Exército testa aeronave não tripulada
Testes foram realizados em Pirassununga, no interior de SP. Equipamento será usado em simulações de guerra
O Exército testou nesta sexta-feira (5), em Pirassununga, no interior de São Paulo, uma aeronave militar que voa sem ninguém a bordo. O veículo aéreo não tripulado, chamado de vant, tem tecnologia brasileira e serve, principalmente, para patrulhar regiões consideradas perigosas.
Ele manda imagens e informações para a equipe em solo. O modelo será usado a partir de sábado (6) em uma simulação de guerra, com a participação de 4,5 mil homens do Exército.
FONTE: G1 / VÍDEO: Clique aqui
Para mim, a unica coisa de nova ai é a simulação de guerra, vão ser os fusileiros que irão fazer o exercicio ou será o exercito mesmo?
valeu pelo menos pela iniciativa.
Antes tarde, do que nunca. Estava na hora do EB ter o seu VANT também, me ocorreu uma lembrança, e o VANT da PF a FAB promoteu abater se ele levantar voo, fará isso com o do EB também?
É um Vant bem simples, mas é um Vant. rs
Com vídeo em:
http://g1.globo.com/jornal-nacional/noticia/2010/11/exercito-brasileiro-testa-aviao-nao-tripulado.html
Colt disse:
6 de novembro de 2010 às 9:42
Colt,
Lembre-se que as partes mais complexas de um VANT são o software e a eletrônica embarcada, especialmente os sistemas de comunicação e navegação autonônoma.
Fora isso, ele não tem nada de excepcional em relação a um avião ou aeromodelo normal.
Por isso, não subestime o projeto só pela sua aparência. Se a parafernalha eletrônica funciona bem, significa que o mais difícil já foi feito. Agora é só uma questão de aumentar a escala para ter mais carga útil.
O EB já vem testando esse modelo tem algum tempo.
(http://www.google.com.br/url?sa=t&source=web&cd=1&ved=0CBwQFjAA&url=http%3A%2F%2Fwww.flightglobal.com%2Farticles%2F2007%2F04%2F13%2F213216%2Fflight-solutions-ready-to-unleash-watchdog-medium-tactical.html&ei=BIfVTJeqK8X7lweWx52RCQ&usg=AFQjCNF8hIszargE1-5mhuCU74cccqLSYA)
Melhor do que paparicar “aquela que não se sabe pq, não pode falir” Avibrás ou os produtos “nacionais” da AEL.
Junior / São José-SC
Sobre a bronca FAB X PF, fora uma possível ciumeira, é que o controle de tráfego aéreo exigia da PF um plano de vôo, uma vez que o modelo a ser testado tinha condições de voar na mesma altura das aeronaves comerciais. E iria sobrevoar áreas com tráfego aéreo.
Abraços
DV disse: 6 de novembro de 2010 às 13:35 Onde vc viu no meu texto subestimação ao projeto? Sugiro que faça a compreensão de texto correta. Esta que vc fez quanto ao meu comentário foi errada. Vc pegou um texto simples e correto (afinal é sim um Vant bem simples, isso é claro, mas mesmo assim, um Vant como eu reafirmei) e depreendeu dele uma crítica de minha parte. Essa “sua leitura” fica por sua conta. Se eu quisesse fazer uma crítica negativa, ela seria explícita e fundamentada. E seu eu quisesse subestimar qualquer coisa, provavelmente não conseguiria pois, não… Read more »
Colt disse: 6 de novembro de 2010 às 15:45 Se você se ofendeu pela minha nota, não era intenção. Sossega aí. Não tinha como saber que por “bem simples” você estava fazendo um juízo de comparação com o máximo que existe em tecnologia no mundo e não um juízo absoluto do projeto. Se quiser, por exemplo, comparar com um demonstrador de tecnologia, financiado pelos maiores consórcios europeus, e que só deve voar em 2012 (o Neuron), aí todo o resto é carroça mesmo. De resto, como você certamente sabe melhor do que eu, o nosso modesto VANT, mesmo em sua… Read more »
DV disse: 6 de novembro de 2010 às 16:13 De maneira alguma me ofendi. Mas faço questão de apontar sua interpretação equivocada sobre o meu comentário. Não sei se você percebeu, mas citei, a título de comparação, o Tu-139 DBR-2 que voou em 1968 (ou seja, não é o máximo de tecnologia no mundo) e o TAI Anka, que está em desenvolvimento pela Turquia e não por algum dos maiores consórcios europeus, mas por um país em desenvolvimento, assim como o Brasil. À propósito, as palavras “…mero aeromodelo radio controlado” só foram citadas no seu último comentário, não no meu.… Read more »
esse exercício que está rolando em Pirassununga, tive a oportunidade de participar anos anteriores, mas sem algusn esquadões da PE, artilharia que se não em engano estão participando. Mas o BAvEx participou e foi um grande treinamento de reconhecimento!!!
Calma povo, é mesmo uma bagunça saber qndo um rpv; uav ou uas é somente tático, MALE ou HALE ou essa turma de demonstradores tecnológicos.
Isso é propaganda, tem em Foz um desses e ta tudo lá apodrecendo. Bura balela do Jobim…
ps: aproveitando, a Russia desistiu de comprar de Israel e vai fazer ela mesma o seu.
“…a Russia desistiu de comprar de Israel e vai fazer ela mesma o seu.”
Não é o que o link abaixo diz:
(http://www.flightglobal.com/articles/2010/10/15/348471/iai-oboronprom-sign-uav-production-deal.html)
Mas se a Russia pretende assim deixa baterem cabeça sozinhos, melhor pro Ocidente que somente vai ampliar, a sua já considerável hegemonia nesse segmento.