ferir inocentes em um lugar q tem muitas casas principalmente!
por isso reparem em uma coisa vé c eles deixam filma quando a operação começa
e quem deixa entra celular lá dentro é claro que é a policia e agora estão apavorados tentando engana o povo falando que as ordens vieram atraves de biletinhos,estão tentando botar a culpa nos advogados e nos parentes, que ja foram presos com muita pressa não sei porque!?
vcs acreditam muito em jornalsinho não sabem de nada da realidade O GOVERNO DO RIO É DESONESTO MUITAS VIDAS SÃO TIRADAS CAUSA DE GRINGOS OU FILMES,SÓ POR ESSE MOTIVO A POLICIA ENVADE O MORRO ELES Ñ DÃO A MINIMA INPORTANCIA P QUEM MORA LÁ!E VCS TAMBEM NÃO.
Eu já tinha avisado !!!
Tinha avisado aos leitores aqui deste maravilhoso blog, mas fui muito criticado.
Para refrescar a memória dos leitores, eu fui muito criticado por um bando de “especialistas em armas, helicópteros, veículos blindados, táticas policiais, operações especiais, segurança”, quando eu postei a respeitos dos helicópteros blindados que a PM e PC do Rio de Janeiro pretendiam comprar, da proibição que o Exército Brasileiro fez contra a compra de metralhados Minimi 5,56x45mm, fuzis sniper .50, metralhadoras 7,62x51mm, veículos blindados de transporte de tropas otimizados para operações urbanas ao invés dos atuais carros de transporte de valores (popularmente chamados de carros-forte) que foram “adaptados” para operações policiais e transportes de tropas policiais.
Ouvi tudo que é besteiras (para ser educado e não utilizar a palavra mais adequada) destes “especialistas de internet e revistinha da Abril”, mas o tempo foi a melhor resposta para estes leigos que deviam ler mais e falar menos.
A muito o policial de rua no Rio e os verdadeiros especialistas previam que algo grande vindo dos traficantes estava para acontecer, e por este motivo pediam estes equipamentos, pois sabiam que só com estes meios, poderiam agir de forma mais adequada e assim minimizando baixas policiais e civis, e ponto um basta mais rápido aos atos dos narco-terroristas.
Como vocês podem ver pelas imagens postadas aqui no site e pelo que vemos na televisão, quem proibiu a obtenção destes meios pelas nossas forças policiais, esta fazendo amplo uso deste material.
E falando em emprego de material, meus parabéns a Marinha do Brasil, que foi a força federal mais ágil a vir em socorro da sociedade, e disponibilizando seus melhores homens e meios materiais e bélicos. E tudo isso sem a guerrinha de beleza de quem manda em quem, que outra força federal fez.
Agora vocês entendem um pouco mais o porque eu prego o fim das policias militares e a unificação das policiais estaduais em uma polícia única com um ramo em uniforme e outro disfarçado destinado a investigações. Mas agilidade, maior coordenação de força e meios e menos guerrinha de belezas e frescuras.
Espero que com tudo isso que esta acontecendo, o Ministro Jobim da defesa, mude as normas criadas por estes generais do exército e que autorize as polícias a comprarem todos os equipamentos que eles querem de forma imediata. E bem que o ministro poderia aproveitar e mandar estes senhores ultrapassados para a reserva, pois pouco fazem para ajudar a segurança pública do Brasil.
Só para calar de vez a boca daqueles “especialistas” que se prestaram a escrever aquele monte de bobagens, vou responder aqui algumas das mediocridades escritas por eles:
“… para que metralhadora em helicópteros? Logo vão quer um Super Tucano para a polícia”
Resposta:
Quando vejo a filmagem das dezenas de bandidos fugindo pelo mato, fico imaginando o que os helicópteros das polícias poderiam fazer caso estes já dispusessem das metralhadoras 5,56x45mm e 7,62x51mm.
Outro “especialista” escreveu:
“… para que fuzil sniper .50? Tá louco? “
Bem, as forças armadas estão utilizando até metralhadoras .50, e com sucesso e emprego muito racional, e que não causou nenhuma baixa entre civis.
Também tenho certeza que caso as polícias já tivessem estes fuzis sniper .50, já teriam neutralizado muitos atiradores do tráfico que atiram barricados.
E lembrando dos blindados que a muito tempo a PM solicita, caso já os tivessem, não dependeriam dos veículos da Marinha e Exército para ajudar, até porque, não são os mais apropriados para estas tarefas urbanas.
Para encerrar, sobre aquele que disse que logo a PM ia querer um Super Tucano, não chega a tanto, mas vai dizer que não seria bonito de ver um Super Tucano da FAB largando napalm naquele bando de bandidos correndo pelo campo e pelas matas? E para o avião voltar levinho para a base, ele poderia aproveitar e descarregar as metralhadoras .50 naquela bandidagem.
Um obrigado a todos, em especial aos amigos que sempre fizeram manifestações lúcidas aos temas aqui postados.
Fabio Maciel Rocha
Instrutor de Armamento e Tiro credenciado pela Polícia Federal e Exército
Policial a 13 anos e com 4 medalhas, sendo uma por bravura
Militar da reserva Exército Brasileiro
61 cursos policiais, militares e de segurança no Brasil e exterior.
Amigos, moro fora do Brasil há 16 meses. Sai do Brasil para tentar melhora financeira e, mais ainda, para me afastar da violencia do RJ. Minha preocupação é grancde, já que deixei irmãos, sobrinhos, tios, enfim, familiares no RJ. Gostaria de saber o que será feito em todol Estado, pois as noticias que chegam no exterior é apenas sobre as ações nos morros da cidade do Rio de Janeiro. Penso que haverá fuga e mesmo retaliação dos traficantes espalhados em outros pontos do Estado. Alguém poderia me dar uma explicação? Agradeço, desde já e deixo meu abraço amigo a todos, minha torcida pela paz e o desejo de que eu possa retornar o mais breve possivel para minha terra. Bye. ACMK
TUDO QUE ESTA SENDO FEITO NO RIO DE JANEIRO E SO PARA QUE A COPA E AS OLIMPIADAS FIQUEM SEGURAS, MAS APÓS ISSO TUDO VOLTA AO QUE ERA E O POVO ESTA FERRADO. TUDO É MENTIRA, ENGANAÇÃO.