O Ministério da Defesa é o órgão do Governo Federal responsável pela direção superior das Forças Armadas, constituídas pelos Comandos da Marinha, do Exército e da Aeronáutica.

Sua principal missão é manter a soberania nacional e a integridade territorial, bem como estabelecer políticas ligadas à defesa e segurança do País, como a Política de Defesa Nacional (PDN).

Do montante de R$ 31,3 bilhões previstos para a Defesa Nacional, R$ 16,7 bilhões destinam-se aos gastos com o pagamento de pessoal ativo.
Os Comandos (Exército, Marinha e Aeronáutica) possuem na sua programação orçamentária as mesmas características para determinadas ações.

Quando se observa os programas de “Reaparelhamento e Adequação”, estamos nos referindo à aquisição/construção de equipamentos aéreos, navais ou terrestres, ou ainda à modernização dos atuais. Já o programa “Preparo e Emprego”, nos referimos às despesas para a incorporação, o treinamento e a manutenção das tropas.

Dessa forma, para a da Defesa Aérea, foram alocados R$ 3,5 bilhões, com destaque para o preparo e emprego das tropas, com R$ 1 bilhão; e do reaparelhamento e adequação da Força Aérea, contemplado com R$ 904 milhões, com o objetivo de comprar 50 helicópteros de transporte, e de desenvolver o avião cargueiro KC X, bem como atender a diversos compromissos contratuais de modernização e aquisição de aeronaves, inclusive as destinadas às atividades de caça e reconhecimento; e para melhoria do Sistema de Segurança de Vôo e Controle do Espaço Aéreo Brasileiro, com R$ 1,1 bilhão; e construção, reforma e ampliação de aeroportos de interesse nacional e estadual.

Em relação à Defesa Naval, há R$ 3,2 bilhões, distribuídos, predominantemente no reaparelhamento e adequação da Marinha do Brasil, com R$ 2,3 bilhões, e
no preparo e emprego do Poder Naval, com R$ 1 bilhão.

Os destaques são para o desenvolvimento do ciclo de combustível nuclear e do protótipo do reator para propulsão do submarino nuclear cerca de R$ 250 milhões; o Programa de Desenvolvimento de Submarinos (Prosub), que compreende a construção de 4 submarinos convencionais e 1 nuclear, incluindo a transferência de tecnologia para o País, e a implantação de um estaleiro e de uma base de submarinos em Itaguaí/RJ; além da participação no Programa Antártico Brasileiro (Proantar) no valor de R$ 9 milhões, mantendo o País no processo de discussão sobre o futuro da região antártica.

A área de Defesa Terrestre conta com R$ 1,4 bilhão e tem no preparo e emprego da Força Terrestre, que envolve a incorporação de 44 mil recrutas, o Projeto Soldado Cidadão, o qual qualifica jovens egressos do serviço militar para o mercado de trabalho; a implantação de Pelotões Especiais de Fronteira na Região Amazônica; e o reaparelhamento e adequação do Exército Brasileiro, com previsão de R$ 427 milhões.

Destacamos, ainda, as operações combinadas das três Forças no controle do tráfego aéreo, fluvial e terrestre, contribuindo para reduzir o fluxo ilegal de armas
e drogas, a extração ilegal e a evasão de riquezas naturais. As Forças atuam também em ações humanitárias, inclusive em outros países, em ações cívico–sociais, assistência hospitalar e ambulatorial; e ainda na Assistência e Cooperação das Forças Armadas à Comunidade, com ações de construção de infraestrutura e assistência às comunidades indígenas isoladas em regiões de fronteira no norte; bem como com o Programa de Transporte Aéreo; entre outras ações governamentais.

Vale ressaltarmos que há previsão de despesas para a realização dos Jogos Mundiais Militares, com a participação de 110 países e 7 mil atletas, entre competidores e técnicos.

FONTE: http://www.planejamento.gov.br

COMPARE:

0 0 votos
Classificação do artigo
Inscrever-se
Notificar de
guest

60 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Lol
Lol
14 anos atrás

Meu amigo isso ai não dá pra nada!

Crusader
Crusader
14 anos atrás

Só R$36 bi para dividir com as 3 Forças e ainda pagar os soldados ativos é ínfimo! Tinha que ser pelo menos R$20 bi para cada Força!!

falcon
falcon
14 anos atrás

Se prestarem atenção em 2011 o investimento sera menor do que em 2010

jr de carvalho
jr de carvalho
14 anos atrás

tristi isso e menos que dois por cento do pib brasileiro que e de 2,02 trilhoes mais ou menos de USD e em reais um pouco mais que 3,2 trhilhoes.

deveriamos gastar ao meu ver en 4 e 5 % do pib em defesa mais o menos 128 bilhoes com o ministerio da defesa.

Samuel Barros Pysklyvicz "Jaguar"
14 anos atrás

E por isso que a defesa nao vai para frente.
Isso e uma vergonha

le
le
14 anos atrás

Perai,que porcaria é essa puts orçamento menor que do ano passado ,tão de gozação.que bost…….mer….. porc.. arrrggggg!!!!!!!

Sopa
Sopa
14 anos atrás

Me fala onde no Brasil a folha de pessoal é menor que os invertimentos na area ??

Isso é Brasil, primeiro a folha inchadaça, depois os investimentos !

Quanto mais eu leio nesse blog mais desprezo tenho, imaginem por quem !

Eduardo
Eduardo
14 anos atrás

Pela análise do gráfica da pra estimar uns 300mi a menos esse ano em investimento, ou 100mi pra cada força…mas observem desde 2006! Estimando em 1,5-2bi o investimento em 2006 hoje está em 8,1bi ou seja aumentado em 4-5x o investimento em defesa…Eu realmente acredito que possa aumentar um pouco esses números, mas tem que ver a que se pretende usar as forças armadas!

Alguma força latino americana tem condições de invadir nosso território HOJE?? Acredito que não. Ok, seria difícil para nós invadirmos países mais equipados como Venezuela, Chile e Colômbia, mas qual a perspectiva de uma ofensiva militar contra esse países? Praticamente nenhuma na minha opinião.

E outra, o Brasil é um país com um PIB enorme! Se houvesse algum conflito dificilmente seria contra os interesses americanos ou da ONU, ou seja, com o FMS dos EUA e sua capacidade industrial estaríamos super equipados em 2-3 anos em detrimento da nossa indústria nacional. O que agora acho que não seja algo interessante para o país. Lembrem-se que os EUA não tem argumentos para colocar a opinião pública internacional contra o Brasil, visto que somos uma democracia reconhecida em todo o mundo e com forte cooperação com a ONU. Ao meu ver deveríamos investir na indústria nacional de defesa e manter sempre um tropa adestrada (principalmente) e com grande presença em áreas de maior tensão como a amazônia…equipadas com bom equipamento pessoal (incluindo a substituição do FAL), suporte de uma força aérea bem equipada (r99, ST, Rafale, AMX-M, EC725, MI35) além de um melhoramento das defesas anti-aéreas (M1, S-300)…Quanto a força naval creio que deva se concentrar em negação do mar territorial mesmo…Alguma força ultramar para participar de operações da ONU…um porta helicópteros usado da Royal Navy com capacidade de 800 fuzileiros com veículos de apoio, 12 heli médios etc, não seria nada mal.

Galileu
Galileu
14 anos atrás

Eduardo os EUA nãooooo são nossos inimigos!!! aliás o Brasil tem algum??

31bi para 3 forças…..realmente é um salário minimo!!! ahah

Lucas
Lucas
14 anos atrás

Folha inchada demais! Pensão que não existe, benefícil demais, ou as FA’s cortam esse peso morto, ou vamos ter que nos contentar quando a OTAN chegar pra tomar o aquífero guarani

Diego Luiz
Diego Luiz
14 anos atrás

Vergonha ver isso, Meu Deus, tanta coisa para defender e uma esmola dessa!!!!!

Mikhail Aleksandrovitch Bakunin
14 anos atrás

Lucas disse:
7 de novembro de 2010 às 0:32

ou vamos ter que nos contentar quando a OTAN chegar pra tomar o aquífero guarani

Melhor ler isso que ser cego.

🙂 🙂 🙂 🙂 🙂 🙂 🙂 🙂

@wagner
@wagner
14 anos atrás

Enquanto isso o orçamento Russo, Indiano e Chines estão aumentando. O Brasil militarmente já é paupérrimo, vai ficar ainda mais. Militarmente, só existem os Rics.
Como diriam nossos militares: ” To na m mas to na boa” …
Se essa é a mentalidade deles…

@wagner
@wagner
14 anos atrás

O Brasil devia seguir o exemplo russo: diminuir o numero de distritos e cortar numeros de pessoal, ao mesmo tempo, aumentar investimentos nas industrias locais. Ter uma politica de longo prazo, e dar prioridade para novos projetos, e gastar dinheiro somente com coisas novas, exceto alguns upgrades que valham apena ainda, caso , dos russos, dos su 27 e mig 31 que ainda valem a pena serem reformados. Dos velhos navios, só os Kirov e os Slava serão reformados e mantidos, o resto será aposentado definitivamente, não vale a pena gastar dinheiro com projetos obsoletos. Mas aqui, ao invés disso, ficamos comprando sucata…
Nossas Forças Armadas são muito mais um cabidão gigante de empregos do que efetivamente uma força de combate.
A India tambem tem planos bons de longo prazo, a China tambem. O Brasil fica nesse atraso…

Dario Renato
Dario Renato
14 anos atrás

Interessante notar que (segundo dados do SIPRI – http://milexdata.sipri.org/result.php4 ), durante o governo tucano 1995 -2002, o percentual do PIB aplicado em defesa no Brasil oscilou entre 1,6% e 2%. Durante governo Lula esteve sempre em 1,5%.

Se fosse mantida a taxa percentual mais baixa do governo FHC (1,6%) durante os anos do governo Lula, a defesa nacional teria recebido 17,2 bilhões de reais a mais entre 2003 e 2009 , mas se a transferência de recursos acompanhasse a taxa mais alta (2% do PIB) a defesa teria recebido 86 bilhões de reais a mais entre 2003 e 2009.

Apenas uma constatação.

ABULDOG74
ABULDOG74
14 anos atrás

Se cortar-mos mais o efetivo pra tapar ” esse orçamento”, daqui a pouco teremos companhias de infantaria com 10militares quando na verdade é quase 180militares; e com o tamanho territorial do Brasil…………..muitos ainda dirão que podemos compensar isso com unidades mais móveis, mais isso jamais terá a função de inibir um avanço inimigo, as unidades móveis reforçam ou as vezes complementam as ações da unidades estacionárias.Precisamos SIM!de forças armadas operativas grandes e bem equipadas e só existe um jeito de isso acontecer que é o orçamento.
ADSUMUS.

Anderson Rodrigues
Anderson Rodrigues
14 anos atrás

Nossa que vergonha, tomara que isso não seja verdade meu Deus, se for isso mesmo pode esquecer os Helis e artilharia antiaerea do Exercito e novos projetos ano que vem.
Podemos não ter inimigos meus amigos mais a Ingraterra não considereva a Argentina iniminga até o ataque de 1982.
Não Precisava muito so aumentar o orçamento de defesa de acordo com o pib ou seja o orçamento de 2010 + 8%

Alberto
Alberto
14 anos atrás

O pagamento de pensoes esta incluido na folha de pagamento das FAs. Mesmo transferindo esta despesa para a previdencia, sem reduzir o montante, o orcamento esta bem abaixo de nossas necessidades para termos FAs que temos que ter e nao as que da para ter com esta merreca.

Paulo
Paulo
14 anos atrás

O PIB do Brasil é maior do que os da Rússia e da Índia. Perde pro da China. Mas em renda per capita ganhamos de todos.
Mesmo assim a China dá um banho em comércio exterior e a Rússia, com PIB menor, lucra com comércio exterior o total das nossas exportações. Se a gente exporta 150 bi de dólares num ano, esse é o lucro deles com exportações.
Daí sobra mais dinheiro para investimentos.
Por que isso? Investimento em EDUCAÇÃO.

Chico AMX
Chico AMX
14 anos atrás

Enquanto não enxugarem as FAs, vai ser esta “farra” com o orçamento! parece até o Senado/Câmara!

Observem o Gráfico! olhem onde anda os gastos com pessoal (salários/pensões) e o pensem! isso numa empresa privada é o fim! gastar tudo com os funcionários e não se equipar é morte certa!

Sds!

marcos adriano
marcos adriano
14 anos atrás

o orçamento das forças armadas deveria ser de 100 bilhões de reais!!não 31.3 bilhões de reais!!!!ah deveria se proibir contingência do orçamento.estão de brincadeira com nossa defesa e proteção das nossas Amazônia!!deveria se economizar no custeio para investir em programas de defesa.

Chico AMX
Chico AMX
14 anos atrás

Pois é Marcos, mas não é, e como não é, precisamos enxugar o efetivo! profissionalizar! mais vale 100mil militares bem treinados que 350mil meia boca!

ABULDOG74
ABULDOG74
14 anos atrás

Só relembro que as FA, já faz muito tempo, fez um trabalho de enxugar o orçamento, principalmente o caso de pensão pra filhas; mas concordem que isso vai demorar muito tempo pra ter resultados práticos.
ADSUMUS.

Rodrigo
Rodrigo
14 anos atrás

Chico AMX disse:
7 de novembro de 2010 às 13:06

Concordo com você.

Cadê a tal reformulação ?

O que eu vi foi o PR aumentando ainda mais as FFAA.

roni
roni
14 anos atrás

esqueçam o brasil eo pais do futuro portanto so no futuro vamos ter um exercito capaz de nos proteger talvez em 2510 quem viver vera

@wagner
@wagner
14 anos atrás

Sim Paulo

Lembrando tambem que no IDH a Russia é o melhor dos Brics, embora o Brasil não esteja muito distante dela…

marcus
marcus
14 anos atrás

Temos que enxugar as forças armadas. As mesmas deveriam se concentrar no seu objetivo maior, formação de combatentes.A área de equipamento,e sua logistica deveria ser única para as 3 forças.Acabar com o serviço militar obrigatório.O ingresso nas forças armadas seria uma opção de carreira.Sobraria dinheiro para atualização tecnologica.
Compra conjunta de equipamentos, da pistola automatico, ao helicoptero, misseis antiaereos. Tudo deveria ser padronizado.

dod
dod
14 anos atrás

o ki e isso podem explicar por favor
a vão comprar carrinho de bate bate : to zuando mas pocha assim não da

Pedro Mota
Pedro Mota
14 anos atrás

Tá na hora de fazer uma reforma na caserna, urgente! Uma reforma previdenciária… aí sim aumentar os investimentos com as forças. Até lá, eles(militares) nunca vão reclamar de nada e quando algo de ruim estourar(uma guerra ou incidente), vão lá e falam, há não nós dão equipamenteso sem condições para nada…(claro que com razão). Mas acho que tem que reformar,atualizar todo a estrutura militar nas 03 forças, torná-las efetivamente profissionais, instituir a meritocracia e tudo o mais. Abraços.

joca
joca
14 anos atrás

É triste !! Somos grandes exportadores de grãos. PQ, não investimos em tecnologia, seremos exportadores da mesma. Nos vangloriamos em ser o celeiro do mundo, pra quê? Uma das primeiras medidas de Obama foi justamente investir em tecnologia, e investe pesado. EX: O estado do Espirito Santo é um grande exportador de granito (PEDRA) para a Itália, depois compra da mesma as peças trabalhadas com um valor absurdo. Valor Agregado, será que os governantes sabem o que é isso?Preferimos vender Toneladas de grãos do que ser detentor de tecnologia. EU NÃO ENTENDO ESSES CARAS. No congresso, e no senado só tem homosapiens como nosso futuro deputado federal tiririca, a culpa é nossa mesmo!!

Nick
Nick
14 anos atrás

Seria bom separar dos gastos com pessoal, o que é da ativa, e o que é reserva,pensionistas e inativos. Permitiria uma análise melhor.

No mais, fica difícil para as FAs operarem com esse orçamento ridículo. E ainda vem os contigenciamentos.

Enquanto não tivermos um orçamento descente, e blindado contra cortes e contigenciamentos, não dá para ficar criticando as FAs.

[]’s

wjw
wjw
14 anos atrás

Só a força aerea tem 73000 pessoas eu fico indignado com isto tem que haver uma reforma nas forças armadas urgente 50000 pessoas na força aerea é mas que suficiente. 73000 representadas por um teco teco dos anos 70 (f5) se 50000 fosse representada por rafale ou gripen ou su 35 estariamos melhor.

caiozin
caiozin
14 anos atrás

agora a vaca vai pro brejo Dilmavez…….

também fico indignado, mas parece que os generais de pijama não. Até quando eles vão aguentar isso ?
pq não fazem nada ? não tem poder ou fuzis suficientes
para tal ? as vezes acho que o Brasil deveria se espelhar em países que nem se comparam, quando se fala em tamanho, em PIB ou em Influência. como Honduras por exemplo…………

caiozin
caiozin
14 anos atrás

general Olímpio Mourão Filho deve estar se revirando no túmulo.

Zorann
Zorann
14 anos atrás

E tem gente que ainda defende a aquisição de submarinos e caças por preços fora de nossa realidade.

E aí fica a dúvida: Teremos condições de manter esses equipamentos que desejamos comprar?

De acordo com nosso orçamento, acredito que não.

Yasser
Yasser
14 anos atrás

E ainda querem comprar Rafales…. que piada….

Enquanto os militares não fizerem uma reforma para reduzir o gasto com salários e pensões, vai continuar assim. Viúvas ganhando uma fortuna de pensão, e suas filhas idem… que por sinal não se casam para não perderem o direito a pensão.

Korolev
Korolev
14 anos atrás

Pessoal, o problema não é a folha de pagamento, o problema são os 3bi em investimento, de facto. Até concordo que necessita uma reestruturação nos recursos humanos das FAAs, mas é ilusão achar que isso trará uma mudança perceptível enquanto os investimentos forem esse.

OLIVIER
OLIVIER
14 anos atrás

Cinco pontos a ressaltar:
1. O PIB do Brasil e’ de longe o menor dos quatro BRICS.
2. O dinherao gasto com inativos e pensionistas no Brasil e’ enorme.
3. A quantidade de pessoal da ativa e’ muito elevada em relacao aos meios de combate disponiveis. Parece que falta eficiencia.
4. Deviamos nos pautar por melhores comparadores internacionais e indices mais elevados de eficiencia operativa, qualidade das armas e capacidade efetiva de combate.
5. Vejamos os meios da: Royal Navy, Forca Aerea Sueca, Armee de Air e outras em relacao ‘a quantidade de Pesoal ativo. A diferenca e’ brutal. Mesmo comparando com o Chile e ate’ a Colombia, estamos mal … Precisamos melhorar… Precisamos fazer uma reforma urgente para racionalizar gastos de pessoal e termos os meios modernos que necessitamos. Balancear quantidade e qualidade e’ fundamental.

Alekseyevich
Alekseyevich
14 anos atrás

COMENTÁRIO EDITADO

Senhor Alekseyevich,

Seu comentário foi editado, devido ao conteúdo ser inadequado ao assunto em discussão, bem como descumpre as normas de conduta do Blog.

Usuário banido, por demonstrar de forma consistente e indubitável que é incompetente, incapaz e indigno de conviver na comunidade.

USUÁRIO BANIDO.

Administração Trilogia de Defesa

charles
charles
14 anos atrás

Parágrafo acima do primeiro grafico:
“e no preparo e emprego do Poder Naval, com R$ 1 bilhão.”

E o forte e o aereo não vão ganhar nada??
auahuahauuahuauahuah
Daria pra melhorar o site com uma graninha dessa, ou doar as FA. =)

Fabio
Fabio
14 anos atrás

Diferentemente de alguns paises, as FAs brasileiras não estão SÓ voltadas para a função operacional !!!!

Exemplo no Exército: “Braço Forte e Mão Amiga”.

Então não tem como comparar os efetivos !!!!!!!!!!!!!!!!!

Em relação a gastos com inativos/pensionistas, antes de ficar falando “abobrinha” sugiro que leiam a respeito e saibam do que estão falando. Mas antes de mais nada, está tudo previsto em Lei! quem faz as leis? ( haaaa taaaaa).

Em relação aos efetivos ainda, quantos por cento são militares temporários? quantos por cento são militares prestando serviço militar obrigatório? (haaaa taaaa).

Ou realmente alguem acredita que os militares “não querem” Forças Armadas apenas com efetivos profissionais, enxutas, com equipamentos atualizados tecnologicamente?

E por que isso não existe hoje?
PORQUE NÃO EXISTE VONTADE POLÍTICA para isso! (pode ser PSDB ou PT).

E o orçamento destinado a defesa é a prova!

(ponto final)

Gilberto Rezende-Rio Grande/RS
Gilberto Rezende-Rio Grande/RS
14 anos atrás

Cruzes e ainda tem gente querendo diminuir o efetivo e o salário dos militares!!!

Amigos o Brasil é um país IMENSO e o número de militares por KM² é absolutamente insuficiente.

O país PRECISA de mais militares profissionais (e menos serviço militar obrigatório) e MUITO MAIS EQUIPAMENTO!!!

Diego Assumpção
Diego Assumpção
14 anos atrás

Nossa, sério que eu li gente dizendo que a folha de pagamento tá inchada e que existe a necessidade de se reduzir salário!?????? Um Coronel com 30 anos de serviço vai ganhar no máximo 7 mil reais, se fizer uma carreira estupenda.

Só tem leitor de Veja aqui???

Ampliem, diversifiquem e não falem sem o devido conhecimento.

E ao blog, desnecessário o negrito em uma frase descontextualizada… não preciso definir o negrito porque só houve um.

Dennis
Dennis
14 anos atrás

Assumpção, salário não, mas digo pensões para viúvas, filhas e filhos. E outra, o Brasil é o pais onde tem mais comandantes por trocentos mil soldados…. nem os EUA tem isso.

Marcelo
Marcelo
14 anos atrás

Eu nao entendo o que acontece na cabeca desse povinho que governa o Brasil… Nem quero entender…
Moro fora do Brasil e vivi (e vivo) com diferentes culturas (e tem cada povinho aqui fora tambem…).
No entanto, sempre sonhei com umas FA dignas do tamanho do Brasil. Parece que vou continuar sonhando.
Nao existe visao estrategica no Brasil, eh uma vergonha…

Diego Tarses Cardoso
Diego Tarses Cardoso
14 anos atrás

Como alguem tem coragem de votar um orçamento desses ????
Me digam como é que o exército vai manter a tropa terrestre com R$ 1,4 bilhoes ?????
Tudo bem que R$ 8 bi foram para equipamentos,mas com certeza estão inclusos os caças,submarinos,blindados e helicopteros, e o resto ???
Vai levar muito tempo ainda para defesa nacional ser levada a sério no nosso lado do continente.

Crusader
Crusader
14 anos atrás

Bem, vamos fazer algumas contas…

Nosso PIB está algo entorno de R$3 trilhões (três trilhões de reais)…
Se, por acaso, nosso governo investisse 2,5% do PIB nas nossas Forças Armadas, isso seria equivalente a:

3.000.000.000.000 : 2,5% = 75.000.000.000

Teremos um resultado de R$75 bilhões (setenta e cinco bilhões de reais).

Bem, é claro que com esse valor, vai quase R$20 bilhões (vinte bilhões de reais) para pagamento do Pessoal Ativo:

75.000.000.000 – 20.000.000.000 = 55.000.000.000

Sobraria R$55 bilhões (cinquenta e cinco bilhões de reais).

Se dividirmos esses valores por 3 daria:

55.000.000.000 : 3 = 18.300.000.000 (Eu arrendodei, dava um número quebrado)

Como mostra esses cáculos, cada Força Armada teria a disposição um pouco mais de R$18 bilhões de reais (dezoito bilhões de reais). Acho isso mais do que suficiente para comprar novos equipamentos para o reaparelhamento das três Forças Armadas.

Ps: Se tiver algum erro, me avisa… não sou muito bom em matemática…

Ps²: Se cada FA investisse 1% no nosso programa espacial, seria R$180 milhões por Força Armada, ou seja, R$540 milhões no total.

Claro que isso é só a minha teoria, mas sonhar é de graça, não é? 😀

DaGuerra
DaGuerra
14 anos atrás

Peraí, não foi aconselhado aqui neste blog que votar contra o partido de FHC seria o apropriado para a continação da magnífica END? Como assim, menos investimento em 2011 que no ano anterior? Alguém…pode explicar??

Baschera
Baschera
14 anos atrás

Claro….. vamos inchar de “sordado cedadão”….. transformaram o EB em casa de caridade… e por aí vai…. o dinheiro para o ralo.

Não dá para comentar ….

Sds.

brazilwolfpack
brazilwolfpack
14 anos atrás

Vexame! So que no Brasil isso ja nao e nenhuma novidade. E o pais do papo furado mesmo. E ainda existem aqueles que levam em serio Brasil no Conselho De Seguranca da ONU. Uma pergunta; Por que sera que ainda existe a letra B no tao mencionado BRIC??? Encaremos a realidade,nesse pais nao existe seriedade com a defesa. E o pais do samba,futebol e cachaca. Defesa deixa pros americanos mesmo. E so abrir uma base da US NAVY. O resto e brincadeira.