800 homens do EB, helicópteros da FAB, NGV e mais blindados
Jobim assina diretriz ministerial reforçando o apoio ao Governo do RJ
O ministro da Defesa, Nelson Jobim, assinou na noite desta quinta-feira a Diretriz Ministerial nº 14, que determina às Forças Armadas o reforço do apoio ao governo do Rio de Janeiro nas operações de combate à onda de criminalidade que afeta a cidade. Até agora, 32 pessoas foram mortas na onda de violência que começou domingo no Rio de Janeiro.
A Operação de Garantia da Lei e da Ordem (GLO) foi solicitada pelo governador do Rio e autorizada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Serão enviados 800 homens do Exército para garantir a proteção dos perímetros das áreas que forem ocupadas pelas polícias.
Também serão enviados dois helicópteros da Força Aérea e 10 blindados de transporte, com origem a ser definida em coordenação entre as próprias forças, inclusive a Marinha, que já se encontra com viaturas em operação. Também serão fornecidos, temporariamente, equipamentos de comunicação entre aeronaves e tropas em solo e óculos para visão noturna.
FONTE/FOTO: terra.com/R. Marques
NOTA DO BLOG: veja, abaixo, a nota divulgada no site do Ministério da Defesa:
Defesa envia Tropas e mais equipamentos ao Rio de Janeiro
Brasília, 25/11/2010 – O ministro da Defesa, Nelson Jobim, assinou na noite desta quinta-feira (25/11)a Diretriz Ministerial nº 14, que determina às Forças Armadas o reforço do apoio ao Governo do Rio de Janeiro nas operações de combate à onda de criminalidade que afeta a cidade.
A Operação de Garantia da Lei e da Ordem (GLO) foi solicitada pelo Governador do Rio de Janeiro e autorizada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Serão enviados 800 homens do Exército, para garantir a proteção dos perímetros das áreas que forem ocupadas pelas polícias.
Também serão enviados dois helicópteros da Força Aérea e 10 blindados de transporte, com origem a ser definida em coordenação entre as próprias Forças, inclusive a Marinha, que já se encontra com viaturas em operação. Também serão fornecidos, temporariamente, equipamentos de comunicação entre aeronaves e tropas em solo e óculos para visão noturna.
Leia a Diretriz Ministerial 14/2010, para as Forças Armadas, assinada na noite desta quinta-feira 925/11) pelo Ministro da Defesa, Nelson Jobim
Brasília, 25 de novembro de 2010
DIRETRIZ MINISTERIAL N. 14/2010
O SENHOR PRESIDENTE DA REPÚBLICA determinou o emprego das FORÇAS ARMADAS, para a garantia da lei e da ordem, na cidade do Rio Janeiro.
Tal decisão decorreu de solicitação feita pelo SENHOR GOVERNADOR DO ESTADO DO RIO JANEIRO, nesta data.
O SENHOR PRESIDENTE DA REPÚBLICA autorizou a atuação das forças “nas condições e extensão solicitadas”.
Assim, com fundamento no art. 7, I, do Decreto n. 3.897/2001, e nos limites solicitados pelo SENHOR GOVERNADOR
DETERMINO
1. Ao COMANDANTE DO EXÉRCITO que acione efetivo de “800 militares”, do COMANDO MILITAR DO LESTE (CML), para “serem utilizados na proteção de Perímetro de áreas conflagradas a serem tomadas pelas forças estaduais e pela Polícia Federal”, além do efetivo necessário para o apoio da tropa e sua defesa.
Esse efetivo estará sob o comando do oficial designado pela autoridade militar competente e deverá operar em coordenação e articulação com as forças policiais estaduais e federais e com as demais forças militares.
2. Ao COMANDANTE DA AERONÁUTICA que acione:
a. Uma aeronave de asa rotativa “Super Puma para transporte de tropa” ou equivalente; e
b. Uma aeronave de asa rotativa “H1H para utilização com atiradores” ou equivalente.
As aeronaves deverão ser operadas por militares da Aeronáutica em coordenação e articulação com as forças policiais estaduais e federais e com as demais forças militares.
3. Aos COMANDANTES DAS FORÇAS ARMADAS que, articuladamente, acionem:
a. “Dez viaturas blindadas para transporte de pessoal”, incluindo as respectivas guarnições que as conduzirão;
b. “Equipamentos de comunicação aeronave x solo”, para serem cedidos, temporariamente, às forças estaduais;
c. “Equipamentos de visão noturna”, para serem cedidos, temporariamente, às forças estaduais;
4. Ao ESTADO MAIOR CONJUNTO DAS FORÇAS ARMADAS que designe oficial para:
a. promover a integração dos comandos militares empregados na operação;
b. promover a ligação com as autoridades estaduais e federais; e
c. manter este Ministério informado das operações, via o Centro de Operações Conjuntas (COC).
Tropa de Elite 3 : Agora é Guerra !
Oh bandidagem! Ou da ou desce!
Ai sim em!
manda o mi35 Jobim ta na hora de testa a 23 mm cano duplo
antes tarde do que nunca!
Com tamanho emprego de força, fica claro que pelo jeito a intenção é limpar o lugar mesmo….
agora eu me pergunto se os hospitais do rio vão suportar a demanda nos próximos dias…
vai ser um caos…
Não vai precisar de hospital não, os urubus vão dar conta do recado Marcel
Bom, agora sim…
Abriram a temporada de caça…
Se seguir o ritmo de hoje e invadirem o complexo do alemão também pra em definitivo dar um basta (ao menos por uns 2 anos, até os malandros se reestruturarem) vão ter que abrir vala coletiva oO
Tropa de Elite 3D na Penha.
Tava na hora….
Sempre achei que para acabar com essa bandidagem no RJ precisaria das forças armadas brasileiras.
Estou a disposição do meu pais e se me chamarem eu vou.
Vamos torna o Brasil um pais de PAZ!
eu preferia que o exercito naum emtrasse nessa guerra
mas como o estado naum disponibiliza uma boa condiçao de trabalho para a policia
o jeito e se submeter a ajuda de outros
Pois é… seria uma boa hora para colocar em serviço a dissuasão do Mi-35 Sabre. Basta um.
E, melhor hora ainda é a de adquirir uns modelos, do tipo básico, dos Mi-28 Hunter. Para um teatro desse é o IDEAL.
Galera,
Não deixei nunca de acompanhar a trilogia, mas há tempos resolvi não comentar muito, por não ter paciência de discutir com alguns membros daqui…..
Agora, Neguinho vir reclamar que o exército tá de braço cruzado?
Tão nquerendo oq? Pelo amor de Deus
Exército, Marinha e Aeronautica são por definição forças à serviço do Estado e estão sempre de prontidão para agir. Não é preciso vir algum oficial e soltar uma frase “Aí ô Secretario, estou à disposição ta beleza?? É só chamar…”
Porr@#$%……
Que eu saiba, o Exército não tem voz nem autonomia para sair fazendo oq der na telha de seus comandantes. O dia que isso acontecer, seremos novamente uma ditadura….. O incompetente do Secretário que disfarçar o fiasco que é sua gerência, empurrando a imagem de descaso para o sério EB.
É uma hora dessas que eu morro de vontade de ver um General posicionar seus homens na favela e pronunciar: -“Agora quem está no comando sou eu, meus homens seguirão minhas ordens e quero a força policial fora daqui em 10 minutos. Querem ver o exército ajudar? Então fora daqui.”
Depois disso assumir o controle em outras esferas….
E Vader, politicagem da braba está rolando mesmo. Ainda não consegui matar essa charada, quem estão querendo beneficiar com essa história.
Pra quem diz que exército não deve ser polícia tem razão, só está errando em achar que esta situação é pra polícia….. Polícia deve agir na segurança pública…. Esse caso é de segurança nacional. Não são bandidos, ladrões, estupradores, são um bando terrorista que ameaçam a ordem, devem ser combatidos como. e só exército deve fazer isso…. não temos cadeias, devemos mata-los todos.
Extermínio já.
Não são palavras de ódio, são de um brasileiro que está vendo a ameaça à seu amado país crescera a cada dia e a única arma para combatê-la está fora de ação porque é interessante ao atual grupo no poder mantê-la assim.
Abraço a todos.
Tinha que requisitar isso aqui da Aeronáutica:
“Mi-35 in action”
http://www.youtube.com/watch?v=uAMHp_ZGX9Y
Bernado R.
Concordo com tudo o que tu disse, a maioria do pessoal acha que o exército pode sair invadindo quando der vontade, não sabem que precisa da aprovação do Comadante Supremo, que é o presidente Luis Inácio Lula da Silva, e nem imaginam que para o presidente aprovar tal decisão precisa de uma ajuda formal do governo estadual, até então, o governo estadual não pedia ajuda e se fingia de cego, dizendo que estava tudo sob-controle, vi carioca metendo pau no EB, a culpa é deles mesmos de colocarem esse Governador e Secretário incopente no cargo.
O EB sempre esteve a disposição do povo, só falto o governo estadual pedir ajuda do mesmo.
E como você disse, o dia que o EB sair tomando suas próprias decissões, voltaremos a ditadura militar, pois, SÓ em ditadura militar que as forças tem total autonomia pra fazerem o que der “na telha”.
Sinceramente, até torço pra que volta os milicos ao poder, muitos condenam, mas, o que eu vi nos regines foi o país crescendo como nunca, boas condições de trabalho, boa segurança, tudo que era estadual era descente e outra coisa que vi, os únicos que se fudia no regine era os bandidos e os esquerdistas, nem digo os terroristas e guerrilheiros, por que nessa época isso nimguém sonhava em ser.
Viro essa porcaria, essa lantidão, essa viadagem de politicagem, por causa, justamente desses vagabundos que colocam no poder, sinceramente, brasileiro não sabe votar. Votam em Tiririca, Collor, Clodovil por que achão legais e bonitos. Quando vejo essas pessoas ganhando eleição, sinto vergolha alheia.
E pra finalizar, vi muita gente aqui nesse blog, em outros, na rua, em outros meios dizendo que o exército tem que “parar com essa viadagem, de só entrar em combate, quando estiverem comando a operação”, o Exército está mais que certo em entrar ação só comandarem a situação, dexar soldados na mão desses comadantes inúteis do Rio, não tem como, né ?
Se fossem úteis no comando da força, as operações não seriam um fiasco, como essa de hoje, que 95% escapou livremente.
Agora, os comadantes das FAE são muito mais preparados pra esse trabalho, a polícia e eles já provaram, que não tem preparo para isso, colocar exército na mão de comandante da polícia, vai fazer diferença nenhuma, vai ser só mais soldados militares na mão dos mesmo e não o EB.
O post acima foi de minha autoria, só coloquei o nick do Bernado R. pois, coloquei em espaço errado. rsrsrs
Completando, se uma pessoa quer ser esquerdista que se muda pra Coréia do Norte, Iraque, Cuba, China ou algum País do gênero.
Bernard R. onde eu assino?
Esses ultimos posts, foi tanta baixaria, gente fazendo beicinho, ficando putinho pq o EB não quis ajudar, ah pelo amor de Deus, ta ai, era so uma questão de tempo, fim do chororo e vamos para o combate isso que importa
Tomara que os helicópteros sejam os Sabres pra cima da bandidagem, to loco pra ver o uso do canhão e de lança foguetes contra traficantes.
Agora é guerra e vamos vencer!
É obvio que não vão usar o sabre, pelo amor de Deus, parem de sonhar…. é cada uma que eu vejo…mas parabens pela atitude do governo e a cooperação das forças armas, só assim da para ter esperança e colocar na cabeça de que quando o poder publico quer, ele realmente faz.
Não façam prisioneiros!
Os helicópteros estão definidos no documento assinado por Jobim.
É um Super Puma para transporte de tropas ou equivalente, e um H1H com atiradores ou equivalente.
Alguém aqui sabe dizer qual o modelo de helicoptero que será empregado nas ações do exército?
Bem, até o momento a invasão da Penha foi a parte mais “fácil”, difícil mesmo será invadir o Complexo do Alemão, tanto por ser o centro nervoso do narcotráfico, quanto pela sua extensão… Será por isso que a EB está sendo chamada agora??
Bem, apesar do horror no Rio, não pude deixar de ficar interessado no blindados da marinha… Mas 2 M113 sairem danificados “só” por granadas e tiros de fuzis… realmente está na hora de troca-los, não?
Agora com o envio de Sabres, apesar de não achar possível já que estão evitando o uso de armamento pesado (em respeito aos civis e suas fragéis casas).
Seria interessante ao menos para operações de desembarque, apesar de que imagino que não façam desembarques no meio do inimigo…
Vi em uma reportagem que será um SuperPuma, como vi em reportagem de jornal, não sei se está correta a informação. Somente foi autorizador o uso de um helicóptero para transporte de tropas.
Só as FAs resolvem….Sabem por que estão fazendo de novo?!…Porque na primeira vez deu certo….As facções conseguiram o que queriam facilmente atraves de “acordos”….Ve se pode….O estado se sujeitando a aceitar “acordos/exigencias” para que atentados terroristas/sítio parem…É problema de segurança nacional….A situação hoje do RJ(Assim como em outros Estados) é pior do que a situação da Colombia da epoca do Pablo Escobar….Pois a coisa toda é descentralizada o que torna tudo pior……………..Uma das principais capitais do pais simplesmente encontra-se em estado de sítio….“Governo admite possibilidade de acordo entre os criminosos”…Isto prova de fato….Que o estado é completamente vulneravel/incapaz a estas facções criminosas..Que possuem mais poder e força do que o proprio Estado..Mostra que de fato….Este Estado apresenta-se nas mãos e no bolso dessas facções…..Que não tem capacidade/condições alguma de impedir o que acontece………..Que conseguem/fazem o que querem neste pais……..Vejam só a que ponto chegaram os absurdos/Cinismo/incompetência neste pais……
Abaixo a fonte da informação sobre o reforço militar as operações de combate no Rio. Acabei de achar.
Fonte:www.defesanet.com.br
Defesa envia Tropas e mais equipamentos
ao Rio de Janeiro
Brasília, 25/11/2010 – O ministro da Defesa, Nelson Jobim, assinou na noite desta quinta-feira (25/11)a Diretriz Ministerial nº 14, que determina às Forças Armadas o reforço do apoio ao Governo do Rio de Janeiro nas operações de combate à onda de criminalidade que afeta a cidade.
A Operação de Garantia da Lei e da Ordem (GLO) foi solicitada pelo Governador do Rio de Janeiro e autorizada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Serão enviados 800 homens do Exército, para garantir a proteção dos perímetros das áreas que forem ocupadas pelas polícias.
Também serão enviados dois helicópteros da Força Aérea e 10 blindados de transporte, com origem a ser definida em coordenação entre as próprias Forças, inclusive a Marinha, que já se encontra com viaturas em operação. Também serão fornecidos, temporariamente, equipamentos de comunicação entre aeronaves e tropas em solo e óculos para visão noturna.
Leia a Diretriz Ministerial 14/2010, para as Forças Armadas, assinada na noite desta quinta-feira 925/11) pelo Ministro da Defesa, Nelson Jobim
Brasília, 25 de novembro de 2010
DIRETRIZ MINISTERIAL N. 14/2010
O SENHOR PRESIDENTE DA REPÚBLICA determinou o emprego das FORÇAS ARMADAS, para a garantia da lei e da ordem, na cidade do Rio Janeiro.
Tal decisão decorreu de solicitação feita pelo SENHOR GOVERNADOR DO ESTADO DO RIO JANEIRO, nesta data.
O SENHOR PRESIDENTE DA REPÚBLICA autorizou a atuação das forças “nas condições e extensão solicitadas”.
Assim, com fundamento no art. 7, I, do Decreto n. 3.897/2001, e nos limites solicitados pelo SENHOR GOVERNADOR
DETERMINO
1. Ao COMANDANTE DO EXÉRCITO que acione efetivo de “800 militares”, do COMANDO MILITAR DO LESTE (CML), para “serem utilizados na proteção de Perímetro de áreas conflagradas a serem tomadas pelas forças estaduais e pela Polícia Federal”, além do efetivo necessário para o apoio da tropa e sua defesa.
Esse efetivo estará sob o comando do oficial designado pela autoridade militar competente e deverá operar em coordenação e articulação com as forças policiais estaduais e federais e com as demais forças militares.
2. Ao COMANDANTE DA AERONÁUTICA que acione:
a. Uma aeronave de asa rotativa “Super Puma para transporte de tropa” ou equivalente; e
b. Uma aeronave de asa rotativa “H1H para utilização com atiradores” ou equivalente.
As aeronaves deverão ser operadas por militares da Aeronáutica em coordenação e articulação com as forças policiais estaduais e federais e com as demais forças militares.
3. Aos COMANDANTES DAS FORÇAS ARMADAS que, articuladamente, acionem:
a. “Dez viaturas blindadas para transporte de pessoal”, incluindo as respectivas guarnições que as conduzirão;
b. “Equipamentos de comunicação aeronave x solo”, para serem cedidos, temporariamente, às forças estaduais;
c. “Equipamentos de visão noturna”, para serem cedidos, temporariamente, às forças estaduais;
4. Ao ESTADO MAIOR CONJUNTO DAS FORÇAS ARMADAS que designe oficial para:
a. promover a integração dos comandos militares empregados na operação;
b. promover a ligação com as autoridades estaduais e federais; e
c. manter este Ministério informado das operações, via o Centro de Operações Conjuntas (COC).
NELSON A. JOBIM
Ministro da Defesa
Olha que Prova para o IA2,vamos testar o novo Fuzil,nada melhor que na prática.
Brasil Acima de Tudo.
Como o governo é lento… Eles se recusam até o último momento em admitir que a situação não é grave o suficiente para o usa das FAs, estou vendo o “está tudo sob controle! “, e ainda culpam o próprio EB por não intervir…
Falem oq quizer mais que deu orgulho do exercito deu!
Adorei ouvir uma entrevista de um capitao do bope que falou que ficou impressionado com a prontidão da marinha,a missao de apoiar a policia foi dada totalmente de surpresa a marinha e em algumas horas ja estava com a estrutura de apoio toda pronta.O exercito brasileiro pode nao ser uma potencia,mais tb nao é essa sucata que tanto dizem ele é capaz SIM de operar em qualquer parte do nosso pais e ta ai para provar,o ponto realmente fraco do nosso exercito na minha opiniao é a projeção de poder mais ai é outra historia.
Parabens orgulho de ser brasileiro!
Somente frisando e reafirmando o que o Cor Tau já afirmou acima: “Vejam só a que ponto chegaram os absurdos/Cinismo/incompetência neste pais……”
ABSURDOS/CINISMO/INCOMPETÊNCIA
ABSURDOS/CINISMO/INCOMPETÊNCIA
Marcel disse:
25 de novembro de 2010 às 23:27
É uma boa hora de montar um hospital de campanha para treinar os médicos do EB….AHuHAuHAu
—————————————
O EB vai ficar na manutenção do território conquistado. Não vai meter a “faca no pão”.
Por um lado é uma pena. Pois se o EB entrasse lá e detonasse tudo, seria ótimo. O efeito psicológico seria um grande fator de sucesso. Poderiamos ter uma debandada geral desses terroristas de merda.
Mas e os efeitos colaterais para a população de bens?
Muitos civis ainda irão morrer. Essa é a triste realidade.
Mas essa é a hora, hora de acabar com essa raça de vagabundos. Mas esse é apenas o primeiro nivel de vermes que assola o Rio. Depois teremos o segundo, terceiro…. e ai vai.
Errata
Paulo Henrique disse:
26 de novembro de 2010 às 8:15
Me confundi ao dizer sobre a função do EB no cenário.
“Serão enviados 800 homens do Exército, para garantir a proteção dos perímetros das áreas que forem ocupadas pelas polícias.”
Freire…Nada sera testado…Assim como coisa alguma sera feita de fato….O que acontecera sera o mesmo que aconteceu antes…..Acordão…..Cumprimento das exigências……..
http://www.youtube.com/watch?v=2ZR6Fi_H8GE
Que desmoralização…………
Quando o cabral queria os sabres para PM neguinho aqui ficava fazendo chacota. Agora querem que a FAB mande eles para lá ? kkkkk
Eu espero que, agora, se entenda que não tem mais volta. A operação só pode acabar quando quase todos os líderes do tráfico estiverem presos ou mortos, quando tiver ocorrido uma verdadeira quebra das estruturas criminosas.
Mas não adianta tapar o sol com a peneira.
O crime precisa ser contido no Brasil inteiro, mas é imprescindível que saiam do papel os planos de controle de fronteiras, com a aquisição de helis de ataque e transporte, UAV(s), navios patrulha, etc… sem isso, não se diminui drasticamente a entrada de drogas e armas no país.
Aguardem!! “A Batalha do Alemão”
Chama a tropa lá do Batalhão de Selva, desce todo mundo anoite naquelas matas lá em manda subir a rapaziada lá de baixo, arrebenta também de cima para baixo!
OS DOIS HELICOPTERS SERÃO OS MI 35 ?
OFF.
Uma brincadeira acabou na morte de um cabo do exército na madrugada de quarta (24) para quinta-feira (25), em um quartel da zona oeste do Rio.
Segundo familiares da vítima, um soldado havia perguntado: “Se os bandidos entrassem aqui,o que vocês fariam?”, se referindo aos ataques que assolam o Rio desde sábado (20).
Um outro soldado teria respondido “eu faria isso” e atirado contra Felipe Lima, de 22 anos, que morreu na hora.
O jovem será enterrado às 14h desta sexta-feira, no cemitério de Ricardo de Albuquerque, na zona norte.
http://noticias.r7.com/rio-de-janeiro/noticias/cabo-do-exercito-morre-apos-brincadeira-sobre-atentados-no-rio-20101126.html
… diga-se 1º BIS
Aguardando que o Exército , Fuzileiros, a PM do Rio e o BOPE façam o que tem de ser feito.
Boa sorte, e cumpram com seu dever. A Nação e povo do Rio agradece.
[]’s
Eu só quero ver esses bandidos se ferrarem.
Mas a culpa disso tudo, também cai sobre todos aqueles compram drogas e automaticamente sustentam o tráfico.
Quem usa drogas está destruindo a si mesmo e a sociedade também.
…Sem contar a má impressão que passa para o mundo…
Isso me envergonha
Sds
é hora de fazer uma limpa nesses vagabundo perturbador da ordem quero ver os mi 35 mostrar os dentes pra esses favelados malditos lancem bombas nas favelas eleminem os de uma vez por todas a nação vai aplaudir
o grande tráfico se ferrou.
eles acharam que as UPP’s e afins estavam só de onda eleitoral, e viram que elas vieram para ficar.
no sufoco fizeram este levante.eles tentaram fazer um como aquele de uns anos atrás e o do PCC em SP. Achou que a polícia ia dar uma recuada e tal.
Pelo que vi, certamente a inteligência da polícia já sabia que algo ia acontecer, mesmo que a poucos dias. A reação foi muito forte, ostensiva e firme. Duvido que a bandidagem esperasse algo deste tamanho.
e os blindados da marinha foram um grande trunfo que pegou os malas de calças curtas. os bloqueios que seguravam caveirões não dão conta dos blindados.
Mas o que ficou de positivo para mim, foi:
– a sensação de que na situação atual, não dá pra pegar leve;
– amplo apoio de todos os setores da sociedade;
– a comunidade ler que a intenção da polícia é mesmo expulsar a bandidagem, daí o apoio.
– quebrou a estratégia da bandidagem que sabe que quanto mais bater, mais vai apanhar. a estratégia onde jogaram as fichas foi um tremendo tiro no pé.
Pelo que falaram, serão 800 homens da Brigada Paraquedista.
Um Batalhão de soldados profissionais e de alto nível operacional.
Se eles entrarem no Complexo do Alemão, vai ser uma carnificina. Não vai sobrar malaco vivo pra contar história.
Que Deus abençõe e proteja as pessoas inocentes que moram lá dentro.
Prezados
Tudo bem que os blindados são da Marinha, mas pertencem aos Fuzileiros Navais. Ainda não vi ninguém aqui parabelizando o CFN.
Foram os militaes do CFN que conduziram os VBTT pelas comunidades, enfrentando tiro de todos os lados.
Vamos ser justos. Enquanto estamos em nossos lares comentando neste espaço um grupo de fuzileiros estava colocando o próprio pescoço para ajudar a resolver um problema de segurança pública.
Mas será que os Mil mi 35 estão totalmente operacionais? as tripulações já dominaram totalmente a máquina?e o pricipal: o armamento já chagou? sim, pois os três primeiros vieram sem munição, mísseis e foguetes, não sei se na chagada do segundo lote de Mil-Mi35 o armamento veio junto. Ocorre que o teatro que eles treinam é o amazônico, que é totalmente diferente do emprego no Rio, quer seja pela topografia, condição climática, o fato de ser um conflito urbano, de não poder atingir civis, os Direitos Humanos falando merda caso algum “coitadinho” daqueles vagabundos sejam mortos…tudo isso pesa. E cá prá nós, ver aquela sena dos vagabundos fugindo aos montes tava um alvo fácil para 4 Fenecs de Taubaté armados com .50, a estratégia teria sido: os blindados dão cobertuda ao avanço do BOPE, faz-se o cerco-como foi feito, mas faltou só helicópteros atirando com armamento mais letal. Mas aí novamente viriam os Direitos Humanos dizendo que atiraram nuns pobres indefesos etc…..
Quer um senário melhor para por a prova o nosso AH-1 Sabre? Manda uns três deles, armados até os dentes, vomitando aço nesses vagabundos! O Rio de Janeiro só chegou a este ponto por inércia do Estado! A instituição Estado nunca teve uma prova tão grande de falência como a demostrada por eles! A favela tomou conta! Favorecimento político, tudo o que se pode imaginar de podre! Não que não aconteça em outros estados, mas lá a coisa sempre foi descarada! Só leva a alcunha de cidade maravilhosa por conta do que foi a “séculos” atráz, e pq a sede da Globo fica lá…
Espero que a coisa não pare, que limpem a cidade, o estado! O povo carioca merece paz, e merece morrer de velhice, e não de bala perdida! E que o exemplo seja seguido por outros estados que estão na mesma situação, ou a caminho de!
E tenho dito…
Olá senhores! Eu não quero de forma alguma defender a vida desses meliantes, mas alvejar-los em sua fuga constitui-se em claro desrespeito a Constituição Federal (lei maior do país) em seu Capitulo sobre as garantias individuais! Eu quero lembra que bem ou mal ainda vivemos num Estado de Direito onde se respeita às leis. No momento da fuga a ação correta seria a prisão em procedimento de comando especial para que não ocorresse confronto armado ou se ocorresse que não houvesse perda de vidas inocentes! Senhores não pensem que nossa Constituição não possui instrumentos para suspender as garantias individuais e permitir que as ações paramilitares fatais e por conseqüência definitivas: O assim chamado estado de emergência! No estado de emergência ocorre uma intervenção federal direta com afastamento dos signatários dos poderes executivo e legislativo na unidade da federação onde está ocorrendo o afrontamento! Senhores eu particularmente acho que a situação no Estado do Rio de Janeiro há muito merecia um julgamento nos moldes do estado de emergência, porem eu reconheço, como morador de outro Estado, não tenho todas as informações somente as que a imprensa sensacionalista tem apresentado! Mas como diria os sábios “onde há fumaça há fogo”.
Eu gostaria de deixar alguns questionamentos: Se esses fatos estivessem ocorrendo em outro Estado que não fosse da base aliada do Governo Federal (por exemplo, São Paulo) haveria a proposta de intervenção? Depois de tudo isso a futura presidente ainda manterá o modelo de segurança publica carioca como futuro modelo de segurança publica nacional, como ela dizia em sua campanha? E por ultimo se por que só depois das eleições explodiu tudo isso? Será que realmente ouve um trégua entre bandidos? Bandidos traficantes e bandidos da autoridade publica – somente bandidos fazem trégua com bandidos.
Em tempo: Senhores o armamento mais leve (suave) do AH-2 Sabre é justamente o canhão duplo de 23 mm eu sei que as “figurinhas” do Rio merecem o beijo fervente desses canhões, mas o resto da população sofrida não! O Super Puma e o Sapão dão conta do serviço com louvor!
Cara !!!, nêgo esta viajando na maionese, MI-35, hahaha, além deles estarem na Amazônia, portanto muito dificil deles virem em tempo habil para o Rio, mesmo atraves de transporte aereo para participarem desta campanha, não tinha a minima condição de utiliza-los, pois eles destroem tudo que tem pela frente, e nos estamos numa area de dencidade populacional extensa, acorda galera, e parem de jogar WAR II, hahahaha