Exército testa VANT nacional em manobra militar
Luis Kawaguti
Três anos após experiências de uso de aeronaves não tripuladas na missão de paz no Haiti, o Exército fez ontem o primeiro teste em larga escala de seu Vant (Veículo Aéreo Não Tripulado), em uma missão simulada de defesa do território nacional.
Ele é um avião de controle remoto usado para reconhecer terreno e identificar alvos para armas de artilharia, segundo o major Ademir Rodrigues Pereira, do CTEx (Centro Tecnológico do Exército).
Ontem três Vants simularam este trabalho no Exercício Agulhas Negras, a maior manobra realizada pelo Exército no Sudeste em 2010. Nela, 4.500 militares simularam a defesa da região contra um hipotético exército de invasão estrangeiro.
Diferente da Polícia Federal, que comprou um Vant produzido em Israel para patrulhamento de fronteiras, o avião do Exército foi desenvolvido no Brasil.
O primeiro projeto começou em 2004 e foi coordenado pelo Ministério da Defesa.
Mas, no início de 2007, o Vant ainda não estava pronto para missões reais.
Por isso, as tropas brasileiras da ONU adaptaram câmeras de vídeo em aeromodelos para sobrevoar a favela de Citè Soleil – que abrigava o último grupo rebelde do Haiti.
Os aviões fizeram dezenas de missões de identificação de atiradores, barricadas e fossos antitanque.
“Eles tinham também um compartimento acionado por controle remoto que usávamos para jogar panfletos de propaganda que davam avisos e explicavam para a população o trabalho da ONU”, disse o coronel da reserva Cláudio Barroso Magno, que comandou do batalhão brasileiro da ONU no Haiti.
Esses aviões “artesanais” não possuíam grande autonomia de voo ou sistemas de GPS e de piloto automático.
“Não eram aviões operacionais militares. Nós os usávamos para obter um resultado psicológico, para eles [rebeldes e criminosos] saberem que os estávamos observando”, disse o general Carlos Alberto dos Santos Cruz, comandante da Segunda Região Militar.
Segundo ele, a primeira geração do Vant desenvolvida pelo Exército ficou pronta ainda em 2007 e exemplares chegaram a ser usados em testes no Rio Grande do Sul e também no Haiti -porém, quando não havia mais grandes combates no país.
VT-15
Já a nova geração do Vant, batizada de VT-15 e usada ontem, começou a ser desenvolvida em 2008 pelo CTEx com a empresa ACS.
“Há uma variedade muito grande de Vants no mercado internacional, é possível comprar, mas também nos interessa o desenvolvimento tecnológico, para que não haja dependência”, disse o general Santos Cruz.
O desempenho do Vant na missão será avaliado. Se o resultado for bom, o Exército pode começar a produzi-lo em escala.
FONTE/FOTO: Folha de São Paulo,via Notimp/ EB
O problema da FAB com a PF é mais complexo.. A PF comprou um UAV estratégico, de alta altitude e quer voar fora das aerovias, sem plano de vôo e para complicar o envelope de vôo deste aparelho está na área chamada pelo ATC de espaço aéreo superior. Para vocês terem uma idéia o espaço aéreo superior é acima do FL245 = 24.501ft = 7468m até o espaço sideral 😀 😀 . O teto máximo do Heron é semelhante ao de um grande avião comercial ou seja vão voar todos juntos e na hora que der m.. vão culpar o… Read more »
Putz..
agora que eu vi que coloquei no tópico errado.
Era para colocar no outro do VANT do EB.
Se quiserem transferir não tem problema algum.
Finalmente vamos começar a produzir alguma coisa… Esta discussão é a mesma do nosso programa espacial: Muitos se perguntam porque queremos desenvolver se podemos comprar… E a resposta é desenvolver para não ficar na dependência.
O problema é que este tipo de tecnologia ninguém vende ou transfere. Ou seja, tem que desenvolver sozinho. E para desenvolver, tem que começar por algum lugar, mesmo que seja por uma aeromodelo com câmaras, como no Haiti.
Como diz a música: Tofdos juntos vamos/Pra frente Brasil…
analisando o tipo de terreno que temos no Brasil,para uma boa utilização das nossas tropas do EB na Amazonia,acredito que poderiam desenvolver uma variante do VANT,uma variante para pousos e decolagens em lagoas e rios,pq sabemos que não se pode a todo momento construir pistas no meio da selva para missões com o VANT,bom isso é apenas uma leitura de uma eventual situação de um leigo que sou,se eu estiver falando algo de errado então desculpem-me!!
Primeiro VANT brasileiro.Tomara que se mostre muito bom.
o patriota disse:
8 de novembro de 2010 às 10:32
Pode ser uma boa sim,ninguém tinha falado nisso ainda…o negócio é saber se a idéia é praticável,por que eu ainda não vi isso em canto algum,nem aeromodelos pousando na água.Mas que a idéia pode ser considerada,eu acho que sim =].
Bom ver que teremos Vant’s nacionais.Não acho necessário comprar,nesse porte não pelo menos,por que são relativamente fáceis de se fazer.Pra um Vant grande,tipo o Heron,acho que um consórcio com a Embraer poderia render bons frutos.
Quais as especificações deste VANT?
Parabéns pela finalização dos projetos e que muitas melhorias venham para este vant ´´ quem sabe um predator à brasileira ´´ parabens ao Comando do exercito !.
Saudações,
Este Van é o Acauã?
a marinha tem vants de vigilancia que sao lançados com a mao… e acho q o exercito ja usa algo parecido. esse é mais apropriados para pequenas missoes, com soldados a pé.
No caso desse ai, deve ser transportado em algum veiculo, assim acho q pode usar a mesma via. O certo é adaptar para pousos e decolagens em pistas de terra…
Quem tem noticias sobre o VANT da Avibrás, “Falcão” ? que foi apresentado na LAAD 2010. ou este VANT que esta sendo testado pelo EB e uma variante dele?
Fiz uma visita pela minha universidade ano passado ao CAvEx em Taubaté, e bem neste dia eles estavam fazendo os primeiros testes de solo dele. Tive a oportunidade de ver todos os componentes eletrônicos já instalados, e conversei com os criadores a respeito do projeto e tudo o mais. Muito interessante, e acho que é esse o caminho a ser seguido, desenvolver tudo aqui no Brasil, utilizando todo o nosso potêncial, que hoje é um dos maiores do mundo, tanto na parte de engenharia, quanto na parte de construção.
Isso não é um VANT, isso é um aeromodelo, infelizmente.
Até mais!!!
Segundo um amigo meu, o Falcão da Avibras está indo bem. Como é um produto novo, a empresa está trabalhando muito, segundo ele rodando 3 turnos para finalizarem o projeto. A expectativa é para que 2011 ele voe. Vamos esperar e torcer, pois o Brasil merece e muito!
“…para uma boa utilização das nossas tropas do EB na Amazonia,acredito…”
A COMARA já resolveu esse problema, construiram um monte de pistas de pouso.
“…ou este VANT que esta sendo testado pelo EB e uma variante dele?”
“At the end of May 2010, Flight Solutions (FS) successfully completed the flight testing campaign of the VT15 UAV Development Program – a Brazilian Army contract signed with the aim of starting the development of its family of Tactical Unmanned Aircraft Systems.”
(http://www.google.com.br/url?sa=t&source=web&cd=7&ved=0CEEQFjAG&url=http%3A%2F%2Fwww.epicos.com%2FPortal%2FMain%2FHome%2FPages%2FItemDetails.aspx%3FwIaopCxX2Y9a9BQr6MkcNrHJc2%252B%252Fei6v%252FUyryFHCDwuvZkqljFtC6XpVSwGpHIDB&ei=aprYTKH6FYWglAeb3rDwCA&usg=AFQjCNH2LGldqAHuChTGItUNjTxX1dNY9w)
A UNICA “competência” da Avibrás, é se encostar no governo federal.
o ki e isso
Joselito, valeu!! otima noticia.