Exército testa aeronave não tripulada
Testes foram realizados em Pirassununga, no interior de SP. Equipamento será usado em simulações de guerra
O Exército testou nesta sexta-feira (5), em Pirassununga, no interior de São Paulo, uma aeronave militar que voa sem ninguém a bordo. O veículo aéreo não tripulado, chamado de vant, tem tecnologia brasileira e serve, principalmente, para patrulhar regiões consideradas perigosas.
Ele manda imagens e informações para a equipe em solo. O modelo será usado a partir de sábado (6) em uma simulação de guerra, com a participação de 4,5 mil homens do Exército.
FONTE: G1 / VÍDEO: Clique aqui
Para mim, a unica coisa de nova ai é a simulação de guerra, vão ser os fusileiros que irão fazer o exercicio ou será o exercito mesmo?
valeu pelo menos pela iniciativa.
Antes tarde, do que nunca. Estava na hora do EB ter o seu VANT também, me ocorreu uma lembrança, e o VANT da PF a FAB promoteu abater se ele levantar voo, fará isso com o do EB também?
É um Vant bem simples, mas é um Vant. rs
Com vídeo em:
http://g1.globo.com/jornal-nacional/noticia/2010/11/exercito-brasileiro-testa-aviao-nao-tripulado.html
Colt disse:
6 de novembro de 2010 às 9:42
Colt,
Lembre-se que as partes mais complexas de um VANT são o software e a eletrônica embarcada, especialmente os sistemas de comunicação e navegação autonônoma.
Fora isso, ele não tem nada de excepcional em relação a um avião ou aeromodelo normal.
Por isso, não subestime o projeto só pela sua aparência. Se a parafernalha eletrônica funciona bem, significa que o mais difícil já foi feito. Agora é só uma questão de aumentar a escala para ter mais carga útil.
O EB já vem testando esse modelo tem algum tempo.
(http://www.google.com.br/url?sa=t&source=web&cd=1&ved=0CBwQFjAA&url=http%3A%2F%2Fwww.flightglobal.com%2Farticles%2F2007%2F04%2F13%2F213216%2Fflight-solutions-ready-to-unleash-watchdog-medium-tactical.html&ei=BIfVTJeqK8X7lweWx52RCQ&usg=AFQjCNF8hIszargE1-5mhuCU74cccqLSYA)
Melhor do que paparicar “aquela que não se sabe pq, não pode falir” Avibrás ou os produtos “nacionais” da AEL.
Junior / São José-SC
Sobre a bronca FAB X PF, fora uma possível ciumeira, é que o controle de tráfego aéreo exigia da PF um plano de vôo, uma vez que o modelo a ser testado tinha condições de voar na mesma altura das aeronaves comerciais. E iria sobrevoar áreas com tráfego aéreo.
Abraços
DV disse:
6 de novembro de 2010 às 13:35
Onde vc viu no meu texto subestimação ao projeto?
Sugiro que faça a compreensão de texto correta.
Esta que vc fez quanto ao meu comentário foi errada.
Vc pegou um texto simples e correto (afinal é sim um Vant bem simples, isso é claro, mas mesmo assim, um Vant como eu reafirmei) e depreendeu dele uma crítica de minha parte.
Essa “sua leitura” fica por sua conta.
Se eu quisesse fazer uma crítica negativa, ela seria explícita e fundamentada.
E seu eu quisesse subestimar qualquer coisa, provavelmente não conseguiria pois, não seria nada difícil eu estar fazendo uma estimação correta.
Quanto ao texto em si, “É um Vant bem simples” – isto é claro; quer comparar? Quer uma lista de Vants que não podem de chamados de “Vant bem simples”?
– Global Hawk
– General Atomics MQ-1 Predator
– IAI Heron
– TAI Anka UAV
– Tu-139 DBR-2
– EADS Barracuda
– Dassault NEURON
Tá boa a comparação? Tá mais claro o que é um Vant complexo e que aquele do post é bem simples?
Quer ver um mais complexo que não tem grandes dimensões? :-
– SHARC Swedish Highly Advanced Research Configuration demonstrator.
“On Wednesday August 25 (2004), Saab conducted its first totally autonomous flight with its unmanned aerial vehicle, the SHARC technical demonstrator. SHARC took off, flew and landed completely according to plan, and Saab can now count itself among the few companies to succeed in conducting a totally autonomous flight.
By conducting flights with autonomous take-off and landing, we have
shown the rest of the world that we are a company to be reckoned with in future collaborative international UAV projects.”
A coisa pousa e decola sozinha.
Abraço!
Colt disse:
6 de novembro de 2010 às 15:45
Se você se ofendeu pela minha nota, não era intenção. Sossega aí.
Não tinha como saber que por “bem simples” você estava fazendo um juízo de comparação com o máximo que existe em tecnologia no mundo e não um juízo absoluto do projeto. Se quiser, por exemplo, comparar com um demonstrador de tecnologia, financiado pelos maiores consórcios europeus, e que só deve voar em 2012 (o Neuron), aí todo o resto é carroça mesmo.
De resto, como você certamente sabe melhor do que eu, o nosso modesto VANT, mesmo em sua versão anterior, já conseguiu fazer autonomamente todo o mapeamento de um rio. Ou seja, não é um mero aeromodelo com piloto automático para vôo nivelado. Era só esse meu ponto, quando ainda não tinha entendido o que você quis dizer com “bem simples”.
Abraço.
DV disse:
6 de novembro de 2010 às 16:13
De maneira alguma me ofendi.
Mas faço questão de apontar sua interpretação equivocada sobre o meu comentário.
Não sei se você percebeu, mas citei, a título de comparação, o Tu-139 DBR-2 que voou em 1968 (ou seja, não é o máximo de tecnologia no mundo) e o TAI Anka, que está em desenvolvimento pela Turquia e não por algum dos maiores consórcios europeus, mas por um país em desenvolvimento, assim como o Brasil.
À propósito, as palavras “…mero aeromodelo radio controlado” só foram citadas no seu último comentário, não no meu.
Quanto a você não entender o que eu quis dizer com “Vant bem simples”, não se preocupe, eu entendo, mas é interessante você ter em vista que, como estamos comentando um blog de assuntos militares, o universo de armamento objeto das matérias engloba vários países, mesmo porque, nossas FAs compram de vários países.
esse exercício que está rolando em Pirassununga, tive a oportunidade de participar anos anteriores, mas sem algusn esquadões da PE, artilharia que se não em engano estão participando. Mas o BAvEx participou e foi um grande treinamento de reconhecimento!!!
Calma povo, é mesmo uma bagunça saber qndo um rpv; uav ou uas é somente tático, MALE ou HALE ou essa turma de demonstradores tecnológicos.
Isso é propaganda, tem em Foz um desses e ta tudo lá apodrecendo. Bura balela do Jobim…
ps: aproveitando, a Russia desistiu de comprar de Israel e vai fazer ela mesma o seu.
“…a Russia desistiu de comprar de Israel e vai fazer ela mesma o seu.”
Não é o que o link abaixo diz:
(http://www.flightglobal.com/articles/2010/10/15/348471/iai-oboronprom-sign-uav-production-deal.html)
Mas se a Russia pretende assim deixa baterem cabeça sozinhos, melhor pro Ocidente que somente vai ampliar, a sua já considerável hegemonia nesse segmento.