Acordo de mão única
O que deveria ser uma reunião de acordo bilateral virou samba de uma nota só. O ministro da Defesa, Nelson Jobim, pediu de tudo à delegação russa que veio a Brasília há duas semanas: tecnologia de canhão a laser e armas eletromagnéticas de grande potência e de nanotubos. Mas nada ofereceu em troca.
FONTE: Octávio Costa / Isto é – 18/10/2010
Acordo de mão única não é acordo. Salvo a mendicância, mais parece inocência (!). Haverá treta?
Jobim de bobo não tem nada. Se não é francês, faz todo tipo de solicitação absurda e afugenta o dito cujo! Se for francês, pede uma ToT factóide de usinagem de peças, e assina o contrato (com todos os sobrepreços que a tal “ToT” exige). Mais um pouco e este cidadão vai receber a condecoração “Pour le Mérite”, por todas as suas contribuições para o desenvolvimento da industria francesa.
Quem é Octávio Costa?
Ele ou o Jobim estavam bêbados. Como o Jobim não bebe a ponto de cair (quem gosta de uma 51 é o chefe dele), ou ele ofereceu algo por debaixo dos panos tipo minério estratégico, ou assumiu o compromisso de um alinhamento automático e subserviência aos russos, bem ao gosto bolivariano.
Ou ainda, as “armas” citadas são apenas sonhos que demorarão décadas para serem concretizados.
E referida delegação não viria após eleição?
Mais uma do reporter “especialista” em defesa, Octávio Costa, da revista Isto é.
Jobim tenta fazer com os russos, o mesmo que a frança fez conosco, ou seja, o famoso acordo caracú.
Resta saber se os outros países serão tão otários como nós fomos pra aceitar um acordo como esse.
Nada ofereceu em troca? Não é possível que ele seja tão estúpido a ponto de que achar que os russos ( ainda mais os russos! ) farão tal acordo.Alguma coisa foi oferecida em troca.
Claro que ele ofereceu algo em troca: “dinheiro”, oque mais os Russos poderiam querer
Ao contrario do que muitos pessam aqui, acho esse Jobim, inteligente, experto , malandro e aquela cara de sonso. O tipo perfeito para lidar com os “negociantes de armas”.
E além do mais isso aí tá mais para boato do que para notícia.
Se foi uma negociação de $$$ para comprar Trasnferência de Tecnologia. Faltou $$$. Agora se envolvia uma compra simbólica de armas e com eles toda a tecnologia na “faixa” é pra rir mesmo. Certo os russos. Agora queria saber porque que com os franceses ele não joga duro também.
[]’s
Isso só pode ser sacanagem com minha cara, sacanagem do Lobbyn ou do repórter dessa matéria!!
Estamos bem servidos ¬¬!! ahahha
Não ofereceu nem o já tradicional lugar no KC 390???
Tem nego jogando verde com essa nota ai.
Cadê a matéria ?
A informação confere com o que eu e outro colega citavamos em conversas no xat do áereo alguns dias atrás…. e davamos “risada” com história do lasers… e os colegas lá não entendiam o por que…. aí está ela.
O que a nota não fala é que em resposta há uma indagação feita por um brasileiro há um dos presentes, russo, acerca de transferência de tecnologia…que respondeu:
– Mas não foi isto que oferecemos ??
PS: Na verdade, a nota é baseada em informações de um conhecido senhor que aparecia vez ou outra aqui mesmo na trilogia….. ganha um pirulito quem acertar !!
Sds.
Amigos, o que o Jobim pode ter negociado com os russos é participação em programas de desenvolvimento CONJUNTO dessas armas futuristas.
Pelo que eu sei são os AMERICANOS que tem estes tipo de equipamento OPERACIONAL.
Se os amigos pararem, por um INSTANTE, de fazer piadinhas e RACIOCINAREM; talvez entendam o SENTIDO para uma notícia APARENTEMENTE sem pé nem cabeça…
Os russos NÃO TEM OPERACIONAIS canhão LASER, armas eletromagnéticas de grande potência e equipamentos de blindagem por nanotubos.
As notícias desta NOVA classe de armas que aparecem ao conhecimento público são AMERICANAS.
É MAIS QUE INTELIGENTE propor aos russos colaborar no desenvolvimento destas armas que os russos certamente tem em planejamento…
E em ciência podemos colaborar e muito, SE PRIORIZARMOS RECURSOS EM INVESTIMENTOS CONTÍNUOS EM CIÊNCIA.
Tenho orgulho de ser gaúcho e poder começar a raciocinar! Sem constrangimento.
Caro Gilberto, o seu raciocionio é perfeito, mas tem um furo, como está na reportagem “Mas nada ofereceu em troca”, ou seja, nada de parceiria pois isto demanda dividir as despesas..
Concordo com o Baschera e digo mais, para mim, o mesmo foi plantado por um Sr muito conhecido.
[]
Nota totalmente sem sentido.
Foi uma reunião ou um acordo? Foi assinado algo? Cadê à matéria detalhada? Está estranha essa notícia, os russos não vão transferir essas tecnologias de mão beijada assim, a não ser que o Brasil entre com algum capital como a India no Pak Fa.
E tem outra o Brasil chutou o russos do FX-2 deu preferência para a França, sinceramente acho que está rolando algum dinheiro por trás para o pessoal apoiador do rafale.
oa americanos ainda naõ tém muitas armas desse tipo ainda em operaçaõ mas sim em fases de teste a varios anos como é o caso do laser destruidor de misseis balisticos que vem falhando nos testes ainda vai demorar muito para um arma esteja operacional mesmo com muita verba coisas que naõ faltam para os americanos a russia ainda esta´um pouco atrasada mas agora com recuperaçaõ economica isso naõ deve demorar muito…
Esparamos anciosos, pois com um acordo “desses”, não há país detentor de tecnologia, ainda mais os russos que não possuem tradição alguma. Logo, logo fecharão. Somos por demais espertos !