O risco da descontinuidade na Estratégia Nacional de Defesa
A Trilogia de Defesa se absteve de entrar no debate político até o momento, principalmente pela ausência da discussão sobre a Segurança Nacional nos debates dos presidenciáveis.
Mas devido à publicação de comentários supostamente feitos pelo ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, pelo nosso dever cívico resolvemos abrir o debate somente para este tópico sobre o risco da descontinuidade de programas que julgamos fundamentais para Defesa Nacional: o programa do submarino nuclear e o F-X2, para a renovação dos caças da Força Aérea Brasileira.
Segundo a publicação de esquerda Diário Liberdade, FHC teria dito as seguintes pérolas num encontro recente com empresários no Hotel das Cataratas em Foz do Iguaçu:
- Assegurou aos investidores norte-americanos que os acordos para compra de submarinos nucleares franceses serão revistos e dificultados. “Não temos necessidade desses submarinos”
- Sobre a compra de aviões para a FAB foi sarcástico – “para que? Meia dúzia de brigadeiros brincarem de guerra aérea?”
Sobre a veracidade das declarações de FHC, o editorial do Diário Liberdade traz esclarecimentos.
FHC confirmou que esteve em Foz, mas classificou de “mentirosas” as informações publicadas em blogs e que circularam na internet sob o título “FHC está acertando a venda do Brasil em Foz do Iguaçu”.
Lembramos que a Trilogia de Defesa é apartidária e buscamos a crítica construtiva e o debate democrático, livre de propaganda.
Por isso pedimos aos leitores que respeitem as regras de postagem, para que evitemos a edição e o bloqueio de comentários:
- Seja educado, respeite os outros leitores;
- Mantenha o blog limpo, não use palavrões;
- Mantenha-se no tema proposto. Não use esse espaço para propaganda política.
BATE-PAPO ONLINE: Converse com outros leitores sobre os riscos da descontinuidade na Estratégia Nacional de Defesa no ‘Xat’ do ForTe, clicando aqui.
TRAIDOR!
Maldito seja!
Eu gostaria de pergunta pra esse sujeito que se diz brasileiro o que o faz pensar que nós não precisamos desses submarinos nem dos caças do FX-2
Nunca ouvi falar desse diárioLiberdade. Infelizmente liberdade de informação não é muito a praia deles. De qualquer forma, é necessário que exista um vídeo/áudio, ou até mesmo um outro veiculo de maior credibilidade para repercutir isso que assim, comprovar tal comentário de FHC.
Certas coisas fazem parte do passado, e bem passado mesmo.
“Não temos necessidade desses submarinos”
“para que? Meia dúzia de brigadeiros brincarem de guerra aérea?”
por isso que e Brasil nunca foi pra frente!!!
Se algum dia entrarmos em alguma guerra eu quero ver … ele deve pensar que vamos produzir tudo em 5 minutos e ta la……. eh bom ser um país bem armado , pois somente assim é respeitado
Suspeitíssimas e não confiáveis essas informaçoes.
Recortes da notícia: “A conversa oficial de FHC com os empresários estrangeiros ocorreu na noite de domingo em um jantar cercado de toda a segurança possível e fechado à imprensa. Apesar dos cuidados tomados pelos assaltantes do patrimônio público, o encontro foi gravado e fotografado com uma câmera de celular.”
Uma referência:
http://www.joildo.net/noticias/fhc-diz-a-investidores-que-pais-nao-precisa-de-submarino-nuclear-e-nem-de-avioes-para-a-fab/
Isso cheira a fraude eleitoral. A veracidade dssas declarações devem ser investigadas PROFUNDAMENTE.
Não consigo entender o ranço que os políticos brasileiros têm contra os militares. Tá certo que em muitos momentos da história, estes estiveram envolvidos até o pescoço, mas não são necessários mais do que alguns fuzis e uns tanques da 2a. guerra pra um golpe militar. Então deixar as nossas forças armadas em estado de penúria beira a um crime de lesa-pátria. O futuro é sombrio. A guerra um dia virá, é inevitável! Se algum dia sugir uma ameaça real, vamos apelar a quem? À ONU? Ao Tio Sam, no caso de uma agressão chinesa por exemplo? Ou vice versa?
Como falta seriedade nesse país! Uma declaração dessas vinda de uma pessoa esclarecida como FHC só pode significar a necessidade de tentar humilhar os que oferecem a vida em troca da liberdade da nação. Uma lástima!
Ao invés de ser no Serra, alguém poderia tacar uma bolinha neste senhor que tantas pataquadas fez e disse contras nossas FA’s, mas na boca, porque pelo menos por alguns intantes o mesmo não diria mais abobrinha…
É fazer piada para não chorar mesmo, brincadeira alguém ter um pensamento desse tipo…
Por essas e outras que meu voto já está definido, e há bastante tempo..
Isso já foi desmentido logo no dia seguinte, mesmo que fosse verdade, esse bacana não apita mais nada.
Comentar “supostos” comentários fica difícil. Também nunca ouvi falar desse tal jornal. Precisaria checar se FHC realmente falou isso ou se pelo menos realmente esteve reunido com esses tais empresários neste tal hotel. Caso contrário estamos comentando algo virtual, não real.
E outra, Nelson Jobim é amigo pessoal de José Serra, disse nesta semana que não descarta participar de eventual governo tucano (até porque PMDB será governo ganhe quem ganhar), daí eu ter dificuldade de ver alguma verdade nisto.
PROVEM que ele falou isso….
Não costumo dar atenção a essas publicações neo-comunistas
Por que ele não quer hoje subs e caças se ele que começou o FX e ainda trouce a banh…ops!!! o NAe São Paulo?
E alguém pode acreditar no que um jornal de um grupo de esquerda fala do FHC? Ainda mais em véspera de eleição parelha…
O Átila tem toda a razão isto tem mesmo pinta de fraude eleitoral.
Perguntas:
Quem é Joildo Santos?
Que credibilidade tem este Jornal Espaço do Povo?
Difícil de acreditar que um homem com a inteligência do FHC iria dizer tanta asneira…
Olha, isso está 95% parecido com um HOAX (boato espalhado na internet).
1- Fernande Henrique se reuindo em plenas eleições apenas com o metiê financeiro americano (“big-shots”, como é falado nesse boato sem vergonha);
2- Evento fechado para imprensa, onde alguem miraculosamente obtém um vídeo em celular;
3- FHC reafirma infantilmente algo que jamais diria, que “foi falha da segurança” o fato de descobrirem que alguns panfletos desesperados foram impressos numa gráfica de alguém filiado ao PSDB;
4- Tudo o que o PT vem afirmando na forma de boato na campanha da Dilma (e que foi a maior estratégia do PT) agora apareçe sendo admitido pelo próprio FHC.
(COMENTÁRIO EDITADO POR SER AGRESSIVO E DESRESPEITAR A TRILOGIA)
Independentemente da veracidade (ou não) das recentes declarações, há inúmeras outras declarações desse senhor, quando presidente, acerca da – na opinião dele – irrelevância de nossas Forças Armadas. Opinião, aliás, compartilhada pelo candidato Serra. Quem quiser acreditar no contrário está apenas fazendo um exercício de auto-engano.
Não sou pró-Dilma, nem entusiasta do PT, mas é inegável que o atual governo fez muito mais pelas Forças Armadas que o anterior. Não é necessário nem dar muitos exemplos, pois qualquer levantamento estatístico comprova o que estou dizendo.
Muito cuidado! Alerta! A mídia financiada por interesses estrangeiros (aquela conhecida Rede de Televisão que favorece o interesse de petroleiras e multinacionais no pré-sal) pode nos levar a, inadvertidamente, postularmos por um voto LESA-PÁTRIA.
Apesar da fonte, ter um viés anti-qualquer coisa que não se coadune com sua ideologia, não duvido que o FHC possa ter dito isso.
Aliás só vamos saber se essa END é de fato um projeto de Estado:
a) Ela passar por 2 governos de matizes ideológicas diferentes.
b) O Brasil passar por um crise econômica severa, quero ver se a END vai existir.
c) Modificações na LEI Orçamentária que impeçam contigenciamentos de verbas por parte do MF e MP.
d) Adequação Orçamentária das FAs, que permitam a operação de unidades modernas, equipadas e treinadas. Que permitam investimentos em pesquisa pura e aplicada, e que permitam às nossas indústrias da área de defesa, se manterem com encomendas internas.
Por enquanto a END é só um pedaço de papel.
[]’s
Certamente, os ex-integrantes de movimentos terroristas tem mais simpatia pelos militares.
Cavalheiros, pedimos aos senhores que se atenham ao tema do tópico. Comentários que nada tenham a ver com o tema, já estão sendo deletados.
Bruta mentira deslavada!!!
Quem ouviu falar sobre este Joildo Santos?
Onde está a credibilidade deste panfletelho Jornal Espaço do Povo?
Acreditar que FHC tenha dito uma bobagem tamanha não se sustenta.
Apenas contra-informação de política suja para denegrir candidaturas contrárias. Fica claro como os atuais camisas-pardas agem com truculência física e verbal.
A minha pergunta refere-se ao “diário liberdade” já que não vou comentar sobre SUPOSIÇÕES que aparecem às vésperas de uma eleição eleitoral.
Minha pergunta então é a seguinte: Por que o ‘Diário Liberdade’ fica hospedado (seu SERVIDOR) na FRANÇA?
Por precaução (fuga) jurídica ou por questões logísticas da internet? Por que não hospedá-lo por estas terras?
Alvarez disse:
22 de outubro de 2010 às 13:16
“Não sou pró-Dilma, nem entusiasta do PT, mas é inegável que o atual governo fez muito mais pelas Forças Armadas que o anterior. ”
O que foi feito em oito anos?
250 MBT’s de 30 anos de uso
Patrulhas de 500 toneladas
Modernizações de aeronaves antigas e ST
De resto, promessas e contratos que podem ser rompidos a qualquer momento.
Talvez, vc é que esteja se enganando. Pronto, não há nada. Só papo furado.
Interessante esta colocação, me faço algumas perguntas:
È verdade?
Quem é FHC?
O que ele fez pelas forças armadas nos 8 anos que governou?
O que ele ta fazendo hoje??
Por quê ele diria ou faria isso???
Fatos:
As ações da petrobras tiveram uma alta assim que as pesquizas deram que serra havia crescido. …coicidencias?
Tentaram trocar nome da petrobras pra petrobrax lembram? outra coicindencia?
Dificil de acreditar que seja verdade, agora onde a fumaça a fogo…
Sempre é assim as vezes é tão absurdo ser verdade e impossivel que no fundo é muito pior ainda do que parece…
É como chegar em casa e dizer patroa quando ela pergunta onde vc tava?
Vc diz, numa boate de strep com 4 meninas na maior orgia … acha que ela acreditaria????rss
mentira,isso é coisa de petista que desejam prejudicar a imagem do psdb e FHC e da campanha de Serra
Essas supostas afirmações do nosso Ex-Presidente não são novas, o governo da linha de pensamento do FHC é favoravel apenas a “compra de prateleira” e isso não é boato muito menos invenção, é FATO. Não me impressiona nada nada o cancelamento de todos esses projetos da indústria de defesa que são tão importantes para o processo de desenvolvimento do País. É bom refletir muito sobre isso, a veracidade ou não de tais informações é questionavel, a linha de pensamento deles não é, basta ver o que a história diz.
Viva o desenvolvimento, viva a pesquisa e a tecnologia BRASILEIRA! Sou favorável ao governo que incentivar Pesquisa e Desenvolvimento, educação e segurança. O restante é consequencia disso.
Primeiramente gostaria de destacar minha total desconfiança da noticia. Como li em comentarios anteriores, ha de se averiguar a origem e a veracidade dos fatos.
Em segundo lugar, é necessario ter informações concretas para se poder opinar acerca de uma pessoa. É aceitavel comentar sobre a segurança nacional, que concordo estar “desamparada”, mas não se faz justo comentar sobre um ex-presidente ser confirmar a proferição de tais palavras por ele.
Não gosto dos dois lado mais isso é mais um lance do PT para engana os bobos , será que o PSDB ia dar uma mancada dessa na hora que as eleições não está definida. E o povo tem que esquecer Lula, FHC a eleição é DIlma e Serra eles que vão decidi as coisas .E temos que comentar mesmo estamos elegendo uma pessoa que vai decidi nossas vidas por 4 anos , baixamos muita a cabaça e o medíocre hoje que está dando as cartas .
Abrívio, lembre-se dos quatro submarinos SBR (propulsão convencional),do casco sub nuclear encomendados e na retomada do programa nuclear da Marinha, que resultar num reator embarcado.Lembre-se também dos 50 helis Caracal para as três forças, do Guarani 6×6, dos Vants em operação e em testes,e dos processos de aquisição do FX-2 e dos novos patrulheiros oceânicos e escoltas, que não estão parados.
Enquanto esse vídeo não estiver no youtube os fatos aqui eventados não passam de boatos.
Entendo que a maior discussão sobre a defesa nacional, no exato momento, é a própria realização dessas eleições, pelos vieses ideológicos em jogo.
Tudo feito e comprado perde o sentido se a política nacional se tornar desequilibrada.
No momento em que aparecer esse vídeo no youtube mudo meu voto.
Lamentável que um blog como o “Forte” dar ouvidos a uma ladainha ridícula publicada por um site que não tem a menor credibilidade. Foi concebido no governo FHC um dos passos mais importantes para a criação da Estratégia de Defesa Nacional, que foi a criação do Ministério da Defesa. Essa reunião em Foz do Iguaçu, pelo visto, foi quente mesmo… Segundo a “mídia petista”, FHC nessa reunião já teria vendido o pré-sal, a Petrobras e agora estaria detonando a END. Penso que um pouco de bom senso seria prudente antes de reproduzirem este tipo de informação. Lamentável que o “Forte” esteja se prestando a esse papel.
Repercutir notícia do “diárioLiberdade” é dose!
Sou apartidário, mesmo porque como eu sempre digo não existe esquerda ou direita ou centro no Brasil. O dinheiro $$$ compra todos!!
Mas com certeza o FHC falou isso, já vi entrevistas dele se referindo a esse assunto de defesa.
O cara é sociólogo e amigo do Clinton, vai esperar o que?
O bom disso é que pelo menos alguem toca nesse assunto de defesa.
abraço
Galante, sugiro, do fundo do meu coração, a remoção completa dessa post sobre o furo de reportagem relativo aos eventados destinos das FFAA.
Dele só se podem extrair elementos políticos. A discussão técnica que você deseja não será alcançada, tenha certeza.
Senhores,
voltem aos anos 90, no governo FHC. Tirem da memória o que foi aquele período para as forças armadas. Vocês têm alguma dúvida de que será diferente num eventual governo Serra?
Sem expressar preferência política, gostaria de dizer que setor de defesa não é prioridade pra os social-democratas. Passam longe disso. Até a promessa de melhorar a gestão pública, feita pelo Serra, dificilmente tocará as Forças Armadas.
Se os senhores querem de fato ver o que será desse setor caso ele ganhe as eleições, por favor, revisitem o passado recente e tirem suas conclusões.
Não conheço o Diário da Liberdade, mas pelo jeito tucano de pensar, as informações do jornal ganham credibilidade. Soberania nacional, protagonismo internacional, uma ação estatal forte capaz de defender nossos interesses não são valores caros aos tucanos, especialmente os de SP. Vejam bem: submarinos nucleares e caças modernos não são indispensáveis para quem não tem comprometimento com o país. Há uma semana venho postando aqui, que se eles ganharem as eleições, adeus aos nossos sonhos.
Pessoal, leiam isso aqui por favor, com muita atenção:
http://bit.ly/bozvPz
Senhores,
O ex-presidente tem o direito de ser expressar, como todo e qualquer brasileiro no pleno gozo de sua liberdade de expressao, certa ou errada.
Ademais, tirando pequenos segmentos dentro das proprias forças armadas, não temos uma continuidade de programas referente a Defesa Nacional, o exemplo do projeto do submarino nuclear demonstra que somente com uma determinação forte alguns projetos fortes dão adiante.
Lamentavelmente não mais existem homens da dimensão de Rio Branco, Almte Julio de Noronha, Hermes da Fonseca que procuraram modernizar e da um sentido homogeneo no tema da Defesa Nacional, infelizmente os membros das forças armadas não constituem tema relevante nem para nossos politicos tampouco para nossa sociedade, exceção para alguns nichos, como a triologia, que coloca este tema em evidência.
Lamento que um homem que exerceu o primeiro cargo da nação demostre um pensamento tão tacanho no braço armado de nossa nação.
Perdoe-me o desabafo
Não há o que se duvidar tendo em vista o sucateamento das forças armadas promovido no governo dele.
Ele é entreguista e capacho das grandes potências tendo em vista a politica externa que ele levou a cabo quando presidente.
Não queremos mais partidos entreguista na presidência.
“marujo disse:
22 de outubro de 2010 às 13:34
Abrívio, lembre-se …”
Contratos. Nada operacional, nada no estaleiro, umas chapas cortadas, quando muito.
Em oito anos, a lista de equipamentos adquiridos é ridícula, quase tão ruim quanto a de FHC.
Átila, discussão sobre Segurança Nacional é iminentemente política. Determina alianças e o tipo de equipamentos que nossas FAA devem comprar (e se devem). Saúdo a Trilogia por trazer este assunto a discussão, embora com algum atraso. Parabéns, Galante, Poggio, e equipe. Esta atitude é um grande serviço ao Brasil.
Eu estou ficando um pouco tenso com todos os boatos que a turma do PT vem colocando na internet, e com mais medo ainda das verdades que eles escondem para se proteger.
É sempre bom lembrar que esta moeda que temos hoje, é a mais estavel de todos os tempos e isso foi graças a este cidadão e seus auxiliares.
O nosso Presidente esta quase se intitulando dono do Brasil, passando por cima de leis e de regras como no caso dos caças do projeto FX. Onde ele de livre e espontania vontade, apontou em um dado momento o Rafale como o caça escolhido, sem se quer levar em conta o relatório da FAB instituição realmente preparada para saber o que seria melhor para o Brasil.
Não sou ligado a nenhum partido e nem conheço nenhum politico, eu sou apenas um Brasileiro que quer o melhor para o nosso País e o melhor para seus filhos.
Não podemos tratar a politica como torcedores fanaticos de um time de futebol, e sim pensar o que será o melhor para o nosso futuro!
Voltando ao assunto, não acredito que este senhor tenha dito isso.
O Brasil tem necessidade de ter as suas forças armadas a altura do pais que é e do território que possui.
Todas esses investimentos em armamento ja estavam, na pauta não é o governo deste ou daquele que começou a fazer.
o que ocorre é que o Brasil esta passando por um momento financeiro muito bom, que possibilita investir nisto. Os acordos ja foram fechados não tem mais como voltar atras quanto aos submarinos e outros armamentos adquiridos.
Resumindo este topico não foi feliz e na minha opnião bastante tendencioso e politico.
eu nunca ouvi falar desse jornal e nem li nada em outros jornais sobre esse assunto, apesar de parecer uma fala possivel pelo tipo de pensamento do FHC acho meio dificil crer que ele se expressasse dessa forma grosseira em publico.
A reunião foi confirmada por FHC, mas ele contesta as falas mencionadas pelo jornalista Laerte Braga. O jornalista ressaltou que as falas mencionadas de FHC em sua matéria não foram ditas durante a palestra, e sim num momento de descontração após o “jantar-palestra” proferido por FHC, em que a fonte teve acesso às falas.
O que na área de defesa que se compra sem contratos, Abrívio. O primeiro SBR já está na fase de corte das chapas de aço. Engenheiros navais estão sendo capacitados na França, em escola aberta unicamente para este fim.Esqueci de incluir na minha pobre relação os helicópteros de ataque russos e os Iglas S.
Essa é a triste visão de quem perdeu a “guerra”. Esse revanchismo já superado pelo Chile e extremamente arraigado na argentina. Analisem as duas nações. Quão difícil é prever o Futuro do brasil, não?
Retirado do texto:
“Ora, quem deve explicações à sociedade brasileira é o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, responsável por 109 privatizações, pagamento de propina para promover alteração na constituição para promover sua reeleição, entre vários outros escândalos amplamente tratados pela imprensa brasileira.
E neste caso específico, cabe ao político tucano justificar por que uma reunião com “jovens empresários de São Paulo” precisou de tanto segredo, dado que o evento não aparecia na agenda de FHC. E mais, qual o motivo de um aparato de segurança tão forte e, mais importante ainda, qual o motivo de não haver a participação de nem mesmo um jornalista nesta reunião.”
1 – Quem escreveu isso não sabe, ou não quer saber, o que é privatização.
2 – O FHC, eu, e qq pessoa que esteja lendo isso tem direito de fazer reunião privada com quem quiser. É um direito constitucional. O chamado Diário da Liberdade deveria saber o que é isso.
“marujo disse:
22 de outubro de 2010 às 13:50
O que na área de defesa que se compra sem contratos, Abrívio.”
Oito anos de mandato. No fim dele se assinam um monte de contratos com pouco desembolso. O resto fica para o governo seguinte.
Curioso, não?
O fato é que FHC abandonou as forças armadas.O NOSSO submarino nuclear já deveria estar pronto.O F-X aberto no governo dele foi cancelado e comprou-se os Mirage 2000 paliativamente.Exército não recebeu nenhum investimento no governo dele.O programa nuclear que de forma ridícula é sustentado SOMENTE pelo orçamento da Marinha já deveria ter sido concluído.Foi por falta de verba do governo dele que o segundo submarino da Classe Tikuna foi cancelado, e o conhecimento foi perdido.O amigo nosso disse acima que o atual governo só comprou tanques velhos e patrulhas pequenas.O que o governo anterior comprou?Um caça com décadas de uso e em quantidade ridícula.O nosso outro amigo se lembrou das licitações abertas, como escoltas, VANT’s,blindados…, isso é reformar as forças armadas, ainda que seja um começo tímido.O atual governo elaborou a END, e o antigo?FHC mais de uma vez disse que o Brasil não precisava de grandes forças armadas, pois era pacífico e diplomático.Por acaso a diplomacia impediu os EUA de invadirem o Afeganistão e o Iraque?Diplomacia impediu a Coréia do Norte de criar bombas nucleares?Impediu Israel de bombardear o Líbano?Não.FHC tentou “alugar” a base de Alcântara pela pífia quantia de US$34 milhôes por ano!Nossa única base de lançamento de foguetes e a poucos minutos da Amazônia. Não vejo porque duvidar que ele tenha dito isso, embora admita que nunca ouvi falar de tal reporter/jornal.
Por estas “pérolas” eles estão muito atrás da companheira. Sempre desconfiei de um exilado com passaporte.