O Serviço de Comunicação do Batalhão de Operações Especiais (Bope) no Rio de Janeiro criticou a Globo e a Record por estarem transmitindo ao vivo, de seus helicópteros, a operação policial que ocorre na Vila Cruzeiro (zona norte do Rio de Janeiro).

Para o Bope, a transmissão mostra o espectro da ação policial, e isso facilita a estratégia de defesa dos traficantes. “Um desserviço o prestado pelas aeronaves de Record e Globo”, diz mensagem do Bope no Twitter.

“Estamos fazendo a cobertura jornalística de fatos graves e não recebemos nenhum pedido ou comunicação da Secretaria de Segurança Pública do Rio para deixar de filmar alguma coisa”, respondeu a Record, por meio de sua central de Comunicação.

A Globo ainda não se manifestou sobre a declaração do Bope.

FONTE: Uol

0 0 votos
Classificação do artigo
Inscrever-se
Notificar de
guest

38 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Leonardo Salvadori
Leonardo Salvadori
14 anos atrás

Realmente acho muito errado e desnecessario a transmissão da operação, parece que estão jogando no time contrário, que não estão nem ai para a situação, querem e ganhar Ibope !!

sds

Gibbabr
Gibbabr
14 anos atrás

A informação ao povo tem que haver sempre mas as tvs tem que discernir o que e quando levam ao ar, pois detalhar o que, quando e onde a policia está fazendo algo, agindo, é dar as coordenadas de onde o inimigo deve atacar ou quando devem fugir, as tvs viraram olheiros informatizados do trafico!!!

Cesar
Cesar
14 anos atrás

Essa guerra virou “A” notícia, o JN só falou disso hoje. Beleza, dá IBOPE. Se está prejudicando, que entrem em um acordo, pra não virar circo e prejudicar a ação da PM.
A questão é que esta transmissão maciça da TV também está ajudando a melhorar a imagem da PM junto à população do Rio e a opinião pública brasileira, que está acompanhando esta luta difícil e árdua. Cabe aos dois lados chegar a um acordo e seguir nesta guerra, detonando o tráfico.
Toda a força para as Polícias do RIO e para a MB!!!

Vader
Vader
14 anos atrás

Pombas, o RP do BOPE deu uma entrevista ao vivo no JN e falou mais que o coitado do Márcio a edição inteira! Todos os analistas da Globo News elogiaram rasgadamente a atuação da Polícia Fluminense! Mostraram a população comemorando e ajudando a PM!

E outra: traficante em fuga destrambelhada vai ter tempo de parar pra assistir TV pra ver onde é que a polícia está? Se está ou não subindo o morro atrás dos caras?

E outra: tanto a Record quanto a Globo estavam lá por sua conta e risco! Num heli sem blindagem alguma! Arriscados a tomar um balaço e virarem carvão!

Ora BOPE… Pra mim vcs estão mordendo a mão que os ajudou…

Deram uma na ferradura agora…

Diego
Diego
14 anos atrás

Você não entendeu Vander, eles queriam fuzilar esses vagabundos sem a tv mostrar.

roni
roni
14 anos atrás

isso e verdade se a policia mata um cara a tv mostra ao vivo ai os defensores de direitos humanos cai en cima da policia

Eduardo RA
Eduardo RA
14 anos atrás

Vander, guerra é guerra, irmão! Se a vagabundagem do Rio resolveu partir pro enfrentamento aberto, tem mais é que meter bala mesmo.
Pra mim as imagens deram Ibope foi pro BOPE e pra SSP-RJ. Todo mundo viu os caras sendo escorraçados, fugindo que nem ratos. Bem distante da imagem clássica do traficante arrogante defilando de fuzil na mão.
Só faltou foi uma ação mais ampla, com bloqueio das rotas de fuga. Será que seria possivel fazer um infiltração pela retaguarda? Não conheço a geografia do local e a capacidade operacional da polícia do Rio para este tipo de ação.
Agora a noite chegou, vamos ver se vai ter contra-golpe.
Parabéns à polícia carioca.

Vader
Vader
14 anos atrás

Eduardo RA disse:
25 de novembro de 2010 às 21:51

“guerra é guerra, irmão”

Claro, nem disse o contrário: tá com arma na mão é alvo.

Mas acho que o BOPE deu uma fora maltratando a RG e a RB (Rede Bispo, rs). Tá todo mundo apoiando os caras, e a TV não mostrou nada que pudesse ser “usado” pelos bandidos. Pelo contrário: mostrou foi bandido tomando pipoco na subida da ladeira.

Sds.

jacubão (21 kg mais magro e papai de novo)
14 anos atrás

Concordo com a reportagem. Oque que a imprensa quer ganhar com o sofrimento da população???????????
IBOPE????? NOTÍCIAS EM PRIMEIRA MÃO?????????
O QUE É MAIS IMPORTANTE????????????????????
A NOTÍCIA, OU A SERGURANÇA DO CIDADÃO Q PAGA OS SEUS IMPOSTOS A PREÇOS ASTRONÔMICOS E NÃO TEM NENHUM RETORNO????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????

jacubão (21 kg mais magro e papai de novo)
14 anos atrás

Me desculpem, mas eu não vejo mais notivos (que não sejam políticos), para tanta viollência no RIO.
Alguém está ganhando com isso…
Mas……

Luiz Filipe Bastos
Luiz Filipe Bastos
14 anos atrás

A marinha cedeu seus blindados… Por que não cederam helicopteros tambem já que o Bell (“Morcegão”) tava em manutenção? Naquele campo aberto conhecido como “inferno verde”, o uso de bombardeiro picado teria sido muito util.

A7X
A7X
14 anos atrás

Em algumas situações, creio que a TV dá, sim, informações que podem ser usadas pelos marginais, atrapalhando a ação policial. Entretanto, desta vez não creio que tenha sido o caso.

Como o Vader disse acima, o que foi mostrado foi bandido fugindo com o rabinho entre as pernas. Além disso, se na visão da PM fazer imagens da operação seria algo que poderia vir a atrapalhar, então que o comando da polícia tivesse entrado em contato com as emissoras com antecedência.

De todo modo, a situação aqui no Rio está deplorável. Do jeito que tá num dá!

Mesmo que a operação tenha tido êxito, a cada dia que passa vemos a bandidagem ficar mais ousada, melhor armada e ganhar mais espaço.

Abs.

Freire
Freire
14 anos atrás

Como se diz “ué” pq o BOPE não fez o cerco na rota de fuga da bandidalha, precisou das aéronaves civis mostrar a rota de fuga,pessoal foi incompetencia do comando da policia,terreno aberto,estrada de terra batida,kd a carta do terreno,terreno livre para o combate a favela a mais de 1.000 mts, sem moradores por perto olhem o Video, terreno livre, agora criticar as TVs pela incompetencia do teatro de operações é desviar a atenção do público.

Brasil Acima de Tudo.

Guto
Guto
14 anos atrás

Freire disse:
25 de novembro de 2010 às 22:44

Creio que falar é fácil meu caro, fazer é o mais difícil. Se tinha uns 200 na vila cruzeiro, tinha uns 300 a 400 do outro lado no alemao. O que a PM tem ? uns 2 ou 3 esquilos ? Vai largar quantos PM’s lá com esses helis ? 20 ? 25 ? Contra uns 300 meliantes ?

Quanto as emissoras creio que o BOPE esta reclamando e com razão não é nem da filmagem da operação em andamento, mas da pré-operação. Convenhamos que mostrar o comboio da marinha lá na ponte que caiu ainda na TV foi uma bola fora. Tanto que deu tempo deles colocarem 3 caminhões largados no caminho.
Óbvio que o bope sabia que eles poderiam fugir por ali, agora pq não deram meios para eles evitarem isso é que é a pergunta. Tanto que a agora o cabral pediu apoio e o Jobim liberou 800 militares e dois helis, 1 super puma e um sapão.

Manoel J.
Manoel J.
14 anos atrás

Creio que transmitir o desenrolar da situação se faz necessário, sou morador da Vila da Penha e para nós é importante saber como está a situação nas cercanias. Entretanto essa cobertura full em tempo real, com o auxílio de aeronaves realmente contribui para a fuga desastrosa (como foi o caso de hoje) dos bandidos, impossibilitando o cerco, haja vista que os policiais não contavam com esta hipótese e alegaram dificuldade de mobilização até o local da fuga, conforme dito em entrevista hoje à noite pelo CMTE Geral da PM.

Magnum44BR
Magnum44BR
14 anos atrás

Pergunto:

1. As imagens da cobertura em tempo real feitas por helicópteros da Globo e da Record podem ter servido para nortear em tempo hábil a evasão e/ou reação dos traficantes?
R: É possível … Levando-se em conta que eles provávelmente estavam em comunicação via rádio ou celular com colaboradores/olheiros externos … já que, diante das circustâncias, duvido que qualquer um daqueles miliantes flagrados tenham tido tempo ou se disposto à ficar em frente à uma TV analisando detalhadamente as imagens … hehehe 😉

2. As imagens das reportagens foram aproveitadas para orientar, em tempo hábil, as ações da força pública que estava atuando na operação?
R: Prefiro não comentar … 🙁

3. O Governador se sentiria forçado à pedir o apoio logístico da MB para empreender uma incursão de ocupação na Vila Cruzeiro, caso as imagens gravadas na quarta-feira, pelos mesmos helicópteros, e divulgadas ao grande público, mostrando a movimentação de dezenas de bandidos fortemente armados e aquartelados na citada “favela”?
R: Duvido.

4. Durante a operação desta quinta-feira, caso não fosse divulgadas públicamente as imagens impactantes de centenas de traficantes, fortemente armados, empreendendo fuga em campo aberto em direção à outro complexo de favelas, sem encontrar nehuma resistência eficaz que impedisse a transferência da ameça para uma área ainda mais populosa, teríamos a determinação do governo federal para o envio de mais 800 homens do Exército + todo o aparato alocado, para reforçar o cerco à aquele “exército” de traficantes nos próximos dias de operação?
R: Duvido novamente.

Minhas considerações: “Há males que vem para o bem” … Abaixo a politicagem que joga a sujeira pra baixo do tapete e senta no próprio rabo … A AÇÃO É TERRORRISTA … O ESTADO É DE GUERRA … CHUMBO GROSSO NA VAGABUNDAGEM com tudo que tem direito … O povo tem o direito e o Estado tem o dever … Pois, se no final das contas nós é que pagamos a conta … Então que paguemos (com nossos impostos) para ver, e não para esconder … 😉

Giordani RS
14 anos atrás

Isso me faz lembrar do filme 007 O Amanhã Nunca Morre…
Mas esta atitude, desnecessária, do BOPE pode ser interpretada de outra forma, de uma resguarda contra os boçais de fala macia, que é só questão de Tempo e irão dizer que a PM é muito dura com os marginais…

Capixaba
Capixaba
14 anos atrás

Momento único, momento histórico… tem que mostrar mesmo, isso mobiliza o país para a real situação. Perdi a conta de quantas pessoas vieram impressionadas falar da quantidade de bandidos fugindo, quase ninguém tnha ideia que era isso tudo.

Todos apoiamos, é um mal necessário, senta a pua neles.

Jeferson M
Jeferson M
14 anos atrás

Eu acho engraçado nestas horas os estrategistas de plantão. por que isto por que aquilo. Eu recomendo que leiam A arte da Guerra de Sun Tzu. Aí podem entender um pouquinho o porquê da policia não fazer cerco e dar rota de fuga ou que sabe por que criticaram a ação das televisões.

Tudo é estratégia.

ANdre
ANdre
14 anos atrás

Andre

As imagens mostram que alguem estava atirando nos bandidos fugindo, quando perceberam que estavam filmando a ação os disparos cessaram.

Estavam sentando o dedo nos Bandidos, por isso a critica do Bope.

RtadeuR
RtadeuR
14 anos atrás

A imprensa sempre foi do contra, se um policial qualquer tivesse sido filmado cometendo um erro mínimo a cabeça dele ia ser vendida no mínimo três dias na TV, falando da violência policial, falta de preparo e arbitrariedade policial e etc. Tanto é que em outros tempos “tanques ” nas ruas seriam criticados e chamados de golpe, ditadura militar , etc.
As coisas só melhoraram um pouco depois que um determinado jornalista da globo foi assassinado , queimado e desossado em cima do morro- não necessariamente nesta ordem.
A diferença agora é que parece que a opnião pública está à favor da legalidade, e não adianta a imprensa tentar formar opnião que não cola mais.
E está certo o Bope reclamar ,im.

zmun
zmun
14 anos atrás

O grande problema do Bope é a TV mostrar os erros de operação que possam vir a ocorrer

Daniel Rosa
Daniel Rosa
14 anos atrás

Se não fosse a porcaria do “bobo-cóptero”, os caras teriam sentado o aço nos bandidos que estavam fugindo pela estrada de terra… e a imbecil da reporter questinou, insinuando que a policia estava despreparada por não ter helicópteros alí para impedir a fulga! Nessas operações, a imprensa tem que ficar longe, e saber do resultado depois só no papel! Imagine a mer@#$@# que ia dar se aparecem os caras caindo feito folhas ao vento? Imprensa é boa, mas em certos tipos de operação, tem que se mante-los bem longe…

Aldo Ghisolfi
Aldo Ghisolfi
14 anos atrás

Fruto de uma matriz cultural de luz e holofotes; amadorismos da mídia neste tipo de cobertura. Falta de legislação específica.

Alfredo.Araujo
Alfredo.Araujo
14 anos atrás

Eu só acho q nao deveria ser mostrada ao vivo…

Se tivesse um delay de 1 hr… nao atrapalharia em nada as operações policiais.

Deivid
Deivid
14 anos atrás

O midia não divulgou nada que pudesse ser usado pelos traficantes,só uma outra fuga de vagabundos.
Mas iai,vamos declarar querra contra a bandidagem ou vamos esperar piorar mais.

W@sh
W@sh
14 anos atrás

Não havia como “plantar” uma guarnição no topo do morro pra conter a fuga dos bandidos. Aquela área fica entre os dois complexos. Haviam bandidos muito bem armados dos dois lados. Quem ia se voluntariar pra ficar em número reduzido lá no meio? Vc Freire? Ora meu amigo. Vc fala de cartas, estratégia e estudo topográfico. Vejo que é um perfeito general de teclado, mas na verdade vc é quem precisa estudar um pouco mais sobre estratégia de combate. Já viu o que faz um animal acuado? Acha que aqueles marginais fariam diferente. Ia ser um massacre. O custo em vidas não valeria o uso da sua “brilhante” estratégia.
Já um “bombardeiozinho” ou umas varridas com os helis . . .

W@sh
W@sh
14 anos atrás

Não havia como “plantar” uma guarnição no topo do morro pra conter a fuga dos bandidos. Aquela área fica entre os dois complexos. Haviam bandidos muito bem armados dos dois lados. Quem ia se voluntariar pra ficar em número reduzido lá no meio? Vc Freire? Ora meu amigo. Vc fala de cartas, estratégia e estudo topográfico. Vejo que é um perfeito general de teclado, mas na verdade vc é quem precisa estudar um pouco mais sobre estratégia de combate. Já viu o que faz um animal acuado? Acha que aqueles marginais fariam diferente. Ia ser um massacre. O custo em vidas não valeria o uso da sua “brilhante” estratégia.
Já um “bombardeiozinho” ou umas varridas com os helis . . .
Mas claro, isso nunca poderia ser feito com os helis da mídia transmitindo ao vivo. Por isso tb sou contra.
Hj a polícia já interditou o espaço aéreo.

André Luis
André Luis
14 anos atrás

As emissoras estão no seu direito. Aquilo é fato relevante de interesse público, logo é notícia.

O BOPE também está certo.
Já que as imgens sendo mostradas ao vivo dão tempo dos bandidos se organizarem, mal e porcamente, é verdade, mas lhes permite saber quais os pontos já estão fechados e que outros podem ser usados numa fuga.

Tem gente trollando, pra utilizar uma expressão comum aqui na trilogia, sobre porquê os PMs não conteram aquela fuga em massa.

Aquela estrada de terra é no alto da Vila Cruzeiro, está distante pelo menos 3 kms de alguns pontos por onde as tropas incursionaram. Ela termina no Complexo do Alemão, maior reduto do tráfico no RJ.
Colocar policiais ali seria o maior erro de todos, já que a tropa ficaria exposta por ambos os lados, VC e CA.

Em suma, o BOPE sabia que eles fugiriam por ali, tanto que alguns tombaram. Colocar um heli sem blindagem seria também suicídio, já que não teria como fazer uma aproximação e achar um ponto seguro para pairar e realizar tiros de precisão.

A operação foi bem sucedida, fato.

100%, CAVEIRAS.

celio
celio
14 anos atrás

Na verdade o BOPE estava pronto para mandar os 200 pro inferno..
Mas com a televisão transmitindo ao vivo.. a operação foi abortada..a

pena né…

ALDO GHISOLFI
ALDO GHISOLFI
14 anos atrás

Se as forças policiais chegarem a fazer 10% do que foi sugerido ou pensado aqui, logo-logo a pastoral dos direitos humanos, a pastoral disso e daquilo, a OAB (às vezes me causa vergonha), as ONGs, a mídia vão acabar ‘denunciando’ entre outras coisas a ‘censura aos meios de comunicação’ e a truculência policial. Só no Brasil, bandido em grau de segurança máxima tem visita íntima e franco acesso aos advogados e é destaque na mídia. Depois…

Challenger
Challenger
14 anos atrás

Por que o comandante do BOPE não disse isso ao vivo onten?

Magnum44BR
Magnum44BR
14 anos atrás

OPA! … Levando-se em conta a participação/colaboração da MB com o CFN … Se afirmarem que não houve tempo suficiente de se avaliar e preprarar uma operação com a estratégia e os aparatos necessários para impedir uma previsível rota de fuga dos miliantes, até porque a exposição na mídia exigiu uma resposta imediata por parte das autoridades … Tudo Bem! … Dizer que, uma ação de interdição de fuga, ou emboscada, contra um grande número de bandidos fortemente armados poderia gerar cenário para motivação de fortes críticas dos orgãos de Direitos Humanos, pelo possível grande número de baixas entre os bandidos … Tudo bem, também … Mas, afirmar que não era possível traçar ou aplicar tal estratégia de forma eficaz e com garantias de sucesso e risco aceitável para as nossas tropas … Aí, meus caros, é subestimar a capacidade das nossas forças, tanto do Bope quanto do CFN … A Marinha conta com meios (leia-se Super-pumas) para alocar tropas aerotransportadas, altamente treinadas e equipadas para esse tipo de ação (… inclusive o próprio Bope domina essa técnica…) no topo do morro à qualquer tempo ou circunstância daquele cenário, pois haviam rotas seguras de aproximação, principalmente se a operação fosse empreendida pouco antes do amanhecer … Me arrisco à afirmar que apenas 25 homens encastelados no topo do morro seriam capazes de fazer aquela corja “PEDIR ARREGO E CHAMAR MAMÃE” com apenas algumas rajadas de matranca e o som de um megafone intimando-os à rendição … Era só fazer cair o primeiro “bolo” … hehehe 😉 … Portanto, garanto que a decisão foi mais política, do que estratégica … Infelizmente, sabemos que agora vai sobrar para os habitantes das outras comunidades do entorno … Mas, eles já estão acostumados com o perigo… Não é?!? 🙁

Magnum44BR
Magnum44BR
14 anos atrás

E só para complementar:
Mas, agora que contaremos o reforço do EB e da FAB nas operações, nós poderemos conferir até que ponto aqueles traficantes e terroristas estão dispostos à peitar o Estado … Pois aterrorizar cidadãos indefesos e desavisados é fácil … Agoooora, peitar quem está em condições de responder ao fogo … Aí é que eu quero ver … “A cobra vai fumar” pro lado deles … hehehehe 😉

Zirium
Zirium
14 anos atrás

As imagens serviram para dar uma noção à população da real situação em que se encontra a “in”segurança pública no Rio.
Com absoluta certeza, os que vivem no Rio, percebem no dia-dia que a coisa está complicada há muito tempo mas dúvido que alguem pudesse dimensionar a quantidade de vagabundo naquele lugar, repito, naquele lugar.
Um levantamento da secretaria de segurança contabiliza 700 favelas no Rio de Janeiro…agora, multiplica aquele batalhão, porque é o que são, um batalhão de vagabundos por 700 armados até o talo!!!

A coisa não vai ser nada fácil, falam da capacidade de resistencia dos vagabundos mas essa operação, na dimensão que está, infelizmente também não vai muito longe.

E para os que ficaram tristes pelo fato de não ter havido um grupo de policiais esperando no alto do morro ou um heli com um atirador pra rasgar aquela cambada, fiquem descansados….o Bope na madrugada mandou pelo menos uns 80 passar férias no inferno…

Aguardem um pouco, já já ficaremos sabendo das coisas como foram de fato…a imprensa não pode e não vai mostrar tudo como realmente foi e está sendo feito.

Paulo Cezar
14 anos atrás

O comentário aqui no RJ é que só não massacraram os traficantes para não aparecer a chacina ao vivo na TV.

luiz pinelli neto
14 anos atrás

UMA LIÇÃO DIFICIL !!!
Uma tragédia anunciada há algum tempo no ERJ. A promiscuidade sócia-política e a corrupção administrativa, sem precedentes, patrocinados pelos atuais dirigentes desta Nação, estão minando os pilares organizacionais da nossa Sociedade. A indisciplina furiosa dos órgãos de comunicação que lutam, entre si, para divulgarem em primeiro lugar o “furo” das notícias, leva o pânico e o medo à população carioca. De qualidade e utilidade duvidosa as matérias de informação servem, além de propagar a intranqüilidade, de logística estratégica para os próprios traficantes, uma vez que, eles também lêem jornais, escutam rádios e vêm televisão. O auxílio que a MG deu através dos FN com a permissão de uso de Veículos Blindados de Transporte de Tropas, descortinou aos olhos vigilantes de parte da sociedade que se preocupa com a modernização bélica das FAs, a gravíssima situação deficitária da maioria dos seus armamentos. Temos a visão deprimente de um dos M-113 dos FN da MG todo perfurado de tiros dos fuzis 7,62 dos traficantes, e percebam vocês, que estas Viaturas Leves Blindadas dos FN ( M-113) estão em melhor estado de conservação e condição operacional do aqueles em uso pela infantaria do EB. Pode ser que eu esteja enganado !!! Mas o fato é que, estes transportes blindados de tropas são, na verdade, um gravíssimo problema que ninguém, nos governos, tem a coragem suficiente para resolve-los, o que não é de hoje. Diversas tentativas ficaram frustradas, como no passado, o Charrua ( MotoPeças S/A ), depois os Guarás da AVIBRÁS, agora os Guaranis que nunca ficam prontos. Hoje centenas desta viaturas blindadas com torretas armadas com militares integrantes da PM/RJ, da Polícia Civil, das FAs, da Polícia Federal, e da Polícia Nacional, patrulhando as ruas do Rio de Janeiro, enquanto tropas mais experientes e melhor treinadas “sobem” a colina atrás dos traficantes, seria estratégia razoável para impedir os fatos vistos, por todos, nas ruas da Cidade do RJ. E estamos diante de um problema de pequena monta, uma rebelião interna de um Estado que força seu povo a conviver com uma política amistosa com bandidos, dividindo espaços com a marginalidade armada. A tolerância de comportamentos ilícitos pela imposição de uma política demagógica, “respeitando” santuários do crime pelo exclusive interesse do voto nos períodos eleitorais é um câncer que a sociedade lerda, inconseqüente e analfabeta tem de carregar nos ombros. O que quero dizer: “– não são inimigos externos com outras intenções corsárias”, mas dolorosas chagas sociais de funestas conseqüências. Quando repetidas vezes falei da necessidade da aceleração dos processos de produção dos Veículos Blindados sob Rodas Guarani, já autorizados, mediante o uso de uma escala máxima de disponível financeiro, para a liberação urgente da produção de um nº maior de unidades blindadas fabricadas para substituir o equipamento obsoleto,…… tive de enfrentar a reação animalesca e boçal de semi-alfabetizados agressivos. Agora estamos diante de uma realidade muito crua e desagradável. A falta de sinceridade e honestidade dos atos dos governantes é uma tremenda tragédia. A falta de aquisição dos fuzis novos 7,62 – IMBEL- 1 A. 2 – com “mira laser especial” pelas nossas FAs/BR, é outra situação que gera muito desapontamento na hora que as tropas precisam de ação. Podemos ver isto a cada instante nos vídeos da mídia que “cobrem” esta insurreição do tráfico. Toda iniciativa que trata da modernização bélica e aparelhamento militar das nossas FAs, por iniciativa das nossas industrias, é sempre derrubada. Veja o exemplo mais recente da viatura leve blindada AV´-VBL Guará da AVIBRÁS, que o EB participou do projeto, e depois de pronto, o EB NÃO comprou na quantidade requerida para formar Unidades Blindadas para atuar junto com o Sistema ASTRO II. Triste episódio é vermos, sempre a nossa industria privada, voltar na criação de mesmos “projetos” – viaturas militares leves blindadas para transportes de tropas, com outras denominações, e o governo alegar outros motivos. Na condição de especialista de orçamento público, afirmo que não são faltas de recursos financeiros que bloqueiam as ações de atualização bélica das FAs do Brasil, mas, SIM, a ausência de competência técnica e, a ocorrência de desleixo governamental por inexistente Política Militar de Estado, que estimule a modernização bélica das nossas FAs. A PM do RJ não consegue renovar sua frota de caveirões, pela aquisição de modelos modernos como o AV-VB 4 RE Guará (EB), o Gila feito para o BOPE – IVEMA LTD 4×4, o Caveirinha no chassi de uma S.10 Blazer, Caveirão II no chassi de caminhão IVECO, ou ainda, na versão BOPE – AV BOPE TP 10 (AVIBRÁS) (UNIMOG). Não há dúvidas que numa situação de baderna urbana promovida pelos traficantes das favelas e morros, como acontece no ERJ, este tipo de viatura 4×4, armada de uma torreta com uma metralhadora de alta velocidade é de importante uso estratégico para as forças de segurança. O exercício político tinha que ter limites para ser respeitado. E o exercício administrativo nas Gestões Públicas deve levar em conta o conjunto das funções e programas de governo, constante na Lei do Orçamento, a serem executadas pelo Dirigente do Estado.Um exemplo como as diferentes funções governamentais não podem ser misturadas, sob hipótese alguma. Todos nós vimos ontem, via televisão, a fuga desordenada de vários marginais e traficantes com fuzis nas mãos, por uma rota intermediária entre a o Morro Vila Cruzeiro e o Morro do Alemão. Não vamos admitir, de maneira alguma, que as forças de segurança, em operação, do RJ desconheciam esta opção de rota de fuga destes traficantes. O que entendo é que, de propósito, estas forças deixaram a porta aberta para esta fuga, até por ordem expressa do governo do ERJ politiqueiro, incompetente e covarde, jogando com as vidas dos moradores da Cidade RJ que pagam seus tributos em dia. A explicação do Comando do PM/RJ de que quaisquer tentativas de fechar este caminho, iria expor eventuais tropas deslocadas para fechar este “buraco”, ao fogo cruzado de dois lados, é simplesmente, ridícula e infantil, principalmente, quando se tratam de tropas que gozam da qualidade de Operações Especiais. Além do mais, esta é uma área, totalmente, descampada e não habitada, o que ensejaria uma ação militar mais pesada, para a paralisação definitiva dos “duzentos e tais”, traficantes em fuga, com o emprego contundente de estratégias e meios bélicos operacionais mais apropriados. Isto seria inclusive um aviso para os que já estavam baseados no outro lado, no Morro do Alemão, além de evitar-se confrontos com mortes, desnecessárias, dos agentes da segurança, se obteria a rendição definitiva dos bandidos do Morro do Alemão.
Foi uma excelente oportunidade perdida, evidência clara que esta operação deflagrada não foi uma operação militar e sim, uma ação política do governo de MMM. Cada um deve desempenhar as atribuições para as quais foi devidamente instruído. A propósito das palavras da ANISTIA INTERNACIONAL, devemos manda-la com urgência interrogar o Ex-Presidente BUCH dos EEUU, pelos crimes cometidos no Iraque, inclusive, o enforcamento covarde do Saddam. Acho que deve ficar, sim, uma lição para todos nós, no sentido de que medidas efetivas de segurança pública, não pode ser contaminadas por pensamentos políticos ambiciosos. Além do que, os cuidados destinados a modernização e atualização bélica das nossas FAs é algo que não deve ser colocado como programa de governo de 2º plano. Se não conseguimos aprender com o nosso passado e valorizar nossa capacidade de criação e nossas experiências na área de equipamentos militares, devemos, imediatamente, “fechar para balanço”, é o mais honesto, inclusive, pela convivência com uma sociedade displicente/ inconseqüente e uma classe política fora do prumo. Como percebemos, é uma lição difícil para ser assimilada para quem tem um mínimo de inteligência. Luiz – O Velho Patriota.

JORGE TERRA NACER
JORGE TERRA NACER
14 anos atrás

TUDO QUE ESTA SENDO FEITO NO RIO DE JANEIRO E SO PARA QUE A COPA E AS OLIMPIADAS FIQUEM SEGURAS, MAS APÓS ISSO TUDO VOLTA AO QUE ERA E O POVO ESTA FERRADO. TUDO É MENTIRA, ENGANAÇÃO.